1ANO A/B ED. FÍSICA
1ANO A/B ED. FÍSICA
11-05-20
04-05-20
24-03-20
Professora: Ivonete
Atividade de Educação Física – Semana 20 a 24
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio
Habilidade (s)
identificar padrões e estereótipos de beleza nos diferentes contextos
históricos e culturais. Perceber as representações da beleza em seu grupo
sociocultural.
Habilidade (s) recuperação:
Identificar padrões e estereótipos de beleza nos diferentes contextos
históricos e culturais. Perceber as
representações da beleza em seu grupo sociocultural.
Habilidade (s)
estruturantes: Reconhecer
e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por
exercícios físicos, produtos e prática.
Passo 1: Atividade
(s): 1º Momento- Fazer uma pesquisa sobre os contexto histórico e cultura de
saúde e Beleza
Passo 2: Atividade (s): 2º Momento- Responda as questões em
seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física e em uma folha
aparte para entregar a professora.
1-
Quais os recursos
necessários para alcançar os padrões de beleza corporal que temos na mídia?
2-
Quais benefícios e
malefícios um padrão de beleza exposto pela mídia pode trazer ou causar a um
indivíduo.
3-
Quais os riscos e
benefícios que a utilização de produtos, praticas alimentares e programas de
exercícios pode trazer à saúde orgânica.
4- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO: ESTA ATIVIDADE
DEVERÁ SER FEITA EM FOLHA A PARTE E ENTREGUE NA ESCOLA OU ENVIADA POR EMAIL,
ANEXO ABAIXO.
Pesquise em seu meio social o que as pessoas entendem sobre padrão de
beleza, no mínimo 5 pessoas entrevistadas, descreva o que elas dizem sobre o
assunto.
Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física caderno
do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Professora: Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com
Atividade de Educação Física - semana de 13 a 17
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A e B - série do ensino médio
Habilidade
(s): Atividade (s): Reconhecer, analisar, realizar e
combinar
1º Momento
Passo 1: leia as questões
Passo 2: Responder em uma
folha a parte as perguntas abaixo. Tem que copiar as questões na folha que pode
ser envida por E –mail, anexo abaixo, ou por foto no WhatsApp e ainda levar até
a escola no horário programado para entrega de atividades.
Qual
a diferença entre ginastica de academia, ginastica artística e rítmica? Descreva cada uma delas
1-
Descreva a
ginastica olímpica (artística)
2-
O que é ginastica
de academia
3-
Descreva a
ginastica rítmica
4-
Quais são os
aparelhos da ginastica artística (Olímpica)
5-
Quais os aparelhos
da ginastica rítmica
6-
Quais as
habilidades fundamentais da ginastica?
7-
Fale sobre as
regras das paralelas
8-
Fale sobre as
regras da fita.
9-
Qual
ginastica a apresentação pode ser em grupo e qual a quantidade de participantes
por grupo?
10-
Quais os principais medalhistas do Brasil na
ginastica masculina?
Bibliografia :
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do
aluno e do professor 2º Bimestre .2020.
Professora: Ivonete – E-mail ia3augustluf@gmail.com
Atividade de Educação Física 06 a 10/07
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio
Habilidade (s):
Reconhecer e analisar as técnicas da GR. Realizar e combinar diferentes
movimentos que constituem a GR.
Habilidade
Estruturante (s): Reconhecer a importância do ritmo no esporte, na
luta, na ginástica e na dança
Reconhecer e analisar as técnicas da GR
(ou da GA).
Habilidade de recuperação (s): Analisar
a tática e técnicas do basquete.
Atividade (s): 1º momento
Passo 2:
Após assistirem o vídeo responda as questões em uma folha de almaço ou de
caderno, coloque seu nome, serie, o nome da professora, e disciplina. Entrega
deve acontecer até o dia 16/07 na escola.
Atividade para ser realizada no caderno.
1- O que é Ginástica?
2- Quais são suas habilidades fundamentais?
3-Fale sobre a ginastica esportivas?
4- Quais os percursores da Ginastica
Rítmica e fale como ele criaram a ginastica rítmica?
Atividade avaliativa que deve ser
entregue a professora
1-Quais são os componentes da
aptidão física relacionados a saúde, explique cada um deles.
2-Fale sobre a ginastica
artística, Calistenica, geral, trampolim.
3-Descreva um exercício de
força muscula, flexibilidade, resistência, resistência cardiorrespiratória
composição corporal.
Atividade
de Recuperação
Descreva as táticas e as técnicas de
uma partida de basquetebol onde você é o atacante.
Descreva as táticas e as técnicas de
uma partida de basquetebol onde você é o defensor.
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do
Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do
aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Professora Ivonete.
Para tirar dúvidas e enviar atividade para o e-mail ia3augustluf@gmail.com
Atividade de Educação Física - 29/06/20 a 03/07/20
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A série do ensino médio
Habilidade (s):
Perceber noções de tempo e acento rítmicos nas manifestações da Cultura de
Movimento. Identificar características
do ritmo ao assistir ou vivenciar manifestações do esporte, da luta, da
ginástica e da dança.
1º momento
Passo 1: rever a matéria da semana anterior
Passo 2: Após terem feito a pesquisa sobre GH e produzido
o texto pedida na semana anterior, atividade da apostila, pagina 130, Leia o
texto abaixo e responda as questões em seu caderno na divisória destinada à
disciplina Educação Física
Na Cronobiologia,
isto é, a ciência que estuda a variação dos fenômenos biológicos temporais, o
ritmo e dividido em endógeno, que recebe influencia pelo próprio corpo (como a
menstruação, o sono, etc) e exógeno, que recebe influência de algo externo
(como a temperatura do ambiente, a luz, alimentação, etc) O desempenho
esportivo pode ficar comprometido na medida em que o ritmo do indivíduo não é
respeitado. Uma noite mal dormida, ou comer demasiadamente antes de praticar
atividades físicas, são exemplos de influencias que motificam o ritmo
biológico.
Responda:
1.
Qual o assunto do
texto?
2.
Qual a finalidade
do texto?
3.
Qual a relação do
gráfico com o texto?
Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação
Física Caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Prof.ª Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com, para qualquer dúvida.
Atividade de Educação Física - 22/06/20 a 26/06/20
Professora : Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B série do ensino médio
Habilidade
(s): Identificar o ritmo vital e perceber o ritmo como organização expressiva
do movimento. Perceber noções de tempo e acento rítmicos nas manifestações da
Cultura de Movimento Atividade (s):
1º momento
Passo 1: Ler o texto
Passo 2: fazer a atividade proposta. Responda as questões em seu
caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
Exercícios cíclicos
São exercícios compostos por movimentações que apresentam
ciclos definidos e repetitivos. Normalmente apresentam apenas um eixo e apenas
dois ciclos de movimento. Exemplo: flexão e extensão, adução e abdução, rotação
para a direita e rotação para a esquerda, pronação e supinação. Temos também as
atividades como caminhar, correr, nadar, remar, pedalar. Estas atividades
quando praticadas com a utilização de máquinas e em ambiente fechado são
praticamente cíclicas.
Exercícios acíclicos
São exercícios compostos por movimentações que apresentam
ciclos definidos, porém não repetitivos. Apresentam vários eixos e variadas
sequências de ciclos de movimentos. Exemplo: Flexão seguida de rotação,
extensão e novamente flexão. Outra forma de exercícios acíclicos é organizar os
exercícios baseados em ações ou sequência de ações. Por exemplo: passar da
posição em pé para a posição deitada no chão e reverter voltando a posição em
pé. Alcançar, agarrar, puxar ou empurrar determinado objeto são outro exemplo.
As atividades acima citadas como caminhar, correr, nadar, remar, pedalar quando
praticadas em campo aberto deixam de ser cíclicas totalmente pelos ajustes
necessários para se adequar ao contexto ambiental
Leia mais em Brainly.com.br -
https://brainly.com.br/tarefa/21353570#readmore
ATIVIDADE:
Fazer as atividades da apostila de Educação Física, página 130.
a) Observe
as imagens, descrevendo as características do ritmo presente nas figuras (na
apostila do aluno pagina 130)
b) Pesquise sobre GH, cortisol, melatonina e
temperatura corporal. Elabore um texto relacionando esses fenômenos biológico
com o pico e a baixa de sua produção, coo explanado no gráfico. (Na apostila do
aluno pagina 130).
Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
Profª Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com,
para qualquer dúvida.
Atividade de Educação Física- semana de 15/06 a 19/06
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio
Habilidade (s): Identificar
aspectos referentes à participação da alimentação e do exercício no
desenvolvimento e no controle da obesidade.
Atividade (s): 1º
momento
Passo 1: assistir ao vídeo aula
Passo 2: Após assistirem o vídeo responda as questões em
seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
Utilizando das informações adquiridas do vídeo
monte uma atividade de perda calórica e uma dieta alimentar para uma semana
separados pelo dia da semana, (segunda, terça, quarta, quinta e sexta feiras).
Cada dia um exercício de perda calórica é uma dieta simples, café da manhã,
lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Profª: Ivonete – Email – ia3augustluf@gmail.com,
para qualquer duvida.
Atividade de Educação Física - 26/05 a 28/05
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio
Habilidade (s):
Identificar o ritmo vital e perceber o ritmo como organização expressiva do
movimento
Atividade (s): 1º
momento
Passo 1: assistir ao vídeo aula https://youtu.be/xCcGZs9foOY
Passo 2: Após assistirem o vídeo responda as questões em
seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
- Busque a
definição de ritmo para lhe ajudar nesta tarefa?
A:
No corpo
B: Na natureza
C: Em casa
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
Prof.ª Ivonete – E-mail para contato
ia3augustluf@gmail.com
Atividade de Educação Física
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B - série do ensino médio
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: Ler o texto e assistir vídeo aula https://youtu.be/czVWc_7PQvY
Passo 2:
Após ler o texto e assistir o video faça a pesquisa a baixo em seu caderno na
divisória destinada à disciplina Educação Física.
O Ritmo e derivado
do grego rhytmos, designado tudo aquilo que se move, que flui de modo
sequencial ou que tem movimento regulado. O ritmo que envolve os movimentos
corporais pode ser definido como a compreensão original do tempo que nós
marcamos com o corpo, antes mesmo de representa-lo com o pensamento
(HELLER,2003 apud KUNZ,2003). Por isso consideramos que o ritmo está presente
em todas as manifestações de nossa vida e abrange tudo o que conhecemos,
incluindo nós mesmos e o modo como percebemos nossos movimentos no ambiente.
Há bastante
associação entre música e ritmo, pois a música provoca uma sensibilidade maior
sobre nossos órgãos sensoriais e, ao ampliarmos a intensidade da audição,
aumentamos a concentração, de modo que o processo de transformar o ritmo
musical em movimento torna-se espontâneo. De acordo com essa concepção, os
movimentos produzidos não tendem a seguir, uma orientação determinada, fazendo
a pessoa se libertar de movimentos corriqueiros e padronizados. E quando a
sensibilidade estética e a concentração melhoram, seja para ouvir música ou se
expressar, é possível desenvolver atividades rítmicas sem a participação da
música.
Para que possa conhecer melhor o que ritmo faça uma
pesquisa sobre a importância do Tempo e o acento Rítmicos.
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do
Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do
aluno e do professor 1ºBimestre 2020.
Professora: Ivonete – qualquer dúvida pode tirar
pelo e mail: ia3augustluf@gmail.com
11-05-20
Atividade de Educação Física
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A e B - série do ensino médio
Atividade
(s): 1º momento
Passo 1: Assistir o arquivo de ações táticas
basquete https://youtu.be/nBMEMEuWouc lápis e borracha.
Passo 2: Após assistir o vídeo responda as
questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
Responda:
1- Quais são as ações táticas principais do
basquetebol?
2- Descreva Finta
3- Como a finta
pode ser utilizada?
4- Descreva a finta
com base de bola e sem base de bola?
5- Fale sobre a
infiltração
6- O que é um corta
Luz?
7- Qual a posição
que o corpo deve estar para que um corta luz possa ser legal?
8- Fale sobre
marcação
9- O que é a
recuperação defensiva?
Atividade: 2º
momento
Agora abordaremos outros temas que perpassa pelo
objetivo de conhecimento: Corpo, Saúde e Beleza; esse estudo será embasado pela
unidade temática: ginastica e almeja-se que você forme uma visão crítica a
respeito do tema e dos impactos que os padrões e estereótipos de beleza tem
sobre a sociedade.
2º momento:
Passo 1 -Faca a leitura do texto no caderno do
aluno nas páginas 112, 113.
Passo 2 – assista
ao videio, Fonte: Secretaria de estado da Saúde: Anorexia e Bulimia são
responsáveis uma internação cada dois dias em SP
http//www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2013/outuv=bro/bulimia-e-anorexia-são-responsaveis
–por-uma-internação-a-cada-dois-dias-em-sp
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física
Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Professora Ivonete: qualquer dúvida entrar
em conato pelo e-mail. ia3augustluf@gmail.com
Primeira Atividade avaliativa de Educação Física
Entregar na escola no dia 12/05
Horário: 10:00hs as 15:00hs
Instruções: Em uma folha separada, faça um cabeçalho conforme o
exemplo abaixo e responda as questões:
Ex:
Nome:
Data:
Professora: Ivonete dos Anjos
Atividade de Educação Física
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A B- série do ensino
médio
Recurso (s): Título: a atividade do
caderno. E os vídeos https://youtu.be/nBMEMEuWouc.
https://www.youtube.com/watch[H1] ?v=mrrG8lxqAtY
Atividade (s): 1- O que você entendeu por
técnica tática, e qual a diferença entre as duas.
Atividade (s): 2 –
Chegando na quadra adversária você nota que os defensores se encontram próximos
ao garrafão, deixando mais espaço perto da linha de 3 metros. Mesmo trocando de
lado com seu companheiro de equipe, você percebe que os defensores não
acompanham sua movimentação e quando a bola é passada de mãos em mãos em volta
da linha dos 3 pontos os defensores fazem um deslocamento em conjunto de acordo
com cada passe. Que ação tática pode ser fazer para chegar mais próximo da
cesta visto que o seu time não possui nenhum bom arremessador de longa
distância?
Atividade de Educação Física
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 1º A e B - série do ensino médio
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: assistir ao vídeo
Passo 2: Após assistir o vídeo e responder as questões. Responda as questões em
seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
Assista os trechos do jogo de basquetebol e
procure perceber os sistemas de defesa utilizados pelas equipes, bem como a
relação de oposição entre os sistemas. Repare também a dinâmica tática
apresentada pelas equipes, em termos de ocupação de espaço, ritmo de jogo,
comunicação entre os jogadores, domínio de bola, transição da defesa para o
ataque e retorno para a defesa.
Com base
na atividade realizada responda à questão a seguir:
1-
Na defesa mista
chamada “Box-one”, há quatro jogadores marcando por zona dentro do garrafão em
formato de caixa (box) e um único (one) defensor fazendo a marcação individual
de um atacante em específico. Elabore uma justificativa pertinente para a
utilização deste tipo de defesa.
Atividade (s): 2º momento
Passo 1: Leia o texto
Passo 2: responda à questão em seu caderno na
divisória destinada a disciplina Educação Física.
De forma simplificada, segundo Bayer (1994), o
ataque nos esportes possui os seguintes princípios: conservação da posse de
bola: progressão da bola e da equipe em direção ao alvo adversário; e
finalização em direção ao alvo. Para que isso ocorra, os sistemas ofensivos
tentam superar os diversos sistemas defensivos adversário com objetivo de
pontuar.
1-
O time adversário
acabou de fazer uma cesta, e ao reiniciar o jogo você nota que já tem um
defensor na sua “cola”. Sendo o armador, você avançou para a quadra adversaria
com a posse de bola e está procurando algum companheiro de equipe para
passa-la. No entanto percebe que o passe não pode ser feito pois os defensores
estão muito próximos de seus companheiros de equipe. Você pede para eles serem
desmarcados, então fazem um a finta, trocam de lugar, mas a defesa continua
muito próxima. Que ação coletiva pode ser feita para que os atacantes se livrem
da marcação?
Atividade de
Educação Física
Professora : Ivonete
Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação
Física
Turma: 1º A e B -
série do ensino médio
Atividade (s): 2º momento
Passo 1:
assistir ao vídeo aula https://youtu.be/nBMEMEuWouc.
Passo 2:
Após assistirem o vídeo responda as questões em seu caderno na divisória
destinada à disciplina Educação Física
De acordo com Bayer (1994), no caso de
esportes coletivos, em situações de defesa toda a equipe tem como foco os
seguintes princípios: recuperação de posse de bola; contenção de bola e de
equipe adversária em direção ao próprio alvo; e proteção do alvo. Para auxiliar
nestes aspectos, são criados sistemas que facilitam a ação defensiva coletiva.
No basquetebol temos basicamente três sistemas de defesa individual, defesa por
zona, defesa por zona.
- Quais
os princípios do Basquetebol?
- Descreva
estes princípios.
- Quais
são os sistemas de jogo?
Bibliografia:
Internet.
São
Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São
Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre
.2020.
24-03-20
Professora: Ivonete
Habilidade : Basquete
Os alunos deverão fazer uma pesquisa com os pais e outros para saberem que esporte eles praticavam na adolescência e se tiveram algum conhecimento ou praticaram o basquete, e se tiveram em qual momento ?
Quem eram os ídolos.
Referências Bibliograficas:
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do Aluno e do professor. 1º Bimestre. 2020.
30/04/20
30/04/20
ATIVIDADE
DE BASQUETE 1º ANO ENSINO MÉDIO
COM
BASE NOS TRABALHOS PEDIDOS PELO PROFESSOR SOBRE A ORIGEM E HISTORIA DO BASQUETE
RESPONDA AS QUESTÕES.
1ª QUEM FOI O CRIADOR DO
BASQUETE E EM QUE ANO?
2ª EM QUE PAIS FOI CRIADO O
BASQUETE?
3ª QUAL A ALTURA E LARGURA
DA CESTA DE BASQUETE?
4ª QUANTOS JOGADORES FORMAM
UMA EQUIPE?
5ª FALE SOBRE OS SISTEMAS DE
DEFESA E ATAQUE
6ª QUAL A DURAÇÃO DE UM JOGO
DE BASQUETE?
7ª QUANTOS TEMPOS O TECNICO
PODE PEDIR?
8ª SITE 3 NOMES DOS MAIORES
JOGADORES DA NBA
9ª
SITE 3 NOMES DOS MAIORES JOGADOR DE
MASCULINOS DO BRASIL
10ª SITE 3 NOMES DAS
MAIORES JOGADORA DE BASQUEDE NO BRASIL
Comentários
Postar um comentário