1ANO A/B PORTUGUÊS
1ANO A/B PORTUGUÊS
Professoras: Angela Araújo
11-05-20
Língua Portuguesa – 1º ano
A e B
Língua Portuguesa – 1º ano A e B
Atividade de Língua Portuguesa
Professoras: Angela Araújo
Disciplina:
Língua Portuguesa e Literatura
Turma: 1º A e B
Semana: 20/07 a 24/07/2020
Habilidades:
(EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na
produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o
estilo do gênero.
(EM13LP29) Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de
marcas do discurso reportado e de citações, para uso em textos de divulgação de
estudos e pesquisas.
Habilidade estruturante:
Utilizar procedimentos iniciais para a elaboração do texto: estabelecer
tema; pesquisar ideias e dados; planejar a estrutura; formular projeto de
texto.
.
Sexta sequência de atividades do segundo
bimestre
Segunda atividade avaliativa do segundo
bimestre
Recuperação contínua e aprofundamento do
primeiro bimestre
Nesta semana, estudaremos a última sequência do Caderno do Aluno, também
será disponível os links do Google Forms
para a realização da segunda atividade avaliativa e a recuperação contínua e aprofundamento do primeiro bimestre. Ainda não
recebi de vários alunos a atividades de produção, ou melhor, de reelaboração do
texto “Comunicação pós-moderna” da terceira semana de estudos. Sobre a AAP
(Avaliação de Aprendizagem em Processo), estamos aguardando mais informações...
Assim, fiquem atentos!
Etapa I
Caderno do aluno
Nas páginas 115 e 116, retome a leitura da fábula “Dona Conceição e o
senhor Joaquim”.
Atividade 7 – produção
Após a leitura da fábula, faça um resumo dela no seu caderno, como é
solicitado na página 117.
Ainda com base na fábula, responda as questões das páginas 118 e 119
(exercícios 1 e 2).
Com ênfase nas definições apresentadas no Caderno do Aluno, página 119, de
tira, charge e cartum, assista à videoaula a respeito para complementar:
Sugestão:
Para finalizar o estudo com o Caderno do Aluno, assista à videoaula do
CMSP sobre os gêneros textuais trabalhados no segundo bimestre.
Etapa II
Segunda atividade avaliativa
Após estudo das últimas sequências de atividades, você está pronto para
realizar a segunda atividade avaliativa no link abaixo:
Etapa III
Atividade de recuperação contínua
Acesse o link abaixo e realize a sua atividade de recuperação contínua e
aprofundamento do 1º bimestre:
Atenção: atividades de produção
Na terceira semana
de estudos foi solicitado a elaboração, ou melhor, a reelaboração do texto “Comunicação
pós-moderna”, faça em seu caderno e envie para a sua professora pelo WhatsApp
ou por e-mail, se você ainda não enviou.
Contatos:
Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com
Referências bibliográficas
Caderno do aluno, 2º bimestre.
Matriz de Avaliação Processual de Língua Portuguesa.
https://www.youtube.com/watch?v=9lQ4b1XjZiE,
acesso em 17/07/2020 às 20h.
https://www.youtube.com/watch?v=wYD_sWTnNKk,
acesso em 20/07/20 às 13h.
Boa semana de estudos!
Professoras: Angela de Araujo Cunegundes
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 1º A e B
Data:
13/07 a 17/07
Habilidades:
(EM13LP02A) Estabelecer relações entre as
partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a
construção composicional e o estilo do gênero.
(EM13LP02C)
Reconhecer em um texto relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou
consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
Habilidade estruturante:
Relacionar
informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto
literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras
críticas em diferentes situações.
Quinta semana de sequência de atividades
do segundo bimestre
Ainda dá tempo de realizar a primeira
avaliação do segundo bimestre pelo Google Forms e a entrega da atividade
anterior da terceira semana, a reelaboração do texto “Comunicação pós-moderna”,
pelo e-mail ou aplicativo do WhatsApp da sua professora. Também, está chegando a data para a realização da 26ª
AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo). Fiquem atentos.
Link de acesso a Primeira Avaliação de Língua
Portuguesa do segundo bimestre:
Caderno
do Aluno
Etapa I
Na página 113, veja a definição e exemplo do gênero folheto.
Atividade I
Após a leitura, responda ao questionário correspondente na página 114 (questionário
de A a G).
Etapa II
Nas páginas 115
e 116, faça a leitura da fábula “Dona Conceição e o senhor Joaquim”.
Atividade II
Na página 117, realize a atividade de interpretação do texto lido
anteriormente (questionário de A a E).
E como estão com o diário de bordo? Não
esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos,
desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.
Contato para tirar dúvidas e enviar as
atividades:
Referências bibliográficas
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 1ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.
Boa semana de estudos!
Professoras: Angela Araújo
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 1º A,B
Data: 06/07 a 10/07
Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:
(EM13LP10) Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus
diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica
e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica,
social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão
sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição
de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o
respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.
(EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na
produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o
estilo do gênero.
Habilidade estruturante desenvolvida nas atividades abaixo:
Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos
linguísticos históricos e sociais.
Habilidade de recuperação contínua do 1º bimestre (por disciplina):
MP11 - Reconhecer
o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo, substantivo, verbo
em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
Quarta sequência de atividades
Primeira Avaliação pelo Google Forms
Revisão de estudos do 2º bimestre
Recuperação contínua e aprofundamento do
1º bimestre
Nesta semana,
retomaremos e revisaremos o estudo destas últimas três sequências de
atividades, que foram referentes ao 2º bimestre, para que no final desta semana
(09 e 10/07) estejam aptos a realizar a primeira avaliação on-line pelo Google
Forms. Também, estaremos iniciando, com atividades, a recuperação contínua
e aprofundamento do primeiro bimestre de Língua Portuguesa. E, queremos
informar que está chegando a data para a realização da 26ª AAP (Avaliação de
Aprendizagem em Processo), aguarde as próximas informações a respeito. Atente-se
para não perder nada.
Acesso à avaliação on-line
Estude e busque aprender, para depois, fazer a primeira avaliação do 2º
bimestre de Língua Portuguesa pelo Google Forms, que estará disponível a partir das 08h do dia 09/07 até às 18h do
dia 10/07, no link abaixo:
Se não conseguir
realizar a avaliação on-line pelo Google Forms, aguarde por novas orientações
para ela ser entregue na escola para a sua professora.
Observação: não
esqueça de enviar para a sua professora, por e-mail ou pelo aplicativo do
WhatsApp, a atividade proposta da terceira semana, de fazer uma produção, ou
melhor, uma reelaboração do texto “Comunicação pós-moderna” que está localizado
no Caderno do Aluno, página 112, pois ela também terá peso maior, igual a de
uma avaliação.
Revisão
Etapa I
Reveja a primeira
videoaula, referente às variedades e preconceito linguístico. Link:
Etapa II
Reveja a aula do CMSP, que ocorreu no dia 16/06, sobre o poema “Quem
conta um ponto aumenta um conto” e outros gêneros citados. Veja no link abaixo:
Etapa III
Aproprie-se das suas pesquisas sobre polissemia e ditado popular,
solicitadas nas primeiras semanas de estudos do 2° bimestre, respectivamente,
e
reveja conceitos.
Pronto! agora é só realizar a atividade avaliativa.
Recuperação contínua e aprofundamento do 1° bimestre (por disciplina)
Reveja o vídeo
sobre a classe gramatical adjetivos:
Agora, vamos relembrar o gênero notícia
nos vídeos abaixo... atente-se para a diferença entre notícia e reportagem. Link:
e
Atividade
Após assistir os vídeos e relacioná-los, faça uma notícia, em uma folha
separada, sobre algo que aconteceu por este período, em relação a pandemia, no
qual você também usará diversos adjetivos para descrever os fatos. Não esqueça
de apresentar todos os elementos constitutivos do gênero notícia.
Esta atividade deverá ser enviada, por e-mail ou pelo aplicativo do
WhatsApp da sua professora, até o dia 17/07. Não perca mais uma chance de
recuperar os estudos e aprendizagens do 1º bimestre.
Contatos para tirar dúvidas e enviar as atividades:
Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com
Diário de bordo: já registraram muito
no seu diário? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas,
frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos
solicitá-lo.
Referências bibliográficas
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 2ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.
https://www.youtube.com/watch?v=w9-sFQZAsJY, acesso em 06/07/20 às 14h.
https://www.youtube.com/watch?v=Etfj7hkQZmo, acesso em 06/07/20 às18h.
https://www.youtube.com/watch?v=h2txe1KDIz4, acesso em 06/07/20 às 19h.
https://www.youtube.com/watch?v=gHewWY9ywL0, acesso em 06/07/20 às 23h.
Boa semana de estudos!
Professoras: Angela Araújo
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 1º A e B
Data: 29/06 a 03/07
Habilidades:
(EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na
produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o
estilo do gênero.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar
textos escritos... considerando sua adequação às condições de produção do
texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se
pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e
mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e
sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades...
Habilidade estruturante:
Utilizar procedimentos iniciais para a
elaboração do texto: estabelecer tema; pesquisar ideias e dados; planejar a
estrutura; formular projeto de texto.
Terceira semana de sequência de
atividades do segundo bimestre
Etapa I
Caderno do Aluno
Na página 111, você fará a leitura dos textos sugeridos. Lembrando que
esses gêneros fazem parte dos tipos de textos informativos, que têm o objetivo
principal informar o leitor sobre um determinado assunto, de uma forma clara e
objetiva, com discurso em terceira pessoa, numa linguagem denotativa,
ressaltando que dentro desses gêneros, podem existir a presença de outros tipos
textuais (narrativos, descritivos e expositivo). Entre os gêneros pertencentes
aos tipos de textos informativos encontramos: folhetos, notícias, campanhas
informativas do governo, verbetes de dicionário, nota, convites...
Atividade 1
Após a leitura dos textos, ainda na página
111, faça os exercícios 2 e 3.
Etapa II
Ainda no Caderno do Aluno, página 112, leia o texto “Comunicação pós-moderna”.
Atividade 2
Após a leitura, imagine que esta comunicação pós-moderna que o texto
cita, não existisse, ou não fosse tão “exagerada”. Tente reelaborar o texto,
produzir uma nova versão, de uma forma que os personagens citados se
comunicassem. Faça em uma folha separada para quando for solicitada a entrega.
Etapa III
Atividade 3
Pesquisa: busque o que é crônica por mais de
um meio, e identifique as referências bibliográficas. Depois descreva se o
texto lido, “Comunicação pós moderna”, é uma crônica. Faça no seu caderno.
No dia 23/06, no CMSP, teve uma aula para o 1º
ano, sobre o tema abordado essa semana, poema “Comunicação pós-moderna”. Assista,
para complementar seus estudos. Veja no link abaixo:
Diário de bordo
E como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar,
acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos,
imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.
Observação: envie fotos, e-mails ou prints das atividades
realizadas para a professora Angela (e-mail: angelacunegundes@gmail.com ou pelo aplicativo do WhatsApp
94335-2108) para registrar sua participação. Lembrando que todo o trabalho e
esforço seu, nos estudos, serão considerados. E se não tiver como enviar por
esses meios, guarde as atividades e aguarde o momento certo para entregá-las (quando
for solicitadas).
Boa semana de estudos!
Referências bibliográficas
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 1ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.
https://escolaeducacao.com.br/texto-informativo/,
acesso em 28/06/20 às 18:30h.
Professoras: Angela Araújo
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 1º A e B
Data: 22/06 a 26/06
Habilidades:
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de
diferentes gêneros literários (... a manifestação livre e subjetiva do eu
lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e
social dos romances...) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do
indivíduo e do mundo pela literatura...
(EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na
produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o
estilo do gênero.
Habilidade estruturante:
Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de
construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir
significados de leituras críticas em diferentes situações.
Segunda semana de sequência de
atividades do segundo bimestre
Etapa I
Atividade 1
No Caderno do Aluno, leia o questionário
introdutório da página 106, faça os exercícios 1 e 2, a respeito do gênero
poema. Busque responder com seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
Pesquisa: o que é “ditado popular”, “provérbios”, registre no seu
caderno.
Atividade 2
Ainda na página 106, tente responder as perguntas do debate sozinho, pois
neste momento não será possível, ficando para debatermos ao voltarmos as aulas
presenciais.
Etapa II
Leia os textos
da página 107, o diálogo e o poema “Quem conta um ponto, aumenta um conto”.
Etapa III
Responda a atividade
3, a respeito dos textos lidos, nas páginas 108, 109 e 110 (exercícios 1, 2 (no
caderno), 3, 4, 5, 6 e 7).
No dia 16/06 no CMSP teve uma aula, para o 1º
ano, sobre o tema abordado essa semana, poema “Quem conta um ponto aumenta um
conto”. Assista, para complementar seus estudos. Veja no link abaixo:
Diário de bordo
Ah, e como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar,
acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos,
imagens... deixe ele com a sua “cara”...
Observação: envie fotos, e-mails ou prints das atividades
realizadas para a professora Angela (e-mail: angelacunegundes@gmail.com ou pelo aplicativo do WhatsApp
94335-2108) para registrar sua participação. Lembrando que todo o trabalho e
esforço seu, nos estudos, serão considerados. E se não tiver como enviar por
esses meios, guarde as atividades e aguarde o momento certo para entregá-las (quando
for solicitadas).
Referências bibliográficas
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 1ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.
Língua Portuguesa – 1º ano
A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Semana de 15/06 a
19/06/2020
Habilidade (s):
(EM13LP10)
Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis
(variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e
estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica,
social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a
compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da
constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a
fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos
linguísticos.
(EM13LP09) Comparar o tratamento dado pela gramática
tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes
tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o
fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio
do ensino da norma-padrão na escola.
Recurso (s):
Vídeoaulas do youtube e caderno para registro
de atividades.
Primeira sequência de atividades
do segundo bimestre
Etapa 1
Na última
aula falamos um pouco sobre variação linguística, dando continuidade ao
segmento, estudaremos preconceito linguístico. Assim, veja o conceito com a
videoaula no link abaixo.
Exercício 1
Agora, no
próximo link, está disponível uma tirinha do autor Armandinho, na qual, deixa
dúvidas a respeito se existe na fala do personagem pai preconceito linguístico.
Explique qual a sua posição a respeito. Também, tente escrever o que o menino
disse na carta, segundo as informações dadas pelo pai do garoto.
Etapa 2
Leia os textos
a seguir:
Texto I
Chopis centis
Mamonas
Assassinas
Eu dí um beijo nela
E chamei pra passear
A gente fomos no shopping
Pra mode a gente lanchar
Comi uns bicho estranho
Com um tal de gergelim
Até que 'tava gostoso
Mas eu prefiro aipim, '
E chamei pra passear
A gente fomos no shopping
Pra mode a gente lanchar
Comi uns bicho estranho
Com um tal de gergelim
Até que 'tava gostoso
Mas eu prefiro aipim, '
(...)
Esse tal chopis centis
É muito legalzinho
Pra levar as namorada
E dar uns rolezinho
Quando estou no trabalho
Não vejo a hora de descer…
É muito legalzinho
Pra levar as namorada
E dar uns rolezinho
Quando estou no trabalho
Não vejo a hora de descer…
Texto II
“Escrever corretamente
a Língua Portuguesa não é sinônimo de inteligência. Inteligência é saber
respeitar as variações linguísticas e ter jogo de cintura para se comunicar com
qualquer pessoa, em qualquer situação.”
Edelise
Gabardo
Exercício 2
O que
os textos vêm abordar a respeito do assunto preconceito linguístico? O que eles
têm em comum? E, descreva a que gênero pertence cada texto.
Exercício 3
Passe para a linguagem culta/formal
o texto I.
Etapa III
Pesquisa
Exercício 4
Para
a próxima semana iremos estudar a figura de linguagem polissemia, assim
pesquise sobre e aponte se há nos textos que trabalhamos exemplos e quais são.
Obs.:
todas as atividades deverão ser feitas no caderno da disciplina de língua
Portuguesa. Fiquem atentos para os momentos de estudos no grupo do aplicativo WhatsApp,
combinaremos dia e horário nessa semana.
Referências bibliográficas
https://www.youtube.com/watch?v=uu6Wk1pNC-I,
acesso em 12/06/20 às 15h.
https://www.facebook.com/tirasarmandinho/posts/815136548531653,
acesso em 12/06/20 às 13h.
https://naomekahlo.com/o-que-e-preconceito-linguistico/,
acesso em 12/06/20 às 15h.
https://www.google.com/search?q=letra+da+musica+shopping+centis+mamonas&oq=letra+da+musica+shop&aqs=chrome.3.69i57j0l7.10202j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8,
acesso em 12/06 à 14h.
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa – 1º ano
A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Semana de 26/05 a 29/05
Habilidade (s):
(EM13LP10) Analisar o fenômeno da variação
linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical,
sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões
(regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma
a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o
fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e
estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o
combate a preconceitos linguísticos.
(EM13LP09)
Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso
contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber
as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar
motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.
Recurso (s):
Vídeoaulas do youtube e caderno para registro
de atividades.
Sétima semana de sequência
de atividades
Nesta semana, especificamente na sexta-feira
(29/05, das 10 às 15h), vocês deverão entregar na escola a AAP (Avaliação
Processual da Aprendizagem: Língua Portuguesa) e o caderno Aprender Sempre
respondidos. Caprichem.
Atividade 1
Vamos
recordar no link abaixo o que é variação linguística. Fiquem atentos para a
explicação dos tipos que existem.
Atividade 2
Texto I
Leia o fragmento do poema “Sertão” de Patativa
do Assaré, pseudônimo do cearense Antônio Gonçalves da Silva.
[...]
Sertão, minha terra
amada
De bom e sadio crima
Que me deu de mão bejada
Um mundo cheio de rima
O teu só é tão ardente
Que treme a vista da
gente
Nas parede de reboco
Mas tem milagre e virtude
Que dá corage, saúde
E alegria aos teus
caboco.
[...]
Porém, se ele é um portento
de riso, graça e primor
Tem também seu sofrimento
Sua mágoa e sua dor
Esta gleba hospitaleira
Onde a fada feiticeira
Depositou seu condão
É
também um grande abismo
Do triste analfabetismo
Por falta de proteção.
[...]
Texto II
Leia a crônica “Sketches”, de Luís Fernando
Veríssimo.
Dois homens tramando um assalto.
- Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis
vamo rendê o caixa bonitinho. Engrossou, enche o cara de chumbo.
Pra
arejá.
- Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e
pegá.
- Tá com o berro aí?
- Tá na mão.
Aparece um guarda.
- Ih, sujou. Disfarça, disfarça...
O guarda passa por eles.
- Discordo terminantemente. O imperativo
categórico de Hegel chega a Marx diluído pela fenomenologia de Feurbach.
- Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que
dizer que Kierkegaard não passa de um Kant com algumas sílabas a mais. Ou que
os iluministas do século 18...
O guarda se afasta.
- O berro, tá recheado?
- Tá.
- Então, vamlá!
Atividade
3
Questionário
- Por quem o eu lírico do texto I expressa um grande
sentimento? E quem é o eu lírico?
- O eu lírico destaca os encantos e
as belezas naturais de sua terra, mas também cita alguns problemas. Quais
são eles?
- Pesquise quem foi Patativa do
Assaré, pseudônimo de Antônio Gonçalves da Silva, e o que é pseudônimo. Após
a pesquisa, imagine que você tem a oportunidade de criar um pseudônimo...como
se chamaria e sobre o que iria falar?
- O texto II apresenta uma crônica, e
sabemos que este gênero tem a função de narrar situações banais do
cotidiano, de forma criativa e com marcas claras de humor. Assim, explique
com as suas palavras e citando partes do texto por que ele é uma crônica?
- Os dois textos mostram as variedades
linguísticas que existem na nossa língua. Descreva quais variações são apresentadas
em cada texto e por quê.
- O filólogo Evanildo Bechara em sua
obra afirma: “O sucesso da educação linguística é transformar o falante em
um “poliglota” dentro de sua própria língua nacional” (BECHARA, 2001,
p.38). Pesquise o que é poliglota e depois explique, o que o autor quis
dizer?
Referências bibliográficas
https://www.youtube.com/watch?v=2h26Wt4tbJE,
acesso em 26/05/20 às 2h.
https://brainly.com.br/tarefa/1731104,
acesso em 26/05/20 às 2:10h.
ASSARÉ, Patativa do. EU E O SERTÃO – Cante lá
que eu canto Cá – Filosofia de um trovador nordestino – Ed. Vozes,
Petrópolis,1982.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática
Portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa – 1º ano
A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Semana de 18/05 a 22/05
Habilidade (s):
(EM13LP07)
Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do
enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica,
deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como
modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais,
adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações
adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de
terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão
e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos,
considerando os contextos de produção.
Recurso (s):
Caderno Aprender Sempre, 2020;
Vídeoaulas do youtube e caderno para registro de atividades.
Sexta semana de sequência de atividades
Estamos chegando ao fim do
desenvolvimento das habilidades necessárias para que vocês realizem as
atividades da AAP (Avaliação Processual da Aprendizagem: Língua Portuguesa).
Sendo assim, vocês já podem começar a fazê-la. Segue algumas orientações:
organize um tempo de duas horas, procure um tempo tranquilo sem distrações,
leia com calma, deixe seu material de apoio (registros das atividades
desenvolvidas) ao seu alcance, caso precise de consulta. Em caso de dúvidas,
entre em contato pelo WhatsApp da professora Angela, 94335-2108. A avaliação
deverá ser entregue no dia 29/05, mais o caderno Aprender Sempre que finalizaremos
essa semana.
Atividade
1
Leia o texto abaixo:
A madrugada assustadora
Alta
madrugada estava assentada numa poltrona da sala, quando resolvi ascender
para o primeiro andar. Subi as escadas, segurando-me ao corrimão de aço,
que estava gelado. Já no meu quarto, resolvi acender a lareira, que fora
acurada por meu pai. Logo percebi que debaixo da cama tinha uma cauda,
e a fim de aferir o que era aquilo, abaixei-me. Então senti um arrocho
na garganta, porque nesse momento, vi um homem alto e para livrar-me
dele, soquei o seu bucho. Ele gritou. Separada dele, percebi que o
sujeito era coxo. Tremi por dentro e pensei: será um acelerado?
Corri e cerrei a porta
com força. Tropecei num cesto de roupa suja, que estava no chão, rolei
escada abaixo. Levantei-me desconcertada, queria delatar aquele
homem. Gritei, mas ninguém me ouvia. Esbaforida, esbarrei em alguém que me
abraçou. Pensei ser um mancebo, mas qual nada. Logo percebi quem era...
-- Ah,
que desgraça! Era Jason. – Só então percebi: era sexta-feira 13.
Helena Caldas
Palavras homônimas e parônimas
Acento - tom de voz, sinal gráfico
Assento - lugar de sentar-se
Acender- por, por fogo, alumiar
Ascender - subir
Aço - ferro temperado
Asso - verbo assar
Acurado - feito com muito carinho
Apurado - seleto, fino, refinado
Aferir - conferir, avaliar, julgar por meio de comparação
Auferir - colher, obter ou receber vantagens
Alto - de grande extensão vertical
Auto - ato público, peça teatral de um ato, peça processual
Arroxar - tornar roxo ou semelhante ao roxo
Arrochar - apertar com arrocho, atar-se, apertar-se muito
Bucho - estômago
Buxo - arbusto
Cauda - rabo
Calda - xarope
Celerado - criminoso
Acelerado - apressado
Cerrar - fechar
Serrar - cortar
Cesto - balaio
sexto - ordinal de seis
Cocho - recipiente de madeira
Coxo - capenga, manco
Desconcertado - descomposto, disparato
Desconsertado - desarranjado
Delatar - denunciar
Dilatar - alargar, ampliar
Veja
que tem várias palavras no texto que se você não estiver atento, poderá se confundir, devido a sua escrita, por
existir palavras iguais ou parecidas, porém com significados diferentes. Vamos
relembrar o conceito de palavras homônima e parônima, veja o link abaixo:
Atividade 2
Agora, vamos finalizar as atividades
propostas no caderno Aprender Sempre. Faça as atividades (14, 15, 16, 17, 18, 19,
20, 21 e 22) de múltipla escolha com relação ao conteúdo abordado, palavras homônimas,
nas páginas 13 e 14.
Atividade 3
Veja
que no texto acima temos um relato de uma madrugada assustadora, que no final
não passou de um susto. Faça o mesmo,
relate um momento de susto equivocado. Escreva em uma folha para ser entregue
no dia 29/05. Capriche.
Língua Portuguesa – 1º ano
A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Habilidade (s):
(EM13LP07)
Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do
enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica,
deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como
modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais,
adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações
adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de
terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão
e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos,
considerando os contextos de produção.
(EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas
brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a
africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária
(estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios
relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de
produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos
estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
Recurso (s):
Caderno Aprender Sempre, 2020;
Vídeoaulas do youtube e caderno para registro de atividades.
Quinta semana de sequência
de atividades
Atividade 1 – Leitura e
interpretação
Texto I
No caderno
Aprender Sempre (página 8), faça a leitura do trecho do livro “A hora da
estrela” de Clarice Lispector e depois
responda a atividade 9;
Texto II
Ainda no
caderno Aprender Sempre (página 9), faça a leitura do poema “Auto-retrato
falado” de Manoel de Barros, e responda a atividade 10.
Análise
Após a leitura dos textos, responda em uma folha separada para entregar,
quando for solicitada, a seguinte questão:
- O que há de divergente e convergente
entre os textos trabalhados acima?
Atividade 2 – Produção
Com o caderno Aprender Sempre,
páginas 9 e 10, faça a produção de um texto narrativo como pede na atividade 11.
Siga as orientações e faça no próprio espaço destinado a escrita.
Atividade 3 – Leitura
Leia o trecho da obra “Inundação”
de Mia Couto e depois responda as questões no seu caderno.
Há um rio que atravessa a casa. Esse rio,
dizem, é o tempo. E as lembranças são peixes nadando ao invés da corrente.
Acredito, sim, por educação. Mas não creio. Minhas lembranças são aves. A haver
inundação é de céu, repleção de nuvem. Vos guio por essa nuvem, minha
lembrança.
A casa, aquela casa nossa, era morada mais
da noite do que dia. Estranho, dirão. Noite e dia não são metades, folha e
versos? Como podiam o claro e o escuro repartir-se em desigual? Explico.
Bastava que a voz de minha mãe em canto se escutasse para que, no mais lúcido
meio-dia, se fechasse a noite. Lá fora, a chuva sonhava, tamborileira. E
nós éramos meninos para sempre.
Certa vez, porém, de nossa mãe escutamos o
pranto. Era um choro delgadinho, um fio de água, um chilrear de morcego. Mão em
mão, ficámos à porta do quarto dela. Nossos olhos boquiabertos. Ela só
suspirou:
--- Vosso pai já não é
meu. (...)
Questões:
- Segundo o
narrador, ele “acredita” por educação, mas não “crê”. Explique a diferença de sentido entre
esses verbos no contexto.
- As
lembranças eram aves para o narrador, e não peixes, como afirmavam alguns.
Por quê? O que representavam as nuvens?
- A partir do
segundo parágrafo, o que se pode concluir quanto ao relacionamento entre
mãe e filhos? Esclareça sua resposta.
- No último
parágrafo, em vez da “voz em canto”, os filhos ouviram o choro da mãe.
Explique a reação deles diante desse fato.
- Copie no
caderno o sentido dos adjetivos nestas frases:
“Era
um choro delgadinho”.
“Nossos
olhos boquiabertos”.
Atividade 4 – Verbos:
Assista a videoaula sobre a
classe gramatical verbos.
Agora faça no
seu caderno, uma tabela identificando os gêneros que tem predominantemente os
verbos no presente e os verbos no pretérito, igual no modelo abaixo.
Gêneros com verbos
no presente
|
Gêneros com
verbos no pretérito (passado)
|
- Receita médica;
|
- Conto de fadas;
|
Atividade 5 – Pesquisa:
Faça uma pesquisa detalhada
sobre os verbos no infinitivo e depois escreva algo sobre o que é infinito na
vida (faça de cinco a dez linhas, ou mais se quiser).
Observações: Não se
esqueçam de alimentar o seu diário de bordo.
Referências
bibliográficas
Caderno
Aprender Sempre, 2020.
COUTO, Mia. O fio das
missangas: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Matriz Processual
de Avaliação de Língua Portuguesa. https://www.escrevendoofuturo.org.br/login#voltar=https://www.escrevendoofuturo.org.br/,
acessado em 11/05/20 às 14h.
https://www.youtube.com/watch?v=T8MB4vzTAv4,
acessado em 11/05/2020 às 13h.
Professora:
Angela de A Cunegundes
ATIVIDADE
AVALIATIVA - 1
(entregar na
escola no dia 12/05 – das 10h às 15h)
Fazer um cabeçalho.
Situação de Aprendizagem
(Ensino Médio):
Reconhecer diferentes elementos internos e externos
que estruturam a notícia informativa (texto informativo), apropriando-se deles
no processo de construção do sentido.
Relacionar o uso da norma-padrão às diferentes
esferas de atividade social.
Habilidade (s):
(EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção
como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio
histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista
e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de
forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise
crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP28) - Organizar situações de estudo e
utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à
natureza do conhecimento em questão.
Recurso (s):
Caderno do Aluno e o caderno individual de cada
aluno.
Primeira
atividade avaliativa de Língua Portuguesa do primeiro bimestre
Com base
nos estudos que fizemos até esta semana, reflita, relacione e busque responder
as perguntas abaixo. Faça em uma folha separada registrando apenas o número da
questão e a resposta para entregar. No cabeçalho da folha deve conter o nome da
escola, o seu nome completo, ano, nome da professora, disciplina, data e a
identificação da atividade como “Primeira atividade avaliativa de Língua
Portuguesa do primeiro bimestre. Junto com a prova você deverá entregar todas
as atividades estipuladas a serem feitas em folhas separadas, como foram
direcionadas no blog (não esqueça de registrar o nome, a data e a semana que
ela foi trabalhada, por exemplo, primeira, segunda, terceira ou quarta semana).
Questões
Leia o texto abaixo para responder as
questões.
Médico se veste de
dinossauro para abraçar família após 35 dias na linha de frente do Coronavírus
A surpresa
do “papainossauro” foi filmada e compartilhada nas redes sociais, e já foi
vista mais de 12 mil vezes.
Renata Nicolli Nasrala
04/05/2020 às 10:41
Após ficar
mais de um mês longe da família, um médico de São Sebastião (SP), preparou uma
surpresa especial para o filho: vestiu uma fantasia de dinossauro para visitar
e abraçar o filho Lucca, de quatro anos, sem correr o risco de infectar a
família.
No vídeo,
Lucca estranha a presença esquisita de um dinossauro enorme no portão de sua
casa, mas logo percebe que é o papai. “Eu não quero, eu não quero”, diz a
criança assustada. Segundos depois, Lucca se dá conta que o dinossauro na
verdade é seu pai, e logo abre um sorriso. Aos fundos, as risadas foram
certeiras.
Além de
Lucca, Juan também não se encontra com a esposa que está grávida de cinco meses
de Liz: todo cuidado é pouco, né?
Em entrevista
ao portal Razões Para Acreditar, o médico afirma que espera que até setembro a
situação se normalize. “Estou sem contato com a família porque sei o quanto o
isolamento social é necessário e importante neste momento. Se o isolamento
diminuir, o número de pacientes que atendemos aumenta. É simples assim. Para
evitar um colapso, precisamos manter o isolamento”, recomendou o médico.
Apesar da
saudade que aperta, o orgulho da família ao ver Juan ajudar no combate ao
coronavírus é imenso. Lucca não cansa de dizer que o pai está no hospital
matando os “corona bírus”.
Link:
https://ricmais.com.br/noticias/noticia-boa/medico-se-veste-de-dinossauro/
1.
O texto
se enquadra em qual gênero? Justifique sua resposta apresentando elementos
constitutivos do gênero e exemplificando com o próprio texto.
2.
Qual é o
objetivo principal do texto? Leia atentamente. E depois, identifique e
reescreva as recomendações do médico Juan.
3.
Identifique
no texto a tentativa do uso da figura de linguagem personificação, reescreva e
justifique se deu certo ou não.
Leia o
texto a seguir:
Governo de SP obriga
população a usar máscaras nas ruas a partir de 7 de maio
João Doria
vai publicar decreto para tentar frear contágio pelo coronavírus. Fiscalização
será feita pelas prefeituras.
Tatiana Santiago, G1 SP — São
Paulo
04/05/2020 12h46
O
governador João Doria (PSDB) afirmou que será obrigatório o uso de máscaras em
todo o estado de São Paulo a partir da próxima quinta-feira, dia 7 de maio. A
medida será válida para as pessoas que andarem nas ruas. O uso de máscaras no
transporte público passou a ser obrigatório nesta segunda-feira (4).
"O
governo do estado de São Paulo publica decreto amanhã, terça-feira, 5 de maio,
tornando obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo, por todos
os cidadãos que estiverem caminhando ou andando ou se dirigindo a qualquer
local no estado. Medida que passa vigorar a partir do dia 7 de maio",
afirmou Doria.
"A
regulamentação sobre eventuais punições aos que desobedecerem a essa medida
serão de responsabilidade das prefeituras", declarou o governador. No
entanto, ele não detalhou como será essa fiscalização e nem se os infratores
receberão multas.
O prefeito
Bruno Covas (PSDB) disse que uma regulamentação vai definir como será a
fiscalização na capital paulista. “Até dia 6, um dia antes de começar a valer
isso no estado de São Paulo, a gente vai definir na cidade de São Paulo se essa
fiscalização será feita pela GCM ou pelos fiscais das subprefeituras se a multa
vai ser aplicada sobre as pessoas ou sobre os estabelecimentos que permitem a
entrada de pessoas sem as máscaras”, disse.
Link:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/04/populacao-de-sp-vai-ser-obrigada-a-usar-mascaras-nas-ruas-a-partir-de-7-de-maio.ghtml
4.
A quem
cairá a responsabilidade de fiscalização de quem descumprir o decreto?
5.
De acordo
com a norma culta devemos evitar a repetição de palavras em frases, a tal da
“redundância”, explique porque é aceitável no texto.
6.
Identifique
e explique as convergências e divergências entre os textos.
7.
O que vem
a indicar o uso das aspas tanto no primeiro texto como no segundo?
Leia o
trecho do conto “A Pequena Vendedora de Fósforos“ de Hans Christian Andersen.
“...Riscou outro
fósforo. Onde a luz batia, a parede se tornava transparente como um véu e ela
via tudo dentro da sala da casa. Estava posta a mesa. Sobre a toalha alvíssima
como a neve, via-se, fumegando entre toda aquela porcelana tão fina, um belo
ganso assado, recheado de maçãs e ameixas. O ganso, porém, saltou da mesa ainda
com o garfo e a faca cravados em suas costas e correu em direção à menina. Mas
naquele instante, o fósforo apagou e ela tornou a ver somente a parede fria e
úmida na noite escura...”
8.
Identifique
e reescreva trechos que indicam o uso da figura de linguagem comparação e
depois explique por que elas não são metáforas.
9.
Com as
suas palavras faça uma síntese do conto “A pequena vendedora de fósforo” de
Hans Christian Andersen. Link:
https://www.editorawish.com.br/blogs/contos-de-fadas-originais-completos-e-gratuitos/a-pequena-vendedora-de-fosforos-hans-christian-andersen-1848
10.
Imagine
que você terá que publicar uma notícia para o jornal on-line da cidade com o
intuito de auxiliar as pessoas, que neste momento se encontram em casa, a fazer
algo diferente para fugir da monotonia. Capriche e faça de acordo com o gênero
solicitado.
Boa prova
Referências
bibliográficas:
São Paulo Faz Escola.
Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
São Paulo,
Governo do estado. Aprender Sempre.1ª Série, ensino Médio, 2020.
Língua Portuguesa – 1º ano A e B
Professora: Angela de A Cunegundes
Semana de 04/05 a 08/05
Habilidade (s):
(EM13LP38)
Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não
neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e
analisando o recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados
pelas escolhas realizadas pelo autor do texto, de forma a manter uma atitude
crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas
feitas como produtor.
(EM13LP01)
- Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas
condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação
(leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel
social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos
adequados a diferentes situações.
Recurso (s):
Caderno Aprender Sempre, 2020;
Caderno do Aluno 2020; Vídeoaulas do youtube e caderno para registro de
atividades.
Quarta semana de
atividades
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
Caderno do Aluno, no caderno Aprender Sempre e no caderno da disciplina. Também
terão uma atividade avaliativa a respeito do que estudamos até essa semana para
ser entregue. A Avaliação da Aprendizagem em Processo, AAP, deverá ser realizada
ao final dos estudos do primeiro bimestre, para termos concluído toda a
aprendizagem, assim aguarde o momento certo para a devolução. Lembrando também,
que vocês devem acompanhar as aulas pelo canal Cultura, TV Educação ou pelo
aplicativo (Centro de Mídias SP). Relembrando que as atividades solicitadas por
esses meios (tv e app) podem ser realizadas no caderno da disciplina de Língua
Portuguesa, apenas peço que faça um cabeçalho identificando a atividade com
data, tema e meio ao qual foi solicitada determinada tarefa.
Atividade 1 – Leitura e
interpretação
Texto I
No caderno
Aprender Sempre (página 5), você fará a leitura do texto “Tragédia brasileira”
do autor Manuel Bandeira;
Após a
leitura, responder as atividades 3, 4 e 5 (páginas 5 e 6);
Texto II
Ainda no
caderno Aprender Sempre (página 7), fazer a leitura do fragmento do livro
“Incidente em Antares”, de Érico Veríssimo e responder a atividade 6.
Sobre o
tipo de texto abordado, assista as videoaulas nos links abaixo:
Análise
Após a leitura dos textos, atividades
respondidas e videoaulas assistidas, responda em uma folha separada para
entregar, quando for solicitada, as seguintes questões:
- O que há em comum entre os
textos trabalhados?
- O que os textos narrativos
apresentam?
- Há um erro no Caderno
Aprender Sempre que é citado nas videoaulas, descreva e explique o que é.
Atividade 2 – Palavras
parônimas:
Com o caderno Aprender Sempre,
páginas 11, 12 e 13, faça o estudo das palavras parônimas e depois responda a
atividade 13. Para que tenham uma assimilação melhor desse conceito veja os
links abaixo:
Atividade 3 – Notícia:
No Caderno do Aluno (página 90),
retome os elementos necessários para a identificação do gênero notícia. Faça o
exercício agora em seu caderno e busque duas notícias de fontes distintas sobre
a pandemia, para destrinchar no quadro. Assista a videoaula sobre o gênero abordado.
Atividade 4 – Adjetivos:
Assista a videoaula sobre a
classe gramatical adjetivos.
Agora faça um texto descritivo
no seu caderno sobre o momento atual, pandemia, no qual você usará diversos
adjetivos para descrever o que está sentindo...
Atividade 5 – Pesquisa:
Faça uma pesquisa detalhada
diferenciando notícia de reportagem e escreva em uma folha separada para
entregar quando solicitada.
Observações: Não se
esqueçam de alimentar o seu diário de bordo e as atividades que irão na folha
separada, responder em uma só, colocando nome completo, data, ano, disciplina e
nome da professora.
Atividade de Língua Portuguesa
Professora: Angela Araújo
Turmas: 1º A e B
Data: 27/04/2020
Terceira
sequência de atividades
Habilidade:
(EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e
estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em
questão.
Habilidade:
(EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com
suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação
(leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel
social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos
adequados a diferentes situações.
As atividades desta semana partirão do Caderno
do Aluno, do caderno Aprender Sempre e da sequência de atividades
publicadas aqui no blog. Lembrando também, que vocês devem acompanhar as aulas
pelo canal Cultura, TV Educação ou pelo aplicativo (Centro de Mídias SP). As atividades
solicitadas por esses meios (tv e app) podem ser realizadas no caderno da
disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, apenas peço que faça um cabeçalho
identificando a atividade com data, tema e meio ao qual foi solicitada
determinada tarefa.
Atividade 1 –
Leitura e interpretação:
No caderno Aprender Sempre (página 2 e 3)
você fará a leitura do texto “ler e não ler e não entender (e não desconfiar
etc.)” do autor Pasquale Neto;
Após a leitura, responder as questões 1 a 5,
(páginas 3 e 4);
Atividade 2 – Problemas
gerais da norma-padrão:
Ainda no caderno Aprender Sempre, páginas 4
e 5, faça o que se pede na atividade 2 com o texto “Fulano”, no qual relembra e
trabalha conceitos de problemas do uso da norma culta, vistos em anos
anteriores e no início do ano. Para que tenham uma assimilação melhor desses
conceitos segue links abaixo:
Atividade 3
– Figuras de linguagem:
No Caderno do Aluno (páginas 97 e 98),
relembre o uso das figuras de linguagem metáfora e personificação e responda à
questão L.
Faça uma simples pesquisa sobre o que tem em
comum as figuras de linguagem personificação e prosopopeia.
Atividade 4
– Leitura de imagens:
Ainda no Caderno do Aluno responda à questão
a respeito da leitura de imagens (página 98 e 99).
Atividade 5 –
Produção:
Com base nas aulas anteriores e no gênero
abordado, faça um conto se utilizando das imagens apresentadas pelo Caderno do
Aluno. Escreva em uma folha separada para entregar quando for solicitada.
Atividade 6 –
Pesquisa:
Faça uma pesquisa detalhada sobre Lusofonia,
escreva em uma folha separada para entregar.
Observação: Não se esqueçam de alimentar seu
diário de bordo.
Referências
bibliográficas
Governo do Estado de SP. Caderno
Aprender Sempre, 2020.
São Paulo faz escola. Caderno
do Aluno 2020.
Língua Portuguesa – 1º
ano A e B - 24/03/2020
Professora: Angela
Habilidade: (EM13LP45) - Analisar, discutir,
produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local
ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens
multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de
opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e
apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros
próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts
culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa
o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor,
vlogueiro e booktuber, entre outros.
Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de
estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
Atividade 1 - Pesquisa:
Faça
uma pesquisa com base em duas notícias sobre Coronavírus, com fontes distintas,
ou seja, diferentes e as registre no seu caderno (não esqueça da data e fonte
de onde as encontrou).
Atividade 2 - Análise da estrutura do gênero notícia:
No seu “Caderno do aluno” (página 90), preencha
o quadro com as informações solicitadas a respeito das notícias pesquisadas.
Atividade 3
- Etapas da construção do gênero notícia:
No seu “Caderno do Aluno” (página 91), inicie
a construção da sua própria notícia, preenchendo o quadro com os elementos constitutivos,
ou seja, necessários para o gênero notícia.
Atividade 4 - Produção:
No seu caderno registre a sua notícia, numa
linguagem formal, clara e objetiva.
Atividade 5 - Prática de escrita:
DIÁRIO
DE BORDO – Em primeira pessoa, a cada dois ou três dias, você irá relatar
reflexões, opiniões, sentimentos, imagens, desenhos, notícias ou informações a
respeito do que está acontecendo. Separe uma matéria para a construção do seu
diário, registre a data de cada dia que escrever, para quando voltar, ser
compartilhado com a turma. Capriche.
Referências
bibliográficas:
São Paulo Faz
Escola. Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Comunicado COPED
- Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua Portuguesa,
17 de março de 2020.
Língua Portuguesa – 1º
ano A e B - 30/03/2020
Professora:
Angela de Araujo Cunegundes
Habilidade: (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de
diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a
manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a
múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política
e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para
experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela
literatura.
Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de
estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
Atividade 1
- Pesquisa:
Faça
uma pesquisa sobre o gênero conto e registre no seu caderno.
Atividade 2 -
Leitura:
No seu “Caderno do aluno” (página 92 à 95), faça
a leitura do conto “Ideias de canário” do autor Machado de Assis.
No seu caderno faça um resumo do conto.
Atividade 4 -
Questionário:
No seu “Caderno do aluno” (página 95 à 97 –
da letra A à K), responda as questões de acordo com o que é solicitado a
respeito do conto.
Atividade 5
- Prática de escrita:
DIÁRIO
DE BORDO – continue registrando seus relatos, reflexões, opiniões, sentimentos,
imagens, desenhos, notícias ou informações a respeito do que está acontecendo. Também
registre se você está tendo dificuldades para estudar a distância. Capriche.
Referências
bibliográficas:
São Paulo Faz
Escola. Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Comunicado COPED
- Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua Portuguesa,
17 de março de 2020.
Comentários
Postar um comentário