3ANO A/B ARTE


3ANO A/B ARTE


Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 3º ano A

Recuperação Continua do 2º bimestre
Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
  • Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;

  • P09EMLP - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

  • MP06 - Inferir informação implícita em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
Passo 1
Para saber mais;
https://www.pebsp.com/videos/3a-serie-em-arte-discutindo-a-proposta-e-elaborando-o-projeto-10-07-2020/
Nome do canal. “Samwad, Rua do Encontro” de Ivaldo Bertazzo. Ano de publicação.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7sSan704qAc>. Acesso em: 03 dez.2019.
Espetáculo traz dança e tecnologia para o palco em Rio Preto, SP. G1 Globo. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/tem-noticias1edicao/videos/v/espetaculo-traz-danca-e-tecnologia-para-o-palco-em-rio-pretosp/2409990/>. Acesso em: 03 dez. 2019.

Nome do canal. CULTURA | Arte e Tecnologia – Dança. Ano de publicação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nuru8WFYmTQ>. Acesso em: 03 dez. 2019.

Nome do canal. Apresentação final Oficina Dança e Tecnologia - III DIGIARTE.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfQJI1utuxE>. Acesso em: 03 dez.2019.

Nome do canal. Shadow performance Hercules - Shadow Theatre VERBA. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=NYYJm0uy0yk>. Acesso em: 03 dez. 2019.
Na elaboração do Projeto definir: 1- Qual o tema a ser abordado? De que maneira vão tratar esse assunto? 2- Qual será o Título do Projeto? Que tipos de modalidade e movimentos de dança desejam utilizar? 3- Qual espaço escolar será utilizado para a apresentação da dança? 4- Que materiais e equipamentos tecnológicos serão utilizados? Quais a escola tem disponível? 5- Um orçamento para se ter uma ideia dos recursos materiais necessários para a produção; 6- Um roteiro de distribuição de funções, atividades e responsáveis por cada função.
Para auxiliar os estudantes no trabalho de edição do vídeo, poderá ser utilizado o software “Windows Movie Maker” ou outro de livre escolha. O Windows 10 tem um "Editor de Vídeo" que costuma já vir instalado junto com o próprio Windows - para quem nunca o acessou, pode-se tentar achá-lo através do aplicativo "Fotos" (ou “Photos”), que é o novo visualizador de imagens padrão do Windows 10. Também há versões alternativas do Movie Maker pela própria loja de aplicativos (store) do Windows.
Editores de vídeos para celular gratuitos que poderão ser indicados para os estudantes:Edição de vídeos pelo celular. App Geek. Disponível em:

<https://www.appgeek.com.br/editor-de-video-celular/>. Acesso em: 04 dez. 2019.



Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 3º ano A

 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:
As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data.
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com

Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
  • Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança;

  • Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;

  • P09EMLP - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Passo 1
Elabore e faça um projeto de dança, utilizando toda tecnologia disponível para a interação do dançarino. Será importante fazer o registro fotográfico e em vídeo de todo o processo de criação e execução para que, posteriormente em roda de conversa, os pontos bem-sucedidos e os que necessitam aprimoramento sejam analisados e discutidos.
Para saber mais:
Fonte: Pixabay. https://pixabay.com/pt/photos/menina-mulher-alegria-da-vida-dan%C3%A7a-2940655/. Acesso em: 05/ mar./2020”.
Agora com foco nos profissionais da dança - coreógrafo, iluminador, técnico de som, dançarinos e diretor de arte. Elabore apresentação de uma coreografia seguindo o roteiro de trabalho indicado abaixo:
● Cada aluno deverá fazer o registro como se fosse: 1. Coreógrafo - criar uma coreografia baseada em uma temática escolhida pelo grupo; 2. Iluminador - providenciar os equipamentos (lanterna, celular, Datashow etc.) para a iluminação da coreografia e pensar em como irá utilizá-los; 3. Operador de som - pesquisar sons e músicas relacionadas a temática escolhida e manipular equipamentos e aparelhagem de som; 4. Dançarinos - ensaiar e apresentar a coreografia; 5. Diretor artístico - dirigir os ensaios e a apresentação da coreografia.
● Para o momento das apresentações, será necessária uma adaptação você poderá filmar a apresentação ou fazer uma ilustração de como você planejou tudo.
 ● Após a experiência vivida e solicite que registrem no caderno suas respostas.

1. O que foi mais difícil de ser executado? 2. Surgiram novas ideias a partir da experiência? 3. O que poderia ter sido aprimorado para a apresentação? 4. Perceberam a importância de cada profissional para criação e execução do trabalho com dança?



Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 3º ano A



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:
As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data.
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
  • Investigar novas possibilidades como videodança e performance em dança;
  • Registrar, produzir e divulgar um processo de criação em dança que use a tecnologia e ambientes digitais.
1º Passo
Você já ouviu falar da brincadeira do telefone sem fio? Pois bem, para essa atividade você fará um jogo bem parecido, porém, ao invés de utilizar frases, trabalhará com movimentos do corpo. O jogo consiste em formar um círculo onde todos olham para fora; portanto, estarão em pé uns de costas para os outros. Para iniciar, chame seus familiares um vai indicar qual fará a primeira ação corporal. O primeiro deve bater nas costas do outro que está ao seu lado, este se vira, e os dois ficam frente a frente. O estudante que começou o jogo demonstra uma pequena sequência de movimentos inventada por ele. O segundo observa o movimento e bate nas costas do que está ao seu lado e reproduz o movimento do primeiro. O terceiro bate nas costas de quem está ao lado e reproduz os movimentos do segundo e assim por diante até completar o círculo.assim por diante até completar o círculo. Para exemplificação do jogo, acesse o vídeo: “Telefone-sem-fio corporal 2”(Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=a_LZu6pGE6c>. Acesso em: 03 dez. 2019.).Acesso em: 03 dez. 2019.). Se possível filma a atividade.

2º Passo

 Após leitura da ficha e exibição do vídeo,responda;
 ● Vocês compreenderam a mensagem transmitida pelo grupo que produziu o teatro de sombras?
 ● Vocês consideram os recursos apresentados possíveis de serem utilizados? Outros materiais poderiam servir como material de apoio para a dança? Quais?
Para saber mais
20 Link: Nome do canal. How to do a shadow dance (Look behind the cloth).  <https://www.youtube.com/watch?v=gzAUIXu7-pY>. Acesso em: 03 dez. 2019. - Manifestação Artística Disponível em: . Acesso em: 03 dez. 2019.
 FICHA - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
 Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas para apresentar publicamente os sentimentos e pensamentos sobre um determinado assunto. Porém, neste contexto, tais sentimentos serão representados por meio da linguagem específica da dança, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo criativo no qual esses elementos criem um diálogo. Esses elementos todos podem ser encontrados em muitas apresentações artísticas, mas nem sempre se conversam e se interagem. Muitas vezes, são várias equipes e/ou indivíduos, onde cada um cuida de uma parte sem passar por um processo criativo coletivo, apenas somando-se as partes. Em alguns vídeos se vê imagens e sons dialogando com os ritmos, por meio da montagem e edição das imagens. A tecnologia digital permite interações antes impossíveis. Como produção final para esse projeto “Manifestação Artística”, pode-se pensar em: -Uma apresentação corporal, explorando movimentos livres e interagindo com a projeção de imagens; -Um espetáculo de dança no qual sons, imagens e cenografia estão presentes através da tecnologia. Explorando seus recursos com projeções e uso de vídeos, celulares e dispositivos tecnológicos em geral, ao mesmo tempo em que os movimentos se conversam com o som e com as imagens; onde as imagens não são só paisagens de fundo e os sons não só são trilhas sonoras, mas dialogando com a atuação dos corpos num espaço pensado para isso. Texto produzido pelos autores para o São Paulo faz Escola.

3º Passo criem recortes de silhuetas em papel ou papelão, com o intuito de criar ilusões e reproduções de situações do cotidiano, e utilizem o tecido branco.O desafio consiste em um grupo fazer uma série de movimentos de dança reproduzindo esses movimentos. Para isso, 21 é importante que o espaço seja um pouco mais escuro do que o habitual para que as sombras projetadas no tecido sejam visíveis. Como fonte de luz além das lanternas, podem utilizar os próprios celulares, lembrando que para sombras bem delineadas deve haver apenas uma fonte de luz em cada lado da sala. Mas efeitos interessantes podem ser alcançados utilizando mais de duas fontes. Para que o desafio não conte apenas com os improvisos. Para esse momento, não poderão ser utilizadas músicas e imagens que incitam a violência, sensualidades, intolerâncias etc.


São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.

Habilidades estruturantes.





Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 3º ano A



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data.
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com



Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

  • Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança;
  • Pesquisar profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas a Linguagem da Dança;

Atividade 3
Pesquisarem em livros, revistas, internet etc., imagens, textos e vídeos que tratem dos temas indicados a seguir:
● Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da Dança;
● Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos de dança.
Finalizada a pesquisa, registre em forma de mapa mental e ilustrações.
Pesquise sobre os cursos de dança, o mercado de trabalho, o uso da tecnologia e as dificuldades oriundas dessa escolha profissional.
Ao concluir um curso de Dança um profissional estará apto a:
● Atuar como bailarino;
● Auxiliar na recuperação e reintegração de crianças e adolescentes através de
programas e projetos sociais;
● Criar coreografias, definindo a sequência de passos e movimentos que os bailarinos devem executar;
● Dirigir apresentações de espetáculos de dança;
● Definir cenário, iluminação, música, planejando, se utilizará demais recursos ou não;
● Ensinar dança para crianças, jovens e adultos em escolas regulares e centros culturais;
● Escrever críticas sobre espetáculos de dança;
● Ministrar aulas de Arte em escolas formais de Ensinos Fundamental e Médio;
● Montar e coordenar espetáculos de dança para teatro, TV ou cinema, buscando
integrar as linguagens e fazendo uso das novas tecnologias;
● Produzir pesquisas e estudos em dança, linguagem do movimento, história da dança
Para saber mais:
1.Sobre o curso de Dança - Licenciatura. Educa Mais Brasil. Disponível em:
<https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/danca>. Acesso em:
04 dez. 2019.

2.Faculdade de Dança. Guia da Carreira. Disponível em:
<https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-danca/>. Acesso em: 04 dez.2019.

3.Quais empregos esperam quem cursa Dança? Guia do Estudante.
Disponível em: <https://guiadoestudante. abril.com.br/orientacao-profissional/
quais-empregos-esperam-quem-cursa-dança/>. Acesso em: 04 dez. 2019.

4.XAREZ, L. Profissões da Dança: bailarino, coreógrafo, ensaiador.Oportunidance, 2016.
Disponível em: <http://www.oportunidance.eu/item/78-profiss%C3%B5es-da-
dan%C3%A7a-bailarino,-core%C3%B3grafo,-ensaiador.html>. Acesso em: 04 dez. 2019.

5.Profissionais da Dança. Galeria das Artes: A Arte e suas Tecnologias.
Disponível em: <http://artesnastecnologias.blogspot.com/2014/05/as-profissoes-contemporaneas-do-campo_8.html>. Acesso em: 04 dez. 2019.

6.Dança. Empregos. Disponível em:
<http://artesnastecnologias.blogspot.com/2014/05/as-profissoes->. Acesso em: 04 dez.

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.

Habilidades estruturantes.




Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 3º ano A



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data.
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente. Logo após realizar as atividades deverá tirar uma fotografia das atividades e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com



Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

  • Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança;
  • Pesquisar profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas a Linguagem da Dança;


Atividade 2
 Nesse momento de apreciação, assista os vídeos indicados abaixo, para auxiliar na realização das atividades deste bimestre. Enquanto apreciam os vídeos observem os  aspectos relacionados à coreografia, iluminação, trilha sonora etc.
Links;

Nome do canal. Dança das sombras diferenciada. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE>. Acesso em: 03 dez. 2019.

Nome do canal. Shadows - Lindsey Stirling (Original Song). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A>. Acesso em: 03 dez. 2019.


Após assistirem aos vídeos, registrem suas impressões, reflexões, sentimentos e respondam as 4 questões para  finalizar as atividades registre com uma fotografia e envie por e-mail.

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 2º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.

Centro de mídias da Educação de São Paulo.





Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 3º ano A



 Sequência de Atividade do 2º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:

·         Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança;

Atividade I

Neste volume, você vai ampliar seus conhecimentos sobre a Linguagem da Dança, pesquisando sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos. Talvez a dança não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida, ampliando assim as expectativas profissionais nesse campo.

SONDAGEM- RESPONDA
1. Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo? 2. Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais? 3. O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos? 4. Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador?


São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.
26-05-20



Professora; Helen
 Disciplina: Arte
 Turma: 3º ano A



 Sequência de Atividade do 1º bimestre
Caros alunos:


As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.


Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:
  • Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.
  • Compreender a integração entre as Linguagens Artísticas.


1º Passo
Visite um Museu faça um tour via internet por 13 países e tenha acesso gratuito à arte, cultura e informação, clicando neste link:


 Atividade II
façam o registro dos museus que visitou escreva o nome e quais obras de arte gostou, escreva também como você imagina que seja em passo a passo o projeto de um museu até o dia da sua exposição.

São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.
Google vídeos.
Centro de mídias da Educação de São Paulo.



18-05-20


Professora; Helen
Disciplina: Arte

Turma: 3º A


Sequência de Atividades do 1º bimestre

Caros alunos,

 As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverão ser realizadas no caderno de desenho. Escreva no cabeçalho o nome da atividade e data
Pois todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no caderno do aluno serão solicitadas posteriormente.



Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:


·         Entender o que é um projeto e seus elementos básicos


1º Passo
Assistir o vídeo;

2º passo
Assistir o vídeo:                                                                                                                 https://www.youtube.com/watch?v=FGXIKjgJOc0

3º passo
Registre passo a passo do projeto da máscara.


Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.

Youtube vídeos.


11-05-20


Professora; Helen
Disciplina: Arte
Turma: 3º A



Sequência de Atividades do 1º bimestre



Habilidades desenvolvidas na sequência de atividades:


·         Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e o teatro.
·         Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.



1º Passo
Imagine que você vai criar uma peça  de Teatro imagine também o lugar os personagens e a história.

2º Passo
Em uma folha do seu caderno de desenho faça a margem de 1centimetro e desenhe o lugar aonde se passa a sua história. Escreva em cima da folha Cenário, depois pinte contorne a sua atividade, você também pode fazer colagem.

3º Passo
Em uma folha do caderno de desenho faça a margem de 1centimetro e desenhe os personagens da sua história. Escreva em cima da folha personagens, depois pinte contorne a sua atividade, você também pode fazer colagem.

4º Passo
Em uma folha do seu caderno de desenho faça uma margem de 1 centimetro e desenhe tudo que vai acontecer na história. Escreva em cima da folha personagens, depois pinte contorne a sua atividade, você também pode fazer colagem.

Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de

Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.



Profes
Profe


Primeira atividade avaliativa de Arte do 1º Bimestre
Entregar na escola dia 12/05/2020
Horário: 10h ás 15h                   
      

Instruções;
Em uma folha separada faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as questões.
Nome:
Data:
Série;
Professora: Helen de Paula

Avaliação de Arte

Habilidades Desenvolvidas:
·         Entender o que é um projeto e seus elementos básicos.
·         Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.
·         Compreender a integração entre as linguagens artísticas.
·          Saber sistematizar e organizar materiais de pesquisa.
·         Identificar, relacionar e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um projeto.

Após a pesquisa, escolher a imagem da obra de arte da sua preferência.
Com aplicativos simples mudar a imagem como cabelo, fundo da imagem e etc.
Não se esqueça de tirar uma do inicio e do final do processo de criação e enviar para o e-mail helenlnascimento@gmail.com  também fará parte da avaliação.
 Escreva um relatório contando a sua experiência em realizar a atividade.
Exemplo:
Porque escolheu essa imagem?
Quais as dificuldades encontradas durante o processo?
O que descobriu de novo?
A obra no final alcançou sua expectativa?
O que você acha da arte com a tecnologia?



04-05-20



Disciplina; Arte         Série; 3º ano A                Professora; Helen

                  

Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Entender o que é um projeto e seus elementos básicos.       Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.        Compreender a integração entre as linguagens artísticas.
Ø  Saber sistematizar e organizar materiais de pesquisa.
Ø  Identificar, relacionar e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um projeto.

Atividade 6: Ação Expressiva III
·         Você ira escolher uma obra de arte (uma pintura) e irá modificá-la utilizando da tecnologia por meios de aplicativos. Como cabelo, figurino, cenário e etc...
·         Após concluir o seu projeto tire uma foto do antes e o depois e envie para o e-mail helenlnascimento@gmail.com . Mostrando como a tecnologia modificou a maneira de produzir arte.
·         Responda as seguintes questões
1.    Foi possível exercitar uma ou mais funções ligadas à profissão escolhidas por você ?
2.    Quais foram seus obstáculos ao interagir com a obra?
3.    Quais aspectos ou detalhes da obra poderiam ter sido aperfeiçoados?
4.    O aperfeiçoamento da obra poderia constar numa revisão do projeto?
5.    Houveram dificuldades envolvendo a tecnologia? Quais?

Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.




27-04-20

Disciplina; Arte         Série; 3º ano A                Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Entender o que é um projeto e seus elementos básicos.       Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.        Compreender a integração entre as linguagens artísticas.
Ø  Saber sistematizar e organizar materiais de pesquisa.
Ø  Identificar, relacionar e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um projeto.

Atividade 6: Ação Expressiva III
·         Você ira escolher uma obra de arte (uma pintura) e irá modificá-la utilizando da tecnologia por meios de aplicativos. Como cabelo, figurino, cenário e etc...
·         Após concluir o seu projeto tire uma foto do antes e o depois e envie para o e-mail helenlnascimento@gmail.com  Mostrando como a tecnologia modificou a maneira de produzir arte.
·         Responda as seguintes questões:

                  1. Foi possível exercitar uma ou mais funções ligadas à profissão escolhidas por você ?
2.    Quais foram seus obstáculos ao interagir com a obra?
3.    Quais aspectos ou detalhes da obra poderiam ter sido aperfeiçoados?
4.    O aperfeiçoamento da obra poderia constar numa revisão do projeto?
5.    Houveram dificuldades envolvendo a tecnologia? Quais?

Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de

Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.




Disciplina; Arte         serie; 3º ano A e B                Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Ampliar a compreensão sobre a relação da arte nas profissões contemporâneas
Ø  Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos na elaboração de projetos.


Atividade I

Caderno do aluno SP faz a escola, paginas; 80,81 e 82
Atividade I-Sondagem
Ø  Responder a sondagem
Ø  Observar as imagens.
Atividade II- Ação Expressiva 1
Ø  Pesquisa de sites sugeridos na apostila; Arte digital interativa
Atividade III- Ação Expressiva 2
Ø  Produção de criação diferentes linguagens da arte 
Ø  Artista Lygia Clarck
Ø  Artista Hélio Oiticica

Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de arte (desenho)
Referencial bibliográfico: SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
Referencial bibliográfico; São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Aluno. Arte. 1º Bimestre, 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.


30/03/20


Disciplina; Arte         Série; 3º ano A                Professora; Helen



Atividades do 1º bimestre



Habilidades
Ø  Entender o que é um projeto e seus elementos básicos.       Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.        Compreender a integração entre as linguagens artísticas.
Ø  Saber sistematizar e organizar materiais de pesquisa.
Ø  Identificar, relacionar e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um projeto.

Atividade 3:movendo apreciação  II

Caderno do aluno SP faz a escola, paginas; 82,83
·         Ler e seguir as orientações
·         Após observar as obras os ‘Bichos’ de Lygia Clark, crie uma obra que proporcione interação com o público. Com placas de papelão e fita crepe montem o seu Bicho em pequeno formato tridimensional, no final da montagem podem pintar seus Bichos.
·         Expor os trabalhos para a turma quando voltar as aulas. Para que cada aluno possa ter a experiência estética.
Atividade 4: ação Expressiva I
Caderno do aluno SP faz a escola paginas; 83 e 84
·         Você deverá produzir uma pesquisa com o foco de como o uso da tecnologia modificou a maneira de produzir Arte. (profissões e profissionais ).

Para saber mais: Vídeo Rastros do Processo Colaborativo, que faz parte do documentário “Por trás da Cena”, “Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=HPqYlfIA7v4 Acesso em 24 set. 2019”, que explana sobre o processo de criação em teatro, porém, ajuda a entender qualquer processo de criação em Arte.
10 profissões para quem gosta de artes - “Disponível em : https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/10-profissoes-para-quem-gosta-de-artes Acesso em 24 set. 2019”.
Conheça as 13 profissões da área de Artes e Design - “Disponível em : https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/conheca-as-13-profissoes-da-area-de-artes-e-design/ Acesso em 24 set. 2019”.
15 Profissões para quem gosta de desenhar - “Disponível em : https://viacarreira.com/profissoes-para-quem-gosta-de-desenhar/ Acesso em 24 set. 2019

O registro devera ser feito no caderno de desenho através de ilustrações, colagem ou por escrito.
Atividade5: Ação Expressiva II

·         Fazer a leitura e registrar no caderno modelo de organização do projeto de uma obra na qual o público possa interagir por meio da tecnologia.

Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do aluno secretaria da Educação 2019.
 Referencial bibliográfico; SP Faz Escola, caderno do professor secretaria da Educação 2019.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de
Estudos. ARTE, 17 de março de 2020.




Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem