6ANOS A/B/C/D HISTÓRIA














6ºANOS A/B/C/D HISTÓRIA - Professora Larissa M. Barbosa


Aula1
Criaturinhas do pântano, buenos dias, buenas tardes ou buenas noches nós havíamos combinado que faríamos isso juntos, mas devido o que está acontecendo nossa experiência que seria realizada em conjunto será  feita de forma individual.
Cada um irá montar sua ampulheta e assim que estivermos de volta para nossa  linda casa podermos mostrar orgulhosos de como ficou para nossos parceirinhos.
Aqui tem um vídeo que vai servir de sugestão de como vocês poderão fazer, mas podem usar a imaginação e arrasarem horrores
Realizar uma pesquisa sobre objetos que servem para Marcar o tempo: Clepsidra, gnomon, relógio de sol, ampulheta e calendários.
Elaborar a rotina  de uma semana  de uma pessoa que more na mesma casa que você

Assistir ao filme: Narradores de Javé e escrever um resumo sobre o filme e ressaltando o seu entendimento sobre o filme.
_________________________________________________________________________________
Aula 2

Buenos dias, buen02as tardes, buenas noches
Galerinha vamos nós para mais uma semana,
1º momento: realizar uma pesquisa sobre:
O que são fontes históricas? Quais são os tipos existentes?
Agora vamos fazer parte da história, deixar nosso registro para o futuro...
Utilizando uma das fontes pesquisadas, vão descrever o momento que estamos vivendo
Alerta de spoiler

Esses registros irão servir para pessoas daqui vários anos (uns 20 anos, sei lá) consigam entender e imaginar tudo o que vivemos durante a pandemia do Covid-19 (Corona vírus)
_________________________________________________________________________________
Aula 3 De 27 à 30 de Abril

Buenos dias, buenas tardes e buenas noches...
Galerinhas as atividades propostas serão retiradas da apostila do aluno, não será necessário cópia dos textos, apenas as perguntas e respostas.
1-            (EF06HI02B )Observe a imagem e responda as questões

(pg 98-caderno do aluno)


a) Você conhece este documento?
b) Ele é uma fonte histórica?
c) O que você entende por “fonte histórica”?
d) Qual o nome do documento?
e) Para que serve o documento? Qual a sua finalidade?
f) Quais outros dados podemos reconhecer no documento?
g) É possível ter informações de outras pessoas por esse documento? Quais?


1-            (EF06HI03B)


a) Você conhece essa imagem? Quem seriam os personagens retratados?
b) A imagem acima é uma representação da origem do homem. Você conhece outras explicações?

3-(EF06HI03B)Leia o trecho abaixo e realize a atividade proposta.
Cada sociedade e povo têm sua própria maneira de explicar a origem da vida e do ser humano.
A curiosidade impulsionou o desenvolvimento de uma série de teorias para explicar a origem da vida, fossem elas mitológicas religiosas ou científicas. Dentre os exemplos dessas explicações temos as seguintes narrativas: greco-romana, judaico-cristã, nórdica, iorubá, islâmica, hinduísta, budista, babilônica, asteca, egípcia, tupi-guarani, a teoria da evolução, entre outros.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

a)            Você sabe o que é mito e mitologia? Pesquise e registre no o significado dessas palavras, apontando as diferenças entre os dois termos.


4-(EF06HI03A)

(pg 101- caderno do aluno)
Vimos que existem inúmeras explicações para a origem da espécie humana. No caso dos cientistas, muitas teorias foram desenvolvidas ao longo dos séculos. Dentre essas hipóteses, podemos citar o evolucionismo, cuja projeção foi feita pelo pesquisador Charles Darwin. Segundo essa teoria, as espécies passariam por alterações provocadas por influência da interação dessas com o meio ambiente e entre si, adquirindo características específicas dentro de cada reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, no decorrer de longos períodos. Esta teoria foi publicada por Darwin na obra A Origem das Espécies, em 1859.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
Faça uma pesquisa sobre as teorias científicas que explicam a origem dos seres humanos e sobre os cientistas que as divulgaram. No seu caderno, enumere as características de cada uma delas e as críticas que sofreram. Não se esqueça de acrescentar as seguintes teorias: transmutação de espécies; seleção natural e pangênese.
_________________________________________________________________________
 Aula 4
Habilidade:(EF06HI01B) Identificar as diversas formas de notação do tempo (calendários diversos e outros artefatos), bem como as distintas formas de periodização da história.
Unidade Temática: História: tempo, espaço e formas de registros
ATENÇÃO ESTUDANTE: RESOLVER AS ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA, PARA ENTREGAR NA ESCOLA DIA 12 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
Atividade 1
Datação em história e a periodização tradicional
Calendário é um sistema que permite medir e representar o passar do tempo. Existem diversos tipos de calendário, que variam de acordo com as necessidades de cada sociedade. Por serem construídos dentro de uma cultura, os calendários podem ter elementos como a divisão cronológica do ano em meses, semanas e dias, ou indicar também as fases da lua, festas religiosas e civis etc.
É importante ressaltar que, mesmo nos países em que há um calendário oficial com origem religiosa, não significa que todos os cidadãos compartilhem daquela crença, mas sim que se trata de uma convenção social.
O Brasil adota como oficial o Calendário Cristão ou Gregoriano, desenvolvido pelo Papa Gregório XIII em 1582. Desde então passou a ser utilizado pela Espanha, por Portugal e por suas respectivas colônias, e foi dessa forma que chegou até nós.
A maioria das sociedades ocidentais utiliza as datações em a.C. (antes de Cristo) para caracterizar
épocas anteriores ao nascimento de Jesus e d.C. para épocas posteriores a este acontecimento.
Entretanto, pesquisas históricas contemporâneas têm utilizado outras terminologias, como a.E.C.
(Antes da Era Comum) e E.C. (Era Comum). A utilização desse novo termo garante o respeito a todas as crenças religiosas.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista





Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

Imagem 5
 Imagem 6


Em caso de dúvidas,  enviem para o meu e-mail: coordlarissa@gmail.com . Suas dúvidas serão respondidas de segunda à sexta dentro do horário das 8h às 17h.
_________________________________________________________________________











Comentários

Postagens mais visitadas

Imagem