1ANO A/B ED. FÍSICA

1ANO A/B ED. FÍSICA

Atividade de Educação Física – Semana 20 a 24
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio

Habilidade (s) identificar padrões e estereótipos de beleza nos diferentes contextos históricos e culturais. Perceber as representações da beleza em seu grupo sociocultural.
Habilidade (s) recuperação: Identificar padrões e estereótipos de beleza nos diferentes contextos históricos e culturais.  Perceber as representações da beleza em seu grupo sociocultural.
Habilidade (s) estruturantes: Reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e prática.

Passo 1: Atividade (s): 1º Momento- Fazer uma pesquisa sobre os contexto histórico e cultura de saúde e Beleza
Passo 2: Atividade (s): 2º Momento- Responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física e em uma folha aparte para entregar a professora.
1-      Quais os recursos necessários para alcançar os padrões de beleza corporal que temos na mídia?
2-      Quais benefícios e malefícios um padrão de beleza exposto pela mídia pode trazer ou causar a um indivíduo.
3-      Quais os riscos e benefícios que a utilização de produtos, praticas alimentares e programas de exercícios pode trazer à saúde orgânica.
4-      ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER FEITA EM FOLHA A PARTE E ENTREGUE NA ESCOLA OU ENVIADA POR EMAIL, ANEXO ABAIXO.
Pesquise em seu meio social o que as pessoas entendem sobre padrão de beleza, no mínimo 5 pessoas entrevistadas, descreva o que elas dizem sobre o assunto.



Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Professora: Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com









Atividade de Educação Física - semana de 13 a 17
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A e B - série do ensino médio

Habilidade (s): Atividade (s): Reconhecer, analisar, realizar e combinar
1º Momento
Passo 1: leia as questões
Passo 2: Responder em uma folha a parte as perguntas abaixo. Tem que copiar as questões na folha que pode ser envida por E –mail, anexo abaixo, ou por foto no WhatsApp e ainda levar até a escola no horário programado para entrega de atividades.
Qual a diferença entre ginastica de academia, ginastica artística e rítmica?  Descreva cada uma delas
1-      Descreva a ginastica olímpica (artística)
2-      O que é ginastica de academia
3-      Descreva a ginastica rítmica
4-      Quais são os aparelhos da ginastica artística (Olímpica)
5-      Quais os aparelhos da ginastica rítmica
6-      Quais as habilidades fundamentais da ginastica?
7-      Fale sobre as regras das paralelas
8-      Fale sobre as regras da fita.
9-      Qual ginastica a apresentação pode ser em grupo e qual a quantidade de participantes por grupo?
10-   Quais os principais medalhistas do Brasil na ginastica masculina?
Bibliografia :
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 2º Bimestre .2020.
Professora: Ivonete – E-mail ia3augustluf@gmail.com







Atividade de Educação Física 06 a 10/07
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio

Habilidade (s): Reconhecer e analisar as técnicas da GR. Realizar e combinar diferentes movimentos que constituem a GR.

Habilidade Estruturante (s): Reconhecer a importância do ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na dança

Reconhecer e analisar as técnicas da GR (ou da GA).
Habilidade de recuperação (s): Analisar a tática e técnicas do basquete.

 Atividade (s): 1º momento
Passo 1: assistir ao vídeo aula. https://youtu.be/p6KaYyuUAYs
Passo 2: Após assistirem o vídeo responda as questões em uma folha de almaço ou de caderno, coloque seu nome, serie, o nome da professora, e disciplina. Entrega deve acontecer até o dia 16/07 na escola.
Atividade para ser realizada no caderno.
1- O que é Ginástica?
2- Quais são suas habilidades fundamentais?
3-Fale sobre a ginastica esportivas?
4- Quais os percursores da Ginastica Rítmica e fale como ele criaram a ginastica rítmica?
Atividade avaliativa que deve ser entregue a professora
1-Quais são os componentes da aptidão física relacionados a saúde, explique cada um deles.
2-Fale sobre a ginastica artística, Calistenica, geral, trampolim.
3-Descreva um exercício de força muscula, flexibilidade, resistência, resistência cardiorrespiratória composição corporal.


Atividade de Recuperação
Descreva as táticas e as técnicas de uma partida de basquetebol onde você é o atacante.
Descreva as táticas e as técnicas de uma partida de basquetebol onde você é o defensor.


Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.

Professora Ivonete. Para tirar dúvidas e enviar atividade para o e-mail ia3augustluf@gmail.com


Atividade de Educação Física - 29/06/20 a 03/07/20            
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A série do ensino médio

Habilidade (s): Perceber noções de tempo e acento rítmicos nas manifestações da Cultura de Movimento.   Identificar características do ritmo ao assistir ou vivenciar manifestações do esporte, da luta, da ginástica e da dança.

 1º momento
Passo 1: rever a matéria da semana anterior
Passo 2: Após terem feito a pesquisa sobre GH e produzido o texto pedida na semana anterior, atividade da apostila, pagina 130, Leia o texto abaixo e responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
Na Cronobiologia, isto é, a ciência que estuda a variação dos fenômenos biológicos temporais, o ritmo e dividido em endógeno, que recebe influencia pelo próprio corpo (como a menstruação, o sono, etc) e exógeno, que recebe influência de algo externo (como a temperatura do ambiente, a luz, alimentação, etc) O desempenho esportivo pode ficar comprometido na medida em que o ritmo do indivíduo não é respeitado. Uma noite mal dormida, ou comer demasiadamente antes de praticar atividades físicas, são exemplos de influencias que motificam o ritmo biológico.

Responda:
1.      Qual o assunto do texto?
2.      Qual a finalidade do texto?
3.      Qual a relação do gráfico com o texto?
Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
 São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 2º    Bimestre 2020.

Prof.ª Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com, para qualquer dúvida.


Atividade de Educação Física - 22/06/20 a 26/06/20            
 
Professora : Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B série do ensino médio

Habilidade (s): Identificar o ritmo vital e perceber o ritmo como organização expressiva do movimento. Perceber noções de tempo e acento rítmicos nas manifestações da Cultura de Movimento Atividade (s):
1º momento
Passo 1: Ler o texto
Passo 2: fazer a atividade proposta. Responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.

Exercícios cíclicos
São exercícios compostos por movimentações que apresentam ciclos definidos e repetitivos. Normalmente apresentam apenas um eixo e apenas dois ciclos de movimento. Exemplo: flexão e extensão, adução e abdução, rotação para a direita e rotação para a esquerda, pronação e supinação. Temos também as atividades como caminhar, correr, nadar, remar, pedalar. Estas atividades quando praticadas com a utilização de máquinas e em ambiente fechado são praticamente cíclicas.

Exercícios acíclicos
São exercícios compostos por movimentações que apresentam ciclos definidos, porém não repetitivos. Apresentam vários eixos e variadas sequências de ciclos de movimentos. Exemplo: Flexão seguida de rotação, extensão e novamente flexão. Outra forma de exercícios acíclicos é organizar os exercícios baseados em ações ou sequência de ações. Por exemplo: passar da posição em pé para a posição deitada no chão e reverter voltando a posição em pé. Alcançar, agarrar, puxar ou empurrar determinado objeto são outro exemplo. As atividades acima citadas como caminhar, correr, nadar, remar, pedalar quando praticadas em campo aberto deixam de ser cíclicas totalmente pelos ajustes necessários para se adequar ao contexto ambiental

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21353570#readmore

ATIVIDADE: Fazer as atividades da apostila de Educação Física, página 130.
a)     Observe as imagens, descrevendo as características do ritmo presente nas figuras (na apostila do aluno pagina 130)
b)      Pesquise sobre GH, cortisol, melatonina e temperatura corporal. Elabore um texto relacionando esses fenômenos biológico com o pico e a baixa de sua produção, coo explanado no gráfico. (Na apostila do aluno pagina 130).


Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
Profª Ivonete  E-mail ia3augustluf@gmail.com, para qualquer dúvida.









Atividade de Educação Física- semana de 15/06 a 19/06
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio

Habilidade (s): Identificar aspectos referentes à participação da alimentação e do exercício no desenvolvimento e no controle da obesidade.

Atividade (s): 1º momento
Passo 1: assistir ao vídeo aula

Passo 2: Após assistirem o vídeo responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.

 Utilizando das informações adquiridas do vídeo monte uma atividade de perda calórica e uma dieta alimentar para uma semana separados pelo dia da semana, (segunda, terça, quarta, quinta e sexta feiras). Cada dia um exercício de perda calórica é uma dieta simples, café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.


Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Profª: Ivonete – Email – ia3augustluf@gmail.com, para qualquer duvida.





Atividade de Educação Física - 26/05 a 28/05
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio

Habilidade (s): Identificar o ritmo vital e perceber o ritmo como organização expressiva do movimento
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: assistir ao vídeo aula https://youtu.be/xCcGZs9foOY

Passo 2: Após assistirem o vídeo responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física

  1. Busque a definição de ritmo para lhe ajudar nesta tarefa?
 A: No corpo
B: Na natureza
C: Em casa


Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
Prof.ª Ivonete – E-mail para contato ia3augustluf@gmail.com




Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio


Atividade (s): 1º momento
Passo 1: Ler o texto e assistir vídeo aula https://youtu.be/czVWc_7PQvY

Passo 2: Após ler o texto e assistir o video faça a pesquisa a baixo em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.

O Ritmo e derivado do grego rhytmos, designado tudo aquilo que se move, que flui de modo sequencial ou que tem movimento regulado. O ritmo que envolve os movimentos corporais pode ser definido como a compreensão original do tempo que nós marcamos com o corpo, antes mesmo de representa-lo com o pensamento (HELLER,2003 apud KUNZ,2003). Por isso consideramos que o ritmo está presente em todas as manifestações de nossa vida e abrange tudo o que conhecemos, incluindo nós mesmos e o modo como percebemos nossos movimentos no ambiente.
Há bastante associação entre música e ritmo, pois a música provoca uma sensibilidade maior sobre nossos órgãos sensoriais e, ao ampliarmos a intensidade da audição, aumentamos a concentração, de modo que o processo de transformar o ritmo musical em movimento torna-se espontâneo. De acordo com essa concepção, os movimentos produzidos não tendem a seguir, uma orientação determinada, fazendo a pessoa se libertar de movimentos corriqueiros e padronizados. E quando a sensibilidade estética e a concentração melhoram, seja para ouvir música ou se expressar, é possível desenvolver atividades rítmicas sem a participação da música.

Para que possa conhecer melhor o que ritmo faça uma pesquisa sobre a importância do Tempo e o acento Rítmicos.

Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1ºBimestre 2020.

Professora: Ivonete – qualquer dúvida pode tirar pelo e mail: ia3augustluf@gmail.com


11-05-20

Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A e B - série do ensino médio

Atividade (s): 1º momento
Passo 1: Assistir o arquivo de ações táticas basquete https://youtu.be/nBMEMEuWouc lápis e borracha.
Passo 2: Após assistir o vídeo responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
Responda:
 1- Quais são as ações táticas principais do basquetebol?
2- Descreva Finta
3- Como a finta pode ser utilizada?
4- Descreva a finta com base de bola e sem base de bola?
5- Fale sobre a infiltração
6- O que é um corta Luz?
7- Qual a posição que o corpo deve estar para que um corta luz possa ser legal?
8- Fale sobre marcação
9- O que é a recuperação defensiva?
Atividade: 2º momento
Agora abordaremos outros temas que perpassa pelo objetivo de conhecimento: Corpo, Saúde e Beleza; esse estudo será embasado pela unidade temática: ginastica e almeja-se que você forme uma visão crítica a respeito do tema e dos impactos que os padrões e estereótipos de beleza tem sobre a sociedade.
2º momento:
Passo 1 -Faca a leitura do texto no caderno do aluno nas páginas 112, 113.
Passo 2 – assista ao videio, Fonte: Secretaria de estado da Saúde: Anorexia e Bulimia são responsáveis uma internação cada dois dias em SP http//www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2013/outuv=bro/bulimia-e-anorexia-são-responsaveis –por-uma-internação-a-cada-dois-dias-em-sp


Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Professora Ivonete: qualquer dúvida entrar em conato pelo e-mail. ia3augustluf@gmail.com








Primeira Atividade avaliativa de Educação Física
Entregar na escola no dia 12/05
Horário: 10:00hs as 15:00hs
Instruções: Em uma folha separada, faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as questões:
Ex:
 Nome:
Data:
Professora: Ivonete dos Anjos




Atividade de Educação Física 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A   B- série do ensino médio



Recurso (s): Título: a atividade do caderno. E os vídeos   https://youtu.be/nBMEMEuWouc. https://www.youtube.com/watch[H1] ?v=mrrG8lxqAtY


Atividade (s): 1- O que você entendeu por técnica tática, e qual a diferença entre as duas.

Atividade (s): 2 – Chegando na quadra adversária você nota que os defensores se encontram próximos ao garrafão, deixando mais espaço perto da linha de 3 metros. Mesmo trocando de lado com seu companheiro de equipe, você percebe que os defensores não acompanham sua movimentação e quando a bola é passada de mãos em mãos em volta da linha dos 3 pontos os defensores fazem um deslocamento em conjunto de acordo com cada passe. Que ação tática pode ser fazer para chegar mais próximo da cesta visto que o seu time não possui nenhum bom arremessador de longa distância?




04-05-20

Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A e B - série do ensino médio


Atividade (s): 1º momento
Passo 1: assistir ao vídeo
Passo 2: Após assistir o vídeo e responder as questões. Responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
Assista os trechos do jogo de basquetebol e procure perceber os sistemas de defesa utilizados pelas equipes, bem como a relação de oposição entre os sistemas. Repare também a dinâmica tática apresentada pelas equipes, em termos de ocupação de espaço, ritmo de jogo, comunicação entre os jogadores, domínio de bola, transição da defesa para o ataque e retorno para a defesa.
    Com base na atividade realizada responda à questão a seguir:
1-      Na defesa mista chamada “Box-one”, há quatro jogadores marcando por zona dentro do garrafão em formato de caixa (box) e um único (one) defensor fazendo a marcação individual de um atacante em específico. Elabore uma justificativa pertinente para a utilização deste tipo de defesa.
Atividade (s): 2º momento
Passo 1: Leia o texto
Passo 2: responda à questão em seu caderno na divisória destinada a disciplina Educação Física.
De forma simplificada, segundo Bayer (1994), o ataque nos esportes possui os seguintes princípios: conservação da posse de bola: progressão da bola e da equipe em direção ao alvo adversário; e finalização em direção ao alvo. Para que isso ocorra, os sistemas ofensivos tentam superar os diversos sistemas defensivos adversário com objetivo de pontuar.
1-      O time adversário acabou de fazer uma cesta, e ao reiniciar o jogo você nota que já tem um defensor na sua “cola”. Sendo o armador, você avançou para a quadra adversaria com a posse de bola e está procurando algum companheiro de equipe para passa-la. No entanto percebe que o passe não pode ser feito pois os defensores estão muito próximos de seus companheiros de equipe. Você pede para eles serem desmarcados, então fazem um a finta, trocam de lugar, mas a defesa continua muito próxima. Que ação coletiva pode ser feita para que os atacantes se livrem da marcação?



Atividade de Educação Física
 
Professora : Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A e B - série do ensino médio

Atividade (s): 2º momento
Passo 1: assistir ao vídeo aula https://youtu.be/nBMEMEuWouc.
Passo 2: Após assistirem o vídeo responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física


De acordo com Bayer (1994), no caso de esportes coletivos, em situações de defesa toda a equipe tem como foco os seguintes princípios: recuperação de posse de bola; contenção de bola e de equipe adversária em direção ao próprio alvo; e proteção do alvo. Para auxiliar nestes aspectos, são criados sistemas que facilitam a ação defensiva coletiva. No basquetebol temos basicamente três sistemas de defesa individual, defesa por zona, defesa por zona.

  1. Quais os princípios do Basquetebol?
  2. Descreva estes princípios.
  3. Quais são os sistemas de jogo?

Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo

São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.


24-03-20

Professora: Ivonete

Habilidade : Basquete

Os alunos deverão fazer uma pesquisa com os pais e outros para saberem que esporte eles praticavam na adolescência e se tiveram algum conhecimento ou praticaram o basquete, e se tiveram em qual momento ?

Quem eram os ídolos. 

Referências Bibliograficas:

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Educação Física  Caderno do Aluno e do professor. 1º Bimestre. 2020.


30/04/20


ATIVIDADE DE BASQUETE 1º ANO ENSINO MÉDIO


COM BASE NOS TRABALHOS PEDIDOS PELO PROFESSOR SOBRE A ORIGEM E HISTORIA DO BASQUETE RESPONDA AS QUESTÕES.

1ª QUEM FOI O CRIADOR DO BASQUETE E EM QUE ANO?
2ª EM QUE PAIS FOI CRIADO O BASQUETE?
3ª QUAL A ALTURA E LARGURA DA CESTA DE BASQUETE?
4ª QUANTOS JOGADORES FORMAM UMA EQUIPE?
5ª FALE SOBRE OS SISTEMAS DE DEFESA E ATAQUE
6ª QUAL A DURAÇÃO DE UM JOGO DE BASQUETE?
7ª QUANTOS TEMPOS O TECNICO PODE PEDIR?
8ª SITE 3 NOMES DOS MAIORES JOGADORES DA NBA
9ª SITE 3 NOMES DOS MAIORES JOGADOR   DE MASCULINOS DO BRASIL
10ª SITE 3 NOMES DAS MAIORES JOGADORA DE BASQUEDE NO BRASIL








Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem