1ANO A/B PORTUGUÊS

1ANO A/B PORTUGUÊS


Professoras: Angela Araújo
   Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
   Turma: 1º A e B
   Semana: 20/07 a 24/07/2020

   Habilidades:
   (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero.
   (EM13LP29) Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.

   Habilidade estruturante:
   Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do texto: estabelecer tema; pesquisar ideias e dados; planejar a estrutura; formular projeto de texto.
.

Sexta sequência de atividades do segundo bimestre

Segunda atividade avaliativa do segundo bimestre
Recuperação contínua e aprofundamento do primeiro bimestre

   Nesta semana, estudaremos a última sequência do Caderno do Aluno, também  será disponível os links do Google Forms para a realização da segunda atividade avaliativa e a recuperação contínua e  aprofundamento do primeiro bimestre. Ainda não recebi de vários alunos a atividades de produção, ou melhor, de reelaboração do texto “Comunicação pós-moderna” da terceira semana de estudos. Sobre a AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo), estamos aguardando mais informações... Assim, fiquem atentos!
   Etapa I
   Caderno do aluno

   Nas páginas 115 e 116, retome a leitura da fábula “Dona Conceição e o senhor Joaquim”.

   Atividade 7 – produção
   Após a leitura da fábula, faça um resumo dela no seu caderno, como é solicitado na página 117.

   Ainda com base na fábula, responda as questões das páginas 118 e 119 (exercícios 1 e 2).

   Com ênfase nas definições apresentadas no Caderno do Aluno, página 119, de tira, charge e cartum, assista à videoaula a respeito para complementar:


   Sugestão:
   Para finalizar o estudo com o Caderno do Aluno, assista à videoaula do CMSP sobre os gêneros textuais trabalhados no segundo bimestre.


    Etapa II
   Segunda  atividade avaliativa
   Após estudo das últimas sequências de atividades, você está pronto para realizar a segunda atividade avaliativa no link abaixo:



   Etapa III
   Atividade de recuperação contínua

   Acesse o link abaixo e realize a sua atividade de recuperação contínua e aprofundamento do 1º bimestre:


   Atenção: atividades de produção
   Na terceira semana de estudos foi solicitado a elaboração, ou melhor, a reelaboração do texto “Comunicação pós-moderna”, faça em seu caderno e envie para a sua professora pelo WhatsApp ou por e-mail, se você ainda não enviou.

   Contatos:
   Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com


   Referências bibliográficas

   Caderno do aluno, 2º bimestre.
   Matriz de Avaliação Processual de Língua Portuguesa.
   https://www.youtube.com/watch?v=9lQ4b1XjZiE, acesso em 17/07/2020 às 20h.
   https://www.youtube.com/watch?v=wYD_sWTnNKk, acesso em 20/07/20 às 13h.


Boa semana de estudos!


Professoras: Angela de Araujo Cunegundes
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 1º A e B
Data: 13/07 a 17/07

    Habilidades:
    (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero.
    (EM13LP02C) Reconhecer em um texto relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

   Habilidade estruturante:
   Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações.

 
Quinta semana de sequência de atividades do segundo bimestre

   Ainda dá tempo de realizar a primeira avaliação do segundo bimestre pelo Google Forms e a entrega da atividade anterior da terceira semana, a reelaboração do texto “Comunicação pós-moderna”, pelo e-mail ou aplicativo do WhatsApp da sua professora. Também,  está chegando a data para a realização da 26ª AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo). Fiquem atentos.

   Link de acesso a Primeira Avaliação de Língua Portuguesa do segundo bimestre:

   Caderno do Aluno

   Etapa I
   Na página 113, veja a definição e exemplo do gênero folheto.

   Atividade I
   Após a leitura, responda ao questionário correspondente na página 114 (questionário de A a G).

   Etapa II
   Nas páginas 115 e 116, faça a leitura da fábula “Dona Conceição e o senhor Joaquim”.

   Atividade II
   Na página 117, realize a atividade de interpretação do texto lido anteriormente (questionário de A a E).

   E como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.

   Contato para tirar dúvidas e enviar as atividades:
   Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com

   Referências bibliográficas
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 1ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.

Boa semana de estudos!





Professoras: Angela Araújo
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 1º A,B
Data: 06/07 a 10/07

   Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:
   (EM13LP10) Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

   (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero.

   Habilidade estruturante desenvolvida nas atividades abaixo:
   Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos históricos e sociais.
  
   Habilidade de recuperação contínua do 1º bimestre (por disciplina):
   MP11 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo, substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).


Quarta sequência de atividades

Primeira Avaliação pelo Google Forms
Revisão de estudos do 2º bimestre
Recuperação contínua e aprofundamento do 1º bimestre

   Nesta semana, retomaremos e revisaremos o estudo destas últimas três sequências de atividades, que foram referentes ao 2º bimestre, para que no final desta semana (09 e 10/07) estejam aptos a realizar a primeira avaliação on-line pelo Google Forms. Também, estaremos iniciando, com atividades, a recuperação contínua e aprofundamento do primeiro bimestre de Língua Portuguesa. E, queremos informar que está chegando a data para a realização da 26ª AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo), aguarde as próximas informações a respeito. Atente-se para não perder nada.

    Acesso à avaliação on-line

   Estude e busque aprender, para depois, fazer a primeira avaliação do 2º bimestre de Língua Portuguesa pelo Google Forms, que estará disponível  a partir das 08h do dia 09/07 até às 18h do dia 10/07, no link abaixo:


   Se não conseguir realizar a avaliação on-line pelo Google Forms, aguarde por novas orientações para ela ser entregue na escola para a sua professora.

   Observação: não esqueça de enviar para a sua professora, por e-mail ou pelo aplicativo do WhatsApp, a atividade proposta da terceira semana, de fazer uma produção, ou melhor, uma reelaboração do texto “Comunicação pós-moderna” que está localizado no Caderno do Aluno, página 112, pois ela também terá peso maior, igual a de uma avaliação.

   Revisão

   Etapa I
   Reveja a primeira videoaula, referente às variedades e preconceito linguístico. Link:


   Etapa II
   Reveja a aula do CMSP, que ocorreu no dia 16/06, sobre o poema “Quem conta um ponto aumenta um conto” e outros gêneros citados. Veja no link abaixo:

   Etapa III
   Aproprie-se das suas pesquisas sobre polissemia e ditado popular, solicitadas nas primeiras semanas de estudos do 2° bimestre, respectivamente,
 e reveja conceitos.
   Pronto! agora é só realizar a atividade avaliativa.


   Recuperação contínua e aprofundamento do 1° bimestre (por disciplina)

   Reveja o vídeo sobre a classe gramatical adjetivos:

Agora, vamos relembrar o gênero notícia nos vídeos abaixo... atente-se para a diferença entre notícia e reportagem. Link:
e

   Atividade

   Após assistir os vídeos e relacioná-los, faça uma notícia, em uma folha separada, sobre algo que aconteceu por este período, em relação a pandemia, no qual você também usará diversos adjetivos para descrever os fatos. Não esqueça de apresentar todos os elementos constitutivos do gênero notícia.
   Esta atividade deverá ser enviada, por e-mail ou pelo aplicativo do WhatsApp da sua professora, até o dia 17/07. Não perca mais uma chance de recuperar os estudos e aprendizagens do 1º bimestre.

   Contatos para tirar dúvidas e enviar as atividades:
   Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail:  angelacunegundes@gmail.com
  
   Diário de bordo: já registraram muito no seu diário? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.

   Referências bibliográficas
  
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 2ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.    
https://www.youtube.com/watch?v=w9-sFQZAsJY, acesso em 06/07/20 às 14h.
https://www.youtube.com/watch?v=Etfj7hkQZmo, acesso em 06/07/20 às18h.
https://www.youtube.com/watch?v=h2txe1KDIz4, acesso em 06/07/20 às 19h.
https://www.youtube.com/watch?v=gHewWY9ywL0, acesso em 06/07/20 às 23h.

Boa semana de estudos!







Professoras: Angela Araújo
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 1º A e B
Data: 29/06 a 03/07

    Habilidades:
   (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero.
   (EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos... considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades...

   Habilidade estruturante:
   Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do texto: estabelecer tema; pesquisar ideias e dados; planejar a estrutura; formular projeto de texto.



Terceira semana de sequência de atividades do segundo bimestre

   Etapa I
   Caderno do Aluno
   Na página 111, você fará a leitura dos textos sugeridos. Lembrando que esses gêneros fazem parte dos tipos de textos informativos, que têm o objetivo principal informar o leitor sobre um determinado assunto, de uma forma clara e objetiva, com discurso em terceira pessoa, numa linguagem denotativa, ressaltando que dentro desses gêneros, podem existir a presença de outros tipos textuais (narrativos, descritivos e expositivo). Entre os gêneros pertencentes aos tipos de textos informativos encontramos: folhetos, notícias, campanhas informativas do governo, verbetes de dicionário, nota, convites...

   Atividade 1
   Após a leitura dos textos, ainda na página 111, faça os exercícios 2 e 3.         

   Etapa II

   Ainda no Caderno do Aluno, página 112, leia o texto “Comunicação pós-moderna”.
    
   Atividade 2
   Após a leitura, imagine que esta comunicação pós-moderna que o texto cita, não existisse, ou não fosse tão “exagerada”. Tente reelaborar o texto, produzir uma nova versão, de uma forma que os personagens citados se comunicassem. Faça em uma folha separada para quando for solicitada a entrega.

   Etapa III

   Atividade 3

   Pesquisa: busque o que é crônica por mais de um meio, e identifique as referências bibliográficas. Depois descreva se o texto lido, “Comunicação pós moderna”, é uma crônica. Faça no seu caderno.

   No dia 23/06, no CMSP, teve uma aula para o 1º ano, sobre o tema abordado essa semana, poema “Comunicação pós-moderna”. Assista, para complementar seus estudos. Veja no link abaixo:




   Diário de bordo
   E como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.

   Observação: envie fotos, e-mails ou prints das atividades realizadas para a professora Angela (e-mail: angelacunegundes@gmail.com ou pelo aplicativo do WhatsApp 94335-2108) para registrar sua participação. Lembrando que todo o trabalho e esforço seu, nos estudos, serão considerados. E se não tiver como enviar por esses meios, guarde as atividades e aguarde o momento certo para entregá-las (quando for solicitadas).

Boa semana de estudos!


   Referências bibliográficas
  
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 1ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.

   https://escolaeducacao.com.br/texto-informativo/, acesso em 28/06/20 às 18:30h.


Professoras: Angela Araújo
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 1º A e B
Data: 22/06 a 26/06


    Habilidades:
   (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (... a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances...) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura...
   (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero.

   Habilidade estruturante:
   Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações.

Segunda semana de sequência de atividades do segundo bimestre

   Etapa I

   Atividade 1
   No Caderno do Aluno, leia o questionário introdutório da página 106, faça os exercícios 1 e 2, a respeito do gênero poema. Busque responder com seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
   Pesquisa: o que é “ditado popular”, “provérbios”, registre no seu caderno.

   Atividade 2
   Ainda na página 106, tente responder as perguntas do debate sozinho, pois neste momento não será possível, ficando para debatermos ao voltarmos as aulas presenciais.

   Etapa II

   Leia os textos da página 107, o diálogo e o poema “Quem conta um ponto, aumenta um conto”.

   Etapa III

   Responda a atividade 3, a respeito dos textos lidos, nas páginas 108, 109 e 110 (exercícios 1, 2 (no caderno), 3, 4, 5, 6 e 7).

   No dia 16/06 no CMSP teve uma aula, para o 1º ano, sobre o tema abordado essa semana, poema “Quem conta um ponto aumenta um conto”. Assista, para complementar seus estudos. Veja no link abaixo:


   Diário de bordo
   Ah, e como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... deixe ele com a sua “cara”...

   Observação: envie fotos, e-mails ou prints das atividades realizadas para a professora Angela (e-mail: angelacunegundes@gmail.com ou pelo aplicativo do WhatsApp 94335-2108) para registrar sua participação. Lembrando que todo o trabalho e esforço seu, nos estudos, serão considerados. E se não tiver como enviar por esses meios, guarde as atividades e aguarde o momento certo para entregá-las (quando for solicitadas).


   Referências bibliográficas
  
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 1ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.
   https://www.youtube.com/watch?v=w9-sFQZAsJY, acesso em 22/06 às 13h.







Língua Portuguesa – 1º ano A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Semana de 15/06 a 19/06/2020

Habilidade (s):
  

   (EM13LP10) Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

(EM13LP09) Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.


Recurso (s):

   Vídeoaulas do youtube e caderno para registro de atividades.


Primeira sequência de atividades do segundo bimestre



   Etapa 1

   Na última aula falamos um pouco sobre variação linguística, dando continuidade ao segmento, estudaremos preconceito linguístico. Assim, veja o conceito com a videoaula no link abaixo.


   Exercício 1

   Agora, no próximo link, está disponível uma tirinha do autor Armandinho, na qual, deixa dúvidas a respeito se existe na fala do personagem pai preconceito linguístico. Explique qual a sua posição a respeito. Também, tente escrever o que o menino disse na carta, segundo as informações dadas pelo pai do garoto.

Etapa 2

Leia os textos a seguir:

Texto I

Chopis centis
Mamonas Assassinas

Eu dí um beijo nela
E chamei pra passear
A gente fomos no shopping
Pra mode a gente lanchar
Comi uns bicho estranho
Com um tal de gergelim
Até que 'tava gostoso
Mas eu prefiro aipim, '
(...)
Esse tal chopis centis
É muito legalzinho
Pra levar as namorada
E dar uns rolezinho
Quando estou no trabalho
Não vejo a hora de descer…


Texto II

   “Escrever corretamente a Língua Portuguesa não é sinônimo de inteligência. Inteligência é saber respeitar as variações linguísticas e ter jogo de cintura para se comunicar com qualquer pessoa, em qualquer situação.”
                                                                                     Edelise Gabardo

Exercício 2

   O que os textos vêm abordar a respeito do assunto preconceito linguístico? O que eles têm em comum? E, descreva a que gênero pertence cada texto.

Exercício 3

   Passe para a linguagem culta/formal o texto I.


   Etapa III

   Pesquisa

   Exercício 4

   Para a próxima semana iremos estudar a figura de linguagem polissemia, assim pesquise sobre e aponte se há nos textos que trabalhamos exemplos e quais são.

  Obs.: todas as atividades deverão ser feitas no caderno da disciplina de língua Portuguesa. Fiquem atentos para os momentos de estudos no grupo do aplicativo WhatsApp, combinaremos dia e horário nessa semana.


   Referências bibliográficas

https://www.youtube.com/watch?v=uu6Wk1pNC-I, acesso em 12/06/20 às 15h.




Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.




Língua Portuguesa – 1º ano A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Semana de 26/05 a 29/05

Habilidade (s):
  
   (EM13LP10) Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

   (EM13LP09) Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.

Recurso (s):

   Vídeoaulas do youtube e caderno para registro de atividades.


Sétima semana de sequência de atividades


   Nesta semana, especificamente na sexta-feira (29/05, das 10 às 15h), vocês deverão entregar na escola a AAP (Avaliação Processual da Aprendizagem: Língua Portuguesa) e o caderno Aprender Sempre respondidos. Caprichem.

Atividade 1

   Vamos recordar no link abaixo o que é variação linguística. Fiquem atentos para a explicação dos tipos que existem.



   Atividade 2

   Texto I

   Leia o fragmento do poema “Sertão” de Patativa do Assaré, pseudônimo do cearense Antônio Gonçalves da Silva.

   [...]
   Sertão, minha terra amada
   De bom e sadio crima
   Que me deu de mão bejada
   Um mundo cheio de rima
   O teu só é tão ardente
   Que treme a vista da gente
   Nas parede de reboco
   Mas tem milagre e virtude
   Que dá corage, saúde
   E alegria aos teus caboco.
   [...]

   Porém, se ele é um portento
   de riso, graça e primor
   Tem também seu sofrimento
   Sua mágoa e sua dor
   Esta gleba hospitaleira
   Onde a fada feiticeira
   Depositou seu condão
   É também um grande abismo
   Do triste analfabetismo
   Por falta de proteção.
   [...]

 
   Texto II
  
   Leia a crônica “Sketches”, de Luís Fernando Veríssimo.

   Dois homens tramando um assalto.

   - Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis vamo rendê o caixa bonitinho. Engrossou, enche o cara de chumbo.
Pra arejá.
   - Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e pegá.
   - Tá com o berro aí?
   - Tá na mão.
   Aparece um guarda.
   - Ih, sujou. Disfarça, disfarça...
   O guarda passa por eles.
   - Discordo terminantemente. O imperativo categórico de Hegel chega a Marx diluído pela fenomenologia de Feurbach.
   - Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizer que Kierkegaard não passa de um Kant com algumas sílabas a mais. Ou que os iluministas do século 18...
   O guarda se afasta.
   - O berro, tá recheado?
   - Tá.
   - Então, vamlá!


Atividade 3

Questionário

  1. Por quem  o eu lírico do texto I expressa um grande sentimento? E quem é o eu lírico?

  1. O eu lírico destaca os encantos e as belezas naturais de sua terra, mas também cita alguns problemas. Quais são eles?

  1. Pesquise quem foi Patativa do Assaré, pseudônimo de Antônio Gonçalves da Silva, e o que é pseudônimo. Após a pesquisa, imagine que você tem a oportunidade de criar um pseudônimo...como se chamaria e sobre o que iria falar?

  1. O texto II apresenta uma crônica, e sabemos que este gênero tem a função de narrar situações banais do cotidiano, de forma criativa e com marcas claras de humor. Assim, explique com as suas palavras e citando partes do texto por que ele é uma crônica?

  1. Os dois textos mostram as variedades linguísticas que existem na nossa língua. Descreva quais variações são apresentadas em cada texto e por quê.

  1. O filólogo Evanildo Bechara em sua obra afirma: “O sucesso da educação linguística é transformar o falante em um “poliglota” dentro de sua própria língua nacional” (BECHARA, 2001, p.38). Pesquise o que é poliglota e depois explique, o que o autor quis dizer?



   Referências bibliográficas

   https://www.youtube.com/watch?v=2h26Wt4tbJE, acesso em 26/05/20 às 2h.

   https://brainly.com.br/tarefa/1731104, acesso em 26/05/20 às 2:10h.

   ASSARÉ, Patativa do. EU E O SERTÃO – Cante lá que eu canto Cá – Filosofia de um trovador nordestino – Ed. Vozes, Petrópolis,1982.

   BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001


   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.




Língua Portuguesa – 1º ano A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Semana de 18/05 a 22/05

Habilidade (s):

   (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Recurso (s):

   Caderno Aprender Sempre, 2020; Vídeoaulas do youtube e caderno para registro de atividades.





Sexta semana de sequência de atividades

   Estamos chegando ao fim do desenvolvimento das habilidades necessárias para que vocês realizem as atividades da AAP (Avaliação Processual da Aprendizagem: Língua Portuguesa). Sendo assim, vocês já podem começar a fazê-la. Segue algumas orientações: organize um tempo de duas horas, procure um tempo tranquilo sem distrações, leia com calma, deixe seu material de apoio (registros das atividades desenvolvidas) ao seu alcance, caso precise de consulta. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp da professora Angela, 94335-2108. A avaliação deverá ser entregue no dia 29/05, mais o caderno Aprender Sempre que finalizaremos essa semana.


Atividade 1


Leia o texto abaixo:


A madrugada assustadora

    Alta madrugada estava assentada numa poltrona da sala, quando resolvi ascender para o primeiro andar. Subi as escadas, segurando-me ao corrimão de aço, que estava gelado. Já no meu quarto, resolvi acender a lareira, que fora acurada por meu pai. Logo percebi que debaixo da cama tinha uma cauda, e a fim de aferir o que era aquilo, abaixei-me. Então senti um arrocho na garganta, porque nesse momento, vi um homem alto e para livrar-me dele, soquei o seu bucho. Ele gritou. Separada dele, percebi que o sujeito era coxo. Tremi por dentro e pensei: será um acelerado?
   Corri e cerrei a porta com força. Tropecei num cesto de roupa suja, que estava no chão, rolei escada abaixo. Levantei-me desconcertada, queria delatar aquele homem. Gritei, mas ninguém me ouvia. Esbaforida, esbarrei em alguém que me abraçou. Pensei ser um mancebo, mas qual nada. Logo percebi quem era...
    -- Ah, que desgraça! Era Jason. – Só então percebi: era sexta-feira 13.


Helena Caldas



Palavras homônimas e parônimas


Acento - tom de voz, sinal gráfico
Assento - lugar de sentar-se
Acender- por, por fogo, alumiar
Ascender - subir
Aço - ferro temperado
Asso - verbo assar
Acurado - feito com muito carinho
Apurado - seleto, fino, refinado
Aferir - conferir, avaliar, julgar por meio de comparação
Auferir - colher, obter ou receber vantagens
Alto - de grande extensão vertical
Auto - ato público, peça teatral de um ato, peça processual
Arroxar - tornar roxo ou semelhante ao roxo
Arrochar - apertar com arrocho, atar-se, apertar-se muito
Bucho - estômago
Buxo - arbusto
Cauda - rabo
Calda - xarope
Celerado - criminoso
Acelerado - apressado
Cerrar - fechar
Serrar - cortar
Cesto - balaio
sexto - ordinal de seis
Cocho - recipiente de madeira
Coxo - capenga, manco
Desconcertado - descomposto, disparato
Desconsertado - desarranjado
Delatar - denunciar
Dilatar - alargar, ampliar




   Veja que tem várias palavras no texto que se você não estiver atento,  poderá se confundir, devido a sua escrita, por existir palavras iguais ou parecidas, porém com significados diferentes. Vamos relembrar o conceito de palavras homônima e parônima, veja o link abaixo:





Atividade 2

   Agora, vamos finalizar as atividades propostas no caderno Aprender Sempre. Faça as atividades (14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22) de múltipla escolha com relação ao conteúdo abordado, palavras homônimas, nas páginas 13 e 14.


Atividade 3

   Veja que no texto acima temos um relato de uma madrugada assustadora, que no final não passou de um susto.  Faça o mesmo, relate um momento de susto equivocado. Escreva em uma folha para ser entregue no dia 29/05. Capriche.



11-05-20




Língua Portuguesa – 1º ano A e B
Professora: Angela de A Cunegundes

Habilidade (s):

   (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

(EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.

Recurso (s):

   Caderno Aprender Sempre, 2020; Vídeoaulas do youtube e caderno para registro de atividades.


Quinta semana de sequência de atividades


   Atividade 1 – Leitura e interpretação

   Texto I

   No caderno Aprender Sempre (página 8), faça a leitura do trecho do livro “A hora da estrela” de Clarice Lispector  e depois responda a atividade 9;

   Texto II

    Ainda no caderno Aprender Sempre (página 9), faça a leitura do poema “Auto-retrato falado”  de Manoel de Barros,  e responda a atividade 10.


   Análise

   Após a leitura dos textos,  responda em uma folha separada para entregar, quando for solicitada, a seguinte questão:

  1. O que há de divergente e convergente entre os textos trabalhados acima?


   
Atividade 2 – Produção

   Com o caderno Aprender Sempre, páginas 9 e 10, faça a produção de um texto narrativo como pede na atividade 11. Siga as orientações e faça no próprio espaço destinado a escrita.


Atividade 3 – Leitura

   Leia o trecho da obra “Inundação” de Mia Couto e depois responda as questões no seu caderno.

   Há um rio que atravessa a casa. Esse rio, dizem, é o tempo. E as lembranças são peixes nadando ao invés da corrente. Acredito, sim, por educação. Mas não creio. Minhas lembranças são aves. A haver inundação é de céu, repleção de nuvem. Vos guio por essa nuvem, minha lembrança.
   A casa, aquela casa nossa, era morada mais da noite do que dia. Estranho, dirão. Noite e dia não são metades, folha e versos? Como podiam o claro e o escuro repartir-se em desigual? Explico. Bastava que a voz de minha mãe em canto se escutasse para que, no mais lúcido meio-dia, se fechasse a noite. Lá fora, a chuva sonhava, tamborileira. E nós éramos meninos para sempre.
   Certa vez, porém, de nossa mãe escutamos o pranto. Era um choro delgadinho, um fio de água, um chilrear de morcego. Mão em mão, ficámos à porta do quarto dela. Nossos olhos boquiabertos. Ela só suspirou:
   --- Vosso pai já não é meu. (...)

   Questões:

  1. Segundo o narrador, ele “acredita” por educação, mas não “crê”.  Explique a diferença de sentido entre esses verbos no contexto.

  1. As lembranças eram aves para o narrador, e não peixes, como afirmavam alguns. Por quê? O que representavam as nuvens?
  2. A partir do segundo parágrafo, o que se pode concluir quanto ao relacionamento entre mãe e filhos? Esclareça sua resposta.

  1. No último parágrafo, em vez da “voz em canto”, os filhos ouviram o choro da mãe. Explique a reação deles diante desse fato.

  1. Copie no caderno o sentido dos adjetivos nestas frases:

           “Era um choro delgadinho”.     
           “Nossos olhos boquiabertos”.
      

Atividade 4 – Verbos:

   Assista a videoaula sobre a classe gramatical verbos.




   Agora faça no seu caderno, uma tabela identificando os gêneros que tem predominantemente os verbos no presente e os verbos no pretérito, igual no modelo abaixo.

Gêneros com verbos no presente
Gêneros com verbos no pretérito (passado)
 - Receita médica;





 - Conto de fadas;


Atividade 5 – Pesquisa:

   Faça uma pesquisa detalhada sobre os verbos no infinitivo e depois escreva algo sobre o que é infinito na vida (faça de cinco a dez linhas, ou mais se quiser).


   Observações: Não se esqueçam de alimentar o seu diário de bordo.


Referências bibliográficas

Caderno Aprender Sempre, 2020.

COUTO, Mia. O fio das missangas: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Matriz Processual de Avaliação de  Língua Portuguesa. https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=https://www.escrevendoofuturo.org.br/, acessado em 11/05/20 às 14h.

https://www.youtube.com/watch?v=T8MB4vzTAv4, acessado em 11/05/2020 às 13h.






Língua Portuguesa – 1º ano A e B
Professora: Angela de A Cunegundes

                                      ATIVIDADE AVALIATIVA - 1

(entregar na escola no dia 12/05 – das 10h às 15h)

Fazer um cabeçalho.


Situação de Aprendizagem (Ensino Médio):

Reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam a notícia informativa (texto informativo), apropriando-se deles no processo de construção do sentido.

Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social.

Habilidade (s):

(EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

(EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.

Recurso (s):
Caderno do Aluno e o caderno individual de cada aluno.


  Primeira atividade avaliativa de Língua Portuguesa do primeiro bimestre

   Com base nos estudos que fizemos até esta semana, reflita, relacione e busque responder as perguntas abaixo. Faça em uma folha separada registrando apenas o número da questão e a resposta para entregar. No cabeçalho da folha deve conter o nome da escola, o seu nome completo, ano, nome da professora, disciplina, data e a identificação da atividade como “Primeira atividade avaliativa de Língua Portuguesa do primeiro bimestre. Junto com a prova você deverá entregar todas as atividades estipuladas a serem feitas em folhas separadas, como foram direcionadas no blog (não esqueça de registrar o nome, a data e a semana que ela foi trabalhada, por exemplo, primeira, segunda, terceira ou quarta semana).



Questões

   Leia o texto abaixo para responder as questões.

Médico se veste de dinossauro para abraçar família após 35 dias na linha de frente do Coronavírus

   A surpresa do “papainossauro” foi filmada e compartilhada nas redes sociais, e já foi vista mais de 12 mil vezes.
Renata Nicolli Nasrala
04/05/2020 às 10:41

   Após ficar mais de um mês longe da família, um médico de São Sebastião (SP), preparou uma surpresa especial para o filho: vestiu uma fantasia de dinossauro para visitar e abraçar o filho Lucca, de quatro anos, sem correr o risco de infectar a família.
   No vídeo, Lucca estranha a presença esquisita de um dinossauro enorme no portão de sua casa, mas logo percebe que é o papai. “Eu não quero, eu não quero”, diz a criança assustada. Segundos depois, Lucca se dá conta que o dinossauro na verdade é seu pai, e logo abre um sorriso. Aos fundos, as risadas foram certeiras.
   Além de Lucca, Juan também não se encontra com a esposa que está grávida de cinco meses de Liz: todo cuidado é pouco, né?
   Em entrevista ao portal Razões Para Acreditar, o médico afirma que espera que até setembro a situação se normalize. “Estou sem contato com a família porque sei o quanto o isolamento social é necessário e importante neste momento. Se o isolamento diminuir, o número de pacientes que atendemos aumenta. É simples assim. Para evitar um colapso, precisamos manter o isolamento”, recomendou o médico.
   Apesar da saudade que aperta, o orgulho da família ao ver Juan ajudar no combate ao coronavírus é imenso. Lucca não cansa de dizer que o pai está no hospital matando os “corona bírus”.

Link:
https://ricmais.com.br/noticias/noticia-boa/medico-se-veste-de-dinossauro/


1.                 O texto se enquadra em qual gênero? Justifique sua resposta apresentando elementos constitutivos do gênero e exemplificando com o próprio texto.


2.                 Qual é o objetivo principal do texto? Leia atentamente. E depois, identifique e reescreva as recomendações do médico Juan.


3.                 Identifique no texto a tentativa do uso da figura de linguagem personificação, reescreva e justifique se deu certo ou não.


   Leia o texto a seguir:

Governo de SP obriga população a usar máscaras nas ruas a partir de 7 de maio

   João Doria vai publicar decreto para tentar frear contágio pelo coronavírus. Fiscalização será feita pelas prefeituras.

Tatiana Santiago, G1 SP — São Paulo
04/05/2020 12h46

   O governador João Doria (PSDB) afirmou que será obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo a partir da próxima quinta-feira, dia 7 de maio. A medida será válida para as pessoas que andarem nas ruas. O uso de máscaras no transporte público passou a ser obrigatório nesta segunda-feira (4).
   "O governo do estado de São Paulo publica decreto amanhã, terça-feira, 5 de maio, tornando obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo, por todos os cidadãos que estiverem caminhando ou andando ou se dirigindo a qualquer local no estado. Medida que passa vigorar a partir do dia 7 de maio", afirmou Doria.
   "A regulamentação sobre eventuais punições aos que desobedecerem a essa medida serão de responsabilidade das prefeituras", declarou o governador. No entanto, ele não detalhou como será essa fiscalização e nem se os infratores receberão multas.
   O prefeito Bruno Covas (PSDB) disse que uma regulamentação vai definir como será a fiscalização na capital paulista. “Até dia 6, um dia antes de começar a valer isso no estado de São Paulo, a gente vai definir na cidade de São Paulo se essa fiscalização será feita pela GCM ou pelos fiscais das subprefeituras se a multa vai ser aplicada sobre as pessoas ou sobre os estabelecimentos que permitem a entrada de pessoas sem as máscaras”, disse.

Link:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/04/populacao-de-sp-vai-ser-obrigada-a-usar-mascaras-nas-ruas-a-partir-de-7-de-maio.ghtml


4.                 A quem cairá a responsabilidade de fiscalização de quem descumprir o decreto?


5.                 De acordo com a norma culta devemos evitar a repetição de palavras em frases, a tal da “redundância”, explique porque é aceitável no texto.


6.                 Identifique e explique as convergências e divergências entre os textos.


7.                 O que vem a indicar o uso das aspas tanto no primeiro texto como no segundo?


   Leia o trecho do conto “A Pequena Vendedora de Fósforos“ de Hans Christian Andersen.

   “...Riscou outro fósforo. Onde a luz batia, a parede se tornava transparente como um véu e ela via tudo dentro da sala da casa. Estava posta a mesa. Sobre a toalha alvíssima como a neve, via-se, fumegando entre toda aquela porcelana tão fina, um belo ganso assado, recheado de maçãs e ameixas. O ganso, porém, saltou da mesa ainda com o garfo e a faca cravados em suas costas e correu em direção à menina. Mas naquele instante, o fósforo apagou e ela tornou a ver somente a parede fria e úmida na noite escura...”

8.                 Identifique e reescreva trechos que indicam o uso da figura de linguagem comparação e depois explique por que elas não são metáforas.


9.                 Com as suas palavras faça uma síntese do conto “A pequena vendedora de fósforo” de Hans Christian Andersen. Link:

https://www.editorawish.com.br/blogs/contos-de-fadas-originais-completos-e-gratuitos/a-pequena-vendedora-de-fosforos-hans-christian-andersen-1848

10.              Imagine que você terá que publicar uma notícia para o jornal on-line da cidade com o intuito de auxiliar as pessoas, que neste momento se encontram em casa, a fazer algo diferente para fugir da monotonia. Capriche e faça de acordo com o gênero solicitado.

Boa prova



Referências bibliográficas:

São Paulo Faz Escola. Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.



São Paulo, Governo do estado. Aprender Sempre.1ª Série, ensino Médio, 2020.


Língua Portuguesa – 1º ano A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Semana de 04/05 a 08/05

Habilidade (s):

   (EM13LP38) Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.

   (EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

Recurso (s):

   Caderno Aprender Sempre, 2020; Caderno do Aluno 2020; Vídeoaulas do youtube e caderno para registro de atividades.

Quarta semana de atividades

   As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no Caderno do Aluno, no caderno Aprender Sempre e no caderno da disciplina. Também terão uma atividade avaliativa a respeito do que estudamos até essa semana para ser entregue. A Avaliação da Aprendizagem em Processo, AAP, deverá ser realizada ao final dos estudos do primeiro bimestre, para termos concluído toda a aprendizagem, assim aguarde o momento certo para a devolução. Lembrando também, que vocês devem acompanhar as aulas pelo canal Cultura, TV Educação ou pelo aplicativo (Centro de Mídias SP). Relembrando que as atividades solicitadas por esses meios (tv e app) podem ser realizadas no caderno da disciplina de Língua Portuguesa, apenas peço que faça um cabeçalho identificando a atividade com data, tema e meio ao qual foi solicitada determinada tarefa.




   Atividade 1 – Leitura e interpretação

   Texto I

   No caderno Aprender Sempre (página 5), você fará a leitura do texto “Tragédia brasileira” do autor Manuel Bandeira;

   Após a leitura, responder as atividades 3, 4 e 5 (páginas 5 e 6);

   Texto II

    Ainda no caderno Aprender Sempre (página 7), fazer a leitura do fragmento do livro “Incidente em Antares”, de Érico Veríssimo e responder a atividade 6.

   Sobre o tipo de texto abordado, assista as videoaulas nos links abaixo:



   Análise

   Após a leitura dos textos, atividades respondidas e videoaulas assistidas, responda em uma folha separada para entregar, quando for solicitada, as seguintes questões:

  1. O que há em comum entre os textos trabalhados?

  1. O que os textos narrativos apresentam?

  1. Há um erro no Caderno Aprender Sempre que é citado nas videoaulas, descreva e explique o que é.


   
Atividade 2 – Palavras parônimas:

   Com o caderno Aprender Sempre, páginas 11, 12 e 13, faça o estudo das palavras parônimas e depois responda a atividade 13. Para que tenham uma assimilação melhor desse conceito veja os links abaixo:





Atividade 3 – Notícia:

   No Caderno do Aluno (página 90), retome os elementos necessários para a identificação do gênero notícia. Faça o exercício agora em seu caderno e busque duas notícias de fontes distintas sobre a pandemia, para destrinchar no quadro. Assista a videoaula sobre o gênero abordado.



Atividade 4 – Adjetivos:

   Assista a videoaula sobre a classe gramatical adjetivos.


   Agora faça um texto descritivo no seu caderno sobre o momento atual, pandemia, no qual você usará diversos adjetivos para descrever o que está sentindo...


Atividade 5 – Pesquisa:

   Faça uma pesquisa detalhada diferenciando notícia de reportagem e escreva em uma folha separada para entregar quando solicitada.


   Observações: Não se esqueçam de alimentar o seu diário de bordo e as atividades que irão na folha separada, responder em uma só, colocando nome completo, data, ano, disciplina e nome da professora.





Atividade de Língua Portuguesa
Professora: Angela Araújo
Turmas: 1º A e B
Data: 27/04/2020
Terceira sequência de atividades

Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
Habilidade: (EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

    As atividades desta semana partirão do Caderno do Aluno, do caderno   Aprender Sempre e da sequência de atividades publicadas aqui no blog. Lembrando também, que vocês devem acompanhar as aulas pelo canal Cultura, TV Educação ou pelo aplicativo (Centro de Mídias SP). As atividades solicitadas por esses meios (tv e app) podem ser realizadas no caderno da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, apenas peço que faça um cabeçalho identificando a atividade com data, tema e meio ao qual foi solicitada determinada tarefa.
Atividade 1 – Leitura e interpretação:
   No caderno Aprender Sempre (página 2 e 3) você fará a leitura do texto “ler e não ler e não entender (e não desconfiar etc.)” do autor Pasquale Neto;
   Após a leitura, responder as questões 1 a 5, (páginas 3 e 4);

Atividade 2 – Problemas gerais da norma-padrão:
   Ainda no caderno Aprender Sempre, páginas 4 e 5, faça o que se pede na atividade 2 com o texto “Fulano”, no qual relembra e trabalha conceitos de problemas do uso da norma culta, vistos em anos anteriores e no início do ano. Para que tenham uma assimilação melhor desses conceitos segue links abaixo:

Atividade 3 – Figuras de linguagem:
   No Caderno do Aluno (páginas 97 e 98), relembre o uso das figuras de linguagem metáfora e personificação e responda à questão L.
   Faça uma simples pesquisa sobre o que tem em comum as figuras de linguagem personificação e prosopopeia.
Atividade 4 – Leitura de imagens:
   Ainda no Caderno do Aluno responda à questão a respeito da leitura de imagens (página 98 e 99).
Atividade 5 – Produção:
   Com base nas aulas anteriores e no gênero abordado, faça um conto se utilizando das imagens apresentadas pelo Caderno do Aluno. Escreva em uma folha separada para entregar quando for solicitada.
Atividade 6 – Pesquisa:
   Faça uma pesquisa detalhada sobre Lusofonia, escreva em uma folha separada para entregar.

   Observação: Não se esqueçam de alimentar seu diário de bordo.

Referências bibliográficas
Governo do Estado de SP. Caderno Aprender Sempre, 2020.
São Paulo faz escola. Caderno do Aluno 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=yBjKjnHK-pA, acessado em 27/04/2020 às 5:30h.





Língua Portuguesa – 1º ano A e B - 24/03/2020
Professora: Angela 

Habilidade: (EM13LP45) - Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.

Atividade 1 - Pesquisa:
   Faça uma pesquisa com base em duas notícias sobre Coronavírus, com fontes distintas, ou seja, diferentes e as registre no seu caderno (não esqueça da data e fonte de onde as encontrou).

Atividade 2 - Análise da estrutura do gênero notícia:
   No seu “Caderno do aluno” (página 90), preencha o quadro com as informações solicitadas a respeito das notícias pesquisadas.

Atividade 3 - Etapas da construção do gênero notícia:

   No seu “Caderno do Aluno” (página 91), inicie a construção da sua própria notícia, preenchendo o quadro com os elementos constitutivos, ou seja, necessários para o gênero notícia.

Atividade 4 - Produção:
   No seu caderno registre a sua notícia, numa linguagem formal, clara e objetiva.

Atividade 5 - Prática de escrita:
      DIÁRIO DE BORDO – Em primeira pessoa, a cada dois ou três dias, você irá relatar reflexões, opiniões, sentimentos, imagens, desenhos, notícias ou informações a respeito do que está acontecendo. Separe uma matéria para a construção do seu diário, registre a data de cada dia que escrever, para quando voltar, ser compartilhado com a turma. Capriche.

Referências bibliográficas:

São Paulo Faz Escola. Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua Portuguesa, 17 de março de 2020.




Língua Portuguesa – 1º ano A e B - 30/03/2020
Professora: Angela de Araujo Cunegundes

Habilidade: (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.

Atividade 1 - Pesquisa:

   Faça uma pesquisa sobre o gênero conto e registre no seu caderno.

Atividade 2 - Leitura:

   No seu “Caderno do aluno” (página 92 à 95), faça a leitura do conto “Ideias de canário” do autor Machado de Assis.

Atividade 3 - Resumo:

   No seu caderno faça um resumo do conto.

Atividade 4 - Questionário:

   No seu “Caderno do aluno” (página 95 à 97 – da letra A à K), responda as questões de acordo com o que é solicitado a respeito do conto.
  

Atividade 5 - Prática de escrita:

      DIÁRIO DE BORDO – continue registrando seus relatos, reflexões, opiniões, sentimentos, imagens, desenhos, notícias ou informações a respeito do que está acontecendo. Também registre se você está tendo dificuldades para estudar a distância. Capriche.

Referências bibliográficas:

São Paulo Faz Escola. Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.


Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua Portuguesa, 17 de março de 2020. 


















Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem