3ANOS A/B INGLÊS
3ANOS A/B INGLÊS
Língua Inglesa – 3ª Série EM
Atividades para serem realizadas de 24/03/2020 até 03/04/2020
Agora siga a estrutura
para a criação e registro por escrito de seu próprio Projeto Humanitário, e bons estudos:
Língua
Inglesa – 3ª série EM
Atividade para ser realizada nesta semana de 20-07-20.
Professor:
André
Vamos
nos comunicar. Encaminhe suas dúvidas nos “Comentários” do Blog , diretamente
para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
,ou
então, através do meu WhatsApp: 998620505.
*Não deixe de
se identificar, colocando seu nome completo e a série.
Atividade de Recuperação Contínua para
ser enviada via E-mail.
Recursos
utilizáveis:
Vídeoaula(s);
Dicionários físicos, offline ou Online;
Tradutor Online;
Caderno do aluno (São Paulo Faz Escola –
SEDUC/Sp – 3ª Série do EM);
Apoio de Livros, Jornais ou
revistas físicos que os alunos tenham em
casa;
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o
idioma de Língua Inglesa no CEL e se houver necessidade, poderá utilizar o
material de apoio para eventuais consultas.
Habilidades de Recuperação Contínua:
Interpretar e encontrar informações em
um texto, criando argumentos.
Inferir o significado de palavras em um
texto.
MP06 - Inferir informação implícita em
um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha,
argumentativo).
P09EMLP - Diferenciar as partes
principais das secundárias em um texto.
Agora
é com você !!!
Atividade
de Recuperação Contínua
ATENÇÃO: A resposta
desta Atividade de Recuperação Contínua, deverá ser enviada para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
Nome
Completo: _____________________________________________
3ª
Série A do EM
Pesquise na
internet ou em livros, jornais/revistas, dois textos que estejam escritos em Inglês
cujo tratem de questões sobre a importância do “Voluntariado”, e/ou do “Trabalho
Voluntário”. Procure distinguir as principais idéias apresentadas nestes textos
pesquisados por você e apresente, por escrito, em sua resposta, pelo menos um trecho principal
de cada um dos dois textos pesquisados. Não se esqueça de escrever os Títulos e
se possível colocar a fonte da pesquisa, por exemplo, o endereço do texto na
Internet, etc. Depois disto, escreva em Português alguns argumentos pessoais sobre
a importância do “Voluntariado”, e/ou do “Trabalho Voluntário, com base na
inferência e interpretação das idéias e/ou palavras-chave centrais/principais
de cada um dos textos. Você poderá ainda, responder as atividades das páginas
126 e 127 de seu Caderno do Aluno de inglês para obter maiores informações
acerca do tema.
Referências bibliográficas:
São Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação
do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Inglês, Caderno do Aluno. 2º Bimestre. 2020.
Língua
Inglesa – 3ª série EM
Atividades para serem realizadas nesta semana
de 06-07-20 a 10-07-20.
Professor:
André
Vamos
nos comunicar. Encaminhe suas dúvidas nos “Comentários” do Blog , diretamente
para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
,ou
então, através do meu WhatsApp: 998620505.
*Não deixe de
se identificar, colocando seu nome completo e a série.
Tema:
“Volunteerism”
Recursos
utilizáveis:
Vídeoaula(s);
Dicionários físicos, offline ou Online;
Tradutor Online;
Caderno do aluno (São Paulo Faz Escola –
SEDUC/Sp – 3ª Série do EM);
Apoio de Livros, Jornais ou
revistas físicos que os alunos tenham em
casa;
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o
idioma de Língua Inglesa no CEL e se houver necessidade, poderá utilizar o
material de apoio para eventuais consultas.
Habilidades Previstas:
( ** ) Marcador de Habilidade(s)
trabalhada(s) na Atividade.
Explicar onde os Tsunamis são gerados.
Distinguir entre desastres e desastres
naturais.
Distinguir o impacto dos Tsunamis em
diferentes áreas.
**Descrever os deveres relacionados ao
trabalho voluntário.
Organizar um plano de ação voluntário para
atender às necessidades da comunidade
Elaborar uma apresentação para compartilhar
seu plano de ação com os colegas de sala futuramente.
Habilidades Estruturantes SEDUC/Sp:
( ** ) Marcador de Habilidade(s)
trabalhada(s) na Atividade.
**Ler, compreender, analisar e
interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de orientação, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais.
Reconhecer as características e a
organização de um anúncio de emprego.
**Antecipar a ordem de importância de
informações mencionadas em uma pesquisa sobre qualificação profissional .
Reconhecer e usar verbos que indicam
diferentes habilidades.
Recuperação Contínua:
( ** ) Marcador de Habilidade(s)
trabalhada(s) na Atividade.
**Interpretar e encontrar informações em
um texto, criando argumentos.
**Inferir o significado de palavras em
um texto.
**MP06 - Inferir informação implícita em
um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha,
argumentativo).
**P09EMLP - Diferenciar as partes
principais das secundárias em um texto.
Agora
é com você !!!
Atividades para serem realizadas no
“Tempo” de 02 aulas, nesta semana:
Com base nas Atividades
apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de linhas de Inglês para
registrar suas respostas por escrito, também, com o objetivo de apresentá-las
futuramente ao professor, cujo servirão como uma das formas de Avaliação.
Agora, com o auxílio de um dicionário
bilingue, físico, Offline/Online ou Tradutor Online, realize as seguintes
Atividades e escreva as suas respostas:
1-
Abra
na página 124 e 125 do seu Caderno do Aluno de Inglês (São paulo faz Escola) ,
na “Activity 05” a partir da letra ( a ) você encontrará 03 textos ( com o
fundo em verde ) Text 01: Book expert from “ A Christmas Carol, by Charles
Dickens ( 1812-1870); Text 2: “What is volunteerism?” e Text 03: “What is “Doctors
Without Borders” ( MSF)?”
Com base nos textos 1,2 e 3,
responda:
a-
Escreva
suscitamente, em português, qual é a idéia principal de cada um dos textos apresentados.
b-
Você
concorda com o que está colocado nos textos , sobre o trabalho voluntário? Argumente.
c-
Na sua
opinião, qual a importância do trabalho voluntário para a qualificação profissional?
d-
De
acordo com os trê textos, em suma, quais são os deveres relacionados ao trabalho
voluntário?
Referências bibliográficas:
São Paulo Faz Escola. Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Inglês, Caderno do Aluno. 2º
Bimestre. 2020.
Língua
Inglesa – 3ª série EM
Atividade para ser realizada A PARTIR de
29-06-20
Professor:
André
Vamos
nos comunicar. Encaminhe suas dúvidas nos “Comentários” do Blog , diretamente
para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
,ou
então, através do meu WhatsApp: 998620505.
*Não deixe de
se identificar, colocando seu nome completo e a série.
Tema:
“Tsunamis”
Recursos
utilizáveis:
Vídeoaula(s);
Dicionários físicos, offline ou Online;
Tradutor Online;
Caderno do aluno (São Paulo Faz Escola –
SEDUC/Sp – 3ª Série do EM);
Apoio de Livros, Jornais ou
revistas físicos que os alunos tenham em
casa;
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o
idioma de Língua Inglesa no CEL e se houver necessidade, poderá utilizar o
material de apoio para eventuais consultas.
Habilidades Previstas:
( ** ) Marcador de Habilidade(s)
trabalhada(s) na Atividade.
Explicar onde os Tsunamis são gerados.
**Distinguir entre desastres e desastres
naturais.
Habilidades Estruturantes SEDUC/Sp:
( ** ) Marcador de Habilidade(s)
trabalhada(s) na Atividade.
**Ler, compreender, analisar e
interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de orientação, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais.
Agora
é com você !!!
Atividade
Avaliativa de Língua Inglesa:
ATENÇÃO:
A resposta desta Atividade Avaliativa, deverá ser enviada para meu e-mail, conforme indicado: andre.alviano19@gmail.com
Nome
Completo________________________________________________.
3º
Ano A do EM.
1-
Com
o auxílio de um dicionário bilingue, físico, Offline/Online ou Tradutor Online
e com base em uma pesquisa em que você poderá
realizar através da internet, também, em
anúncios, boletins informativos, guias de orientação. Escreva em Inglês e
depois traduza para o Português, uma lista de palavras, conforme segue:
Find words that relate to
the primary needs of people living in disasters threatened areas. Tou can also
write some words that relate to security, health, supplies and recosntruction
and society.
Referências bibliográficas:
São Paulo Faz Escola. Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Inglês, Caderno do Aluno. 2º Bimestre.
2020. Páginas 122 e 123. Activity 04.
Língua
Inglesa – 3ª série EM
Atividades para serem realizadas nesta semana
de 22-06-20 a 26-06-20.
Professor:
André
Vamos
nos comunicar. Encaminhe suas dúvidas nos “Comentários” do Blog ou então diretamente
para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
*Não deixe de
se identificar, colocando seu nome e a série.
Tema:
“Tsunamis”
Recursos
utilizáveis:
Vídeoaula(s);
Dicionários físicos, offline ou Online;
Tradutor Online;
Caderno do aluno (São Paulo Faz Escola –
SEDUC/Sp – 3ª Série do EM);
Apoio de Livros, Jornais ou
revistas físicos que os alunos tenham em
casa;
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o
idioma de Língua Inglesa no CEL e se houver necessidade, poderá utilizar o
material de apoio para eventuais consultas.
Habilidades Previstas:
( ** ) Marcador de Habilidade(s)
trabalhada(s) na Atividade.
Explicar onde os Tsunamis são gerados.
**Distinguir entre desastres e desastres
naturais.
**Distinguir o impacto dos Tsunamis em
diferentes áreas.
Descrever os deveres relacionados ao
trabalho voluntário.
Organizar um plano de ação voluntário para
atender às necessidades da comunidade
Elaborar uma apresentação para compartilhar
seu plano de ação com os colegas de sala futuramente.
Habilidades Estruturantes SEDUC/Sp:
( ** ) Marcador de Habilidade(s)
trabalhada(s) na Atividade.
**Ler, compreender, analisar e
interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de orientação, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais.
Reconhecer as características e a
organização de um anúncio de emprego.
Antecipar a ordem de importância de
informações mencionadas em uma pesquisa sobre qualificação profissional .
Reconhecer e usar verbos que indicam
diferentes habilidades.
Recuperação Contínua:
Agora
é com você !!!
Atividades para serem realizadas no
“Tempo” de 02 aulas, nesta semana:
Com base nas Atividades
apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de linhas de Inglês para
registrar suas respostas por escrito, também, com o objetivo de apresentá-las
futuramente ao professor, cujo servirão como uma das formas de Avaliação.
Agora, com o auxílio de um dicionário
bilingue, físico, Offline/Online ou Tradutor Online, realize as seguintes
Atividades e escreva as suas respostas:
1-
Observe
a Activity 03 da Página 120 do seu Caderno do Aluno de Inglês e responda a seguinte
pergunta em Português, também com base no texto estudado na aula anterior: pag.119
“Where do tsunamis happen?”.
In your opinion, what are
the differences between disasters and natural disasters? Justify your answer.
2-
Assista
a seguinte Videoaula, através
do link:
(Você sabe o que é Infográfico?)
1-
Agora,
com base na Videoaula que você acabou de assistir sobre o que é um infográfico,
abra seu Caderno do Aluno de Inglês na página 121, e então, com o auxílio de um
Tradutor online, ou um dicionário bilingue, realize a leitura do infográfico na
Letra (b), para responder em português, às seguintes perguntas, em seu Caderno
de linhas de Inglês.
a-
According
to the survey (infográfico), are most people prepared to face hazards or
disater risks?
b-
Based
on the infographic, highlight and write in your book the words related to the
problems that people living in affected areas have to face?
Disabilities, transportation,
countries, acessibility, reduction, medicine risks, internet, communication,
information, shelter, treatment, support, assistance, dependency.
Referências bibliográficas:
São Paulo Faz Escola. Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Inglês, Caderno do Aluno. 2º
Bimestre. 2020.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_skCVmGJwVg
“Você sabe o que é Infográfico?” Canal: Post Digital. Publicado em 15-010-18.
Língua
Inglesa – 3ª série EM
Atividades para serem realizadas nesta semana
de 15-06-20 a 19-06-20.
Professor:
André
Vamos
nos comunicar. Encaminhe suas dúvidas nos “Comentários” do Blog ou então diretamente
para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
*Não deixe de
se identificar, colocando seu nome e a série.
Tema:
“Tsunamis”
Habilidades:
Explicar onde os Tsunamis são gerados.
Distinguir entre desastres e desastres
naturais.
Distinguir o impacto dos Tsunamis em
diferentes áreas.
Descrever os deveres relacionados ao
trabalho voluntário.
Organizar um plano de ação voluntário para
atender às necessidades da comunidade
Elaborar uma apresentação para compartilhar
seu plano de ação com os colegas de sala futuramente.
Habilidade Essencial/ Estruturante SEDUC
/Sp:
Reconhecer os usos de pronomes
interrogativos e de pronomes relativos (who, that, where, when).
Recursos
utilizáveis:
Vídeoaulas;
Dicionários físicos, offline ou Online;
Caderno do aluno (São Paulo Faz Escola);
Apoio de Livros, Jornais ou revistas -
físicos;
Outros materiais de Língua Inglesa que
você tenha em casa.
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o
idioma de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o
material para eventuais consultas.
Agora
é com você !!!
Atividades para serem realizadas no
“Tempo” de 02 aulas, nesta semana:
Com base nas Atividades
apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de linhas de Inglês para
registrar suas respostas por escrito, com o objetivo de apresentá-las
futuramente para o professor, que também servirão como uma das formas de
Avaliação.
Agora, com o apoio de um dicionário
bilingue, físico, Offline ou Online, realize as seguintes Atividades e escreva
as suas respostas:
1-
Assista
as seguintes Videoaulas: “WH questions”, através
dos links:
2-
Agora,
com base nas Videoaulas que você acabou de assistir sobre “WH Questions” abra
seu Caderno do Aluno de Inglês na página 119, e então traduza e responda em Português
às seguintes perguntas, em seu Caderno de Linhas de Inglês.
Observe a Imagem da “Activity01”:
a-
What
can you see in this Image?
b-
In
your opinion, is it a representatiom of something fictional or a situation that
has happened?
3-
Na
Página 119 e na página 120, você encontrará na “Activity 02”, um texto
entitulado: “Where do tsunamis happen?”. Realize a leitura do mesmo,
utilizando-se das técnicas de leitura que estudaram em sala de aula, procurando
compreender o sentido global do texto , não se esqueça de que você poderá
utilizar um dicionário bilingue, offline ou online para auxiliá-lo.
Leu? Procurou compreender?
Então agora, com base nas informações obtidas através do texto que está em
Inglês, bem como através de informações adicionais que você poderá pesquisar, responda às seguintes perguntas em português,
em seu caderno de linhas de Inglês:
a-
Where
do Tsunamis happen?
b-
What
do they cause?
Referências bibliográficas:
São Paulo Faz Escola. Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Inglês, Caderno do Aluno. 2º
Bimestre. 2020.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Ohf2ETvpNRg
Canal: Marcela Mallet. Publicado em 16-08-18.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xlCgo_R5LqQ
Canal: Marcela Mallet. Publicado em 23-08-18.
Língua
Inglesa – 3ª Série EM
Atividades para serem realizadas nesta semana
de 26-05-20 a 29-05-20.
Professor:
André
Vamos
nos comunicar. Encaminhe suas dúvidas nos “Comentários” do Blog ou então diretamente
para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
*Não deixe de
se identificar, colocando seu nome e a série.
Tema:
Ações Humanitárias.
Habilidade: Inferir o significado de palavras em
um texto.
Habilidade: Comparar e
compilar informações.
Com base nas
Atividades apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de Inglês para
registrar as respostas por escrito, com o objetivo de apresentá-las
futuramente para o professor, que também
servirão como uma das formas de Avaliação.
Atividades para serem realizadas no “Tempo”
de 02 aulas, nesta semana:
Assista a seguinte Videoaula,
através do link abaixo: “speak about social issues and problems”
1-
Agora,
com base nas palavras (vocabulário apresentado na Videoaula) , principalmente através
das palavras destacadas e coloridas, escreva em português a resposta para a
seguinte questão ( traduza a pergunta com auxílio de um dicionário – offline or
online) em seu caderno de linhas.
a-
Write
a short text in portuguese using the words you could understand in the Video.
You can write about what you agree or what you desagree, you can also justify
by writing what you think about these social problems or telling more about them.
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP.
Inglês, Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FdiIZayygNw
– Canal: “New model for learning English”. Publicado em 03-12-19.
Língua
Inglesa – 3ª Série EM
Atividades para serem realizadas nesta semana
de 18-05-20 a 22-05-20.
Professor:
André
Vamos
nos comunicar. Encaminhe suas dúvidas nos “Comentários” do Blog ou então diretamente
para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
*Não deixe de
se identificar, colocando seu nome e a série.
Tema:
Ações Humanitárias.
Habilidade: Inferir o significado de palavras em
um texto.
Habilidade: Comparar e
compilar informações.
Com base nas
Atividades apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de Inglês para
registrar as respostas por escrito, com o objetivo de apresentá-las
futuramente para o professor, que também
servirão como uma das formas de Avaliação.
Atividades para serem realizadas no “Tempo”
de 02 aulas, nesta semana:
Assista a seguinte Videoaula,
através do link abaixo: “speak about social issues and problems”
1-
Agora,
com base nas palavras (vocabulário apresentado na Videoaula) , principalmente através
das palavras destacadas e coloridas, escreva em português a resposta para as
seguintes perguntas em seu caderno de linhas.
a-
What
are the problems people in your neighborhood have to face everyday? Write a
short list of these social problems.
b-
Now,
write some suggestions to solve them.
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP.
Inglês, Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FdiIZayygNw
– Canal: “New model for learning English”. Publicado em 03-12-19.
Língua
Inglesa – 3ª Série EM
Atividades para serem realizadas nesta semana
de 11-05-20 a 15-05-20.
Professor:
André
Vamos
nos comunicar. Encaminhe suas dúvidas nos “Comentários” do Blog ou então diretamente
para meu e-mail: andre.alviano19@gmail.com
*Não deixe de
se identificar, colocando seu nome e a série.
Tema:
Ações Humanitárias.
Habilidade: Inferir o significado de palavras em
um texto.
Habilidade: Comparar e
compilar informações.
Com base nas
Atividades apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de Inglês para
registrar as respostas por escrito, com o objetivo de apresentá-las
futuramente para o professor, que também
servirão como uma das formas de Avaliação.
Atividades para serem realizadas no “Tempo”
de 02 aulas, nesta semana:
a- Pequise mais um pouco sobre o trabalho
da Organização das Nações Unidas, também utilize as informações que você já estudou
até aqui e realize a “Activity4” individualmente, relacionando os números que
estão no final da página 104, com as frases dos parenteses* ( ) que estão no quadro verde da página 105 . Não
é necessário copiar, apenas registre as respostas em seu “caderno do aluno de Inglês”
2-
Com base na Página 105 do Caderno do
Aluno – São Paulo Faz Escola do 1º Bimestre, responda em seu caderno:
a-
Até
agora, sobre o que você já estudou, escreva em Português:
1-
What
you know:
2-
What
you want to know:
3-
What
you have learned:
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP.
Inglês, Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Língua
Inglesa – 3ª série EM
Professor: André
Atividade Avaliativa
Atenção:
Realizar a Avaliação e Entregar a resposta, por escrito,
em uma folha de caderno, na escola, no dia 12-05-20 , das 10h às 15h.
Identifique
sua Avaliação com um cabeçalho, conforme segue:
Nome Completo:
_______________________________________________.
Número da
Chamada: ______.
Série:__________.
Habilidade: Apresentar uma opinião sobre um fato.
1-
Com
auxílio de um tradutor ou de um dicionário, escreva um pequeno texto,
expressando um pouco de sua opinião acerca das ações humanitárias promovidas
pela ONU – “Organização das Nações Unidas”, ou sobre apenas algum fato de ação
humanitária específica , de sua consideração e que esteja de acordo com o
estudado nas atividades do Caderno do Aluno, até agora.
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP.
Inglês, Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Língua
Inglesa – 3ª Série EM
Atividades para serem realizadas nesta semana
de 04-05-20 a 08-005-20.
Professor:
André
Tema:
Ações Humanitárias.
Habilidade: Interpretar e encontrar informações
em um texto, criando argumentos.
Habilidade: Apresentar uma opinião sobre um
fato.
Habilidade: Inferir o significado de palavras em
um texto.
Habilidade: Comparar e
compilar informações.
Com base nas
Atividades apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de Inglês para
registrar as respostas por escrito, com o objetivo de apresentá-las
futuramente para o professor, que também
servirão como uma das formas de Avaliação.
Atividades para serem realizadas no “Tempo”
de 02 aulas nesta semana:
a-
Activity
03: Identifique no texto “ The united nations” como as Naços Unidas e suas ações
afetam as vidas das pessoas ao redor do mundo.
2-
Com base na Página 104 do Caderno do
Aluno – São Paulo Faz Escola do 1º Bimestre, responda em seu caderno:
a-
Encontre
mais informações sobre as Nações Unidas ( pode ser através de uma pesquisa na
Internet, também) citando, por exemplo as principais regioes , paíse e ações em
que realizam suas ações e elabora um “mapa conceitual/organizador visual”
contendo as principais informações, utilizando o “desenho” na letra ( c ) como
exemplo para dar início.
Você , também poderá
encontrar maiores informações acessando o link abaixo, mas também se atentando
às informações contidas na “Activity 04” da Página 104 – letra ( a ):
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP.
Inglês, Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Língua
Inglesa – 3ª Série EM
Atividades para serem realizadas nesta semana
de 27-04-20.
Professor:
André
Tema:
Ações Humanitárias.
Habilidade: Interpretar e encontrar informações em
um texto, criando argumentos.
Com base nas
Atividades apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de Inglês para
registrar as respostas por escrito, com o objetivo de apresentá-las futuramente
para o professor, também como uma das formas de Avaliação.
Atenção: As
atividades cujo “necessitem” da utilização de Internet para serem
pesquisadas/realizadas poderão ser ajustadas ou adaptadas online/offline, pelos
próprios alunos, de acordo com as suas possibilidades de Acesso individuais,
com o apoio dos seguintes materiais elencados abaixo:
Online:
●
Vídeoaulas;
●
Websites;
●
Google
classroom;
●
Plataformas
digitais;
●
Youtube
EDU;
●
Khan
Academy;
●
Online
Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
Offline:
●
Livro
Didático - PNLD 2020 (de Língua Inglesa ou de outras Disciplinas);
●
Caderno
do aluno (São Paulo Faz Escola);
●
Enciclopédias
físicas ou offline;
●
Dicionários
físicos ou offline;
●
Livros,
Jornais ou revistas físicos;
● Outros
materiais de Língua Inglesa que você tenha em casa.
● Caso
o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver
necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas.
Atividade 1:
1- Com base na Página 101 do Caderno do
Aluno – São Paulo faz Escola do 1º Bimestre, escreva, em Português, a resposta à seguinte questão em seu caderno:
a- Na “Activity 01” estabeleça (e escreva
em Português) quais as relações entre as palavras que estão em inglês no “quadrado/quadro”
da atividade da letra ( a ) com as
informações contidas nas imagens da bandeira das Nações Unidas na letra (b), de
forma a escrever o que você entende que representam os elementos, as imagens,
que estão na bandeira das Nações Unidas. Você, também, poderá pesquisar sobre o
assunto, no entanto, há o texto em Inglês (com fundo verde) de apoio nas
páginas 101 e 102 que falam justamente sobre alguns aspectos da bandeira, onde
através da leitura do mesmo, você poderá obter maiores informações.
Atividade 2:
2-
Com base na Página 101 e 102 do Caderno
do Aluno – São Paulo faz Escola do 1º Bimestre, e com base em suas pesquisas
anteriores, escreva a resposta à seguinte atividade, em seu caderno:
a- Escreva um texto argumentativo/artigo de
opinião, com o tema central sobre a “Organização das nações Unidas e suas
Ações Humanitárias” e depois transcreva pelo menos um parágrafo da sua produção
para a Língua Inglesa através da utilização e o auxílio dos materiais de apoio
apontados acima, seja online ou offline.
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP.
Inglês, Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Língua Inglesa – 3ª Série EM
Professor:
André
Tema:
Ações Humanitárias
Habilidade: Interpretar e encontrar informações
em um texto, criando argumentos.
Habilidade: Apresentar uma opinião sobre um
fato.
Habilidade: Inferir o significado de palavras em
um texto.
Habilidade: Comparar e
compilar informações em um gráfico.
Habilidade: Elaborar uma
ação relacionada a um problema social.
Com base nas
Atividades apresentadas abaixo, utilize seu caderno escolar de Inglês para
registrar as respostas por escrito, com o objetivo de apresentá-las futuramente
para os demais colegas e para o professor, posteriormente ao retorno presencial
das aulas.
Atenção: As
atividades cujo “necessitem” da utilização de Internet para serem
pesquisadas/realizadas poderão ser ajustadas ou adaptadas online/offline, pelos
próprios alunos, de acordo com as suas possibilidades de Acesso individuais,
com o apoio dos seguintes materiais elencados abaixo:
Online:
●
Vídeoaulas;
●
Websites;
●
Google
classroom;
●
Plataformas
digitais;
●
Youtube
EDU;
●
Khan
Academy;
●
Online
Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
Offline:
●
Livro
Didático - PNLD 2020 (de Língua Inglesa ou de outras Disciplinas);
●
Caderno
do aluno (São Paulo Faz Escola);
●
Enciclopédias
físicas ou offline;
●
Dicionários
físicos ou offline;
●
Livros,
Jornais ou revistas físicos;
●
Outros
materiais de Língua Inglesa que você tenha em casa.
Caso
o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver
necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas.
Atividade 1 : Criando um Projeto Humanitário.
Esta atividade consiste na idealização
para criação de um “Projeto Humanitário” a partir de sua escolha de um dos
seguintes Temas ou estabelecendo relações entre os três:
a-
“Para
evitar a propagação do vírus COVID-19 em minha comunidade”
b- “Para auxiliar/apoiar as vítimas vírus do COVID-19 em minha comunidade”
c-
“Para
evitar que novos vírus, como o COVID-19, surjam em minha comunidade.”
Para tanto, você precisará pensar e
depois registrar por escrito em seu caderno de Inglês sobre alguns aspectos
integradores fundamentais que constituem as partes de um “Projeto” para seu
pleno desenvolvimento e efetivação, para futuramente serem ponderadas as
possibilidades de sua colocação em prática na realidade.
Crie
um nome para seu Projeto: _________________________________.
● Justificativa:
1- Neste ponto, você precisará criar uma
justificativa para seu Projeto, justificar, explicar os princípios e as
premissas que te levaram a pensar nele, atribuir um “Porquê”, atribuir uma
razão principal; digamos: “the reasons”; “Why”; para poder gerar algumas respostas,
alguns “porquês” “Because”.
Partindo disto, para poder escrever uma Justificativa
para seu “Projeto” com o tema escolhido, proponho que pesquisem primeiramente
sobre a questão em si: “COVID-19”, também pesquisem através da leitura e
tradução (por tópicos ou palavras) das principais mensagens de textos nacionais
e internacionais encontrados na internet e também através da leitura e interpretação
dos textos encontrados em Inglês nas “Activity 01” e “ Activity 02” no Caderno
do Aluno (São Paulo Faz Escola), nas páginas 101 e 103 respectivamente, cujo
tratam dos aspectos concernentes à “Organização das Nações Unidas”,
apresentando informações importantes que “circundam” a temática da “promoção” e
contribuições direta ou indiretamente à manutenção da Saúde, como por exemplo,
quando no texto: “The United Nations” pag, 103, trata de questões e números
correlatos a disponibilização de vacinas às crianças, entre outros assuntos que
você poderá relacionar (após a leitura e as pesquisas) na “ajuda/cooperação”
para amenizar/sanar os diversos aspectos com o qual nos apresenta a atual
conjuntura sobre a COVID-19. Neste ponto, você deverá traduzir e escrever em
Português os principais tópicos e ideais tratados neste texto “The United
Nations” pag, 103; correlacionando-o, também, através de uma outra Pesquisa (que
você precisará realizar), preferencialmente de cunho e informações Internacionais
transmitidas pelos maiores veículos de comunicação (Internet, Televisão, jornais,
revistas, livros, entre outros) que trate dos assuntos concernentes à OMS –
Organização Mundial da Saúde e suas ações realizadas e relacionadas ao
COVID-19. Você deverá criar um mapa de idéias ( em Português e Inglês) em seu
caderno para organizar suas principais descobertas sobre o assunto para ONU –
Organização das nações Unidas e OMS – Organização Mundial da Saúde, assim como
é apresentado no “esquema” na página 104 do caderno
do Aluno ( São Paulo faz Escola) e onde você também encontrará mais informações
sobre a ONU na “Activity 04”, pag. , 104. Para tanto, proceda na leitura e
tradução do Inglês para o português nas alíneas 1,2,3,4,5, relacionado/escrevendo
esses números ( 12345 ) dentro da cada parênteses ( X ) de acordo com as informações
escritas do “quadro com linhas verdes” na página 105.
2- Depois de Pesquisar, também com base nas
fontes lidas/observadas em Inglês, utilizando a técnica de: “The cognate words”
que você já estudou em sala de aula, através das palavras “transparentes” do
texto, registre todos os seus comentários acerca dos assuntos pesquisados e finalmente
escreva uma justificativa em Português para a idéia da criação de seu “Projeto
Humanitário” com vistas a “solucionar/amenizar” o problema apontado, de acordo
com o Tema. Não se esqueça de que você poderá utilizar qualquer um dos materiais
de apoio elencados acima, seja online ou offline.
● Atividades
desenvolvidas:
1- Neste segundo tópico de seu “Projeto”,
você precisará escrever quais as atividades/ações pretende desenvolver, de
acordo com seus ideais, uma a uma, para atingir um objetivo, seu objetivo.
2- Escreva esse “passo a passo” em
Português, e depois, dentro das possibilidades, escreva uma ou duas dessas
ações em Inglês. Por exemplo:
- 1º Passo ou 1ª Ação: “Pesquisar sobre COVID-19 / Research about COVID-19”, e assim por diante.
● Objetivos
gerais:
1-
Aqui
você precisará registrar quais objetivos, em linhas grais, você pretende
atingir com seu “Projeto”.
2-
Escreva
em seu caderno, uma lista em pequenos tópicos, em duas colunas: Português e
Inglês, que possam exemplificar seus objetivos de maneira geral, por exemplo: “1-
Dar assistência à pessoas para se protegerem do Coronavírus / Assist people to protect/prevent of COVID-19”
3-
Na
“Activity 05” na página 106, você poderá obter mais informações e agregar seus
pontos de vista para elaborar e escrever seus “Objetivos gerais”, respondendo
individualmente (e não em grupos, ou duplas, como proposto lá) às “perguntas
norteadoras”: B e C apenas, (Pag. 106) cujo tratarão primordialmente de: Pensar
nos problemas em que a sociedade vem enfrentando, encontrar a importância de
sugestões que possam resolver os problemas que a sociedade vem enfrentando, por
exemplo.
● Objetivos
Específicos:
1- Para poder escrever os objetivos mais
específicos de seu Projeto, ou seja, aqueles objetivos mais pontuais, você
deverá recorrer, para além das demais ferramentas tecnológicas, também ao
caderno do Aluno (São Paulo Faz Escola) onde você poderá observar que a questão
F e G da “Activity 05” na página 106,(responda individualmente desta vez), solicitará a criação de um gráfico para apresentar suas
principais descobertas realizadas através das pesquisas, bem como para você
realçar um, apenas um dos principais problemas encontrados de acordo com seus
estudos, podendo trazer sugestões para coloca-las em prática com vistas a resolver
o principal problema. Neste caso e de acordo com a Proposta da criação de um
Projeto Humanitário, muito provavelmente se relacionará com a temática
principal: COVID-19.
2- A partir de suas respostas e da criação
e análise do gráfico, você terá um maior aporte para poder escrever seus “Objetivos
Específicos”, então, para enriquecer ainda mais o seu trabalho, responda
individualmente as coordenadas dadas nas questões “A” da “Activity 06”, ainda
na página 106, traçando um plano de ação para resolver o principal problema
encontrado, decidindo hipoteticamente quais pessoas/representatividades sociais
ficariam responsáveis por cada parte do “Projeto”, bem como o passo a passo
para cada procedimento a “ser adotado”.
3- Para responder a esta questão você poderá
simplificar criando e escrevendo uma lista em pequenos tópicos em Português e
em Inglês sobre seu Plano de Ação e acrescentar as informações principais(
agora em português) para seus “Objetivos Específicos”. Não se esqueça de
recorrer aos recursos e materiais Online ou Offline.
● Agentes da ação:
1- Os Agentes de Ação são os principais membros, pessoas ou representatividades
envolvidos direta e indiretamente no processo de execução de seu “Projeto”.
Simplificando: Quem está envolvido no Projeto.
2- Agora, sabendo disto, e tendo por base a “Activity
07” da página 107, proponho de forma adaptada que você realize uma reflexão/inferência
acerca de seu gráfico criado, a partir de suas sugestões, buscando uma forma de
incluir ou explicitar, também com base em seu plano de ação: os principais
agentes de Ação/transformação.
a-
Com
base no seu Gráfico e em seu plano de ação, você poderia escrever
substancialmente sobre os principais “Agentes de Ação” de seu “Projeto”? Se sim,
escreva-os, se não, acrescente novas informações.
Com base na “Activity 05” da pag. 105
e com base na “Activity 07” na pag., ainda de forma ajustada ao momento em que
vivemos, você poderá criar um texto adicional em Português e Inglês, pontuando, expressando, refletindo e dissertando, por exemplo, também através de tópicos “compactos/simples”, em relação ao seu "Projeto Humanitário" e ao seu Tema
gerador: COVID-19, respondendo ao que segue, para servir de base, inclusive
para expressar sua opinião, ( Pesquise, se precisar, sobre o gênero textual:
Artigo de Opinião):
Tema: Covid-19
What I know about:
I agree:
I desagree:
I
want/need to know more about:
I
have some questions about:
As
a result of:
What
I have learned:
1-
Nome
do Projeto:
2-
Justificativa
3-
Atividades
desenvolvidas;
4-
Objetivos
gerais;
5-
Objetivos
específicos;
6-
Agentes
da ação;
7-
Resultados
finais esperados.
São
Paulo Faz Escola. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEDUC-SP. Inglês,
Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Comunicado
COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua
Inglesa, 17 de março de 2020.
Comentários
Postar um comentário