3ANOS A/B ED. FÍSICA

3ANOS A/B ED. FÍSICA


Atividade de Educação Física – Semana 20 a 24
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A- série do ensino médio

Habilidade (s) identificar características específicas dos esportes radicais. Relacionar experiências do Se-Movimentar para elaborar conhecimentos sobre o “estilo de vida” dos praticantes de esportes radicais.
Habilidade (s) recuperação:  identificar como os princípios do treinamento se aplicam ao desenvolvimento das capacidades físicas.  Selecionar, interpretar e utilizar informações e conhecimentos sobre os princípios do treinamento na elaboração de um programa pessoal de condicionamento físico voltado ao desenvolvimento de uma ou mais capacidades físicas.
Habilidade (s) estruturantes: Reconhecer motivos pelos quais a ginástica laboral contribui para a prevenção de doenças relativas ao seu trabalho.

Passo 1: Atividade (s): 1º Momento- Fazer uma pesquisar
Passo 2: Atividade (s): 2º Momento- Responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física e em uma folha a parte entregar na escola ou enviar por e-mail da professora, em anexo abaixo as atividades de recuperação.
1-      Faça uma pesquisa sobre os esportes radicais no mínimo 4 modalidades
2-      Fale sobre a diferença de gênero no esporte radicai
3-      Qual o estilo de vida destes atletas?
4-      Identifique as principais características das modalidades que você descreveu acima.
5-      ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER FEITA EM FOLHA A PARTE E ENTREGUE NA ESCOLA OU ENVIADA POR EMAIL, ANEXO ABAIXO.
Como os princípios de treinamento ao desenvolvimento das capacidades físicas
Elabore um programa de exercício físico para ganho de força e outro para ganho resistência.


Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Professora: Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com








Atividade de Educação Física – Semana 13 a 17
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A - série do ensino médio

Habilidade (s): Apreciar, analisar, reconhecer
Atividade (s): 1º Momento

Passo 1: Realizar a leitura das questões
Passo 2: Responder em uma folha a parte as perguntas abaixo. Tem que copiar as questões na folha que pode ser envida por E –mail, anexo abaixo, ou por foto no WhatsApp e ainda levar até a escola no horário programado para entrega de atividades.

1 – O que é Hip Hop e qual a sua importância na nossa cultura?
2 – O que é Street Dance e qual a importância na nossa cultura?
3- O que é ginastica laboral?
4- Como ela é ministrada e qual a sua duração?
 5 -Qual o benefício da ginastica laboral?



Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Professora: Ivonete E-mail ia3augustluf@gmail.com





Atividade de Educação Física- 06 a 10/07
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A série do ensino médio

Habilidade (s) perceber as reações do próprio corpo diante das demandas ocupacionais.  Valorizar a ginástica laboral para a prevenção de doenças relativas ao seu trabalho.

Habilidades (s) estruturantes reconhecer motivos pelos quais a ginástica laboral contribui para a prevenção de doenças relativas ao seu trabalho

Habilidades (s) recuperação: identificar e nomear golpes, técnicas e táticas inerentes ao boxe.   Reconhecer e valorizar o conhecimento das técnicas e táticas do boxe como fator importante na apreciação do espetáculo esportivo.   Analisar do ponto de vista técnico e tático uma luta de boxe, assistida presencialmente ou pela televisão.

Passo 3: atividade de recuperação
1-      Quais os golpes do boxe
2-      Quais os benefícios que o boxe traz para seus praticantes
3-      Quais as diferenças do boxe para MMA
4-      Quais as categorias do boxe? Se você fosse um lutador de boxe em qual categoria você estaria e porquê?

Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.

Professora: Ivonete e-mail ia3augustluf@gmail.com.



Atividade de Educação Física - 29/06/20 a 03/07/20            
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A série do ensino médio

Atividade (s): Street Dance
Habilidade (s): Compreender os diferentes estilos de street dance. Perceber e nomear passos e movimentos característicos, criar e nomear movimentos.

Atividade (s): 1º Momento
Passo 1: Crie uma coreografia de Street dance
Passo 2: Faça uma filmagem e envie para a professora de educação física via WhatsApp ou pelo E-mail em anexo abaixo. (Atividade proposta na página 129 da apostila do aluno).




Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 2º Bimestre 2020.
Profª Ivonete  E-mail ia3augustluf@gmail.com, para qualquer dúvida.








Atividade de Educação Física - 22/06/20 a 26/06/20            
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A série do ensino médio Atividade (s): Street Dance
 1º Momento

Habilidade (s): Identificar o ritmo vital e perceber o ritmo como organização expressiva do movimento. Perceber noções de tempo e acento rítmicos nas manifestações da Cultura de Movimento.-
Atividade (s): 1º momento
Passo 1: Ler o texto da Apostila página 128
Passo 2: fazer a atividade 2 da apostila página 128 – pesquise sobre quais são os estilos mais populares dessa dança Street Dance.



Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.
Profª Ivonete  E-mail ia3augustluf@gmail.com, para qualquer dúvida.





Atividade de Educação Física – 15/06 a 19/06
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A série do ensino médio


Habilidade (s): Apreciar e analisar movimentos característicos do hip hop
 Atividade (s): 1
Passo 1: assistir a videio aula


Passo 2: Após assistir responda as questões em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.

CONHECENDO O HIP HOP



1-      Crie uma rima de hip hop utilizando a atual situação que nos encontramos.






Bibliografia:

Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre 2020.

Profª: Ivonete – Email – ia3augustluf@gmail.com, para qualquer duvida.






Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A   - série do ensino médio


Atividade (s): 1º momento
Passo 1: assistir ao vídeo https://youtu.be/agZZzUEl5Yw
Passo 2: Após assistir o vídeo faça a pesquisa abaixo em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física.      
Faça uma pesquisa sobre a História do Hip Hop no Brasil.

Bibliografia:
Internet.
Texto – Secretaria de Educação do Paraná 
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Professora: Ivonete – email para contato- ia3augustluf@gmail.com







11-05-20

Atividade de Educação Física
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A  - série do ensino médio


Atividade (s): 1º Momento
Passo 1: Pesquisar em jornais, revistas, sites.
Passo 2:  anexar em seu caderno na divisória destinada à disciplina Educação Física
Pesquisar sobre:
1-      FLEXIBILIDADE
2-      AGILIDADE
3-      FORÇA
4-      RESISTENCIA
5-      VELOCIDADE

2º Momento
As capacidades podem ser definhadas como todo atributo ou qualidade “treinável” de um organismo, ou seja, passível de adaptações.
Todo ser humano possui inúmeras capacidades motoras, em níveis diferentes, devido as suas heranças genéticas. Com o treinamento, as capacidades se desenvolvem e há um declínio quando o treinamento é interrompido.
Embora pareça, existir poucas dívidas quando a melhora na qualidade de vida e, sobretudo, na condição de saúde alcançada através de um programa de condicionamento físico, esses benefícios dependem de uma prescrição de intensidade de treinamento físico de exercícios adequada, no que diz respeito a sua intensidade, duração, frequência e modalidade. Dentre esses fatores, a intensidade dos exercícios parece ter um papel de destaque no resultado final alcançado.

Reflita sobre as situações a seguir e responda porque isso ocorre?
1-      Diego começou a treinar musculação na academia e seu professor preparou um treino de três meses. Seu amigo Marcos não quis fazer a avaliação física e decidiu realizar o mesmo treino que Diego. No entanto, ao final dos três meses, Marcos não obteve os mesmos resultados positivos que Diego. Porque será que isso aconteceu?
2-      Flavia pratica atividade física há dois anos, porém não conseguiu manter uma frequência gradativa, ou seja, seu treinamento não foi realizado regularmente, não produzindo assim adaptações metabólicas ou fisiológicas. Por que isso aconteceu?


Bibliografia:
Internet.
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.
Professora Ivonete: qualquer dúvida entrar em conato pelo e-mail. ia3augustluf@gmail.com





Primeira Atividade avaliativa de Educação Física
Entregar na escola no dia 12/05
Horário: 10:00hs as 15:00hs
Instruções: Em uma folha separada, faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as questões:
Ex:
 Nome:
Data:
Professora: Ivonete dos Anjos
 
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A - série do ensino médio

Recurso: Lápis e caderno
Atividade (s):  1 passo: ler o texto, usar a pesquisa anteriores a respeito do boxe.
                          2 passos: responder as questões.

