6ANOS A/B/C/D GEOGRAFIA
















6ºANOS A/B/C/D GEOGRAFIA - Professora Flavia


Aula 1

Habilidades : (EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivencia e os usos desses lugares em diferentes tempos .


  
Pesquisa para ser feita no caderno
Pesquisem e selecionem exemplos de imagens relacionados a paisagem de diferentes lugares e com diversidade de elementos naturais e sociais. Nesta pesquisa , utilizem revistas , jornais e/ ou imagens disponíveis na internet , se possível.
_________________________________________________________________________

Aula 2

Habilidades : (EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivencia e os usos desses lugares em diferentes tempos .

Para ser feita no caderno

Leia o poema “Grafando o Tempo “ e responda às questões A,B e C.

Grafando o Tempo

Imagino as paisagens de antigamente
Os olhos encantam e afinam
Pintam florestas e colinas
O mapa era muito diferente
Hoje as pedras que planteiam as ruas
Esconde a terra fértil
As paisagens mudam por sua vez
E transformam o mundo em que habitamos
Os interesses proclamam, bradam
Olhem as cidades!
Tão desiguais
De um lado pobre e outro rico
Moradas e fachadas que encantam
Nunca possuem uma só roupagem.
Sob essa face de curiosidade vá, oh cidade,
Pela fome que te devora
Estão as marcas essenciais do tempo
Que não viram passar a Odisseia
Não passearam pelos rios,
Nem brincaram de ciranda no conto do rocio.

A) É possível identificar no poema qual(is) tipo(s) de paisagem é (são) descrita(s) pelo autor? Justifique sua resposta.

b) Com base nos versos “As paisagens mudam por sua vez / E transformam o mundo em que habitamos /Os interesses proclamam, bradam /Olhem as cidades! Tão desiguais “, reflita e registre como podemos reconhecer as desigualdades sociais, econômicas e culturais por meio de diferentes paisagens.

c) Para aprofundam os seus conhecimentos, descreva como são as paisagens em diferentes lugares e espaços da sua cidade, quais elementos estão presentes nas paisagens observadas e quais podem ser relacionados com as desigualdades sociais , econômicas e culturais .

__________________________________________________________________________________
   Aula 3 De 27 à 30 de Abril

Habilidades :Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos .


Texto 1

Como são definidos e quem são os povos e comunidades tradicionais (PCTs)?

De acordo com o estabelecido pelo Decreto nº 6.040, de 07 de fevereiro de 200718, os PCTs são: Grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Há uma grande sociodiversidade entre os PCTs do Brasil; entre eles estão os Povos Indígenas, Quilombolas, Seringueiros, Castanheiros, Quebradeiras de coco-de-babaçu, Comunidades de Fundo de Pasto, Faxinalenses, Pescadores Artesanais, Marisqueiras, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras, Praieiros,  Sertanejos, Jangadeiros, Ciganos, Açorianos, Campeiros, Varzanteiros, Pantaneiros, Geraizeiros, Veredeiros, Caatingueiros, Retireiros do Araguaia, entre outros. Fonte: Ministério do Meio Ambiente – FAQs – Desenvolvimento Rural – Povos e Comunidades Tradicionais.

Disponível em: <https://www.mma.gov.br/perguntasfrequentes.html?catid=16>. Acesso em: 22 out. 2019.

Texto 2

Imagina-se que a maior parte dos indígenas está na Amazônia, mas está, de fato, nas regiões Nordeste e Sudeste. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país. A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 723 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional. Fonte: Povos Indígenas no Brasil/Instituto Socioambiental.  

Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Quem_s%C3%A3o>. Acesso em: 22 out. 2019.

TEXTO3

As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas. Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Disponível em: <http://www.incra.gov.br/quilombola>. Acesso em: 22 out. 2019.


Em seguida, responda no seu caderno às questões A, B, C, D e E.

A) Pesquise o significado de palavras, expressões e termos desconhecidos contidos nos textos 1, 2 e 3.

B) Como esses povos e comunidades contribuíram para essa diversidade paisagística em diferentes lugares?

C) As comunidades quilombolas não vivem isoladas e sofrem a influência da globalização e da urbanização.  O contato com a modernidade, o acesso a modernas tecnologias, a proximidade com outros valores pode comprometer a própria identidade do quilombo. Você concorda com essas afirmações? Por quê?

e) Com relação ao seu lugar de vivência, é possível identificar contribuições dos povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas entre outros) na produção e transformação das paisagens? Justifique sua resposta.

f) Escolha um exemplo de comunidade tradicional citada no texto 1 e pesquise as suas características e localização no território brasileiro. Registre as informações no caderno.
________________________________________________________________________________________

Aula 4

Habilidade: ( EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no Mundo
Situação de Aprendizagem 1 : Paisagens :  Mudanças e Permanências.
   ATENÇÃO ESTUDANTE: RESOLVER AS ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA, PARA ENTREGAR NA ESCOLA DIA 12 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)

 Produção Textual.
     Segundo o geógrafo Milton Santos1 , a paisagem pode ser entendida como: “um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por fração de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade ou por qualquer outro critério. A paisagem é sempre heterogênea. Uma paisagem é uma escrita sobre a outra, é um conjunto de objetos que têm idades diferentes, é uma herança de muitos diferentes momentos. [...]”. Desse modo, a paisagem geográfica não é formada apenas por volumes (montanhas, cidades, vegetação etc.), mas também de cores, movimentos, odores, sons, manifestações culturais e heranças.

   Considerando o pensamento do autor, elabore um texto com o título “A paisagem não apenas se vê, mas se sente, se ouve e se cheira”, ou outro que achar mais adequado. O importante é que seja feita uma descrição da paisagem que você observa no trajeto da sua casa até a escola. Perceba as cores nas suas diferentes nuances, as pessoas presentes nesse trajeto, os odores ao passar por certos lugares, os sons, as mudanças efetuadas pelo tempo, pela natureza e/ou pelo ser humano.
 _________________________________________________________________________




Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem