2ANOS A/B/C ARTE
2ANO A/B/C ARTE
Professora; Helen
26-05-20
18-05-20
11-05-20
04-05-20
27-04-20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º anos A, B e C
Atividade de Recuperação continua do 2º
bimestre
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
MP04
- Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema,
conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
·
MP05 - Inferir informação implícita em um
texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia,
artigo de opinião, anúncio, cartaz).
1º
passo
Para
saber mais ; https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-arte-poeticas-pessoais-e-processos-colaborativos-em-arte-10-07-2020/
Escolha
um artistas de MPB, rock, música instrumental, música clássica, música étnica, música
sertaneja, samba, pagode.
Depois
responda;
Por
quê você escolheu essa música? Você sabe qual o compositor ou intérpretes escreveram a música? A mídia é um
ponto forte nas divulgações das músicas?As músicas falam de amor, da vida
cotidiana, de política, de temas mais gerais, de sonoridades, ou do povo
brasileiro? São artistas brasileiros, estadunidenses, europeus, ou
latino-americanos? Músicas antigas ou atuais? Alguém terá lembrado de algum
instrumentista? Identificam as marcas pessoais de alguns compositores ou
intérpretes? Percebem que há poéticas, modos singulares de operar com a
linguagem da música e de se comunicar por meio dela? Como você imagina que o
artista vive um processo de criação musical?
Para
saber mais;
Nome
do canal. Hermeto Pascoal - Escuta Meu Piano 1979. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=bZynsU8Dpro>.
Acesso em: 03 dez. 2019.
Professores
Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro. 2019. Disponível em:<https://www.appai.org.br/o-que-e-o-que-e-confira-gonzaguinha-no-bom-espetaculo2/>.
Acesso em: 03 dez. 2019.
Realize
com as suas poéticas, uma criação de
colagens musicais, privilegiando melodias e ritmos que fazem parte das suas
histórias, pois paisagens sonoras compõem nossa memória e nossos repertórios
pessoal e cultural. Você pode gravar e
editar, à escolha, uma música-tema ou outras que conheçam e sejam
significativas para suas vidas. Sugira a identificação do tema principal, dos
momentos em que esses trechos podem ser inseridos, e a organização em uma
sequência, transformando-os em uma nova interpretação,que também pode ser cantada
e/ou tocada, se houver possibilidade.
Como
sugestão, segue os links:
TV
Cultura Digital. Pout Pourri, por Demônios da Garoa (19/07/2012), a partir de
3:43 |. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2019. Nome do canal. Pot-Pourri de
canções folclóricas infantis brasileiras - Coral Curumim. Disponível em: .
Acesso em: 04 dez. 2019. Nome do canal. Pout-Pourri: Hoje é seu aniversário /
Parabéns a você (Happy Birthday to You). Disponível em: . Acesso em: 04.
dez.2019. Para editar a produção musical, pode-se utilizar o programa gratuito
Audacity. Há um tutorial de como ele funciona: CÂMARA, M. Como usar o Audacity?
Tech Tudo, 2012. Disponível em: . Acesso em 04 dez. 2019.
<http://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.shtml>.
Acesso em: 03 dez. 2019.
Registre,
em seu caderno, o que e como aprendeu sobre colagem musical, poéticas pessoais
e repertório musical individual e coletivo.
TEATRO
2º
PASSO
1.
Para você, o que é teatro de grupo? Comente. 2. De que modo pode ser estabelecido
um processo de criação teatral? 3. Você já teve alguma experiência de criação
coletiva em teatro? Como foi essa experiência? Se não teve, gostaria de ter? 4.
Por que o trabalho de grupos de teatro que fazem criação coletiva ou processo
colaborativo é diferente do trabalho de outros grupos?
Faça
a leitura do texto “Asdrúbal Trouxe o Trombone” pagina 107, caderno do aluno SP
faz escola.
Escolha
uma frase e escreva um texto de teatro, mas para fazer tem que ter a
participação de outras pessoas peça ajuda para seus familiares para escrever o
restante da história.
Pela
pequena janela circular da porta branca, um homem olha a rua e vê... Duas
mulheres vestidas de enfermeira entrou apressadamente no quarto...
Em
uma noite fria, uma mulher lê uma carta próxima à cortina cor de mercúrio...
Sentado em uma mesa de bar, um homem espera ansiosamente a chegada...
Na
praia, uma senhora idosa está coberta de areia, quando...
Após
escrever o texto responda;
1.
Como foi realizar o exercício? Quais foram os desafios? 2. Como foi a
construção da história? Como foi a participação inventiva do grupo? 3. O fio
narrativo foi mantido? Se não, por quê? 4. A história teve uma coerência
interna? Se não, por que não foi respeitada a coerência? 5. Após a sua
experimentação no jogo, como você define o processo de criação coletiva ou
processo colaborativo?
Escreva
sobre a experiência no caderno.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º anos A,B e C
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma
fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Investigar
as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo;
·
MP04
- Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema,
conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
ATIVIDADE
5
Descobrir a própria poética é deixar que
marcas/pensamentos pessoais se expressem em uma série de trabalhos que ajudam a
apurar a própria poética, seja ela nascida em processos de criação individuais
ou colaborativos. Entretanto, mesmo em jovens artistas, nem sempre é possível
perceber a “processualidade” da poética, pois é a potencialidade da vida que a
vai modelando. Cada pessoa possui um modo singular de se comunicar através das
linguagens da arte, por meio de uma poética que é adquirida com suas
experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc., influenciando seu
modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.
- Assista atentamente ao vídeo que
será apresentado e perceba o percurso de criação compartilhada do processo
na encenação contemporânea. Nele, o processo colaborativo é revela- ARTE
105 do. Participe da conversa sobre as relações existentes nos processos
poéticos pessoais e colaborativos de criação, e sobre a construção de um
diálogo entre a dança, os elementos cênicos na dança e as demais
linguagens. Por trás da Cena - Rastros
de processo colaborativo.
<https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/27/teaser-rastros-do-processo-criativo/>
Acesso em06.11.2019.”
- Responda:
1.
Você sabe o que significa “Poética Pessoal” em arte? Já estudou sobre esta
temática nas aulas? Fale sobre suas experiências. 2. Pensando nas cores das
roupas que existem em seu armário (camisetas, calças, roupas íntimas,
casacos/malhas etc.), como você se veste? Qual o seu estilo? Casual, esportivo,
gótico, tradicional, romântico, refinado etc.? 3. Lembrando os livros e as
revistas que possuem, os autores e atores que preferem e os filmes que gostam
de assistir, qual gênero vocês preferem: romance, terror, ficção científica,
comédia etc.? 4. Quais as músicas e/ou os playlists que mais gostam de escutar?
Quais gêneros gostam de dançar? Qual o seu estilo musical? 5. Existe uma marca
pessoal que liga todas as escolhas de cada pessoa. Pensando nesta possibilidade
e em suas respostas anteriores, vocês conseguem perceber suas poéticas
pessoais? Comente.
Para saber mais:
Rastros de processo colaborativo. Por Trás da Cena, 2010. Disponível
em:
<https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/27/teaser-rastros-do-processocriativo/>.
Acesso em: 03 dez. 2019.
Poética Pessoal. Arts and Peoples. Disponível em:
<https://arts-andpeoples.webnode.com/pesquisa/poetica-pessoal/>. Acesso em:
14 abr. 2020.
- Passo 2
Agora
é o momento para a experimentação dos movimentos expressivos que
são
ações pertinentes à criação de uma dança. Proponha que, após forrar uma parede
ou o chão com papel pardo ou tecido, os estudantes tenham em suas mãos giz de
cera, carvão e/ou tinta e pincel. Escolha uma música( Quais são os estilos
musicais, músicas, intérpretes ou compositores preferidos dos estudantes), de
fundo para que cada estudante possa se expressar, movendo-se no espaço e
registrando o gesto do movimento e/ou suas impressões/sensações no papel ou
tecido. Finalize propiciando um momento de socialização das experiências e
impressões sobre o que sentiram, e porque esses movimentos são diferentes do
gesto comum. Quais são os estilos musicais, músicas, intérpretes ou
compositores preferidos dos estudantes.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º anos A,B e C
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:
As atividades
publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de
desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as
atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas
posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia
das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
Habilidades desenvolvidas
na sequência de atividades:
·
Reconhecer
a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo
de fazer;
·
Investigar
as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo;
ATIVIDADE 4
Pagina;103 e 104.
Em seguida,
realize individualmente o processo de criação de um objeto poético a partir das
referências apresentadas no diagrama da atividade anterior,Finalizada as
produções, exponha seu objeto e responda aos questionamentos:
1. O que os
objetos poéticos produzidos podem dizer sobre nós?
2. É possível
perceber se há uma marca pessoal no objeto poético criado, que liga todas as
escolhas de cada pessoa?
3. Quais as
diferenças e as semelhanças no modo de construir os objetos poéticos?
2º Passo
Com foco em sua
poética pessoal, utilizando uma das alternativas apresentadas abaixo. No
processo criativo, além das imagens, coloque frases, palavras, poesia, letras
de música, pensamentos e deixe sua imaginação comandar o trabalho.
Alternativa 1:
Os ensaios fotográficos são oportunidades para experimentar o olhar na
construção de imagens e, desta forma, poder explorar um conteúdo, um
procedimento e uma ideia. Neste contexto, realize registros fotográficos dos
objetos poéticos criados na atividade anterior.
Alternativa 2:
Se você tem o hábito de fotografar, selecione dez fotos de sua autoria,
apresentando locais que você visitou, paisagens, animais, etc.
Alternativa 3:
Traga de casa dez fotografias impressas que sejam as mais significativas de sua
vida familiar e escolar (por cuidados de preservação, traga cópias xerográficas
das fotos selecionadas).
Alternativa 4:
Caso nenhuma das alternativas anteriores seja possível, selecione dez fotos de
revistas que considere interessantes.
Alternativa 5:
Que tal trazer figurinos, adereços, maquiagem e realizar um ensaio fotográfico
com seus colegas?
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Guia das habilidades estruturantes.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º anos A,B e C
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno
de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma
fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Reconhecer
a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo
de fazer;
·
Investigar
as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo;
ATIVIDADE
3
Diagrama
pressupõe uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema
simplificado e deve conter informações coletadas a partir de vivências e
objetos pessoais do grupo (lugares em que estiveram, músicas de que mais
gostam, objetos que utilizam no cotidiano etc.).
1º
PASSO;
Separe
retalhos de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã,
botão, lantejoula, caneta hidrocor, lápis de cor, cópias xerográficas de fotos,
revistas para recorte etc. Em seguida criem um diagrama (esboço/rascunho) e
utilizá-lo como base para a criação de um “diagrama artístico”.
Finalize
expondo as produções e propiciando um momento de observação, análise sobre
repertório cultural de marcas e poéticas pessoais,
salientando que esta atividade terá um desdobramento na atividade seguinte no
processo de criação de um objeto poético. 1. Criar um diagrama
(esboço/rascunho) com frases e palavras, utilizando papel, lápis de cor, caneta
hidrocor etc. Fonte: Evania Escudeiro/ São Paulo/2019.
Observe
o exemplo na pagina; 19 do caderno do aluno SP faz escola.
2.
Criar um diagrama com frases, palavras, imagens e desenhos utilizando retalhos
de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, revistas
para recorte, botão, lantejoula, caneta hidrocor etc.
Observe
o exemplo na pagina; 20 no caderno do aluno SP faz escola.
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Guia das habilidades estruturantes.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º anos A,B e C
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:
As atividades
publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de
desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as
atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas
posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia
das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Investigar
o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como
experiência estética a ser compartilhada.
·
Reconhecer
a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo
de fazer;
ATIVIDADE
2- Pagínas; 103 e 102
Assista
aos vídeos apresentados e observe atentamente cada detalhe das imagens sobre os
artistas Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado e Vik Muniz, que trabalham com a
linguagem da fotografia, tratando de maneira diferente a captura da imagem para
torná-la uma obra de arte. Registre no caderno de desenho as suas observações.
Links;
MUNIZ,
Vik. Site oficial - Disponível em: <http://www.vikmuniz.net>. Acesso em:
03.dez.2019.
MASCARO,
Cristiano. Site oficial - Disponível em:
<http://cristianomascaro.com.br/>.Acesso
em: 03. dez.2019.
Documentário
sobre Sebastião Salgado é indicado ao Oscar. DW. Disponível
em:<https://www.dw.com/pt-br/document%C3%A1rio-sobre-sebasti%C3%A3o-salgado-%C3%A9-indicado-ao-oscar/a-18194573>.
Acesso em: 03. dez. 2019.
Vik
Muniz. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em:
<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9203/vik-muniz>.
Acesso em: 13 abr.2019.
Cristiano
Mascaro. Enciclopédia Itaú Cultural.
<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3288/cristiano-mascaro>.
Acesso em: 13 abr. 2019.
Sebastião
Salgado. Enciclopédia Itaú
Cultural.<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2597/sebastiao-salgado>.
Acesso em 13 de abril 2019.
Logo
após ver os vídeos e anotar suas observações responda as 3 questões que estão
na pagina; 103.
Tire
uma foto das atividades e envia por e-mail.
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno.
Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento
Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da
Educação de São Paulo.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º anos A,B e C
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno
de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Investigar o encontro entre arte e público na
dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada.
Atividade
I – Pagina; 102
Nesta atividade, a proposta é a
sondagem do repertório pessoal de cada um em relação à fotografia, levantando
questões sobre o grau de convívio com o ato de fotografar, ampliando as
reflexões sobre a utilização do dispositivo móvel para a fotografia digital e
de como são organizados os álbuns físicos e virtuais, escolhas dos filtros e
intervenções digitais realizadas sobre imagens.
RESPONDA– SONDAGEM
Participe da conversa e responda aos
questionamentos indicados abaixo: 1. Você tem o costume de fotografar? Quais
equipamentos costuma utilizar, celular ou câmeras fotográficas? 2. O que você
fotografa? Pessoas, animais, paisagens, objetos? 3. Você tem o costume de
imprimir fotos? Possui fotos impressas em sua casa? 4. Conhece algum fotógrafo
famoso brasileiro ou internacional? 5. De que forma você tem acesso ao universo
fotográfico? 6. Por meio de filtros ou aplicativos é possível transformar as
imagens, fazendo criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar
estes recursos? Quais? 7. Como você costuma armazenar suas imagens? Você as
organiza em álbuns virtuais?
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
26-05-20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º anos A, B e C
Sequência de Atividade do 1º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno
de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
- Identificar espaços e
formas de integração entre arte e público
Atividade
I
Visite
um Museu faça um tour via internet por 13 países e tenha acesso gratuito à
arte, cultura e informação, clicando neste link:
Atividade
II
façam
os registros dos museus que visitou, escreva o nome e quais obras de arte
gostou, escreva também como você vê a interação das pessoas usando a internet
para visitar Museus e interagir com a arte e você como foi a sua experiência?
São Paulo Faz
Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte.
1º Bimestre, 2020.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de
março de 2020.
Google
vídeos.
Centro
de mídias da Educação de São Paulo.
Professora: Helen de Paula
Disciplina: Arte
Turmas: 2º A,B e C
Sequência
de Atividades do 1º bimestre
Caros
alunos,
As atividades publicadas aqui no blog desta
semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o
nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência das atividades:
·
Operar
com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação em Arte, gerando sua expressão em teatro.
·
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o
teatro ou a dança.
1º Passo
Assistir
o vídeo Cirque du Soleil
2º
passo
Após
assistir os vídeos citados a cima escreva quais são as Linguagens da arte que
são usadas durante as apresentações?
E
como o publico interage durante o espetáculo?
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos.
ARTE, 17 de março de 2020.
Google;
site oficial Cirque Du Soleil.
11-05-20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 2º A, B e C
Sequência de Atividades
do 1º bimestre
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.
·
Identificar
espaços e formas de integração entre arte e público.
1º Passo
Imagine que
você vai criar uma peça de Teatro
imagine também o lugar os personagens e a história.
2º Passo
Em uma folha do
seu caderno de desenho faça a margem de 1centimetro e desenhe o lugar aonde se
passa a sua história. Escreva em cima da folha Cenário, depois pinte contorne a
sua atividade, você também pode fazer colagem.
3º Passo
Em uma folha do
caderno de desenho faça a margem de 1centimetro e desenhe os personagens da sua
história. Escreva em cima da folha personagens, depois pinte contorne a sua
atividade, você também pode fazer colagem.
4º Passo
Em uma folha do
seu caderno de desenho faça uma margem de 1 centimetro e desenhe tudo que vai
acontecer na história. Escreva em cima da folha personagens, depois pinte
contorne a sua atividade, você também pode fazer colagem.
Todas as atividades devem ser realizadas no
caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para
elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Primeira
atividade avaliativa de Arte do 1º Bimestre
Entregar
na escola dia 12/05/2020
Horário:
10h ás 15h
Instruções;
Em
uma folha separada faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as
questões.
Nome:
Data:
Série;
Professora:
Helen de Paula
Avaliação
de Arte
Habilidades Desenvolvidas:
·
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.
Leitura do Texto
O
teatro é uma das expressões humanas mais antigas e reflete o espírito lúdico a
nossa potência imaginativa para brincar com a realidade. Nas sociedades
primitivas, surge como ritual mágico destinado a obter o favor dos deuses na
caça ou na colheita. Presente na cultura de muitos povos, é uma manifestação
artística que se desenvolveu espontaneamente em diferentes lugares. Na Grécia,
porém, teve um florescimento admirável graças à genialidade dos dramaturgos
gregos, que inventaram um jeito de contar histórias do modo como hoje
conhecemos o que chamamos de teatro. Nesta atividade inicial, o professor irá
conversar realizar alguns questionamento
sobre
a linguagem teatral.
Leitura performance
Grande
exemplo de hibridismo quando trabalhamos duas ou mais linguagens
artísticas
que se interligam. A performance também é conhecida como performance
artística,
tendo surgido por volta da década de 1960. Essa
forma de expressão artística pode incluir várias linguagens como a música,
dança, poesia, vídeo ou teatro.
Realizar a
Performance com a obra de Arte da sua escolha.
Tirar uma
foto do antes e depois enviar no e-mail helenlnascimento@gmail.com
Redigir um
relatório contando como foi o processo de criação da sua Performance. exemplo:
Quais foram
as dificuldades ao desenvolver essa Performance?
Por que escolheu essa obra de arte?
O que você
aprendeu sobre a obra?
O que você
aprendeu sobre o processo de criação?
04-05-20
Disciplina; Arte Série; 2º ano A, B e C Professora; Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø
Investigar
o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como
experiência estética a ser compartilhada.
Ø
Identificar
espaços e formas de integração entre arte e público.
Ø
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e a música.
Ø
Esboçar
projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a
apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
Ø
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.
Atividade I- Sondagem
O teatro é uma das expressões humanas mais
antigas e reflete o espírito lúdico, a nossa potência imaginativa para jogar
com a realidade. Nas sociedades primitivas, o teatro surge como ritual mágico
destinado a obter o favor dos deuses na caça ou na colheita. Presente na
cultura de muitos povos, o teatro é uma manifestação artística que se
desenvolveu espontaneamente em diferentes lugares. Na Grécia, porém, o teatro
teve um florescimento admirável, graças à genialidade dos dramaturgos gregos,
que inventaram um jeito de contar histórias do modo como hoje conhecemos o que
chamamos de teatro.
·
Para
contemplar a atividade 4: Ação Expressiva III, retome o conteúdo o que é o
Teatro.
·
Fazer
a leitura do texto Hibridismo na performance artística e uso da tecnologia.
·
Escolha
uma obra de arte da sua preferência, a cena de um filme ou até mesmo a cena de
uma novela ou peça teatral.
·
Você
irá reproduzir o cenário e os personagens da obra escolhida(exemplo eu gosto da
pintura da “Monalisa” de Leonardo da
Vinci, então vou me vestir com uma roupa parecida, usar o mesmo penteado e
maquiagem para ficar igual ao meu personagem). Devem usar materiais que tem em
casa tudo no improviso.
·
Depois
de pronto tirar uma foto que deve ser enviada para o e-mail
helenlnascimento@gmail.com
·
Todos
podem contar com a ajuda da tecnologia com aplicativos para mudar o cenário,
maquiagem, cabelo e até mesmo o figurino
Todas as atividades devem ser realizadas no
caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para
elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
27-04-20
Disciplina; Arte Série; 2º ano A, B e C Professora; Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø
Investigar
o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como
experiência estética a ser compartilhada.
Ø
Identificar
espaços e formas de integração entre arte e público.
Ø
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e a música.
Ø
Esboçar
projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a
apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
Ø
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.
Atividade I- Sondagem
O teatro é uma das expressões humanas mais
antigas e reflete o espírito lúdico, a nossa potência imaginativa para jogar
com a realidade. Nas sociedades primitivas, o teatro surge como ritual mágico
destinado a obter o favor dos deuses na caça ou na colheita. Presente na
cultura de muitos povos, o teatro é uma manifestação artística que se
desenvolveu espontaneamente em diferentes lugares. Na Grécia, porém, o teatro
teve um florescimento admirável, graças à genialidade dos dramaturgos gregos,
que inventaram um jeito de contar histórias do modo como hoje conhecemos o que
chamamos de teatro.
·
Para
contemplar a atividade 4: Ação Expressiva III, retome o conteúdo o que é o
Teatro.
·
Fazer
a leitura do texto Hibridismo na performance artística e uso da tecnologia.
·
Escolha
uma obra de arte da sua preferência, a cena de um filme ou até mesmo a cena de
uma novela ou peça teatral.
·
Você
irá reproduzir o cenário e os personagens da obra escolhida(exemplo eu gosto da
pintura da “Monalisa” de Leonardo da
Vinci, então vou me vestir com uma roupa parecida, usar o mesmo penteado e
maquiagem para ficar igual ao meu personagem). Devem usar materiais que tem em
casa tudo no improviso.
·
Depois
de pronto tirar uma foto que deve ser enviada para o e-mail
helenlnascimento@gmail.com
·
Todos
podem contar com a ajuda da tecnologia com aplicativos para mudar o cenário,
maquiagem, cabelo e até mesmo o figurino
Todas as atividades devem ser realizadas no
caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para
elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Disciplina; Arte serie; 2º ano A, B e C Professora; Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø
Ampliar
a compreensão sobre a relação da arte contemporânea e suas possibilidades de
processo de criação.
Ø
Operar
com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais o u de
processos colaborativos.
Atividade I
Caderno do
aluno SP faz a escola, paginas;79 e 80
Ø
Responder
a sondagem
Ø
Observar
as imagens.
Atividade II-
Ação Expressiva 1
Ø
Pesquisa
de espaços culturais
Atividade
III- Ação Expressiva 2
Ø
Produção
de criação diferentes linguagens da arte
Todas as atividades devem ser
realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; São Paulo Faz
Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte.
1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração
de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
30/03/20
30/03/20
Disciplina; Arte Série; 2º ano A, B e C Professora; Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø
Investigar
o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como
experiência estética a ser compartilhada.
Ø
Identificar
espaços e formas de integração entre arte e público.
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e a música.
Ø
Esboçar
projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a
apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
Ø
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.
Atividade 4; Ação Expressiva III
Ø
Caderno
do aluno SP faz a escola, paginas; 80 e 81,
Ø
leia as instruções para montar sua exposição.
Ø
Siga
o roteiro para Curadoria
Ø
Registre
sua exposição através de ilustrações e colagens, você deverá escolher o tema.
Ø
Não
deixe de relatar o que aprendeu
O que
é um curador? Quando fazemos a montagem
de uma exposição de artes visuais necessita de um Curador Cultural, que podem ser exercida por
uma ou mais pessoas responsáveis pelo processo de curadoria em arte, desde a
seleção de um conjunto de obras de um ou de vários artistas, administração,
organização, cuidado e montagem da exposição. E que hoje este profissional
precisa também ser responsável pela intermediação entre o artista, a crítica
artística e o mercado consumidor da arte (público). O Curador possui um importante compromisso
educacional na sociedade, agindo como um mediador cultural.
Dança
Atividade 2: Movendo Apreciação
Cacderno do aluno SP faz escola pagina;81 e
82
Links:
We Will Rock You musical Hungary flash mob -
Continental Hotel Budapest. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f_LZLzS9llU
. Acesso em 04 out. 2019”;
FAME
- HOT LUNCH. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o2iQ8THWz5k Acesso
em 04 out. 2019”;
Grande
Dança Brasil (Flash Mob) - São Paulo. “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=waBnO34AK6c Acesso em 21 out. 2019”;
Flash
mob que dá samba na Central do Brasil. “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=waBnO34AK6c Acesso em 21 out. 2019”;
Tango
no Brasil – Flash mob em Fortaleza. “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=daSm9Kn-N3E Acesso em 21 out. 2019”.
·
Após
assistir os vídeos faça um relatório nos seu caderno sobre o que você aprendeu
sobre a dança.
Música
Caderno do aluno SP faz escola paginas; 82,83
e 84
·
Fazer
a leitura das paginas e acessar os link citados
·
Faça
um relatório sobre tudo que pesquisou e aprendeu com os vídeos sobre música.
Teatro
Caderno do aluno SP faz escola pagina; 84 e
85
Atividade2: Ação Expressiva I
·
Fazer
a leitura e registrar no caderno de desenho.
·
Observar
as imagens no caderno do aluno.
·
Construa
a maquete do seu teatro (pode ser feita na caixa de sapato)
Todas as atividades devem ser realizadas no
caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para
elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Comentários
Postar um comentário