1ANO A/B ARTE

1ANO A/B ARTE



Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 1º anos A e B



ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO CONTINUA 2º bimestre

Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
• Analisar o lugar-espaço escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção;
• Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em dança para elaborar e realizar, na escola, projetos individuais ou colaborativos, visando à mediação cultural na escola.
P12EMLP - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Para saber mais acesse o link;
1º Passo
Escreva a letra de musica de um Rap e uma Poesia Concreta, seguindo os seguintes passos abaixo:
RAP: • Escolha um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno;
• Escolha palavras chaves; • Componha versos de sete sílabas métricas, ou sílabas poéticas (que são as sílabas contadas no verso); • Fique atento às rimas e não esqueça que o rapper tem como objetivo se comunicar com o público; • Explore a primeira pessoa do singular e do plural, os pronomes pessoais e o uso do verbo no imperativo, para ser incisivo.
POESIA CONCRETA • Escolha um tema abordando problemas sociais e políticos de seu entorno; • Escolha palavras chaves; • Crie uma versão musicada para o poema utilizando percussão corporal, instrumentos musicais e/ou recursos tecnológicos.
 Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre construção de rap, poesia concreta e música como patrimônio imaterial.

 2º Passo
Responda em seu caderno os questionamentos indicados abaixo:
1. Você já ouviu falar ou estudou algo sobre teatro pós-dramático? 2. Você já participou de alguma performance? Conhece algum artista performático? 3. Você tem ideia do que é um happening? Sabe a diferença entre performance e happening? 4. O que você imagina que seja uma intervenção cênica? Em que condições e lugares ela pode ocorrer? 5. Em um espetáculo de teatro, o que é a quarta parede? 6. Quando acontece o rompimento da quarta parede durante a apresentação de um espetáculo teatral?
 leia o texto e faça uma  reflexão sobre intervenção do teatro pós-dramático. “Intervenção: nem apresentação, nem representação. In[ter]venção: a palavra assim grafada traz dentro de si a ideia de invenção, ou seja, intervenção cênica como tática de invenção exercida no ambiente escolar. O teatro pós-dramático não é apresentação nem representação, pois é o oposto de um teatro dramático (teatro interpretativo baseado no discurso oratório dos atores e no texto literário como fator predominante). O teatro pós-dramático se faz de sinestesias, performances e diálogo entre as linguagens da arte, gerando novas possibilidades poéticas e dramatúrgicas. Por assim ser, o teatro pós-dramático é mais experimental, sem a preocupação com uma narrativa linear, com começo, meio e fim. Juntam-se a essas características a transgressão dos gêneros, a negação da fábula, a presença no lugar da representação, a recusa da síntese em troca da busca de uma densidade em momentos intensos, entre outros aspectos.” Texto elaborado pelos autores para o São Paulo faz Escola.

Registre em seu caderno o que e como você aprendeu sobre teatro pós-dramático, intervenção cênica, performance, happening e a quarta parede.


Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 1º anos A e B

 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:
As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente, tire uma fotografia da atividade que você acabou de realizar e envie no e-mail; helenlnascimento@gmail.com

Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
• Analisar o lugar-espaçoescola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção;
• Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em dança para elaborar e realizar, na escola, projetos individuais ou colaborativos, visando à mediação cultural na escola.
P12EMLP - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

1º passo
Para  saber mais;
Maria Duchenes. Disponível em:
<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa252508/maria-duschenes>. Acesso em: 19abr. 2020.
A Poeta do Movimento. Disponível em:
<https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/maria-e-herbert-duschenes/a-poeta-domovimento/?content_link=0>. Acesso em: data mês. ano.
Atividade 1: 
 A Dança Coral foi criada pelo coreógrafo e educador Rudolf Laban, e que é uma performance muito comum nos grandes espetáculos da Broadway, tendo como lema ‘quem canta dança’. realize os questionamentos indicados.
 1. Para você, qualquer pessoa dança? É possível inventar uma dança em que muitas pessoas dancem juntas? Comente. 2. Já ouviu falar sobre Dança Coral? Como você imagina o que seja uma Dança Coral? Comente. 3. Conhece o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban? Comente.4. A introdução de diferentes objetos estimula sua criatividade na cena ou tornaram-se obstáculos? 5. A alteração do espaço também altera a percepção de quem assiste? Comente.
Para saber mais:
Leia os texto 1 e dois na pagina 100 do caderno do aluno SP faz escola.
Dança Coral - por Sôanne Marry. Disponível em:
<http://euvejoarte.blogspot.com/2011/11/danca-coral-por-soanne-marry.html>. Acessoem: 26 nov. 2019.
Nome do canal. ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes - 1990- teatroMunicipal de São Paulo. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=M7bD6dzxfso>. Acesso em: 24 nov. 2019.
Nome do canal. ACERVO - Dança Coral Origens II - 1991- Parque do Ibirapuera.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=o7UsIXd-NrQ>. Acesso em: 24nov. 2019.
O que eu aprendi?  Registrem, em seus cadernos, o que e como aprenderam sobre Dança Coral e o espaço cênico da dança.

ATIVIDADE 2
Antes de iniciar a experiência prática com música, façam uma pesquisa sobre: poesia concreta, RAP, fandango, frevo, samba, congada e marchinhas de carnaval.
 Finalize a atividade registrando, no caderno, as respostas.
1. Sabe o que são marchinhas de carnaval? Em sua cidade existem concursos de marchinhas? Já dançou carnaval ao som de marchinhas? Conte suas experiências. 2. Costuma ouvir rap? Conhece algum cantor de rap famoso? Qual? 3. Já estudou, escreveu ou leu poesia concreta nas aulas de Língua Portuguesa ou Arte? Como é a estrutura de escrita de uma poesia concreta? 4. Já assistiu a alguma apresentação de congada, fandango ou frevo? Onde foi, internet, televisão, ao vivo? Comente suas experiências.
O que aprendi? Registrem, em seus cadernos, o que e como aprenderam sobre Música.









Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 1º anos A e B


 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:
As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente, tire uma fotografia da atividade que você acabou de realizar e envie no e-mail; helenlnascimento@gmail.com

Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
•Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, gerando projetos de intervenção na escola;

ATIVIDADE 4
A proposta desta atividade é experimentar um processo criativo de produção utilizando as técnicas de lambe-lambe e estêncil, com foco em temáticas relacionadas a problemas ambientais (mudanças climáticas, efeito estufa, aquecimento global, poluição da água, poluição do ar, destruição da camada de ozônio, extinção de espécies, chuva ácida, desflorestarão, desertificação, queimadas, covid-19 etc.).

1º passo
Para  saber mais;
Nome do canal. Como fazer cola de farinha.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SpzbjmC50vc>. Acesso em: 24 nov.

Nome do canal. Como fazer lambe-lambe com jornal, guache e cola de farinha.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1Dn8xo4D_Uk>. Acesso em: 24

 Nome do canal. Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas ruas de São Paulo.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CoNop5jsOx8>. Acesso em: 24

Nome do canal. Passo a passo do processo de produção do estêncil ou Stencil grafitti.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TZjixDQC8rM> Acesso

em 11 nov. 2019.”

Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas ruas de São Paulo

https://youtu.be/CoNop5jsOx8 acesso em 3 de Maio 2017.

Lambe lambe street art graffiti

https://youtu.be/5lHC0OIdbCc acesso 08 de Agosto de 2019.

Como aplicar Lambe Lambe - Homens da Casa

https://youtu.be/q4KOOVuJDDA acesso 08 de Novembro de 2016.

Lambe lambe é reconhecido como arte urbana

https://youtu.be/BA8sJ0G4Va0 acesso 21 de Março de 2016.

2º Passo
Agora que você já assistiu os vídeos separe uma superfície (pode ser a capa de um caderno, um cd ou até mesmo uma base de madeira para a realização do seu processo criativo.Não se esqueça de fazer o registro.


São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.

Habilidades estruturantes.


Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 1º anos A e B


 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:

As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente, tire uma fotografia da atividade que você acabou de realizar e envie no e-mail; helenlnascimento@gmail.com


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
  • Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, gerando projetos de intervenção na escola;

ATIVIDADE 3
Organize uma pesquisa de imagens, vídeos e textos em
livros, revistas, jornais, internet etc. sobre as temáticas indicadas a seguir. Faça o registro da pesquisa em formato de mapa mental e ilustrações de cada item.

Pintura nas grutas da pré-história;
- Murais da Antiguidade no século XX;
- Graffiti;
- Stencil Graffiti;
- Reverse Graffiti;
- Cow Parade;
- Land art;
- Lambe-lambe;
- Assemblages;
- Arte conceitual;
- Sites specific;
- Performance

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.

Habilidades estruturantes.


Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 1º anos A e B



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente, tire uma fotografia da atividade que você acabou de realizar e envie no e-mail; helenlnascimento@gmail.com


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

•Construir critérios para analisar a intervenção em Arte, cidade e patrimônio cultural.

ATIVIDADE 2 – Pagina; 98

 Faça a apreciação dos vídeos Intervenção Artística Urbana.

·         <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencao>. Acesso em 26 de Nov. 2019.


·         <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/intervencao-artistica-urbana/>. Acesso em 26 de Nov. 2019.

Logo após responda as seguintes questões;

1-    Você sabe quais cidades e monumentos brasileiros são considerados patrimônios culturais da humanidade?
2-    Em sua cidade existe algum? Quais?
3-    Quais monumentos históricos você conhece?
4-    Existem esculturas nas praças de sua cidade? E murais pintados? O prédio de sua escola é patrimoniado?
5-    Já participou de alguma atividade de intervenção artística na escola ou em outro espaço? Comente sua experiência.
      6-  Você sabe o que é Arte Urbana? E intervenção artística?
       7- Para você, grafite/grafitti é arte? Já praticou ou conhece alguém que tem esta prática?

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.

Centro de mídias da Educação de São Paulo.



Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 1º anos A e B



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

•Construir critérios para analisar a intervenção em Arte, cidade e patrimônio cultural.

ATIVIDADE 1 – Pagina; 98
TEMA – IN[TER]VENÇÃO EM ARTE: PROJETOS POÉTICOS NA ESCOLA. Os temas de estudo para este volume são: Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Mediação Cultural, Arte Urbana e Intervenção, ações criativas e poéticas, produzidas com o intuito de chamar a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, ambientais, geográficas, sociais, políticas, preservação patrimonial, etc., que se manifestam em algum lugar ou espaço.

SONDAGEM- RESPONDA
1. Você sabe o que é Patrimônio Material e Imaterial? 2. Para você, qual é a diferença entre reformar e restaurar? Você sabe quais restaurações já foram feitas em obras na sua cidade? Sabe o que é um tombamento? 3. Por que temos que preservar, restaurar e intervir? Qual o papel/função da Intervenção em Arte? 4. Você já ouviu falar de arte urbana? Conhece na sua cidade ou região artistas que produzem esse tipo de arte? 5. Quais destas manifestações artísticas você conhece: Graffiti, Stencil Graffiti, Reverse Graffiti, Cow Parade, Land art, Lambe-lambe, Assemblages, Arte conceitual, Sites specific e Performance.


São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.

Centro de mídias da Educação de São Paulo.


26-05-20


Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 1º anos A e B



 Sequência de Atividade do 1º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

·         Valorizar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.
·         Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais.

Atividade I
Visite um Museu faça um tour via internet por 13 países e tenha acesso gratuito à arte, cultura e informação, clicando neste link:


Atividade II
façam o registro dos museus que visitou escreva o nome e quais obras de arte gostou, escreva também algumas que são consideradas parte do Patrimônio cultural incluindo os Museus.

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.

Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.

Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Site Secretaria Municipal de Educação de São Paulo


18-05-20


Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 1º anos A e B



 Sequência de Atividade do 1º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

·         Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.
·         Valorizar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.

Atividade I
Assistir o vídeo Patrimônio Cultural TV Cultura

O que é Patrimônio Cultural Materiais e Imateriais


Atividade II
Fazer uma lista de Patrimônio CulturaL material e imaterial.

Atividade III
Pesquise e registre no seu caderno a história da sua escola E.E Armando Sestini. Será que ela é um patrimônio cultural da sua cidade?




São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.

Centro de mídias da Educação de São Paulo.


11-05-20

Professora: Helen de Paula
Disciplina: Arte
Turmas: 1º A e B



Sequência de Atividades do 1º bimestre
Caros alunos,

As atividades puplicadas no blog desta semana deverá ser realizadas no caderno de desenho.

Habilidades desenvolvidas na sequência das atividades:

·         Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em teatro.
·         Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à mediação cultural na escola e na cidade.



Atividade (s):
No caderno SP faz escola Pagina; 84
1º Passo
Faça a leitura do seguinte texto:
Na arte do palhaço, a criação de uma personagem é o mais delicado dos problemas.Para a criação de uma personagem do cinema ou do teatro, os dados, em geral, estão no texto, enquanto o palhaço é o próprio autor de seu personagem. Sua personalidade, suas roupas e a maneira de se comportar devem estar de acordo com certo sentimento: tristeza,alegria, malandragem etc. Ao conceber a maquiagem, o palhaço procura ressaltar o traço do rosto mais propício para despertar o riso e, assim, marcar a singularidade de sua personagem como a sua própria. Cada palhaço constrói sua maquiagem de acordo com o que acha mais expressivo em seu rosto. Alguns ressaltam os olhos, outros ressaltam a boca. Mas todos usam a menor máscara do mundo: o nariz vermelho seja grande, ou pequeno. A origem do palhaço vem do personagem inspirado no bobo shakespeariano e influenciado pela comedia dell’arte italiana, que surgiu no século XVIII para subverter a apresentação dos equilibristas nos espetáculos do inglês Philip Astley, um dos fundadores do circo moderno. Conta a história que Astley inventou o picadeiro e montou espetáculos de equilíbrio e malabares com cavalos. O palhaço surgiu para ridicularizar as atrações oficiais. Enquanto o equilibrista
e o trapezista lidam com o sublime, o palhaço traz à cena o grotesco, o estúpido. Fora do picadeiro, há também uma arte do palhaço que se faz presente em hospitais, como no trabalho dos Doutores da Alegria. A trupe se apresenta como besteirologistas, ou seja, especialistas em besteiras que visitam os hospitais, levando alegria às crianças internadas, aos pais e aos profissionais da saúde que atuam no local.
Secretaria de Educação. Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor - Arte, Ensino médio,
1ª série. v 1. São Paulo: Nova Edição, 2014 - 2017. p. 35.


2º Passo
 Acessar os links abaixo para mais informação, O espetáculo de Philip Astley (Paris, 1768)1 The spectacle of Philip Astley (Paris, 1768) Mario Fernando Bolognesi-Hoje na História: 1768 - Primeiro circo moderno é encenado em Londres: “Disponível em:  https://operamundi.uol.com.br/historia/8714/hoje-na-historia-1768-primeiro-circo-moderno-e-encenado-em-londres Acesso em 14 jan. 2020.”

Vídeo: Palhaços rodam o interior do Brasil com o Circo Teatro Artetude (7 min).Exibição em 5 jan 2014 “Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/3059034/Acesso em 24 set. 2020.”
Filme O Palhaço (2011) – Direção de Selton Mello.

O Palhaço (Cena): “Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=UIuFvhB8YyE> Acesso em: 24set. 2019.”
Título Original: O Palhaço -Direção: Selton Mello -Gênero: Comédia, Romance.
Os Palhaços (I Clowns, 1970) - Legendado
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Yd65cRdmGcA&t=1925s> Acesso em: 24 set.2019.”

3º Passo
Realize uma pesquisa; Como funciona o trabalho voluntario no Brasil, na sua cidade e região.
Exemplos: Doutores da Alegria, Plantão Sorriso de Londrina no Paraná, Enfermeira do Riso da UniRio no Rio de Janeiro, a UTI Riso de Aracaju em Sergipe e outros grupos existentes.

4º Passo
Faça no caderno de desenho a ilustração do seu “Clown - Palhaço: ilustre figurino e adereços. Você deverá fazer margem de 1cm na folha, contornar o desenho com lápis de cor preto e pintar com lápis de cor, canetinha, aquarela ou guache utilize o material que você tem em casa.

5º Passo
Elabore e escreva no caderno de desenho um roteiro de brincadeiras, músicas e improvisação.

6º Passo
O que eu aprendi? Registre, em seu caderno, o que e como você aprendeu sobre Arte circense e trabalho voluntario.


Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.







Primeira atividade avaliativa de Arte do 1º Bimestre
Entregar na escola dia 12/05/2020
Horário: 10h ás 15h                   
      

Instruções;
Em uma folha separada faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as questões.
Nome:
Data:
Série;
Professora: Helen de Paula

Avaliação de Arte

Habilidades Desenvolvidas:
·         Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos  materiais e imateriais.



Síntese para reflexão:
Circo tradicional é aquele formado por grupos familiares; a transmissão do saber circense faz desse mundo particular uma escola única e permanente.
No Circo contemporâneo, a aprendizagem não acontece pela dinastia familiar, mas pelas escolas de circo, que ganham espaço na cultura urbana. A linguagem do circo contemporâneo é tecida por saltimbancos urbanos, gente que não é de circo, formada por escolas de circo e/ou teatro, e que, a partir das décadas de 1980 e 1990, no Brasil, fazem a interação entre as técnicas circenses e os elementos teatrais. A introdução da teatralidade faz a linguagem
circense ter um fio condutor, seja temático ou estético, desenvolvido em sequência lógica durante o espetáculo.
Assistir o vídeo;
“Palhaços rodam o interior do Brasil com Circo Teatro Artetude.
Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/3059034 Acesso em: 03/10/2019.

Responda:

1) Companhias contemporâneas de circo – Pia Fraus; Teatro de Anônimos; Acrobáticos
Fratelli; Intrépida Trupe; Nau de Ícaros, Nativos Terra Rasgada, Parlapatões, Patifes e Paspalhões; La Mínima; Circo Zanini; . Investiguem com aprofundamento pelo menos uma companhia de Teatro que tenha seu trabalho voltado ao teatro circense.

Qual o perfil dessas companhias? Qual o repertório? Quais técnicas circenses desenvolvem?
Nessas companhias, há fusão das linguagens de artes visuais, dança, música e teatro às artes circenses?
2) Escolas de circo – Quais os cursos oferecidos? Há pesquisa sobre a linguagem circense?
O que os estudantes podem descobrir sobre a formação profissional circense, pesquisando, por exemplo, sobre a Escola de Circo Picolino, a Escola Nacional de Circo da Funarte, o Galpão do Circo, entre outros?
3) Circo de tradição familiar – O que é o circo-família? A que se deve o quase desaparecimento do circo-família? Por que, no passado, de modo ofensivo, a sociedade dizia que “gente de circo não presta”? Há alguma família circense radicada na sua cidade? O que é possível descobrir sobre: Circo Zanchettini, as famílias Ferreira Rezende e Simões e “Circo Real Moscou? O que faz com que o circo-família possa vir a ser reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial?





04-05-20


Disciplina; Arte         Série; 1º ano A e B               Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre


Habilidades

Ø  Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos          materiais e imateriais.

 1- Sondagem           TEATRO

·        Paginas; 82e83

·        1- Sondagem responder as questões:
1. Qual lembrança vem à mente quando pensa em circo? Já foi em algum circo?
2. Já assistiu pela televisão algum espetáculo de circo?
3. Quais profissionais trabalham em um circo?
4. Se lembram do nome de alguma companhia de circo?
5. O circo fez ou faz parte da vida cultural

Atividade 2- Ação expressiva I
·        Ilustre personagens e o circo contemporâneo e tradicional (poderá ser feita com colagem).
·        Para saber mais;
·        Fazer a leitura do circo contemporâneo e o Tradicional.
                                                      
Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Aulas cmsp






27-04-20

Disciplina; Arte         Série; 1º ano A e B               Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades

Ø  Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos          materiais e imateriais.
Ø  Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos      processos de criação em Arte, gerando sua expressão em dança.
Ø  Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em música.

Atividade 4 – Ação Expressiva II      MÚSICA

Pagina; 81
Vamos refletir: O que é Música? O que penso sobre Música?
Fazer a leitura das afirmações inspiradas na obra “Ouvido Pensante”, de Raymond Murray Schafer,
·         pinte com lápis de cor as afirmações que você concorda.
·         Responda as cinco questões.
Para saber mais:
Vídeo: Fragmento do Filme o Som do Coração: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cG_WXC4AKO4 Acesso em 03 out. 2019.”
·         Registre em seu caderno, o que você aprendeu sobre Música, som, ruído e barulho.
Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.

Aulas cmsp




Disciplina; Arte         serie; 1º ano A e B               Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.
Ø  Valorizar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.

Atividade I

·         Leitura, apreciação de imagens e resumo dos textos; O patrimônio nosso de cada dia (livro; Arte por toda parte ). Paginas; 287, 288, 289, 292 e 293.
·         Responder as questões da pagina; 291.
·         Caso não possua o livro poderá ler sobre Patrimônio cultural material e imaterial e fazer o resumo. Deverá também escrever como poderia ajudar a manter o Patrimônio cultural material e imataria.
·         No caderno do aluno SP faz a escola, responder a pagina; 77, atividade 1 e 2.
·         Atividade 1- movendo apreciação, fazer as apreciações de vídeo seguindo os sites citados na mesma pagina; Obra de Nuno Ramos ‘morte das casas, 2004.
Patrimônio/tragédia.
·         Responder atividade 2-ação expressiva I


Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; Arte Por Toda            Parte- São Paulo 2016 FTD
                                           São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifComunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.



30/03/20


Disciplina; Arte         Série; 1º ano A e B               Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades

Ø  Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais.
Ø  Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando à intervenção e à mediação cultural na escola e na cidade.
Ø  Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos          materiais e imateriais.
Ø  Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos      processos de criação em Arte, gerando sua expressão em dança.
Ø  Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em música.

Atividade 3 – Ação Expressiva II
·         Assistir os vídeos citados abaixo;

Para saber mais:
São Luís do Paraitinga- Cronologia de uma Tragédia. “Disponível em: <https://brasilpatrimonio.wordpress.com/2011/04/26/cronologia-de-uma-tragedia/> Acesso em 11 fev. 2019.”
Incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro: “Disponível em:
http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/v/6991599/ Acesso em 30 set. 2019.”
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jZHu4JoTmZ0> Acesso em 24 set. 2019.” 6

Mariana:
Estudantes da Ufes se sujam de lama e fazem ato contra a Vale em Vitória: “Disponível em:
<http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/11/estudantes-da-ufes-se-sujam-de-lama-e-fazem-ato-contra-vale-em-vitoria.html> Acesso em 24 set. 2019.”
Brumadinho:
Vídeo inédito mostra momento exato do rompimento da barragem em Brumadinho : “Dispónível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RMciW3KK9MQ> Acesso em 24 set. 2019.”
Protesto - Tragédia em Brumadinho: “Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m6SPIMA3-1I> Acesso em 24 set. 2019.”
Música sobre tragédia em Brumadinho: “Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ukGh_6RvXaE&has_verified=1> Acesso em 24 set. 2019.”
Protesto musical contra a tragédia de Brumadinho - MG: “Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zC14Pt7ymv8> Acesso em 24 set

·         Após apreciação dos vídeos citados acima, faça a leitura das paginas 77 e 78,no caderno do aluno SP faz escola, que contém as informações necessárias para refletir e executar na elaboração do seu projeto de Intervenção Urbana.
·         Tema: VAMOS CUIDAR DE NOSSO ENTORNO!
·         Escreva quais seus objetivos, justificativas e como faria o projeto.
·         Faça a ilustração do projeto. (com margem de 1 cm, contornar o desenho com lápis de cor preto e pintar ou guache, se preferir poderá desenvolver o trabalho com colagem).
·         Quando o projeto estiver pronto socialize com pessoas que estão próximo.

Dança
Atividade 1- Sondagem
·         Responder as questões
Atividade 2- Movendo a Apreciação
·         Apreciação do vídeo Disponível em: https://vimeo.com/33033204 Acesso em 30 set. 2019.”
Galeria de Vídeos do site da Cia de Dança Il Posto: “Disponível em: <http://www.ilposto.org Acesso em 30 set. 2019.”
·         Responda as questões.
Atividade 3-Ação Expressiva I
·         Pesquisa sobre Danças citadas na pagina; 79 e 80 do caderno do aluno SP faz escola, depois registre o quê, e como você aprendeu sobre Danças e suas Manifestações.

Música
Paisagem sonora e contexto.
·         Realizar a leitura e reflexão
Atividade 2-Pesquisa
·         Responda as questões e preencha a tabela
Atividade 3-Ação Expressivas I
Para saber mais:
Hemeto e o uso de instrumentos não convencionais : “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VG5uMwhy1Ww Acesso em: 11 out. 2019.”
Meu Instrumento - Beat Box - Trama/Radiola 01/06/09: “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uON9EYUqBA4 Acesso em: 11 out. 2019.”
·         Apreciação dos vídeos
·         Registro o que você aprendeu.

Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)

Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.











Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem