2ANO A/B/C ED. FÍSICA
2ANO A/B/C FÍSICA
Atividade de Educação Física
11-05-20
04-05-20
27-04-20
24-03-20
Professora: Ivonete
Habilidade :Ginástica de academia.
Referências Bibliográficas:
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Educação Física, Caderno do Aluno e do Professor. 1º Bimestre. 2020.
30/04/20
Atividade de Educação Física – Semana 20 a 24
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio
Habilidade (s) identificar os princípios que regem a
elaboração de um programa de musculação.
Relacionar diferentes aplicações para a prática da musculação. Identificar os
diferentes tipos de hipertrofia.
Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto à
prática da musculação na infância e na adolescência. Discriminar possíveis benefícios e recomendações
quanto à prática da musculação por adultos idosos
Habilidade (s) recuperação: Perceber a
associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza.
Relacionar os significados e os sentidos propostos pelas mídias às próprias
experiências do Se-Movimentar na ginástica.
Analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da
ginástica.
Habilidade (s) estruturantes: Relacionar tipos e características de atividades
físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e
efeitos sobre o sistema.
Passo 1: Atividade
(s): 1º Momento- Fazer uma pesquisar
Passo 2: Atividade (s): 2º Momento- Responda as questões em
seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física e em uma folha
a parte entregar na escola ou enviar por e-mail da professora, em anexo abaixo
as atividades de recuperação.
1-
Faça uma pesquisa
sobre os programas de exercício utilizados da musculação
2-
Descreva 6
exercícios aplicados na musculação sendo 3 para membros superiores e 3 para
membros inferiores.
3-
Quais os riscos e
benefícios que podem haver na pratica de musculação na infância e na
adolescência?
4-
Quais os benefícios
da musculação na melhor idade (idosos).
5- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO: ESTA ATIVIDADE
DEVERÁ SER FEITA EM FOLHA A PARTE E ENTREGUE NA ESCOLA OU ENVIADA POR EMAIL,
ANEXO ABAIXO.
Pesquisar sobre a influência da mídia entre a ginastica e os padrões de
beleza
Faça uma análise crítica dos produtos e mensagens expostas na mídia para
ginastica
Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física caderno
do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Professora: Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com
Atividade de Educação Física – Semana 13 a 17
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C - série do ensino médio
Habilidade (s):
Identificar, reconhecer, relacionar
Atividade (s): 1º Momento
Passo 1:
Ler as questões
Passo 2: Responder em uma
folha a parte as perguntas abaixo. Tem que copiar as questões na folha que pode
ser envida por E –mail, anexo abaixo, ou por foto no WhatsApp e ainda levar até
a escola no horário programado para entrega de atividades.
1.
Fale sobre os jogos
de rebater?
2.
Fale sobre o
Futevôlei?
3 . Quais as regras do Futevôlei?
4 . O que é tênis de mesa? E quais são suas
regras?
5 . Quais as principais diferenças entre tênis de
me e tênis de quadra?
6. para que possamos promover um bom estilo de
vida o que é necessário?
7. fale sobre a capacidade Aeróbica
8. fale sobre a capacidade Anaeróbica
9 . Resistencia Muscular
10. E quais são os
efeitos negativos da pratica de exercícios em excesso?
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Profª Ivonete – E-mail para contato ia3augustluf@gmail.com
Atividade de Educação Física – 06 a 10/07
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio
Habilidade (s):
Identificar e reconhecer os efeitos do treinamento físico sobre os sistemas
orgânicos. Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios
físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os
sistemas orgânicos.
Habilidade (s): Estruturante (s): Identificar
alguns princípios técnicos e táticos na prática da modalidade individual
trabalhada no bimestre.
Habilidade de
Recuperação: Reconhecer a participação nas ginásticas como possibilidades do
Se-Movimentar. Identificar interesses e motivações envolvidos na prática dos
diversos tipos e formas de ginástica.
Identificar as tendências das ginásticas de academia nas suas relações
com o contexto histórico e os interesses mercadológicos.
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: realizar a
leitura da apostila páginas 136 e 137 e realize a atividade de 1- falando sobre
saúde e treinamento
Passo 2: realizar a
atividade avaliativa.
Passo 3:
realizar atividade de Recuperação.
2-
ATIVIDADE AVALIATIVA
1-
Como se comporta uma torcida em uma partida de
tênis de quadra?
2-
Quais as técnicas básicas do tênis de mesa e tênis
de quadra? Tem alguma semelhança?
3-
Cite 4 regras do tênis de dupla
4-
Quais a as semelhanças e diferenças dos tênis de
mesa, de quadra e dupla
5-
Fala sobre a diferença de gênero nestas modalidades
6-
Desenhe uma quadra de tênis ou faça um recorde com
as demarcações de pontos
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
Fale sobre os benefícios da ginastica
para que tenhamos um bom condicionamento físico
Quais as ginastica de academia que
você conhece.
O que é ginastica aeróbica e
anaeróbica
Para que serve a musculação
Quais
o interesse mercadológico que a ginastica traz.
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 2º Bimestre .2020.
Professora Ivonete. Para tirar dúvidas e
enviar atividade para o e-mail ia3augustluf@gmail.com
Atividade de Educação Física - 29/06/20 a 03/07/20
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C série do ensino médio
Atividade (s): Tênis
em dupla
Habilidade (s): Respeitar
as diferenças de gênero nas experiências do Se-Movimentar no esporte.
Identificar as expectativas de desempenho relacionadas ao gênero no esporte e
formas de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática do
esporte. Relacionar informações e
conhecimentos sobre esporte e diferenças de gênero nas experiências do Se-Movimentar,
para construir argumentação consistente e coerente na fundamentação do seu
ponto de vista..
1º Momento
Atividade (s):1 º
momento
Passo 1: Ler o texto anexo
Passo 2:
Após ler o texto, realize a atividade proposta, responda as questões em seu
caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
Atividade (s):1 º
momento
Passo 1: Ler o texto anexo
Passo 2:
Após ler o texto, realize a atividade proposta, responda as questões em seu
caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
No filme “A guerra dos sexos”, recentemente
em cartaz em São Paulo, a tenista Billie Jean King, estrela do tênis nos anos
70, aceita o desafio do ex-campeão de Wimbledon Bobby Riggs para uma partida. A
“batalha dos sexos” atrai a atenção de público e mídia, diante do inusitado do
acontecimento.
Ao contrário da expectativa geral, a
norte-americana venceu o duelo, dando um passo importante na afirmação do tênis
feminino no circuito internacional.
Foram vitórias significativas, mas a luta
pela igualdade de gêneros nas quadras ainda está longe do tie-break. Quase 45
anos depois, a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) deu mais um passo
grande rumo ao atraso ao promover um sorteio sexista para os grupos do Next Gen
Finals, que reúne os oito melhores tenistas até 21 anos da temporada.
Cada tenista escolhia uma modelo, que
levantava o vestido para mostrar em que grupo o jogador estaria inserido na
competição. A Red Bull, patrocinadora do evento pediu desculpas públicas e
qualificou o episódio como “inaceitável”.
Deslizes assim têm se repetido. Há dois
anos, Caroline Wozniacki, ex-número 1 do mundo, reclamou da organização do
Torneio de Wimbledon. A dinamarquesa ficou contrariada pelo fato de a quadra
central ser reservada quase que exclusivamente para os jogos no masculino.
Mesmo sendo um dos esportes que mais cedo
equiparou os prêmios para homens e mulheres, o tênis mostra que a busca pela
igualdade ainda está longe do match point.
Construa um texto falando da diferença de
gênero no esporte, para isso pode utilizar se de pesquisa.
Playvolume00:00/00:40maquinadoesporteTruvidfullScreen
Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Profª Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com,
para qualquer dúvida.
Atividade de Educação Física - 22/06/20 a 26/06/20
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C série do ensino médio
Atividade (s):
1º Momento
Passo 1: assista ao 1- vídeo
Passo 2: assista o 2- vídeo e responder à questão abaixo
em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
Arquivo de vídeo, 1
https://youtu.be/u_g5mtkkr60, 2 https://youtu.be/RgGzTQWpj6U anexo, caderno,
lápis e borracha.
Habilidade: Apreciar e analisar uma
sequência de golpes em uma partida de tênis quadra, compreender as técnicas e
táticas utilizadas no tênis de quadra.
- Quais golpes
utilizados pelos atletas no videio 2 você identificou?
- Qual os mais utilizados pelos atletas?
3 . Faça uma
raquete de material reciclado, ou se você tiver alguma semelhante e simule uma
partida de tênis com algum familiar tire fotos ou filme e mande para WhatsApp
do grupo.
Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
Profª Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com,
para qualquer dúvida.
Atividade de Educação Física – Semana 15/06 a 19/06
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio
Habilidade (s):
entender e aprender a técnica de saque do tênis de mesas.
Atividade (s): 1º Momento
Passo 1:
Assistir ao vídeo
Passo 2: Após assistir ao
vídeo faça a atividade proposta em seu caderno na divisória destinada à
disciplina Educação Física.
Responda as
questões:
1 – Qual a origem do tênis de mesa
2 –Descreva alguma característica de diferenciam do
tênis de mesa
3- Quais os principais atletas do Brasil nesta
categoria
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Profª: Ivonete – Email – ia3augustluf@gmail.com,
para qualquer duvida.
Atividade de Educação Física – 26/05 a 29/05
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C - série do ensino médio
Habilidade
(s): Identificar alguns princípios e reconhecer atividades que expressam e
utilizam acessórios de rebater
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: assistir ao vídeo aula. https://youtu.be/0LUxoKFg33Y
Passo 2: Após assistirem o vídeo faça a pesquisa em seu caderno na
divisória destinada à disciplina Educação Física.
- Pesquise
uma atividade que utilize raquete que não seja o tênis?
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º
Bimestre 2020.
Profª Ivonete – E-mail para contato ia3augustluf@gmail.com
Atividade de Educação Física
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C - série do ensino médio
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: ler o texto e assistir ao videio htt://youtu.be/u_g5mtkkr60
Passo 2: Após ler o texto e assistir o vídeo faça a pesquisa pedia abaixo responder as
questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
A
origem do Tênis a partir de Jeu de Paume
Não se sabe aonde ao certo surgiu o
tênis, a França estabeleceu as bases reais do jogo com o surgimento do
"jeu de paume" (jogo da palma), no final do século XII e início do
XIII.
No tênis primitivo as raquetes não eram empregadas. Os jogadores usavam as mãos nuas e depois optaram por usar luvas. No século XIV, já havia jogadores que usavam um utensílio de madeira em forma de pá, conhecido como "battoir" e que mais tarde recebeu um cabo e também as cordas trançadas. Uma invenção italiana.
Com o tempo, o tênis deixou de ser jogado com a bola contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o "longue-paume", que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado. Mais tarde apareceu o "court-paume", disputado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e exigindo uma superfície menor para sua prática.
Muitos reis da França tinham no "jeu de paume" . O rei Luís XI decretou"que a bola de tênis teria uma fabricação específica: com um couro especialmente escolhido, contendo chumaço de lã comprimida. O rei Luís XII (1498 a 1515) pediu a um francês de nome Guy Forbert para codificar as primeiras regras e regulamentos e fez construir em Orleans, cidade onde tinha o seu palácio, nada menos que 40 quadras.
No tênis primitivo as raquetes não eram empregadas. Os jogadores usavam as mãos nuas e depois optaram por usar luvas. No século XIV, já havia jogadores que usavam um utensílio de madeira em forma de pá, conhecido como "battoir" e que mais tarde recebeu um cabo e também as cordas trançadas. Uma invenção italiana.
Com o tempo, o tênis deixou de ser jogado com a bola contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o "longue-paume", que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado. Mais tarde apareceu o "court-paume", disputado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e exigindo uma superfície menor para sua prática.
Muitos reis da França tinham no "jeu de paume" . O rei Luís XI decretou"que a bola de tênis teria uma fabricação específica: com um couro especialmente escolhido, contendo chumaço de lã comprimida. O rei Luís XII (1498 a 1515) pediu a um francês de nome Guy Forbert para codificar as primeiras regras e regulamentos e fez construir em Orleans, cidade onde tinha o seu palácio, nada menos que 40 quadras.
Regras do Tênis
No tênis, cada competidor disputa a
partida com uma raquete, usada com o fim de rebater a bolinha para o outro lado
da quadra, que pode ser aberta ou coberta. As partidas podem ser individuais ou
em dupla.
A quadra é sempre marcada com linhas brancas e tem 23,8 m de cumprimento, sendo dividida ao meio. No centro, uma rede de 0,9 m de altura divide os lados. Nas partidas de simples, a largura da rede é de 8,2 m, enquanto que nas partidas de duplas a rede possui 11 m de largura. As disputas no masculino podem ser em melhor de três ou cinco sets, dependendo do torneio. No feminino é sempre em melhor de três.
Vence o tenista que alcançar seis games primeiro em cada set. Se o jogo estiver empatado em 5 a 5, ganha quem chegar a 7. Se houver empate em 6 a 6, a partida vai para o tie-break. A pontuação de cada game é a seguinte: zero, 15, 30, 40 e game.
Marca ponto o tenista que fazer com que o seu adversário não consiga alcançar a bola ou rebata-a para fora ou na rede.
A quadra é sempre marcada com linhas brancas e tem 23,8 m de cumprimento, sendo dividida ao meio. No centro, uma rede de 0,9 m de altura divide os lados. Nas partidas de simples, a largura da rede é de 8,2 m, enquanto que nas partidas de duplas a rede possui 11 m de largura. As disputas no masculino podem ser em melhor de três ou cinco sets, dependendo do torneio. No feminino é sempre em melhor de três.
Vence o tenista que alcançar seis games primeiro em cada set. Se o jogo estiver empatado em 5 a 5, ganha quem chegar a 7. Se houver empate em 6 a 6, a partida vai para o tie-break. A pontuação de cada game é a seguinte: zero, 15, 30, 40 e game.
Marca ponto o tenista que fazer com que o seu adversário não consiga alcançar a bola ou rebata-a para fora ou na rede.
A bola só pode quicar uma vez na
quadra antes de o tenista rebatê-la.
Para que
possamos conhecer um pouco mais sobre a modalidade tênis e como ele chegou no
Brasil, faça
uma pesquisa sobre a origem do tênis no Brasil.
Bibliografia:
Internet. Texto – Secretaria de Educação do
Paraná
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Professora: Ivonete – email para contato- ia3augustluf@gmail.com
11-05-20
Atividade de Educação Física
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C - série do ensino médio
Atividade (s): 1º
momento
Passo 1: Ler o texto.
Passo 2: Após ler o texto responda as questões em seu
caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
Você irá vivenciar
outro objetivo de conhecimento> mídias e ginasticas. Será importante que
você aprenda a reconhecer e associar a influência das mídias nas ginásticas
ditando os padrões de beleza na sociedade, formando opinião sobe os produtos e
mensagens divulgados por esses veículos.
Mídias: A busca pelo corpo magro,
hipertrofiado, ideal ou perfeito por parte de algumas meninas e meninos
movimenta um grande mercado que promete tomar o corpo de seus consumidores
igual ao dos modelos que anunciam seus produtos. Desse mercado participam a
indústria de alimentos dietéticos, e de equipamentos esportivos, a de
cosméticos, as academias, as clinicas de cirurgia plástica etc. Esse é o
chamado “mercado do corpo”, que não teria um apelo tão grande sem a ajuda da
mídia. Você já deve ter notado que em revista, na internet e na televisão
sempre aparece homens e mulheres “ perfeitas” e que, de maneira implícita ou
declarada, há uma censura a aquele s que estão fora do padrão de beleza.
Com base nas informações anteriores e nos seus
conhecimentos, responda e seu caderno:
- O que os diferentes meios de
comunicação propõem ou prometem em relação á ginastica?
- A ginastica pode ter outros objetivos
além dos veiculados pela mídia? Quais?
- Você acredita nas promessas feitas
pelo “ mercado do corpo” e pela mídia? Por quê?
- Há hoje em dia, um confronto nas
mídias televisivas X mídias de redes sociais. As mídias relacionadas ás
praticas físicas e seus produtos também perceberam essa mudança.
a)
Onde se encontram
as maiores propagandas relacionada a exercícios físicos de academia?
b)
Nessas redes
sociais, quais se destacam mais na propaganda de exercícios de academias?
c)
Por que, hoje em
dia, a mídias televisiva aberta já não é tão mais atrativa aos olhos dos
patrocinadores em expor seus produtos.
2º momento:
Faça uma pesquisa em jornais, revistas,
aplicativos, sites ou na TV a respeito de matérias ou propagandas sobre a
ginastica e identifique, no material coletado, as respostas para as questões
apresentadas a seguir:
a)
Quais são os
objetivos propostos e os efeitos prometidos nas práticas oferecidas?
b)
Os exercícios são
destinados a homens, mulheres ou ambos?
c)
Quais são as
características físicas das pessoas que aparecem nas imagens?
d)
Qual é o tempo
proposto para que as pessoas alcancem o resultado pretendido?
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do
Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do
aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Professora: Ivonete, qualquer dúvida mandar para o
endereço de e-mail: ia3augustluf@gmail.com
Primeira Atividade avaliativa de Educação Física
Entregar na escola no dia 12/05
Horário: 10:00hs as 15:00hs
Instruções: Em uma folha separada, faça um cabeçalho conforme o
exemplo abaixo e responda as questões:
Ex:
Nome:
Data:
Professora: Ivonete dos Anjos
Atividade de Educação Física
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio
Recurso (s): vídeos
https://www.youtube.com/watch?V= NvT_aVye_Vo
Atividade (s): 1º passo: Assista o vídeo
2º passo: escolha
três atividades de academias
3º passo:
descrever três tipos de atividade de academia no quadro abaixo.
Tipos de atividades física
|
Quem pode praticar (publico)
|
Frequência
|
Capacidade física / benefícios
|
Intensidade
da
aula
|
Objetivo ou motivação para a prática
|
04-05-20
Atividade de Educação Física
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: Assistir ao vídeo de pilotes e pesquisar sobre
crossfit
Passo 2: Após assistir ao vídeo e fazer a pesquisa. Responda as questões em seu caderno na
divisória destinada à disciplina Educação Física.
1-
Quais a capacidade
física que você identifica no vídeo de pilotes?
2-
Um repositor em um
supermercado tem que retirar algumas caixas do deposito, qual capacidade física
ele utiliza para carregar as caixas?
3-
Uma ginasta em sua
apresentação de solo saltos e giros e aberturas, quais capacidades ela utiliza
em sua apresentação?
Atividade (s): 2ºmomento
Descreva que capacidades físicas você desenvolve com as tarefas do seu
dia a dia?
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da
Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno
do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
27-04-20
Atividade de
Educação Física
Professora : Ivonete
Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação
Física
Turma: 2º A e B C- série do ensino médio
Atividade
(s): 1º Momento
Passo
1:
Realizar a leitura do texto
Passo 2: Após a
leitura do texto responda as questões em seu caderno na divisória destinada à
disciplina Educação Física
GINASTICA
A ginastica
desenvolve-se a partir dos exercícios físicos realizados na preparação dos
soldados da Grécia Antiga, porém atualmente outras funções são atribuídas a
ela, com caráter de competição ou não, como as de manutenção das capacidades
físicas, de condicionamento físico e mental, laboral entre outras.
Desenvolveram-se nas academias no Brasil a partir da década de 1980, mas podem
também ser realizadas em outros lugares. Nosso primeiro objetivo de
conhecimento será a Ginastica de Condicionamento Físico.
- Quais os tipos de ginastica de academia você
conhece ou pratica?
- Que tipo de modalidades de academia você
conhece?
- Você já praticou algum tipo de ginastica de
academia? Qual?
- Posso praticar modalidades de academia em
outros lugares? Quais lugares
- A ginastica de academia pode ser adaptada? De
um exemplo
Bibliografia:
Internet.
São
Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São
Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
24-03-20
Professora: Ivonete
Habilidade :Ginástica de academia.
No ambiente escolar necessitamos nos preparar para aprender, sentar de forma adequada que nos proporcione comodidade e conforto, a necessidade dos materiais escolares, etc. Para desenvolver uma atividade física necessitamos preparar nossa musculatura para receber certos tipos de esforço, pensando nisso proponho que os alunos pesquisem e escrevam exercícios de alongamento para o desenvolvimento da ginastica aeróbica para os membros inferiores e superiores.
Referências Bibliográficas:
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Educação Física, Caderno do Aluno e do Professor. 1º Bimestre. 2020.
30/04/20
HABILIDADE
GINASTICA DE ACADEMIA 2º ANO ENSINO
MEDIO
Entende-se por aptidão física a capacidade de realizar
esforços, sejam do trabalho, do lazer, da vida diária ou esportivos. Durante o
envelhecimento sedentário ocorre diminuição progressiva da aptidão física, o
que pode prejudicar a realização dos esforços da vida diária, comprometimento
da independência e da qualidade de vida.
A capacidade de realizar esforços é dependente das
qualidades de aptidão física, todas determinantes pela genética individual, mas
que podem ser aprimoradas em maior ou menor grau pelo treinamento físico.
Uma classificação simples e didática das qualidades de
aptidão física será utilizada:
- Destreza é a capacidade de coordenar adequadamente os
movimentos.
- Flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos
amplos nas articulações.
- Velocidade é a capacidade de realizar movimentos
rápidos.
- Força é a capacidade de prolongar esforços.
- Potência é uma associação de força com velocidade e
resistência.
- Potência instantânea ou explosiva é uma associação de
força com velocidade.
Um princípio do treinamento esportivo comprovado pela
prática propõe que quando associamos musculação como exercícios aeróbicos e com
treinamento de flexibilidade conseguimos conseguimos desenvolver ao máximo
todas as qualidades de aptidão física.
Esse princípio do treinamento passou também a orientar as
recomendações de exercícios para as populações e não é possível negar que é bom
desenvolver todas as qualidades de aptidão e associar diversos estímulos salutares.
No entanto, é preciso considerar que existem situações em que não é possível ou
não é adequado realizar esses três tipos de exercícios.
Partido do trabalho de pesquisa sobre ginastica de
academia e de ginastica aeróbia, responda.
Quando a pessoa
não pode realizar exercícios aeróbicos, treinamento de flexibilidade e
musculação?
Referência bibliográfica
– Santarém, José
Maria, 2012, Musculação em todas as idades.
Comentários
Postar um comentário