Não basta dar socos, no boxe assim como em qualquer luta, é preciso se movimentar no espaço de combate, o ringue neste caso, para garantir um bom ritmo durante a luta, seja para desviar das investidas do adversário, ou se preparar um golpe certeiro. Você já deve ter assistido uma luta e observado que alguns lutadores ficam saltitando e sacudindo o corpo antes de atacar, enquanto outros apenas aguardam quase que parados, esperando o momento certo para golpear. O boxe é um aluta simples e objetiva, com golpes muito eficientes para tontear e nocautear o adversário.
Sendo assim responda as questões.
1-      Quais golpes estiveram presentes durante a luta?
2-      Como os lutadores se movimentavam no ringue?
3-      Eles ficavam próximos ou a uma certa distância?
4-      Qual a posição dos lutadores para se defender dos golpes?
5-      Algum dos lutadores era mais veloz nos movimentos que o outro?
6-      Em que momento os lutadores contra-atacavam?




04-05-20

Atividade de Educação Física
            
Professora: Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A - série do ensino médio

A mulher no boxe

Quando se trata de lutas, as mulheres têm que superar as dificuldades e a discriminação em um esporte onde a sua maioria é masculina. No entanto, o Boxe possui inúmeras mulheres campeãs mundiais, como Laila Ali, filha do grande Muhammad Ali, que começou a lutar boxe no ano 90, realizando vinte e quatro lutas e obtendo vinte e quatro vitorias.
 Faça uma pesquisa sobres as mulheres que lutam boxe e responda as questões abaixo:

1-      Fale das mulheres no boxe
2-      E quais são as dificuldades que elas encontram nesta modalidade?
3-      Quem são as grandes campeãs?
4-      Em que ano aconteceu a primeira luta de mulher e aonde foi?
No segundo momento você ira anotar em seu caderno o que você considerar mais importante da sua pesquisa.

Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo
São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor 1º Bimestre .2020.





27-04-20

Atividade de Educação Física
 
Professora : Ivonete Dolores dos Anjos
Disciplina: Educação Física
Turma: 3º A  série do ensino médio
 Atividade :1º momento

O QUE VOCÊ CONHECE SOBRE A LUTA BOXE

Na luta o objeto de conhecimento será o boxe, por meio deste assunto, poderemos experimentar e recriar outros aprendizados. Mas antes de embarcar nesta jornada, você sabe o que é Unidade Temática?
Unidade Temática é um conjunto de saberes que compreendem objetos de conhecimento na Educação Física, ou seja, temas que pertencem ao componente. Pode parecer confuso, contudo ao longo das atividades você assimilará mais facilmente.
A luta, abordada de forma reflexiva no contexto escolar, propicia ao trabalho corporal, abrangendo as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal que são fundamentais para a sua formação  

  1. Quais lutas você conhece?
  2. Já praticou alguma?
  3. Já assistiu pela televisão? Qual modalidade de luta?
  4. Você sabe em que locais geralmente acontece essas lutas?
  5. Quais movimentos são realizados na (s) luta (s) que você conhece?

Bibliografia:
São Paulo faz escola. Secretaria da Educação do Estados de São Paulo

São Paulo SEDUC-SP. Educação Física Caderno do aluno e do professor  1º Bimestre .2020.



24-03-20

Professora: Ivonete

Habilidade: Lutas 

A luta tem seu lugar na historia desde a antiga Roma, e veio ganhando seu espaço no decorrer dos séculos, teve grandes evoluções em sua técnica de lutar e até nas vestimentas. Baseado na sua evolução os alunos deverão pesquisar e descrever sobre as  5 lutas dos jogos Olímpicos, quais são? Quem foram seus maiores lutadores? Qual delas faz parte da era moderna? Suas curiosidade? etc.

Referências Bibliográficas:
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Educação Física, Caderno do Aluno e do professor. 1º Bimestre. 2020.


30/03/20



HABILIDADE LUTAS
ATIVIDADE BOXE PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

1-    FALE SOBRE A ORIGEM DO BOXE
2-    FALE SOBRE O BOXE NO BRASIL
3-    FALE SOBRE O MMA
4-    QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRES ESTAS BOXE E MMA?


Referencias bibliográficas
 Caderno do professor e do aluno- SP – faz escola



Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem