3ANO A/B ARTE
3ANO A/B ARTE
18-05-20
11-05-20
04-05-20
27-04-20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º ano A
Recuperação Continua do 2º bimestre
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
- Explorar os processos de criação
desta linguagem em ambientes digitais;
- P09EMLP - Diferenciar as partes
principais das secundárias em um texto.
- MP06 - Inferir informação implícita
em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha,
argumentativo).
Passo
1
Para
saber mais;
https://www.pebsp.com/videos/3a-serie-em-arte-discutindo-a-proposta-e-elaborando-o-projeto-10-07-2020/
Nome
do canal. “Samwad, Rua do Encontro” de Ivaldo Bertazzo. Ano de
publicação.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7sSan704qAc>.
Acesso em: 03 dez.2019.
Espetáculo
traz dança e tecnologia para o palco em Rio Preto, SP. G1 Globo. Disponível em:
<http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/tem-noticias1edicao/videos/v/espetaculo-traz-danca-e-tecnologia-para-o-palco-em-rio-pretosp/2409990/>.
Acesso em: 03 dez. 2019.
Nome
do canal. CULTURA | Arte e Tecnologia – Dança. Ano de publicação. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=Nuru8WFYmTQ>. Acesso em: 03 dez. 2019.
Nome
do canal. Apresentação final Oficina Dança e Tecnologia - III DIGIARTE.
Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfQJI1utuxE>. Acesso em: 03
dez.2019.
Nome
do canal. Shadow performance Hercules - Shadow Theatre VERBA. Disponível
em:<https://www.youtube.com/watch?v=NYYJm0uy0yk>. Acesso em: 03 dez.
2019.
Na
elaboração do Projeto definir: 1- Qual o tema a ser abordado? De que maneira
vão tratar esse assunto? 2- Qual será o Título do Projeto? Que tipos de
modalidade e movimentos de dança desejam utilizar? 3- Qual espaço escolar será
utilizado para a apresentação da dança? 4- Que materiais e equipamentos
tecnológicos serão utilizados? Quais a escola tem disponível? 5- Um orçamento
para se ter uma ideia dos recursos materiais necessários para a produção; 6- Um
roteiro de distribuição de funções, atividades e responsáveis por cada função.
Para
auxiliar os estudantes no trabalho de edição do vídeo, poderá ser utilizado o
software “Windows Movie Maker” ou outro de livre escolha. O Windows 10 tem um
"Editor de Vídeo" que costuma já vir instalado junto com o próprio
Windows - para quem nunca o acessou, pode-se tentar achá-lo através do
aplicativo "Fotos" (ou “Photos”), que é o novo visualizador de
imagens padrão do Windows 10. Também há versões alternativas do Movie Maker
pela própria loja de aplicativos (store) do Windows.
Editores
de vídeos para celular gratuitos que poderão ser indicados para os
estudantes:Edição de vídeos pelo celular. App Geek. Disponível em:
<https://www.appgeek.com.br/editor-de-video-celular/>.
Acesso em: 04 dez. 2019.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º ano A
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data.
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma
fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
- Reconhecer os elementos e
características encontradas na linguagem da dança;
- Explorar os processos de criação
desta linguagem em ambientes digitais;
- P09EMLP - Diferenciar as partes
principais das secundárias em um texto.
Passo
1
Elabore
e faça um projeto de dança, utilizando toda tecnologia disponível para a
interação do dançarino. Será importante fazer o registro fotográfico e em vídeo
de todo o processo de criação e execução para que, posteriormente em roda de
conversa, os pontos bem-sucedidos e os que necessitam aprimoramento sejam
analisados e discutidos.
Para
saber mais:
Fonte:
Pixabay.
https://pixabay.com/pt/photos/menina-mulher-alegria-da-vida-dan%C3%A7a-2940655/.
Acesso em: 05/ mar./2020”.
Agora
com foco nos profissionais da dança - coreógrafo, iluminador, técnico de som,
dançarinos e diretor de arte. Elabore apresentação de uma coreografia seguindo
o roteiro de trabalho indicado abaixo:
●
Cada aluno deverá fazer o registro como se fosse: 1. Coreógrafo - criar uma
coreografia baseada em uma temática escolhida pelo grupo; 2. Iluminador -
providenciar os equipamentos (lanterna, celular, Datashow etc.) para a
iluminação da coreografia e pensar em como irá utilizá-los; 3. Operador de som
- pesquisar sons e músicas relacionadas a temática escolhida e manipular
equipamentos e aparelhagem de som; 4. Dançarinos - ensaiar e apresentar a
coreografia; 5. Diretor artístico - dirigir os ensaios e a apresentação da
coreografia.
●
Para o momento das apresentações, será necessária uma adaptação você poderá
filmar a apresentação ou fazer uma ilustração de como você planejou tudo.
● Após a experiência vivida e solicite que
registrem no caderno suas respostas.
1.
O que foi mais difícil de ser executado? 2. Surgiram novas ideias a partir da
experiência? 3. O que poderia ter sido aprimorado para a apresentação? 4.
Perceberam a importância de cada profissional para criação e execução do
trabalho com dança?
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º ano A
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data.
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma
fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
Habilidades desenvolvidas
na sequência de atividades:
- Investigar novas possibilidades como videodança e
performance em dança;
- Registrar, produzir e divulgar um processo de criação
em dança que use a tecnologia e ambientes digitais.
1º
Passo
Você
já ouviu falar da brincadeira do telefone sem fio? Pois bem, para essa
atividade você fará um jogo bem parecido, porém, ao invés de utilizar frases,
trabalhará com movimentos do corpo. O jogo consiste em formar um círculo onde
todos olham para fora; portanto, estarão em pé uns de costas para os outros.
Para iniciar, chame seus familiares um vai indicar qual fará a primeira ação
corporal. O primeiro deve bater nas costas do outro que está ao seu lado, este
se vira, e os dois ficam frente a frente. O estudante que começou o jogo
demonstra uma pequena sequência de movimentos inventada por ele. O segundo
observa o movimento e bate nas costas do que está ao seu lado e reproduz o
movimento do primeiro. O terceiro bate nas costas de quem está ao lado e
reproduz os movimentos do segundo e assim por diante até completar o
círculo.assim por diante até completar o círculo. Para exemplificação do jogo,
acesse o vídeo: “Telefone-sem-fio corporal 2”(Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=a_LZu6pGE6c>. Acesso em: 03 dez.
2019.).Acesso em: 03 dez. 2019.). Se possível filma a atividade.
2º
Passo
Após leitura da ficha e exibição do
vídeo,responda;
● Vocês compreenderam a mensagem transmitida
pelo grupo que produziu o teatro de sombras?
● Vocês consideram os recursos apresentados
possíveis de serem utilizados? Outros materiais poderiam servir como material
de apoio para a dança? Quais?
Para
saber mais
20
Link: Nome do canal. How to do a shadow dance (Look behind the cloth). <https://www.youtube.com/watch?v=gzAUIXu7-pY>.
Acesso em: 03 dez. 2019. - Manifestação Artística Disponível em: . Acesso em:
03 dez. 2019.
FICHA - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
Entende-se manifestação artística como uma
ação organizada por um grupo de pessoas para apresentar publicamente os
sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém, neste contexto,
tais sentimentos serão representados por meio da linguagem específica da dança,
envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo
criativo no qual esses elementos criem um diálogo. Esses elementos todos podem
ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem sempre se conversam
e se interagem. Muitas vezes, são várias equipes e/ou indivíduos, onde cada um
cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas
somando-se as partes. Em alguns vídeos se vê imagens e sons dialogando com os
ritmos, por meio da montagem e edição das imagens. A tecnologia digital permite
interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto
“Manifestação Artística”, pode-se pensar em: -Uma apresentação corporal,
explorando movimentos livres e interagindo com a projeção de imagens; -Um
espetáculo de dança no qual sons, imagens e cenografia estão presentes através
da tecnologia. Explorando seus recursos com projeções e uso de vídeos,
celulares e dispositivos tecnológicos em geral, ao mesmo tempo em que os
movimentos se conversam com o som e com as imagens; onde as imagens não são só
paisagens de fundo e os sons não só são trilhas sonoras, mas dialogando com a
atuação dos corpos num espaço pensado para isso. Texto produzido pelos autores
para o São Paulo faz Escola.
3º
Passo criem recortes de silhuetas em papel ou papelão, com o intuito de criar
ilusões e reproduções de situações do cotidiano, e utilizem o tecido branco.O
desafio consiste em um grupo fazer uma série de movimentos de dança reproduzindo
esses movimentos. Para isso, 21 é importante que o espaço seja um pouco mais
escuro do que o habitual para que as sombras projetadas no tecido sejam
visíveis. Como fonte de luz além das lanternas, podem utilizar os próprios
celulares, lembrando que para sombras bem delineadas deve haver apenas uma
fonte de luz em cada lado da sala. Mas efeitos interessantes podem ser
alcançados utilizando mais de duas fontes. Para que o desafio não conte apenas
com os improvisos. Para esse momento, não poderão ser utilizadas músicas e
imagens que incitam a violência, sensualidades, intolerâncias etc.
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Habilidades estruturantes.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º ano A
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data.
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma
fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
- Reconhecer os elementos e
características encontradas na linguagem da dança;
- Pesquisar profissionais e
profissões contemporâneas diretamente ligadas a Linguagem da Dança;
Atividade
3
Pesquisarem
em livros, revistas, internet etc., imagens, textos e vídeos que tratem dos
temas indicados a seguir:
●
Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da Dança;
●
Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos de dança.
Finalizada
a pesquisa, registre em forma de mapa mental e ilustrações.
Pesquise
sobre os cursos de dança, o mercado de trabalho, o uso da tecnologia e as dificuldades
oriundas dessa escolha profissional.
Ao
concluir um curso de Dança um profissional estará apto a:
●
Atuar como bailarino;
●
Auxiliar na recuperação e reintegração de crianças e adolescentes através de
programas
e projetos sociais;
●
Criar coreografias, definindo a sequência de passos e movimentos que os
bailarinos devem executar;
●
Dirigir apresentações de espetáculos de dança;
●
Definir cenário, iluminação, música, planejando, se utilizará demais recursos
ou não;
●
Ensinar dança para crianças, jovens e adultos em escolas regulares e centros
culturais;
●
Escrever críticas sobre espetáculos de dança;
●
Ministrar aulas de Arte em escolas formais de Ensinos Fundamental e Médio;
●
Montar e coordenar espetáculos de dança para teatro, TV ou cinema, buscando
integrar
as linguagens e fazendo uso das novas tecnologias;
●
Produzir pesquisas e estudos em dança, linguagem do movimento, história da
dança
Para
saber mais:
1.Sobre
o curso de Dança - Licenciatura. Educa Mais Brasil. Disponível em:
<https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/danca>.
Acesso em:
04
dez. 2019.
2.Faculdade
de Dança. Guia da Carreira. Disponível em:
<https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-danca/>.
Acesso em: 04 dez.2019.
3.Quais
empregos esperam quem cursa Dança? Guia do Estudante.
Disponível
em: <https://guiadoestudante. abril.com.br/orientacao-profissional/
quais-empregos-esperam-quem-cursa-dança/>.
Acesso em: 04 dez. 2019.
4.XAREZ,
L. Profissões da Dança: bailarino, coreógrafo, ensaiador.Oportunidance, 2016.
Disponível
em: <http://www.oportunidance.eu/item/78-profiss%C3%B5es-da-
dan%C3%A7a-bailarino,-core%C3%B3grafo,-ensaiador.html>.
Acesso em: 04 dez. 2019.
5.Profissionais
da Dança. Galeria das Artes: A Arte e suas Tecnologias.
Disponível
em:
<http://artesnastecnologias.blogspot.com/2014/05/as-profissoes-contemporaneas-do-campo_8.html>.
Acesso em: 04 dez. 2019.
6.Dança.
Empregos. Disponível em:
<http://artesnastecnologias.blogspot.com/2014/05/as-profissoes->.
Acesso em: 04 dez.
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Habilidades estruturantes.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º ano A
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data.
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma
fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
- Reconhecer os elementos e
características encontradas na linguagem da dança;
- Pesquisar profissionais e
profissões contemporâneas diretamente ligadas a Linguagem da Dança;
Atividade
2
Nesse momento de apreciação, assista os vídeos
indicados abaixo, para auxiliar na realização das atividades deste bimestre.
Enquanto apreciam os vídeos observem os
aspectos relacionados à coreografia, iluminação, trilha sonora etc.
Links;
Nome
do canal. Dança das sombras diferenciada. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE>. Acesso em: 03 dez. 2019.
Nome
do canal. Shadows - Lindsey Stirling (Original Song). Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A>. Acesso em: 03 dez. 2019.
Após
assistirem aos vídeos, registrem suas impressões, reflexões, sentimentos e
respondam as 4 questões para finalizar as
atividades registre com uma fotografia e envie por e-mail.
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º ano A
Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Reconhecer
os elementos e características encontradas na linguagem da dança;
Atividade
I
Neste
volume, você vai ampliar seus conhecimentos sobre a Linguagem da Dança,
pesquisando sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam
com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção
de espetáculos. Talvez a dança não esteja diretamente ligada à profissão que
você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a
reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida, ampliando assim as
expectativas profissionais nesse campo.
SONDAGEM-
RESPONDA
1.
Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos,
recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse
espetáculo? 2. Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança?
Quais? 3. O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos?
4. Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você
considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o
espectador?
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de
Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
26-05-20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º ano A
Sequência de Atividade do 1º bimestre
Caros
alunos:
As
atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no
caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
- Compreender a relação entre Arte,
Ciência e Tecnologia.
- Compreender a integração entre as
Linguagens Artísticas.
1º
Passo
Visite
um Museu faça um tour via internet por 13 países e tenha acesso gratuito à
arte, cultura e informação, clicando neste link:
Atividade II
façam
o registro dos museus que visitou escreva o nome e quais obras de arte gostou,
escreva também como você imagina que seja em passo a passo o projeto de um
museu até o dia da sua exposição.
São Paulo Faz
Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte.
1º Bimestre, 2020.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de
março de 2020.
Google
vídeos.
Centro
de mídias da Educação de São Paulo.
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º A
Sequência de Atividades do 1º bimestre
Caros
alunos,
As atividades publicadas aqui no blog desta
semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o
nome da atividade e data
Pois
todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão
solicitadas posteriormente.
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Entender
o que é um projeto e seus elementos básicos
1º Passo
Assistir
o vídeo;
2º passo
Assistir o
vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FGXIKjgJOc0
3º passo
Registre passo
a passo do projeto da máscara.
Todas
as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos.
ARTE, 17 de março de 2020.
Youtube
vídeos.
11-05-20
Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º A
Sequência de Atividades
do 1º bimestre
Habilidades
desenvolvidas na sequência de atividades:
·
Analisar
a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação
comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.
·
Identificar
espaços e formas de integração entre arte e público.
1º Passo
Imagine que
você vai criar uma peça de Teatro
imagine também o lugar os personagens e a história.
2º Passo
Em uma folha do
seu caderno de desenho faça a margem de 1centimetro e desenhe o lugar aonde se
passa a sua história. Escreva em cima da folha Cenário, depois pinte contorne a
sua atividade, você também pode fazer colagem.
3º Passo
Em uma folha do
caderno de desenho faça a margem de 1centimetro e desenhe os personagens da sua
história. Escreva em cima da folha personagens, depois pinte contorne a sua
atividade, você também pode fazer colagem.
4º Passo
Em uma folha do
seu caderno de desenho faça uma margem de 1 centimetro e desenhe tudo que vai
acontecer na história. Escreva em cima da folha personagens, depois pinte
contorne a sua atividade, você também pode fazer colagem.
Todas as atividades devem ser realizadas no
caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola,
caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para
elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Profes
Profe
Primeira
atividade avaliativa de Arte do 1º Bimestre
Entregar
na escola dia 12/05/2020
Horário:
10h ás 15h
Instruções;
Em
uma folha separada faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as
questões.
Nome:
Data:
Série;
Professora:
Helen de Paula
Avaliação
de Arte
Habilidades
Desenvolvidas:
·
Entender
o que é um projeto e seus elementos básicos.
·
Compreender
a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.
·
Compreender
a integração entre as linguagens artísticas.
·
Saber sistematizar e organizar materiais de
pesquisa.
·
Identificar,
relacionar e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um
projeto.
Após a pesquisa,
escolher a imagem da obra de arte da sua preferência.
Com aplicativos simples
mudar a imagem como cabelo, fundo da imagem e etc.
Não se esqueça de tirar
uma do inicio e do final do processo de criação e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com também fará parte da avaliação.
Escreva um relatório contando a sua
experiência em realizar a atividade.
Exemplo:
Porque escolheu essa
imagem?
Quais as dificuldades
encontradas durante o processo?
O que descobriu de
novo?
A obra no final
alcançou sua expectativa?
O que você acha da arte
com a tecnologia?
Disciplina; Arte Série; 3º ano A Professora; Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø Entender o que é um
projeto e seus elementos básicos.
Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia. Compreender a integração entre as
linguagens artísticas.
Ø Saber sistematizar e
organizar materiais de pesquisa.
Ø Identificar,
relacionar e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um
projeto.
Atividade 6: Ação Expressiva III
·
Você
ira escolher uma obra de arte (uma pintura) e irá modificá-la utilizando da
tecnologia por meios de aplicativos. Como cabelo, figurino, cenário e etc...
·
Após
concluir o seu projeto tire uma foto do antes e o depois e envie para o e-mail helenlnascimento@gmail.com
. Mostrando como a tecnologia modificou a maneira de produzir arte.
·
Responda
as seguintes questões
1.
Foi possível exercitar uma ou mais funções ligadas à
profissão escolhidas por você ?
2.
Quais foram seus obstáculos ao interagir com a obra?
3.
Quais aspectos ou detalhes da obra poderiam ter sido
aperfeiçoados?
4.
O aperfeiçoamento da obra poderia constar numa revisão do
projeto?
5.
Houveram dificuldades envolvendo a tecnologia? Quais?
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos.
ARTE, 17 de março de 2020.
27-04-20
Disciplina; Arte Série; 3º ano A Professora; Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø Entender o que é um
projeto e seus elementos básicos.
Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia. Compreender a integração entre as
linguagens artísticas.
Ø Saber sistematizar e
organizar materiais de pesquisa.
Ø Identificar, relacionar
e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um projeto.
Atividade 6: Ação Expressiva III
·
Você
ira escolher uma obra de arte (uma pintura) e irá modificá-la utilizando da
tecnologia por meios de aplicativos. Como cabelo, figurino, cenário e etc...
·
Após
concluir o seu projeto tire uma foto do antes e o depois e envie para o e-mail helenlnascimento@gmail.com Mostrando como a tecnologia modificou a maneira de produzir arte.
·
Responda
as seguintes questões:
1. Foi possível exercitar uma ou mais funções ligadas à profissão escolhidas por você ?
1. Foi possível exercitar uma ou mais funções ligadas à profissão escolhidas por você ?
2.
Quais foram seus obstáculos ao interagir com a obra?
3.
Quais aspectos ou detalhes da obra poderiam ter sido
aperfeiçoados?
4.
O aperfeiçoamento da obra poderia constar numa revisão do
projeto?
5.
Houveram dificuldades envolvendo a tecnologia? Quais?
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos.
ARTE, 17 de março de 2020.
Disciplina;
Arte serie; 3º ano A e
B Professora;
Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø Ampliar a compreensão sobre a relação da arte nas profissões
contemporâneas
Ø Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de
poéticas pessoais ou de processos colaborativos na elaboração de projetos.
Atividade
I
Caderno
do aluno SP faz a escola, paginas; 80,81 e 82
Atividade
I-Sondagem
Ø Responder a sondagem
Ø Observar as imagens.
Atividade
II- Ação Expressiva 1
Ø Pesquisa de sites sugeridos na apostila; Arte digital
interativa
Atividade
III- Ação Expressiva 2
Ø Produção de criação diferentes linguagens da arte
Ø Artista Lygia Clarck
Ø Artista Hélio Oiticica
Todas
as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial
bibliográfico: SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial
bibliográfico; São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de
São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
30/03/20
Disciplina;
Arte Série; 3º ano A
Professora;
Helen
Atividades do 1º bimestre
Habilidades
Ø Entender o que é um projeto e seus
elementos básicos. Compreender a relação
entre Arte, Ciência e Tecnologia.
Compreender a integração entre as linguagens artísticas.
Ø Saber sistematizar e organizar
materiais de pesquisa.
Ø Identificar, relacionar e estabelecer
as diversas funções dos indivíduos dentro de um projeto.
Atividade 3:movendo apreciação II
Caderno do aluno SP faz a escola,
paginas; 82,83
· Ler e seguir as orientações
· Após observar as obras os ‘Bichos’ de
Lygia Clark, crie uma obra que proporcione interação com o público. Com
placas de papelão e fita crepe montem o seu Bicho em pequeno formato
tridimensional, no final da montagem podem pintar seus Bichos.
· Expor os trabalhos para a turma quando
voltar as aulas. Para que cada aluno possa ter a experiência estética.
Atividade 4: ação Expressiva I
Caderno do aluno SP faz a escola
paginas; 83 e 84
· Você deverá produzir uma pesquisa com o
foco de como o uso da tecnologia modificou a maneira de produzir Arte.
(profissões e profissionais ).
Para saber mais: Vídeo Rastros do
Processo Colaborativo, que faz parte do documentário “Por trás da Cena”,
“Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=HPqYlfIA7v4 Acesso em 24 set.
2019”, que explana sobre o processo de criação em teatro, porém, ajuda a
entender qualquer processo de criação em Arte.
10 profissões para quem gosta de artes
- “Disponível em :
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/10-profissoes-para-quem-gosta-de-artes
Acesso em 24 set. 2019”.
Conheça as 13 profissões da área de
Artes e Design - “Disponível em :
https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/conheca-as-13-profissoes-da-area-de-artes-e-design/
Acesso em 24 set. 2019”.
15 Profissões para quem gosta de
desenhar - “Disponível em : https://viacarreira.com/profissoes-para-quem-gosta-de-desenhar/
Acesso em 24 set. 2019
O registro devera ser
feito no caderno de desenho através de ilustrações, colagem ou por escrito.
Atividade5: Ação
Expressiva II
· Fazer a leitura e
registrar no caderno modelo de organização do projeto de uma obra na qual o
público possa interagir por meio da tecnologia.
Referencial bibliográfico; SP Faz
Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz
Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador
para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Comentários
Postar um comentário