2ANOS A/B/C ARTE

2ANO A/B/C ARTE


Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 2º anos A, B e C

Atividade de Recuperação continua do 2º bimestre
Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
·         MP04 - Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
·          MP05 - Inferir informação implícita em um texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
1º passo
Escolha um artistas de MPB, rock, música instrumental, música clássica, música étnica, música sertaneja, samba, pagode.
Depois responda;
Por quê você escolheu essa música? Você sabe qual o compositor ou  intérpretes escreveram a música? A mídia é um ponto forte nas divulgações das músicas?As músicas falam de amor, da vida cotidiana, de política, de temas mais gerais, de sonoridades, ou do povo brasileiro? São artistas brasileiros, estadunidenses, europeus, ou latino-americanos? Músicas antigas ou atuais? Alguém terá lembrado de algum instrumentista? Identificam as marcas pessoais de alguns compositores ou intérpretes? Percebem que há poéticas, modos singulares de operar com a linguagem da música e de se comunicar por meio dela? Como você imagina que o artista vive um processo de criação musical?
Para saber mais;
Nome do canal. Hermeto Pascoal - Escuta Meu Piano 1979. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=bZynsU8Dpro>. Acesso em: 03 dez. 2019.

Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro. 2019. Disponível em:<https://www.appai.org.br/o-que-e-o-que-e-confira-gonzaguinha-no-bom-espetaculo2/>. Acesso em: 03 dez. 2019.

Realize com as suas poéticas, uma  criação de colagens musicais, privilegiando melodias e ritmos que fazem parte das suas histórias, pois paisagens sonoras compõem nossa memória e nossos repertórios pessoal e cultural. Você pode  gravar e editar, à escolha, uma música-tema ou outras que conheçam e sejam significativas para suas vidas. Sugira a identificação do tema principal, dos momentos em que esses trechos podem ser inseridos, e a organização em uma sequência, transformando-os em uma nova interpretação,que também pode ser cantada e/ou tocada, se houver possibilidade.
Como sugestão, segue os links:
TV Cultura Digital. Pout Pourri, por Demônios da Garoa (19/07/2012), a partir de 3:43 |. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2019. Nome do canal. Pot-Pourri de canções folclóricas infantis brasileiras - Coral Curumim. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2019. Nome do canal. Pout-Pourri: Hoje é seu aniversário / Parabéns a você (Happy Birthday to You). Disponível em: . Acesso em: 04. dez.2019. Para editar a produção musical, pode-se utilizar o programa gratuito Audacity. Há um tutorial de como ele funciona: CÂMARA, M. Como usar o Audacity? Tech Tudo, 2012. Disponível em: . Acesso em 04 dez. 2019.
<http://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.shtml>. Acesso em: 03 dez. 2019.
Registre, em seu caderno, o que e como aprendeu sobre colagem musical, poéticas pessoais e repertório musical individual e coletivo.

TEATRO
2º PASSO                 
1. Para você, o que é teatro de grupo? Comente. 2. De que modo pode ser estabelecido um processo de criação teatral? 3. Você já teve alguma experiência de criação coletiva em teatro? Como foi essa experiência? Se não teve, gostaria de ter? 4. Por que o trabalho de grupos de teatro que fazem criação coletiva ou processo colaborativo é diferente do trabalho de outros grupos?
Faça a leitura do texto “Asdrúbal Trouxe o Trombone” pagina 107, caderno do aluno SP faz escola.
Escolha uma frase e escreva um texto de teatro, mas para fazer tem que ter a participação de outras pessoas peça ajuda para seus familiares para escrever o restante da história.
Pela pequena janela circular da porta branca, um homem olha a rua e vê... Duas mulheres vestidas de enfermeira entrou apressadamente no quarto...
Em uma noite fria, uma mulher lê uma carta próxima à cortina cor de mercúrio... Sentado em uma mesa de bar, um homem espera ansiosamente a chegada...
Na praia, uma senhora idosa está coberta de areia, quando...
Após escrever o texto responda;
1. Como foi realizar o exercício? Quais foram os desafios? 2. Como foi a construção da história? Como foi a participação inventiva do grupo? 3. O fio narrativo foi mantido? Se não, por quê? 4. A história teve uma coerência interna? Se não, por que não foi respeitada a coerência? 5. Após a sua experimentação no jogo, como você define o processo de criação coletiva ou processo colaborativo?

Escreva sobre a experiência no caderno.



Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 2º anos A,B e C

 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:
As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com

Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
·         Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo;
·         MP04 - Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
ATIVIDADE 5
 Descobrir a própria poética é deixar que marcas/pensamentos pessoais se expressem em uma série de trabalhos que ajudam a apurar a própria poética, seja ela nascida em processos de criação individuais ou colaborativos. Entretanto, mesmo em jovens artistas, nem sempre é possível perceber a “processualidade” da poética, pois é a potencialidade da vida que a vai modelando. Cada pessoa possui um modo singular de se comunicar através das linguagens da arte, por meio de uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc., influenciando seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.
  • Assista atentamente ao vídeo que será apresentado e perceba o percurso de criação compartilhada do processo na encenação contemporânea. Nele, o processo colaborativo é revela- ARTE 105 do. Participe da conversa sobre as relações existentes nos processos poéticos pessoais e colaborativos de criação, e sobre a construção de um diálogo entre a dança, os elementos cênicos na dança e as demais
linguagens. Por trás da Cena - Rastros de processo colaborativo.
<https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/27/teaser-rastros-do-processo-criativo/> Acesso em06.11.2019.”
  • Responda:
1. Você sabe o que significa “Poética Pessoal” em arte? Já estudou sobre esta temática nas aulas? Fale sobre suas experiências. 2. Pensando nas cores das roupas que existem em seu armário (camisetas, calças, roupas íntimas, casacos/malhas etc.), como você se veste? Qual o seu estilo? Casual, esportivo, gótico, tradicional, romântico, refinado etc.? 3. Lembrando os livros e as revistas que possuem, os autores e atores que preferem e os filmes que gostam de assistir, qual gênero vocês preferem: romance, terror, ficção científica, comédia etc.? 4. Quais as músicas e/ou os playlists que mais gostam de escutar? Quais gêneros gostam de dançar? Qual o seu estilo musical? 5. Existe uma marca pessoal que liga todas as escolhas de cada pessoa. Pensando nesta possibilidade e em suas respostas anteriores, vocês conseguem perceber suas poéticas pessoais? Comente.
Para saber mais:

Rastros de processo colaborativo. Por Trás da Cena, 2010. Disponível em:
<https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/27/teaser-rastros-do-processocriativo/>. Acesso em: 03 dez. 2019.

Poética Pessoal. Arts and Peoples. Disponível em: <https://arts-andpeoples.webnode.com/pesquisa/poetica-pessoal/>. Acesso em: 14 abr. 2020.
  • Passo 2
Agora é o momento para a experimentação dos movimentos expressivos que
são ações pertinentes à criação de uma dança. Proponha que, após forrar uma parede ou o chão com papel pardo ou tecido, os estudantes tenham em suas mãos giz de cera, carvão e/ou tinta e pincel. Escolha uma música( Quais são os estilos musicais, músicas, intérpretes ou compositores preferidos dos estudantes), de fundo para que cada estudante possa se expressar, movendo-se no espaço e registrando o gesto do movimento e/ou suas impressões/sensações no papel ou tecido. Finalize propiciando um momento de socialização das experiências e impressões sobre o que sentiram, e porque esses movimentos são diferentes do gesto comum. Quais são os estilos musicais, músicas, intérpretes ou compositores preferidos dos estudantes.






Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 2º anos A,B e C



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
·         Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;

·         Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo;


ATIVIDADE 4 Pagina;103 e 104.
Em seguida, realize individualmente o processo de criação de um objeto poético a partir das referências apresentadas no diagrama da atividade anterior,Finalizada as produções, exponha seu objeto e responda aos questionamentos:
1. O que os objetos poéticos produzidos podem dizer sobre nós?
2. É possível perceber se há uma marca pessoal no objeto poético criado, que liga todas as escolhas de cada pessoa?
3. Quais as diferenças e as semelhanças no modo de construir os objetos poéticos?

2º Passo
Com foco em sua poética pessoal, utilizando uma das alternativas apresentadas abaixo. No processo criativo, além das imagens, coloque frases, palavras, poesia, letras de música, pensamentos e deixe sua imaginação comandar o trabalho.
Alternativa 1: Os ensaios fotográficos são oportunidades para experimentar o olhar na construção de imagens e, desta forma, poder explorar um conteúdo, um procedimento e uma ideia. Neste contexto, realize registros fotográficos dos objetos poéticos criados na atividade anterior.

Alternativa 2: Se você tem o hábito de fotografar, selecione dez fotos de sua autoria, apresentando locais que você visitou, paisagens, animais, etc.

Alternativa 3: Traga de casa dez fotografias impressas que sejam as mais significativas de sua vida familiar e escolar (por cuidados de preservação, traga cópias xerográficas das fotos selecionadas).

Alternativa 4: Caso nenhuma das alternativas anteriores seja possível, selecione dez fotos de revistas que considere interessantes.

Alternativa 5: Que tal trazer figurinos, adereços, maquiagem e realizar um ensaio fotográfico com seus colegas?






São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.

Guia das habilidades estruturantes.




Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 2º anos A,B e C



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:


·         Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;

·         Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo;


ATIVIDADE 3
Diagrama pressupõe uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado e deve conter informações coletadas a partir de vivências e objetos pessoais do grupo (lugares em que estiveram, músicas de que mais gostam, objetos que utilizam no cotidiano etc.).

1º PASSO;
Separe retalhos de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão, lantejoula, caneta hidrocor, lápis de cor, cópias xerográficas de fotos, revistas para recorte etc. Em seguida criem um diagrama (esboço/rascunho) e utilizá-lo como base para a criação de um “diagrama artístico”.
Finalize expondo as produções e propiciando um momento de observação, análise sobre repertório cultural de marcas e poéticas pessoais, salientando que esta atividade terá um desdobramento na atividade seguinte no processo de criação de um objeto poético. 1. Criar um diagrama (esboço/rascunho) com frases e palavras, utilizando papel, lápis de cor, caneta hidrocor etc. Fonte: Evania Escudeiro/ São Paulo/2019.
Observe o exemplo na pagina; 19 do caderno do aluno SP faz escola.

2. Criar um diagrama com frases, palavras, imagens e desenhos utilizando retalhos de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, revistas para recorte, botão, lantejoula, caneta hidrocor etc.
Observe o exemplo na pagina; 20 no caderno do aluno SP faz escola.


São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.

Guia das habilidades estruturantes.



Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 2º anos A,B e C



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

·         Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada.

·         Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;




ATIVIDADE 2- Pagínas; 103 e 102
Assista aos vídeos apresentados e observe atentamente cada detalhe das imagens sobre os artistas Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado e Vik Muniz, que trabalham com a linguagem da fotografia, tratando de maneira diferente a captura da imagem para torná-la uma obra de arte. Registre no caderno de desenho as suas observações.
Links;

MUNIZ, Vik. Site oficial - Disponível em: <http://www.vikmuniz.net>. Acesso em: 03.dez.2019.

MASCARO, Cristiano. Site oficial - Disponível em:
<http://cristianomascaro.com.br/>.Acesso em: 03. dez.2019.

Documentário sobre Sebastião Salgado é indicado ao Oscar. DW. Disponível em:<https://www.dw.com/pt-br/document%C3%A1rio-sobre-sebasti%C3%A3o-salgado-%C3%A9-indicado-ao-oscar/a-18194573>. Acesso em: 03. dez. 2019.

Vik Muniz. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em:
<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9203/vik-muniz>. Acesso em: 13 abr.2019.

Cristiano Mascaro. Enciclopédia Itaú Cultural.
<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3288/cristiano-mascaro>. Acesso em: 13 abr. 2019.

Sebastião Salgado. Enciclopédia Itaú
Cultural.<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2597/sebastiao-salgado>. Acesso em 13 de abril 2019.

Logo após ver os vídeos e anotar suas observações responda as 3 questões que estão na pagina; 103.
Tire uma foto das atividades e envia por e-mail.



São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.

Centro de mídias da Educação de São Paulo.




Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 2º anos A,B e C



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

·         Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada.

Atividade I – Pagina; 102
Nesta atividade, a proposta é a sondagem do repertório pessoal de cada um em relação à fotografia, levantando questões sobre o grau de convívio com o ato de fotografar, ampliando as reflexões sobre a utilização do dispositivo móvel para a fotografia digital e de como são organizados os álbuns físicos e virtuais, escolhas dos filtros e intervenções digitais realizadas sobre imagens.
RESPONDA– SONDAGEM
 Participe da conversa e responda aos questionamentos indicados abaixo: 1. Você tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar, celular ou câmeras fotográficas? 2. O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens, objetos? 3. Você tem o costume de imprimir fotos? Possui fotos impressas em sua casa? 4. Conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional? 5. De que forma você tem acesso ao universo fotográfico? 6. Por meio de filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais? 7. Como você costuma armazenar suas imagens? Você as organiza em álbuns virtuais?

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.

Centro de mídias da Educação de São Paulo.

26-05-20

Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 2º anos A, B e C


 Sequência de Atividade do 1º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
  • Identificar espaços e formas de integração entre arte e público

Atividade I
Visite um Museu faça um tour via internet por 13 países e tenha acesso gratuito à arte, cultura e informação, clicando neste link:


Atividade II
façam os registros dos museus que visitou, escreva o nome e quais obras de arte gostou, escreva também como você vê a interação das pessoas usando a internet para visitar Museus e interagir com a arte e você como foi a sua experiência?


São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.




18-05-20

Professora: Helen de Paula
Disciplina: Arte
Turmas: 2º A,B e C



Sequência de Atividades do 1º bimestre
Caros alunos,

 As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.


Habilidades desenvolvidas na sequência das atividades:

·         Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em teatro.
·         Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.


1º Passo
Assistir o vídeo Cirque du Soleil
2º passo
Após assistir os vídeos citados a cima escreva quais são as Linguagens da arte que são usadas durante as apresentações?
E como o publico interage durante o espetáculo?


Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google; site oficial Cirque Du Soleil.






11-05-20


Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º A, B e C



Sequência de Atividades do 1º bimestre



Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:


·         Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.
·         Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.



1º Passo
Imagine que você vai criar uma peça  de Teatro imagine também o lugar os personagens e a história.

2º Passo
Em uma folha do seu caderno de desenho faça a margem de 1centimetro e desenhe o lugar aonde se passa a sua história. Escreva em cima da folha Cenário, depois pinte contorne a sua atividade, você também pode fazer colagem.

3º Passo
Em uma folha do caderno de desenho faça a margem de 1centimetro e desenhe os personagens da sua história. Escreva em cima da folha personagens, depois pinte contorne a sua atividade, você também pode fazer colagem.

4º Passo
Em uma folha do seu caderno de desenho faça uma margem de 1 centimetro e desenhe tudo que vai acontecer na história. Escreva em cima da folha personagens, depois pinte contorne a sua atividade, você também pode fazer colagem.

Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de

Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.




Primeira atividade avaliativa de Arte do 1º Bimestre
Entregar na escola dia 12/05/2020
Horário: 10h ás 15h                   
      

Instruções;
Em uma folha separada faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as questões.
Nome:
Data:
Série;
Professora: Helen de Paula

Avaliação de Arte

Habilidades Desenvolvidas:
·         Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.

Leitura do Texto
O teatro é uma das expressões humanas mais antigas e reflete o espírito lúdico a nossa potência imaginativa para brincar com a realidade. Nas sociedades primitivas, surge como ritual mágico destinado a obter o favor dos deuses na caça ou na colheita. Presente na cultura de muitos povos, é uma manifestação artística que se desenvolveu espontaneamente em diferentes lugares. Na Grécia, porém, teve um florescimento admirável graças à genialidade dos dramaturgos gregos, que inventaram um jeito de contar histórias do modo como hoje conhecemos o que chamamos de teatro. Nesta atividade inicial, o professor irá conversar realizar alguns questionamento
sobre a linguagem teatral.
Leitura  performance
Grande exemplo de hibridismo quando trabalhamos duas ou mais linguagens
artísticas que se interligam. A performance também é conhecida como performance
artística, tendo surgido por volta da década de 1960. Essa forma de expressão artística pode incluir várias linguagens como a música, dança, poesia, vídeo ou teatro.

Realizar a Performance com a obra de Arte da sua escolha.
Tirar uma foto do antes e depois enviar no e-mail helenlnascimento@gmail.com
Redigir um relatório contando como foi o processo de criação da sua Performance. exemplo:
Quais foram as dificuldades ao desenvolver essa Performance?
 Por que escolheu essa obra de arte?
O que você aprendeu sobre a obra?
O que você aprendeu sobre o processo de criação?



04-05-20


Disciplina; Arte         Série; 2º ano A, B e C               Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada.
Ø  Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.
Ø  Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e a música.
Ø  Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
Ø  Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.

Atividade I- Sondagem
 O teatro é uma das expressões humanas mais antigas e reflete o espírito lúdico, a nossa potência imaginativa para jogar com a realidade. Nas sociedades primitivas, o teatro surge como ritual mágico destinado a obter o favor dos deuses na caça ou na colheita. Presente na cultura de muitos povos, o teatro é uma manifestação artística que se desenvolveu espontaneamente em diferentes lugares. Na Grécia, porém, o teatro teve um florescimento admirável, graças à genialidade dos dramaturgos gregos, que inventaram um jeito de contar histórias do modo como hoje conhecemos o que chamamos de teatro.
·         Para contemplar a atividade 4: Ação Expressiva III, retome o conteúdo o que é o Teatro.
·         Fazer a leitura do texto Hibridismo na performance artística e uso da tecnologia.
·         Escolha uma obra de arte da sua preferência, a cena de um filme ou até mesmo a cena de uma novela ou peça teatral.
·         Você irá reproduzir o cenário e os personagens da obra escolhida(exemplo eu gosto da pintura da “Monalisa”  de Leonardo da Vinci, então vou me vestir com uma roupa parecida, usar o mesmo penteado e maquiagem para ficar igual ao meu personagem). Devem usar materiais que tem em casa tudo no improviso.
·         Depois de pronto tirar uma foto que deve ser enviada para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
·         Todos podem contar com a ajuda da tecnologia com aplicativos para mudar o cenário, maquiagem, cabelo e até mesmo o figurino


Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de

Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.



27-04-20

Disciplina; Arte         Série; 2º ano A, B e C               Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada.
Ø  Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.
Ø  Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e a música.
Ø  Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
Ø  Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.

Atividade I- Sondagem
 O teatro é uma das expressões humanas mais antigas e reflete o espírito lúdico, a nossa potência imaginativa para jogar com a realidade. Nas sociedades primitivas, o teatro surge como ritual mágico destinado a obter o favor dos deuses na caça ou na colheita. Presente na cultura de muitos povos, o teatro é uma manifestação artística que se desenvolveu espontaneamente em diferentes lugares. Na Grécia, porém, o teatro teve um florescimento admirável, graças à genialidade dos dramaturgos gregos, que inventaram um jeito de contar histórias do modo como hoje conhecemos o que chamamos de teatro.
·         Para contemplar a atividade 4: Ação Expressiva III, retome o conteúdo o que é o Teatro.
·         Fazer a leitura do texto Hibridismo na performance artística e uso da tecnologia.
·         Escolha uma obra de arte da sua preferência, a cena de um filme ou até mesmo a cena de uma novela ou peça teatral.
·         Você irá reproduzir o cenário e os personagens da obra escolhida(exemplo eu gosto da pintura da “Monalisa”  de Leonardo da Vinci, então vou me vestir com uma roupa parecida, usar o mesmo penteado e maquiagem para ficar igual ao meu personagem). Devem usar materiais que tem em casa tudo no improviso.
·         Depois de pronto tirar uma foto que deve ser enviada para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
·         Todos podem contar com a ajuda da tecnologia com aplicativos para mudar o cenário, maquiagem, cabelo e até mesmo o figurino


Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de

Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.



Disciplina; Arte         serie; 2º ano A, B e C               Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Ampliar a compreensão sobre a relação da arte contemporânea e suas possibilidades de processo de criação.
Ø  Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais o u de processos colaborativos.


Atividade I

Caderno do aluno SP faz a escola, paginas;79 e 80
Ø  Responder a sondagem
Ø  Observar as imagens.
Atividade II- Ação Expressiva 1
Ø  Pesquisa de espaços culturais
Atividade III- Ação Expressiva 2
Ø  Produção de criação diferentes linguagens da arte 

Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico;  São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.


30/03/20


Disciplina; Arte         Série; 2º ano A, B e C               Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada.
Ø  Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.
Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e a música.
Ø  Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
Ø  Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.


Atividade 4; Ação Expressiva III

Ø  Caderno do aluno SP faz a escola, paginas; 80 e 81,
Ø   leia as instruções para montar sua exposição.
Ø  Siga o roteiro para  Curadoria
Ø  Registre sua exposição através de ilustrações e colagens, você deverá escolher o tema.
Ø  Não deixe de relatar o que aprendeu

 O que é um curador? Quando fazemos a  montagem de uma exposição de artes visuais necessita de um Curador Cultural, que podem ser exercida por uma ou mais pessoas responsáveis pelo processo de curadoria em arte, desde a seleção de um conjunto de obras de um ou de vários artistas, administração, organização, cuidado e montagem da exposição. E que hoje este profissional precisa também ser responsável pela intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte (público).  O Curador possui um importante compromisso educacional na sociedade, agindo como um mediador cultural.

Dança
Atividade 2: Movendo Apreciação
Cacderno do aluno SP faz escola pagina;81 e 82
Links:
We Will Rock You musical Hungary flash mob - Continental Hotel Budapest. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f_LZLzS9llU . Acesso em 04 out. 2019”;
FAME - HOT LUNCH. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o2iQ8THWz5k Acesso em 04 out. 2019”;
Grande Dança Brasil (Flash Mob) - São Paulo. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=waBnO34AK6c Acesso em 21 out. 2019”;
Flash mob que dá samba na Central do Brasil. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=waBnO34AK6c Acesso em 21 out. 2019”;
Tango no Brasil – Flash mob em Fortaleza. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=daSm9Kn-N3E Acesso em 21 out. 2019”.

·         Após assistir os vídeos faça um relatório nos seu caderno sobre o que você aprendeu sobre a dança.


Música
Caderno do aluno SP faz escola paginas; 82,83 e 84
·         Fazer a leitura das paginas e acessar os link citados
·         Faça um relatório sobre tudo que pesquisou e aprendeu com os vídeos sobre música.


Teatro
Caderno do aluno SP faz escola pagina; 84 e 85
Atividade2: Ação Expressiva I
·         Fazer a leitura e registrar no caderno de desenho.
·         Observar as imagens no caderno do aluno.
·         Construa a maquete do seu teatro (pode ser feita na caixa de sapato)
Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de

Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.



Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem