6ANOS A/B/C/D HISTÓRIA
6ºANOS A/B/C/D HISTÓRIA - Professora Larissa M. Barbosa
Aula1
Criaturinhas
do pântano, buenos dias, buenas tardes ou buenas
noches nós havíamos combinado que
faríamos isso juntos, mas devido o que está acontecendo nossa experiência que
seria realizada em conjunto será feita
de forma individual.
Cada um irá montar sua
ampulheta e assim que estivermos de volta para nossa linda casa podermos
mostrar orgulhosos de como ficou para nossos parceirinhos.
Aqui tem um vídeo que vai
servir de sugestão de como vocês poderão fazer, mas podem usar a imaginação e
arrasarem horrores
Realizar uma pesquisa sobre objetos que servem para Marcar
o tempo: Clepsidra, gnomon, relógio de
sol, ampulheta e calendários.
Elaborar a rotina de
uma semana de uma pessoa que more na
mesma casa que você
Assistir ao filme: Narradores
de Javé e escrever um resumo sobre o filme e ressaltando o seu entendimento
sobre o filme.
_________________________________________________________________________________Aula 2
Buenos dias, buen02as
tardes, buenas noches
Galerinha vamos nós para mais
uma semana,
1º momento: realizar uma
pesquisa sobre:
O
que são fontes históricas? Quais são os tipos existentes?
Agora vamos fazer parte da
história, deixar nosso registro para o futuro...
Utilizando uma das fontes
pesquisadas, vão descrever o momento que estamos vivendo
Alerta de spoiler
Esses registros irão servir
para pessoas daqui vários anos (uns 20 anos, sei lá) consigam entender e
imaginar tudo o que vivemos durante a pandemia do Covid-19 (Corona vírus)
_________________________________________________________________________________
Aula 3 De 27 à 30 de Abril_________________________________________________________________________________
Buenos dias, buenas tardes e buenas noches...
Galerinhas as atividades propostas serão retiradas
da apostila do aluno, não será necessário cópia dos textos, apenas as perguntas
e respostas.
1-
(EF06HI02B )Observe a imagem e responda
as questões
(pg 98-caderno do aluno)
a) Você
conhece este documento?
b) Ele é uma
fonte histórica?
c) O que você
entende por “fonte histórica”?
d) Qual o nome
do documento?
e) Para que
serve o documento? Qual a sua finalidade?
f) Quais
outros dados podemos reconhecer no documento?
g) É possível
ter informações de outras pessoas por esse documento? Quais?
1-
(EF06HI03B)
a) Você
conhece essa imagem? Quem seriam os personagens retratados?
b) A imagem
acima é uma representação da origem do homem. Você conhece outras explicações?
3-(EF06HI03B)Leia o trecho abaixo e
realize a atividade proposta.
Cada sociedade
e povo têm sua própria maneira de explicar a origem da vida e do ser humano.
A curiosidade
impulsionou o desenvolvimento de uma série de teorias para explicar a origem da
vida, fossem elas mitológicas religiosas ou científicas. Dentre os exemplos
dessas explicações temos as seguintes narrativas: greco-romana, judaico-cristã,
nórdica, iorubá, islâmica, hinduísta, budista, babilônica, asteca, egípcia,
tupi-guarani, a teoria da evolução, entre outros.
Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
a)
Você
sabe o que é mito e mitologia? Pesquise e registre no o significado dessas
palavras, apontando as diferenças entre os dois termos.
4-(EF06HI03A)
(pg 101- caderno do
aluno)
Vimos que
existem inúmeras explicações para a origem da espécie humana. No caso dos
cientistas, muitas teorias foram desenvolvidas ao longo dos séculos. Dentre
essas hipóteses, podemos citar o evolucionismo, cuja projeção foi feita pelo
pesquisador Charles Darwin. Segundo essa teoria, as espécies passariam por
alterações provocadas por influência da interação dessas com o meio ambiente e
entre si, adquirindo características específicas dentro de cada reino, filo,
classe, ordem, família, gênero e espécie, no decorrer de longos períodos. Esta
teoria foi publicada por Darwin na obra A Origem das Espécies, em 1859.
Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
Faça uma pesquisa sobre as
teorias científicas que explicam a origem dos seres humanos e sobre os
cientistas que as divulgaram. No seu caderno, enumere as características de
cada uma delas e as críticas que sofreram. Não se esqueça de acrescentar as
seguintes teorias: transmutação de espécies; seleção natural e pangênese.
_________________________________________________________________________
Aula 4
Habilidade:(EF06HI01B) Identificar as diversas
formas de notação do tempo (calendários diversos e outros artefatos), bem
como as distintas formas de periodização da história.
Unidade
Temática: História:
tempo, espaço e formas de registros
|
ATENÇÃO ESTUDANTE: RESOLVER AS ATIVIDADE EM FOLHA
SEPARADA, PARA ENTREGAR NA ESCOLA DIA 12 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
Atividade 1
Datação em história e a
periodização tradicional
Calendário é um sistema que
permite medir e representar o passar do tempo. Existem diversos tipos de
calendário, que variam de acordo com as necessidades de cada sociedade. Por
serem construídos dentro de uma cultura, os calendários podem ter elementos
como a divisão cronológica do ano em meses, semanas e dias, ou indicar também
as fases da lua, festas religiosas e civis etc.
É importante ressaltar que,
mesmo nos países em que há um calendário oficial com origem religiosa, não
significa que todos os cidadãos compartilhem daquela crença, mas sim que se
trata de uma convenção social.
O Brasil adota como oficial o
Calendário Cristão ou Gregoriano, desenvolvido pelo Papa Gregório XIII em 1582.
Desde então passou a ser utilizado pela Espanha, por Portugal e por suas
respectivas colônias, e foi dessa forma que chegou até nós.
A maioria das sociedades
ocidentais utiliza as datações em a.C. (antes de Cristo) para caracterizar
épocas anteriores ao
nascimento de Jesus e d.C. para épocas posteriores a este acontecimento.
Entretanto, pesquisas
históricas contemporâneas têm utilizado outras terminologias, como a.E.C.
(Antes da Era Comum) e E.C.
(Era Comum). A utilização desse novo termo garante o respeito a todas as
crenças religiosas.
Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
Em caso de dúvidas, enviem para o meu
e-mail: coordlarissa@gmail.com . Suas
dúvidas serão respondidas de segunda à sexta dentro do horário das 8h às 17h.
_________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário