1ANO A/B ARTE
1ANO A/B ARTE
Professora; Helen
em 11 nov. 2019.”
Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas
ruas de São Paulo
Lambe lambe street art graffiti
Como aplicar Lambe Lambe - Homens da Casa
Lambe lambe é reconhecido como arte urbana
26-05-20
11-05-20
04-05-20
27-04-20
Disciplina; Arte serie; 1º ano A e B Professora; Helen
30/03/20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO CONTINUA 2º
bimestre
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
•
Analisar o lugar-espaço escola como modo de fazer uma leitura-sondagem
detonadora de questões propositivas para a intervenção;
•
Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em dança para elaborar e realizar,
na escola, projetos individuais ou colaborativos, visando à mediação cultural
na escola.
P12EMLP
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Para
saber mais acesse o link;
1º
Passo
Escreva
a letra de musica de um Rap e uma Poesia Concreta, seguindo os seguintes passos
abaixo:
RAP:
• Escolha um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno;
•
Escolha palavras chaves; • Componha versos de sete sílabas métricas, ou sílabas
poéticas (que são as sílabas contadas no verso); • Fique atento às rimas e não
esqueça que o rapper tem como objetivo se comunicar com o público; • Explore a
primeira pessoa do singular e do plural, os pronomes pessoais e o uso do verbo
no imperativo, para ser incisivo.
POESIA
CONCRETA • Escolha um tema abordando problemas sociais e políticos de seu
entorno; • Escolha palavras chaves; • Crie uma versão musicada para o poema
utilizando percussão corporal, instrumentos musicais e/ou recursos
tecnológicos.
Registre em seu caderno o que e como você
aprendeu sobre construção de rap, poesia concreta e música como patrimônio
imaterial.
2º Passo
Responda
em seu caderno os questionamentos indicados abaixo:
1.
Você já ouviu falar ou estudou algo sobre teatro pós-dramático? 2. Você já
participou de alguma performance? Conhece algum artista performático? 3. Você
tem ideia do que é um happening? Sabe a diferença entre performance e
happening? 4. O que você imagina que seja uma intervenção cênica? Em que
condições e lugares ela pode ocorrer? 5. Em um espetáculo de teatro, o que é a
quarta parede? 6. Quando acontece o rompimento da quarta parede durante a
apresentação de um espetáculo teatral?
leia o texto e faça uma reflexão sobre intervenção do teatro
pós-dramático. “Intervenção: nem apresentação, nem representação.
In[ter]venção: a palavra assim grafada traz dentro de si a ideia de invenção,
ou seja, intervenção cênica como tática de invenção exercida no ambiente escolar.
O teatro pós-dramático não é apresentação nem representação, pois é o oposto de
um teatro dramático (teatro interpretativo baseado no discurso oratório dos
atores e no texto literário como fator predominante). O teatro pós-dramático se
faz de sinestesias, performances e diálogo entre as linguagens da arte, gerando
novas possibilidades poéticas e dramatúrgicas. Por assim ser, o teatro
pós-dramático é mais experimental, sem a preocupação com uma narrativa linear,
com começo, meio e fim. Juntam-se a essas características a transgressão dos
gêneros, a negação da fábula, a presença no lugar da representação, a recusa da
síntese em troca da busca de uma densidade em momentos intensos, entre outros
aspectos.” Texto elaborado pelos autores para o São Paulo faz Escola.
Registre
em seu caderno o que e como você aprendeu sobre teatro pós-dramático,
intervenção cênica, performance, happening e a quarta parede.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente, tire uma fotografia da atividade que você acabou de
realizar e envie no e-mail; helenlnascimento@gmail.com
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
•
Analisar o lugar-espaçoescola como modo de fazer uma leitura-sondagem
detonadora de questões propositivas para a intervenção;
•
Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em dança para elaborar e realizar,
na escola, projetos individuais ou colaborativos, visando à mediação cultural
na escola.
P12EMLP
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
1º
passo
Para saber mais;
Maria Duchenes. Disponível em:
<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa252508/maria-duschenes>.
Acesso em: 19abr. 2020.
A Poeta do Movimento. Disponível em:
<https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/maria-e-herbert-duschenes/a-poeta-domovimento/?content_link=0>.
Acesso em: data mês. ano.
Atividade
1:
A Dança Coral foi criada pelo coreógrafo e
educador Rudolf Laban, e que é uma performance muito comum nos grandes
espetáculos da Broadway, tendo como lema ‘quem canta dança’. realize os
questionamentos indicados.
1. Para você, qualquer pessoa dança? É
possível inventar uma dança em que muitas pessoas dancem juntas? Comente. 2. Já
ouviu falar sobre Dança Coral? Como você imagina o que seja uma Dança Coral?
Comente. 3. Conhece o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban? Comente.4. A
introdução de diferentes objetos estimula sua criatividade na cena ou
tornaram-se obstáculos? 5. A alteração do espaço também altera a percepção de
quem assiste? Comente.
Para
saber mais:
Leia
os texto 1 e dois na pagina 100 do caderno do aluno SP faz escola.
Dança
Coral - por Sôanne Marry. Disponível em:
<http://euvejoarte.blogspot.com/2011/11/danca-coral-por-soanne-marry.html>.
Acessoem: 26 nov. 2019.
Nome
do canal. ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes - 1990-
teatroMunicipal de São Paulo. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=M7bD6dzxfso>.
Acesso em: 24 nov. 2019.
Nome
do canal. ACERVO - Dança Coral Origens II - 1991- Parque do Ibirapuera.
Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=o7UsIXd-NrQ>. Acesso em: 24nov.
2019.
O
que eu aprendi? Registrem, em seus
cadernos, o que e como aprenderam sobre Dança Coral e o espaço cênico da dança.
ATIVIDADE 2
Antes de
iniciar a experiência prática com música, façam uma pesquisa sobre: poesia
concreta, RAP, fandango, frevo, samba, congada e marchinhas de carnaval.
Finalize a atividade registrando, no caderno,
as respostas.
1. Sabe o que
são marchinhas de carnaval? Em sua cidade existem concursos de marchinhas? Já
dançou carnaval ao som de marchinhas? Conte suas experiências. 2. Costuma ouvir
rap? Conhece algum cantor de rap famoso? Qual? 3. Já estudou, escreveu ou leu
poesia concreta nas aulas de Língua Portuguesa ou Arte? Como é a estrutura de
escrita de uma poesia concreta? 4. Já assistiu a alguma apresentação de
congada, fandango ou frevo? Onde foi, internet, televisão, ao vivo? Comente
suas experiências.
O que aprendi?
Registrem, em seus cadernos, o que e como aprenderam sobre Música.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente, tire uma fotografia da atividade que você acabou de
realizar e envie no e-mail; helenlnascimento@gmail.com
Habilidades desenvolvidas
na sequência de atividades:
•Articular
imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação nas linguagens das artes visuais, gerando projetos de intervenção na
escola;
ATIVIDADE
4
A
proposta desta atividade é experimentar um processo criativo de produção
utilizando as técnicas de lambe-lambe e estêncil, com foco em temáticas
relacionadas a problemas ambientais (mudanças climáticas, efeito estufa,
aquecimento global, poluição da água, poluição do ar, destruição da camada de
ozônio, extinção de espécies, chuva ácida, desflorestarão, desertificação,
queimadas, covid-19 etc.).
1º
passo
Para saber mais;
Nome
do canal. Como fazer cola de farinha.
Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=SpzbjmC50vc>. Acesso em: 24 nov.
Nome
do canal. Como fazer lambe-lambe com jornal, guache e cola de farinha.
Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=1Dn8xo4D_Uk>. Acesso em: 24
Nome do canal. Poéticas urbanas: a cultura do
lambe-lambe pelas ruas de São Paulo.
Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=CoNop5jsOx8>. Acesso em: 24
Nome do canal. Passo a passo
do processo de produção do estêncil ou Stencil grafitti.Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=TZjixDQC8rM> Acesso
em 11 nov. 2019.”
Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas
ruas de São Paulo
https://youtu.be/CoNop5jsOx8 acesso em
3 de Maio 2017.
Lambe lambe street art graffiti
https://youtu.be/5lHC0OIdbCc acesso 08
de Agosto de 2019.
Como aplicar Lambe Lambe - Homens da Casa
https://youtu.be/q4KOOVuJDDA acesso 08
de Novembro de 2016.
Lambe lambe é reconhecido como arte urbana
https://youtu.be/BA8sJ0G4Va0 acesso 21
de Março de 2016.
2º
Passo
Agora
que você já assistiu os vídeos separe uma superfície (pode ser a capa de um
caderno, um cd ou até mesmo uma base de madeira para a realização do seu
processo criativo.Não se esqueça de fazer o registro.
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Habilidades estruturantes.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:
As atividades
publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de
desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as
atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas
posteriormente, tire uma fotografia da atividade que você acabou de realizar e
envie no e-mail; helenlnascimento@gmail.com
Habilidades desenvolvidas
na sequência de atividades:
- Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da
especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais,
gerando projetos de intervenção na escola;
ATIVIDADE 3
Organize
uma pesquisa de imagens, vídeos e textos em
livros,
revistas, jornais, internet etc. sobre as temáticas indicadas a seguir. Faça o
registro da pesquisa em formato de mapa mental e ilustrações de cada item.
Pintura nas
grutas da pré-história;
- Murais da
Antiguidade no século XX;
- Graffiti;
- Stencil
Graffiti;
- Reverse
Graffiti;
- Cow Parade;
- Land art;
- Lambe-lambe;
- Assemblages;
- Arte
conceitual;
- Sites
specific;
- Performance
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do
Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de
março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Habilidades estruturantes.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno
de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente, tire uma fotografia da atividade que você acabou de
realizar e envie no e-mail; helenlnascimento@gmail.com
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
•Construir
critérios para analisar a intervenção em Arte, cidade e patrimônio cultural.
ATIVIDADE
2 – Pagina; 98
Faça a apreciação dos vídeos Intervenção
Artística Urbana.
·
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencao>.
Acesso em 26 de Nov. 2019.
·
<https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/intervencao-artistica-urbana/>.
Acesso em 26 de Nov. 2019.
Logo após responda as seguintes questões;
1- Você sabe quais cidades e monumentos
brasileiros são considerados patrimônios culturais da humanidade?
2- Em sua cidade existe algum? Quais?
3- Quais monumentos históricos você
conhece?
4- Existem esculturas nas praças de sua
cidade? E murais pintados? O prédio de sua escola é patrimoniado?
5- Já participou de alguma atividade de
intervenção artística na escola ou em outro espaço? Comente sua experiência.
6-
Você sabe o que é Arte Urbana? E intervenção artística?
7- Para você, grafite/grafitti é arte? Já
praticou ou conhece alguém que tem esta prática?
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno
de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
•Construir
critérios para analisar a intervenção em Arte, cidade e patrimônio cultural.
ATIVIDADE
1 – Pagina; 98
TEMA
– IN[TER]VENÇÃO EM ARTE: PROJETOS POÉTICOS NA ESCOLA. Os temas de estudo para
este volume são: Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Mediação Cultural,
Arte Urbana e Intervenção, ações criativas e poéticas, produzidas com o intuito
de chamar a atenção do público para questões artísticas, ecológicas,
ambientais, geográficas, sociais, políticas, preservação patrimonial, etc., que
se manifestam em algum lugar ou espaço.
SONDAGEM-
RESPONDA
1.
Você sabe o que é Patrimônio Material e Imaterial? 2. Para você, qual é a
diferença entre reformar e restaurar? Você sabe quais restaurações já foram
feitas em obras na sua cidade? Sabe o que é um tombamento? 3. Por que temos que
preservar, restaurar e intervir? Qual o papel/função da Intervenção em Arte? 4.
Você já ouviu falar de arte urbana? Conhece na sua cidade ou região artistas
que produzem esse tipo de arte? 5. Quais destas manifestações artísticas você
conhece: Graffiti, Stencil Graffiti, Reverse Graffiti, Cow Parade, Land art,
Lambe-lambe, Assemblages, Arte conceitual, Sites specific e Performance.
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
26-05-20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B
Sequência de Atividade do 1º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno
de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Valorizar
o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e
imateriais.
·
Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os
bens simbólicos materiais.
Atividade
I
Visite
um Museu faça um tour via internet por 13 países e tenha acesso gratuito à
arte, cultura e informação, clicando neste link:
Atividade
II
façam
o registro dos museus que visitou escreva o nome e quais obras de arte gostou,
escreva também algumas que são consideradas parte do Patrimônio cultural
incluindo os Museus.
São Paulo Faz
Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte.
1º Bimestre, 2020.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de
março de 2020.
Google
vídeos.
Centro
de mídias da Educação de São Paulo.
Site Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
18-05-20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B
Sequência de Atividade do 1º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno
de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Investigar
a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura
urbana.
·
Valorizar
o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e
imateriais.
Atividade
I
Assistir
o vídeo Patrimônio Cultural TV Cultura
O que é Patrimônio Cultural
Materiais e Imateriais
Atividade
II
Fazer
uma lista de Patrimônio CulturaL material e imaterial.
Atividade
III
Pesquise
e registre no seu caderno a história da sua escola E.E Armando Sestini. Será
que ela é um patrimônio cultural da sua cidade?
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
11-05-20
Professora: Helen de Paula
Disciplina: Arte
Turmas: 1º A e B
Sequência de Atividades do 1º bimestre
Caros
alunos,
As
atividades puplicadas no blog desta semana deverá ser realizadas no caderno de
desenho.
Habilidades
desenvolvidas na sequência das atividades:
·
Operar
com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em teatro.
·
Operar
com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade.
Atividade (s):
No caderno SP
faz escola Pagina; 84
1º Passo
Faça a leitura do seguinte texto:
Na arte do palhaço, a criação de uma
personagem é o mais delicado dos problemas.Para a criação de uma personagem do
cinema ou do teatro, os dados, em geral, estão no texto, enquanto o palhaço é o
próprio autor de seu personagem. Sua personalidade, suas roupas e a maneira de
se comportar devem estar de acordo com certo sentimento: tristeza,alegria,
malandragem etc. Ao conceber a maquiagem, o palhaço procura ressaltar o traço
do rosto mais propício para despertar o riso e, assim, marcar a singularidade
de sua personagem como a sua própria. Cada palhaço constrói sua maquiagem de
acordo com o que acha mais expressivo em seu rosto. Alguns ressaltam os olhos,
outros ressaltam a boca. Mas todos usam a menor máscara do mundo: o nariz
vermelho seja grande, ou pequeno. A origem do palhaço vem do personagem
inspirado no bobo shakespeariano e influenciado pela comedia dell’arte
italiana, que surgiu no século XVIII para subverter a apresentação dos
equilibristas nos espetáculos do inglês Philip Astley, um dos fundadores do
circo moderno. Conta a história que Astley inventou o picadeiro e montou
espetáculos de equilíbrio e malabares com cavalos. O palhaço surgiu para
ridicularizar as atrações oficiais. Enquanto o equilibrista
e o trapezista lidam com o sublime, o
palhaço traz à cena o grotesco, o estúpido. Fora do picadeiro, há também uma
arte do palhaço que se faz presente em hospitais, como no trabalho dos Doutores
da Alegria. A trupe se apresenta como besteirologistas, ou seja, especialistas
em besteiras que visitam os hospitais, levando alegria às crianças internadas,
aos pais e aos profissionais da saúde que atuam no local.
Secretaria de Educação. Material de
Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor - Arte, Ensino
médio,
1ª série. v 1. São Paulo: Nova Edição,
2014 - 2017. p. 35.
2º Passo
Acessar os links abaixo para mais informação,
O espetáculo de Philip Astley (Paris, 1768)1 The spectacle of Philip Astley
(Paris, 1768) Mario Fernando Bolognesi-Hoje na História: 1768 - Primeiro circo
moderno é encenado em Londres: “Disponível em:
https://operamundi.uol.com.br/historia/8714/hoje-na-historia-1768-primeiro-circo-moderno-e-encenado-em-londres Acesso em 14 jan. 2020.”
Vídeo: Palhaços
rodam o interior do Brasil com o Circo Teatro Artetude (7 min).Exibição em 5
jan 2014 “Disponível em: – https://globoplay.globo.com/v/3059034/Acesso em 24 set. 2020.”
Filme O Palhaço
(2011) – Direção de Selton Mello.
O Palhaço (Cena):
“Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=UIuFvhB8YyE> Acesso em: 24set. 2019.”
Título Original:
O Palhaço -Direção: Selton Mello -Gênero: Comédia, Romance.
Os Palhaços (I
Clowns, 1970) - Legendado
“Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=Yd65cRdmGcA&t=1925s> Acesso em: 24 set.2019.”
3º Passo
Realize uma pesquisa; Como funciona o
trabalho voluntario no Brasil, na sua cidade e região.
Exemplos: Doutores da Alegria, Plantão
Sorriso de Londrina no Paraná, Enfermeira do Riso da UniRio no Rio de Janeiro,
a UTI Riso de Aracaju em Sergipe e outros grupos existentes.
4º Passo
Faça no caderno de desenho a ilustração
do seu “Clown - Palhaço: ilustre figurino e adereços. Você deverá fazer
margem de 1cm na folha, contornar o desenho com lápis de cor preto e pintar com
lápis de cor, canetinha, aquarela ou guache utilize o material que você tem em
casa.
5º Passo
Elabore e escreva no caderno de desenho
um roteiro de brincadeiras, músicas e improvisação.
6º Passo
O que eu aprendi? Registre,
em seu caderno, o que e como você aprendeu sobre Arte circense e trabalho
voluntario.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos.
ARTE, 17 de março de 2020.
Primeira
atividade avaliativa de Arte do 1º Bimestre
Entregar
na escola dia 12/05/2020
Horário:
10h ás 15h
Instruções;
Em
uma folha separada faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as
questões.
Nome:
Data:
Série;
Professora:
Helen de Paula
Avaliação
de Arte
Habilidades
Desenvolvidas:
·
Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens
simbólicos materiais e imateriais.
Síntese para reflexão:
Circo tradicional é aquele formado por
grupos familiares; a transmissão do saber circense faz desse mundo particular
uma escola única e permanente.
No Circo contemporâneo, a aprendizagem
não acontece pela dinastia familiar, mas pelas escolas de circo, que ganham
espaço na cultura urbana. A linguagem do circo contemporâneo é tecida por
saltimbancos urbanos, gente que não é de circo, formada por escolas de circo
e/ou teatro, e que, a partir das décadas de 1980 e 1990, no Brasil, fazem a
interação entre as técnicas circenses e os elementos teatrais. A introdução da
teatralidade faz a linguagem
circense ter um fio condutor, seja
temático ou estético, desenvolvido em sequência lógica durante o espetáculo.
Assistir o vídeo;
“Palhaços rodam o interior do Brasil
com Circo Teatro Artetude.
Disponível em:
https://globoplay.globo.com/v/3059034 Acesso em: 03/10/2019.
Responda:
1) Companhias contemporâneas de circo –
Pia Fraus; Teatro de Anônimos; Acrobáticos
Fratelli; Intrépida Trupe; Nau de Ícaros, Nativos Terra Rasgada,
Parlapatões, Patifes e Paspalhões; La Mínima; Circo Zanini; . Investiguem com aprofundamento
pelo menos uma companhia de Teatro que tenha seu trabalho voltado ao teatro circense.
Qual o perfil dessas companhias? Qual o repertório? Quais técnicas circenses
desenvolvem?
Nessas companhias, há fusão das linguagens de artes visuais, dança,
música e teatro às artes circenses?
2) Escolas de circo – Quais os cursos
oferecidos? Há pesquisa sobre a linguagem circense?
O que os estudantes podem descobrir sobre a formação profissional
circense, pesquisando, por exemplo, sobre a Escola de Circo Picolino, a Escola
Nacional de Circo da Funarte, o Galpão do Circo, entre outros?
3) Circo de tradição familiar –
O que é o circo-família? A que se deve o quase desaparecimento do
circo-família? Por que, no passado, de modo ofensivo, a sociedade dizia que
“gente de circo não presta”? Há alguma família circense radicada na sua cidade?
O que é possível descobrir sobre: Circo Zanchettini, as famílias Ferreira
Rezende e Simões e “Circo Real Moscou? O que faz com que o circo-família possa
vir a ser reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial?
04-05-20
Disciplina;
Arte Série; 1º ano A e B Professora; Helen
Atividades
do 1º bimestre
Habilidades
Ø Identificar o patrimônio cultural, a
memória coletiva, os bens simbólicos
materiais e imateriais.
1- Sondagem TEATRO
·
Paginas;
82e83
·
1-
Sondagem responder as questões:
1. Qual
lembrança vem à mente quando pensa em circo? Já foi em algum circo?
2. Já
assistiu pela televisão algum espetáculo de circo?
3. Quais
profissionais trabalham em um circo?
4. Se
lembram do nome de alguma companhia de circo?
5.
O circo fez ou faz parte da vida cultural
Atividade
2- Ação expressiva I
·
Ilustre
personagens e o circo contemporâneo e tradicional (poderá ser feita com
colagem).
·
Para
saber mais;
·
Fazer
a leitura do circo contemporâneo e o Tradicional.
Todas as
atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos.
ARTE, 17 de março de 2020.
Aulas
cmsp
27-04-20
Disciplina;
Arte Série; 1º ano A e B Professora; Helen
Atividades
do 1º bimestre
Habilidades
Ø Identificar o patrimônio cultural, a
memória coletiva, os bens simbólicos
materiais e imateriais.
Ø Operar com imagens, ideias e sentimentos
por meio da especificidade dos
processos de criação em Arte, gerando sua expressão em dança.
Ø Operar com imagens, ideias e sentimentos
por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua
expressão em música.
Atividade
4 – Ação Expressiva II MÚSICA
Pagina;
81
Vamos refletir: O que é Música? O que
penso sobre Música?
Fazer a leitura das afirmações
inspiradas na obra “Ouvido Pensante”, de Raymond Murray Schafer,
·
pinte
com lápis de cor as afirmações que você concorda.
·
Responda
as cinco questões.
Para saber
mais:
Vídeo: Fragmento
do Filme o Som do Coração: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cG_WXC4AKO4
Acesso em 03 out. 2019.”
·
Registre
em seu caderno, o que você aprendeu sobre Música, som, ruído e barulho.
Todas as
atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos.
ARTE, 17 de março de 2020.
Aulas
cmsp
Disciplina; Arte serie; 1º ano A e B Professora; Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø
Investigar
a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura
urbana.
Ø
Valorizar
o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e
imateriais.
Atividade I
·
Leitura,
apreciação de imagens e resumo dos textos; O patrimônio nosso de cada dia
(livro; Arte por toda parte ). Paginas; 287, 288, 289, 292 e 293.
·
Responder
as questões da pagina; 291.
·
Caso
não possua o livro poderá ler sobre Patrimônio cultural material e imaterial e
fazer o resumo. Deverá também escrever como poderia ajudar a manter o
Patrimônio cultural material e imataria.
·
No
caderno do aluno SP faz a escola, responder a pagina; 77, atividade 1 e 2.
·
Atividade
1- movendo apreciação, fazer as apreciações de vídeo seguindo os sites citados
na mesma pagina; Obra de Nuno Ramos ‘morte das casas, 2004.
Patrimônio/tragédia.
·
Responder
atividade 2-ação expressiva I
Todas as atividades devem ser
realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial
bibliográfico; Arte Por Toda Parte-
São Paulo 2016 FTD
São Paulo Faz Escola.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º
Bimestre, 2020.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de
março de 2020.
30/03/20
Disciplina; Arte Série; 1º ano A e B Professora; Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø
Operar
com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais.
Ø
Operar
com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à
mediação cultural na escola e na cidade.
Ø
Identificar
o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.
Ø
Operar
com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua
expressão em dança.
Ø
Operar
com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em música.
Atividade 3 – Ação Expressiva II
·
Assistir
os vídeos citados abaixo;
Para saber mais:
São Luís do Paraitinga- Cronologia de uma
Tragédia. “Disponível em:
<https://brasilpatrimonio.wordpress.com/2011/04/26/cronologia-de-uma-tragedia/>
Acesso em 11 fev. 2019.”
Incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro:
“Disponível em:
http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/v/6991599/
Acesso em 30 set. 2019.”
“Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=jZHu4JoTmZ0> Acesso em 24 set. 2019.” 6
Mariana:
Estudantes da Ufes se sujam de lama e fazem
ato contra a Vale em Vitória: “Disponível em:
<http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/11/estudantes-da-ufes-se-sujam-de-lama-e-fazem-ato-contra-vale-em-vitoria.html>
Acesso em 24 set. 2019.”
Brumadinho:
Vídeo inédito mostra momento exato do
rompimento da barragem em Brumadinho : “Dispónível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RMciW3KK9MQ>
Acesso em 24 set. 2019.”
Protesto - Tragédia em Brumadinho:
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m6SPIMA3-1I> Acesso em
24 set. 2019.”
Música sobre tragédia em Brumadinho:
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ukGh_6RvXaE&has_verified=1>
Acesso em 24 set. 2019.”
Protesto musical contra a tragédia de
Brumadinho - MG: “Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=zC14Pt7ymv8> Acesso em 24 set
·
Após
apreciação dos vídeos citados acima, faça a leitura das paginas 77 e 78,no
caderno do aluno SP faz escola, que contém as informações necessárias para
refletir e executar na elaboração do seu projeto de Intervenção Urbana.
·
Tema:
VAMOS CUIDAR DE NOSSO ENTORNO!
·
Escreva quais seus objetivos, justificativas e como
faria o projeto.
·
Faça a ilustração do projeto. (com margem de 1
cm, contornar o desenho com lápis de cor preto e pintar ou guache, se preferir
poderá desenvolver o trabalho com colagem).
·
Quando
o projeto estiver pronto socialize com pessoas que estão próximo.
Dança
Atividade 1- Sondagem
·
Responder
as questões
Atividade 2- Movendo a Apreciação
·
Apreciação
do vídeo Disponível em: https://vimeo.com/33033204 Acesso em 30 set. 2019.”
Galeria
de Vídeos do site da Cia de Dança Il Posto: “Disponível em: <http://www.ilposto.org
Acesso em 30 set. 2019.”
·
Responda
as questões.
Atividade
3-Ação Expressiva I
·
Pesquisa
sobre Danças citadas na pagina; 79 e 80 do caderno do aluno SP faz escola,
depois registre o quê, e como você aprendeu sobre Danças e suas Manifestações.
Música
Paisagem sonora e contexto.
·
Realizar
a leitura e reflexão
Atividade
2-Pesquisa
·
Responda
as questões e preencha a tabela
Atividade
3-Ação Expressivas I
Para
saber mais:
Hemeto
e o uso de instrumentos não convencionais : “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=VG5uMwhy1Ww Acesso em: 11 out. 2019.”
Meu
Instrumento - Beat Box - Trama/Radiola 01/06/09: “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uON9EYUqBA4
Acesso em: 11 out. 2019.”
·
Apreciação
dos vídeos
·
Registro
o que você aprendeu.
Todas
as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para
elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Comentários
Postar um comentário