2ANO A/B/C ED. FÍSICA

2ANO A/B/C FÍSICA


Atividade de Educação Física – Semana 20 a 24
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio

Habilidade (s) identificar os princípios que regem a elaboração de um programa de musculação.  Relacionar diferentes aplicações para a prática da musculação. Identificar os diferentes tipos de hipertrofia.  Discriminar possíveis riscos, benefícios e recomendações quanto à prática da musculação na infância e na adolescência.   Discriminar possíveis benefícios e recomendações quanto à prática da musculação por adultos idosos
Habilidade (s) recuperação: Perceber a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza. Relacionar os significados e os sentidos propostos pelas mídias às próprias experiências do Se-Movimentar na ginástica.  Analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica.
Habilidade (s) estruturantes: Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre o sistema. 

Passo 1: Atividade (s): 1º Momento- Fazer uma pesquisar
Passo 2: Atividade (s): 2º Momento- Responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física e em uma folha a parte entregar na escola ou enviar por e-mail da professora, em anexo abaixo as atividades de recuperação.
1-      Faça uma pesquisa sobre os programas de exercício utilizados da musculação
2-      Descreva 6 exercícios aplicados na musculação sendo 3 para membros superiores e 3 para membros inferiores.
3-      Quais os riscos e benefícios que podem haver na pratica de musculação na infância e na adolescência?
4-      Quais os benefícios da musculação na melhor idade (idosos).
5-      ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER FEITA EM FOLHA A PARTE E ENTREGUE NA ESCOLA OU ENVIADA POR EMAIL, ANEXO ABAIXO.
Pesquisar sobre a influência da mídia entre a ginastica e os padrões de beleza
Faça uma análise crítica dos produtos e mensagens expostas na mídia para ginastica



Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.

Professora: Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com





Atividade de Educação Física – Semana 13 a 17
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C   - série do ensino médio

Habilidade (s): Identificar, reconhecer, relacionar
Atividade (s): 1º Momento
Passo 1: Ler as questões
Passo 2: Responder em uma folha a parte as perguntas abaixo. Tem que copiar as questões na folha que pode ser envida por E –mail, anexo abaixo, ou por foto no WhatsApp e ainda levar até a escola no horário programado para entrega de atividades.

1.      Fale sobre os jogos de rebater?
2.      Fale sobre o Futevôlei?
3 .  Quais as regras do Futevôlei?
4 .  O que é tênis de mesa? E quais são suas regras?
5 .  Quais as principais diferenças entre tênis de me e tênis de quadra?
6.   para que possamos promover um bom estilo de vida o que é necessário?
7.   fale sobre a capacidade Aeróbica
8.   fale sobre a capacidade Anaeróbica
9 .  Resistencia Muscular
10. E quais são os efeitos negativos da pratica de exercícios em excesso?


Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Profª Ivonete – E-mail para contato ia3augustluf@gmail.com






Atividade de Educação Física – 06 a 10/07
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio

Habilidade (s): Identificar e reconhecer os efeitos do treinamento físico sobre os sistemas orgânicos. Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos.

Habilidade (s): Estruturante (s): Identificar alguns princípios técnicos e táticos na prática da modalidade individual trabalhada no bimestre.

Habilidade de Recuperação: Reconhecer a participação nas ginásticas como possibilidades do Se-Movimentar. Identificar interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos e formas de ginástica.  Identificar as tendências das ginásticas de academia nas suas relações com o contexto histórico e os interesses mercadológicos.

Atividade (s): 1º momento
Passo 1: realizar a leitura da apostila páginas 136 e 137 e realize a atividade de 1- falando sobre saúde e treinamento
Passo 2: realizar a atividade avaliativa.
Passo 3: realizar atividade de Recuperação.
2- ATIVIDADE AVALIATIVA
1-      Como se comporta uma torcida em uma partida de tênis de quadra?
2-      Quais as técnicas básicas do tênis de mesa e tênis de quadra? Tem alguma semelhança?
3-      Cite 4 regras do tênis de dupla
4-      Quais a as semelhanças e diferenças dos tênis de mesa, de quadra e dupla
5-      Fala sobre a diferença de gênero nestas modalidades
6-      Desenhe uma quadra de tênis ou faça um recorde com as demarcações de pontos

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
Fale sobre os benefícios da ginastica para que tenhamos um bom condicionamento físico
Quais as ginastica de academia que você conhece.
O que é ginastica aeróbica e anaeróbica
Para que serve a musculação
Quais o interesse mercadológico que a ginastica traz.


 Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 2º Bimestre .2020.
Professora Ivonete. Para tirar dúvidas e enviar atividade para o e-mail ia3augustluf@gmail.com







Atividade de Educação Física - 29/06/20 a 03/07/20            
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C série do ensino médio

 Atividade (s): Tênis em dupla
Habilidade (s): Respeitar as diferenças de gênero nas experiências do Se-Movimentar no esporte. Identificar as expectativas de desempenho relacionadas ao gênero no esporte e formas de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática do esporte.  Relacionar informações e conhecimentos sobre esporte e diferenças de gênero nas experiências do Se-Movimentar, para construir argumentação consistente e coerente na fundamentação do seu ponto de vista..
 1º Momento

Atividade (s):1 º momento
Passo 1: Ler o texto anexo
Passo 2: Após ler o texto, realize a atividade proposta, responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
Atividade (s):1 º momento
Passo 1: Ler o texto anexo
Passo 2: Após ler o texto, realize a atividade proposta, responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
No filme “A guerra dos sexos”, recentemente em cartaz em São Paulo, a tenista Billie Jean King, estrela do tênis nos anos 70, aceita o desafio do ex-campeão de Wimbledon Bobby Riggs para uma partida. A “batalha dos sexos” atrai a atenção de público e mídia, diante do inusitado do acontecimento.
Ao contrário da expectativa geral, a norte-americana venceu o duelo, dando um passo importante na afirmação do tênis feminino no circuito internacional.
Foram vitórias significativas, mas a luta pela igualdade de gêneros nas quadras ainda está longe do tie-break. Quase 45 anos depois, a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) deu mais um passo grande rumo ao atraso ao promover um sorteio sexista para os grupos do Next Gen Finals, que reúne os oito melhores tenistas até 21 anos da temporada.
Cada tenista escolhia uma modelo, que levantava o vestido para mostrar em que grupo o jogador estaria inserido na competição. A Red Bull, patrocinadora do evento pediu desculpas públicas e qualificou o episódio como “inaceitável”.  
Deslizes assim têm se repetido. Há dois anos, Caroline Wozniacki, ex-número 1 do mundo, reclamou da organização do Torneio de Wimbledon. A dinamarquesa ficou contrariada pelo fato de a quadra central ser reservada quase que exclusivamente para os jogos no masculino.
Mesmo sendo um dos esportes que mais cedo equiparou os prêmios para homens e mulheres, o tênis mostra que a busca pela igualdade ainda está longe do match point. 
Construa um texto falando da diferença de gênero no esporte, para isso pode utilizar se de pesquisa. 
Playvolume00:00/00:40maquinadoesporteTruvidfullScreen


Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Profª Ivonete  E-mail ia3augustluf@gmail.com, para qualquer dúvida.






Atividade de Educação Física - 22/06/20 a 26/06/20            
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C série do ensino médio Atividade (s):
 1º Momento
Passo 1: assista ao 1- vídeo
Passo 2: assista o 2- vídeo e responder à questão abaixo em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
Arquivo de vídeo, 1 https://youtu.be/u_g5mtkkr60, 2 https://youtu.be/RgGzTQWpj6U anexo, caderno, lápis e borracha.
Habilidade: Apreciar e analisar uma sequência de golpes em uma partida de tênis quadra, compreender as técnicas e táticas utilizadas no tênis de quadra.

  1. Quais golpes utilizados pelos atletas no videio 2 você identificou?
  2. Qual os mais utilizados pelos atletas?
3 . Faça uma raquete de material reciclado, ou se você tiver alguma semelhante e simule uma partida de tênis com algum familiar tire fotos ou filme e mande para WhatsApp do grupo.



Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
Profª Ivonete  E-mail ia3augustluf@gmail.com, para qualquer dúvida.






Atividade de Educação Física – Semana 15/06 a 19/06
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio

Habilidade (s): entender e aprender a técnica de saque do tênis de mesas.

Atividade (s): 1º Momento
Passo 1: Assistir ao vídeo


Passo 2: Após assistir ao vídeo faça a atividade proposta em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
 Responda as questões:
1 – Qual a origem do tênis de mesa
2 –Descreva alguma característica de diferenciam do tênis de mesa
3- Quais os principais atletas do Brasil nesta categoria

Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Profª: Ivonete – Email – ia3augustluf@gmail.com, para qualquer duvida.











Atividade de Educação Física – 26/05 a 29/05
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C - série do ensino médio


Habilidade (s): Identificar alguns princípios e reconhecer atividades que expressam e utilizam acessórios de rebater
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: assistir ao vídeo aula. https://youtu.be/0LUxoKFg33Y

Passo 2: Após assistirem o vídeo faça a pesquisa em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.


  1. Pesquise uma atividade que utilize raquete que não seja o tênis?

Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
Profª Ivonete – E-mail para contato ia3augustluf@gmail.com



Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A  B  C - série do ensino médio


Atividade (s): 1º momento
Passo 1: ler o texto e assistir ao videio htt://youtu.be/u_g5mtkkr60
Passo 2: Após ler o texto e assistir o vídeo  faça a pesquisa pedia abaixo responder as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
A origem do Tênis a partir de Jeu de Paume
Não se sabe aonde ao certo surgiu o tênis, a França estabeleceu as bases reais do jogo com o surgimento do "jeu de paume" (jogo da palma), no final do século XII e início do XIII.
No tênis primitivo as raquetes não eram empregadas. Os jogadores usavam as mãos nuas e depois optaram por usar luvas. No século XIV, já havia jogadores que usavam um utensílio de madeira em forma de pá, conhecido como "battoir" e que mais tarde recebeu um cabo e também as cordas trançadas.  Uma invenção italiana.
Com o tempo, o tênis deixou de ser jogado com a bola contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o "longue-paume", que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado. Mais tarde apareceu o "court-paume", disputado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e exigindo uma superfície menor para sua prática.
Muitos reis da França tinham no "jeu de paume" . O rei Luís XI decretou"que a bola de tênis teria uma fabricação específica: com um couro especialmente escolhido, contendo chumaço de lã comprimida.  O rei Luís XII (1498 a 1515) pediu a um francês de nome Guy Forbert para codificar as primeiras regras e regulamentos e fez construir em Orleans, cidade onde tinha o seu palácio, nada menos que 40 quadras.

 Regras do Tênis
No tênis, cada competidor disputa a partida com uma raquete, usada com o fim de rebater a bolinha para o outro lado da quadra, que pode ser aberta ou coberta. As partidas podem ser individuais ou em dupla.
A quadra é sempre marcada com linhas brancas e tem 23,8 m de cumprimento, sendo dividida ao meio. No centro, uma rede de 0,9 m de altura divide os lados. Nas partidas de simples, a largura da rede é de 8,2 m, enquanto que nas partidas de duplas a rede possui 11 m de largura. As disputas no masculino podem ser em melhor de três ou cinco sets, dependendo do torneio. No feminino é sempre em melhor de três.
Vence o tenista que alcançar seis games primeiro em cada set. Se o jogo estiver empatado em 5 a 5, ganha quem chegar a 7. Se houver empate em 6 a 6, a partida vai para o tie-break. A pontuação de cada game é a seguinte: zero, 15, 30, 40 e game.
Marca ponto o tenista que fazer com que o seu adversário não consiga alcançar a bola ou rebata-a para fora ou na rede.
A bola só pode quicar uma vez na quadra antes de o tenista rebatê-la.
Para que possamos conhecer um pouco mais sobre a modalidade tênis e como ele chegou no Brasil, faça uma pesquisa sobre a origem do tênis no Brasil.





Bibliografia:
Internet. Texto – Secretaria de Educação do Paraná 
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.

Professora: Ivonete – email para contato- ia3augustluf@gmail.com



11-05-20


Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A  B  C - série do ensino médio


Atividade (s): 1º momento
Passo 1: Ler o texto.
Passo 2: Após ler o texto responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
Você irá vivenciar outro objetivo de conhecimento> mídias e ginasticas. Será importante que você aprenda a reconhecer e associar a influência das mídias nas ginásticas ditando os padrões de beleza na sociedade, formando opinião sobe os produtos e mensagens divulgados por esses veículos.

 Mídias: A busca pelo corpo magro, hipertrofiado, ideal ou perfeito por parte de algumas meninas e meninos movimenta um grande mercado que promete tomar o corpo de seus consumidores igual ao dos modelos que anunciam seus produtos. Desse mercado participam a indústria de alimentos dietéticos, e de equipamentos esportivos, a de cosméticos, as academias, as clinicas de cirurgia plástica etc. Esse é o chamado “mercado do corpo”, que não teria um apelo tão grande sem a ajuda da mídia. Você já deve ter notado que em revista, na internet e na televisão sempre aparece homens e mulheres “ perfeitas” e que, de maneira implícita ou declarada, há uma censura a aquele s que estão fora do padrão de beleza.
 Com base nas informações anteriores e nos seus conhecimentos, responda e seu caderno:

  1. O que os diferentes meios de comunicação propõem ou prometem em relação á ginastica?
  2. A ginastica pode ter outros objetivos além dos veiculados pela mídia? Quais?
  3. Você acredita nas promessas feitas pelo “ mercado do corpo” e pela mídia? Por quê?
  4. Há hoje em dia, um confronto nas mídias televisivas X mídias de redes sociais. As mídias relacionadas ás praticas físicas e seus produtos também perceberam essa mudança.
a)      Onde se encontram as maiores propagandas relacionada a exercícios físicos de academia?
b)      Nessas redes sociais, quais se destacam mais na propaganda de exercícios de academias?
c)      Por que, hoje em dia, a mídias televisiva aberta já não é tão mais atrativa aos olhos dos patrocinadores em expor seus produtos.
2º momento:
Faça uma pesquisa em jornais, revistas, aplicativos, sites ou na TV a respeito de matérias ou propagandas sobre a ginastica e identifique, no material coletado, as respostas para as questões apresentadas a seguir:
a)      Quais são os objetivos propostos e os efeitos prometidos nas práticas oferecidas?
b)      Os exercícios são destinados a homens, mulheres ou ambos?
c)      Quais são as características físicas das pessoas que aparecem nas imagens?
d)      Qual é o tempo proposto para que as pessoas alcancem o resultado pretendido?

Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Professora: Ivonete, qualquer dúvida mandar para o endereço de e-mail: ia3augustluf@gmail.com









Primeira Atividade avaliativa de Educação Física
Entregar na escola no dia 12/05
Horário: 10:00hs as 15:00hs
Instruções: Em uma folha separada, faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as questões:
Ex:
 Nome:
Data:
Professora: Ivonete dos Anjos




Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A  B  C- série do ensino médio



Recurso (s): vídeos https://www.youtube.com/watch?V= NvT­_aVye­_Vo




Atividade (s): 1º passo: Assista o vídeo
                          2º passo: escolha três atividades de academias
                          3º passo: descrever três tipos de atividade de academia no quadro abaixo.
Tipos de atividades física
Quem pode praticar (publico)

Frequência
Capacidade física / benefícios
Intensidade
 da aula

Objetivo ou motivação para a prática























04-05-20



Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A B C- série do ensino médio

Atividade (s): 1º momento
Passo 1: Assistir ao vídeo de pilotes e pesquisar sobre crossfit
Passo 2: Após assistir ao vídeo e fazer a pesquisa.  Responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.
1-      Quais a capacidade física que você identifica no vídeo de pilotes?
2-      Um repositor em um supermercado tem que retirar algumas caixas do deposito, qual capacidade física ele utiliza para carregar as caixas?
3-      Uma ginasta em sua apresentação de solo saltos e giros e aberturas, quais capacidades ela utiliza em sua apresentação?
Atividade (s): 2ºmomento
Descreva que capacidades físicas você desenvolve com as tarefas do seu dia a dia?

Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.









27-04-20


Atividade de Educação Física
 
Professora : Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 2º A e B  C- série do ensino médio

Atividade (s): 1º Momento
Passo 1: Realizar a leitura do texto
Passo 2: Após a leitura do texto responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
GINASTICA

 A ginastica desenvolve-se a partir dos exercícios físicos realizados na preparação dos soldados da Grécia Antiga, porém atualmente outras funções são atribuídas a ela, com caráter de competição ou não, como as de manutenção das capacidades físicas, de condicionamento físico e mental, laboral entre outras. Desenvolveram-se nas academias no Brasil a partir da década de 1980, mas podem também ser realizadas em outros lugares. Nosso primeiro objetivo de conhecimento será a Ginastica de Condicionamento Físico.

  1. Quais os tipos de ginastica de academia você conhece ou pratica?
  2. Que tipo de modalidades de academia você conhece?
  3. Você já praticou algum tipo de ginastica de academia? Qual?
  4. Posso praticar modalidades de academia em outros lugares? Quais lugares
  5. A ginastica de academia pode ser adaptada? De um exemplo
Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo

São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor  1º Bimestre .2020.


24-03-20

Professora: Ivonete

Habilidade :Ginástica de academia.


No ambiente escolar necessitamos nos preparar para aprender, sentar de forma adequada que nos proporcione comodidade e conforto, a necessidade dos materiais escolares, etc. Para desenvolver uma atividade física necessitamos preparar nossa musculatura para receber certos tipos de esforço, pensando nisso proponho que os alunos pesquisem e escrevam exercícios de alongamento para o desenvolvimento da ginastica aeróbica para os membros inferiores e superiores.

Referências Bibliográficas:

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Educação Física, Caderno do Aluno e do Professor. 1º Bimestre. 2020.


30/04/20



HABILIDADE GINASTICA DE ACADEMIA  2º ANO ENSINO MEDIO

Entende-se por aptidão física a capacidade de realizar esforços, sejam do trabalho, do lazer, da vida diária ou esportivos. Durante o envelhecimento sedentário ocorre diminuição progressiva da aptidão física, o que pode prejudicar a realização dos esforços da vida diária, comprometimento da independência e da qualidade de vida.
A capacidade de realizar esforços é dependente das qualidades de aptidão física, todas determinantes pela genética individual, mas que podem ser aprimoradas em maior ou menor grau pelo treinamento físico.
Uma classificação simples e didática das qualidades de aptidão física será utilizada:
- Destreza é a capacidade de coordenar adequadamente os movimentos.
- Flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos amplos nas articulações.
- Velocidade é a capacidade de realizar movimentos rápidos.
- Força é a capacidade de prolongar esforços.
- Potência é uma associação de força com velocidade e resistência.
- Potência instantânea ou explosiva é uma associação de força com velocidade.
Um princípio do treinamento esportivo comprovado pela prática propõe que quando associamos musculação como exercícios aeróbicos e com treinamento de flexibilidade conseguimos conseguimos desenvolver ao máximo todas as qualidades de aptidão física.
Esse princípio do treinamento passou também a orientar as recomendações de exercícios para as populações e não é possível negar que é bom desenvolver todas as qualidades de aptidão e associar diversos estímulos salutares. No entanto, é preciso considerar que existem situações em que não é possível ou não é adequado realizar esses três tipos de exercícios.
Partido do trabalho de pesquisa sobre ginastica de academia e de ginastica aeróbia, responda.
 Quando a pessoa não pode realizar exercícios aeróbicos, treinamento de flexibilidade e musculação?


Referência bibliográfica

 – Santarém, José Maria, 2012, Musculação em todas as idades.

Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem