7ANOS A/B/C ED. FÍSICA















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7ANOS A/B/C ED. FÍSICA

Semana de 23 á 27/03


Unidade Temática: Brincadeiras e Jogos

Objeto de Conhecimento: Jogos Eletrônicos

(EF07EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias.


IMIGRANTES DIGITAIS OU NATIVOS DIGITAIS?
OS DOIS!

Leia o texto abaixo.

Texto: Revolução da informação tecnológica
A revolução tecnológica da qual participamos modificou a vida em sociedade e a interação entre as pessoas. Levando em consideração essas transformações, o desafio é conviver com gerações nascidas em diferentes décadas em um mesmo ambiente, uma vez que os interesses muitas vezes se diferem.
Pessoas que nasceram antes de 1980, em sua maioria, preferem o físico ao digital, pois cresceram em meios analógicos, onde a velocidade de informação não era instantânea como atualmente. Indivíduos que se enquadram nessas características são denominados imigrantes digitais. Já os identificados como nativos digitais nasceram em meio ao crescimento progressivo da tecnologia, possuem facilidade no manuseio desses itens e facilidade de compreensão de sistemas. Essa geração se caracteriza, principalmente, por não necessitar tanto do uso de papel e caneta nas tarefas, mas do computador e dispositivos móveis.
Fonte: CÁCERES; CASTRO, 2019

Após a leitura do fragmento anterior, registre suas respostas:

• Você se considera um imigrante digital ou um nativo digital? Justifique.

• Na sua escola existem esses dois tipos de gerações? Como é essa convivência?

• Quais foram os desafios encontrados por essas duas gerações?



ATIVIDADES

2º Semana de  30/03 á 03/04


Disciplina: Educação Física
Professora: Denise Mandre Cruz

Unidade Temática: Lutas
Objeto de Conhecimento: Lutas do Brasil

(EF07EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

TEXTO 1 – CAPOEIRA BRASILEIRA
Pra começar, é importante compreendermos que o significado da palavra capoeira é: ca, mato, floresta virgem, de origem Tupi. Existem muitos desencontros sobre a história da capoeira. Estudiosos do ramo afirmam que ela chegou com os escravos africanos, em meados de 1550. Os primeiros escravos africanos que desembarcaram no território brasileiro eram em sua maioria de origem angolana. Existe um trecho da história relatando que Ruy Barbosa, quando era Ministro da Fazenda, usando o argumento de apagar a história negra da escravidão, mandou queimar grande parte das documentações relativas à época. Embora muitos autores defendam que a capoeira foi trazida da África para o Brasil, outros levantam outra tese e defendem que a capoeira nasceu em nosso país na busca da liberdade dos escravos na época do Brasil colonial. Acrescenta-se que os negros não possuíam armas para se defender dos inimigos (feitores, senhores de engenho) e por instinto natural identificaram em seus próprios corpos uma maneira eficaz de se defender, a arte de “bater com o corpo”, assemelhando-se com as brigas de animais (marradas, coices, saltos e botes). Misturavam os movimentos às manifestações oriundas da África, como danças e cantigas, e assim nasceu o que denominamos capoeira. Destacamos que o Quilombo dos Palmares foi um dos berços da luta da resistência negra no Brasil.

Capoeira no Código Penal
Em 1890, a capoeira foi considerada como fora da lei pelo Código Penal da República, e no que se referia aos vadios e capoeiras, o artigo 402 previa a penalidade de dois a seis meses de prisão a quem ousasse “Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação capoeiragem: andar em carreiras, com armas e instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal”. No entanto, na década de 1930, Getúlio Vargas toma o poder e, na busca de apoio
popular, passa a permitir a prática vigiada da capoeira, somente em ambientes fechados e com alvará da polícia. Assim, mestre Bimba, numa ação oportuna, toma a iniciativa de construir a primeira academia legalizada de capoeira e dá início a uma nova era, a “era das academias”. Mestre Bimba, com sua “Luta Regional Baiana”, que mais tarde vem a se chamar capoeira “Regional”, dá um novo rumo à prática, que antes era coisa dos africanos e seus descendentes, ou seja, a classe economicamente pobre, transferindo-a para a classe média e a burguesia de Salvador.

TEXTO 2: CAPOEIRA ANGOLA E CAPOEIRA REGIONAL

A capoeira angola é considerada capoeira “mãe” e tem como um dos maiores nomes Mestre Pastinha, que ajudou a organizá-la. Era vista como coisa de vadios, da classe menos favorecida. Seu jogo é “mandingado”, com movimentos lentos e rasteiros, mas que também podem ficar mais velozes. É caracterizado por jogo mais pelo chão; ginga baixa; jogo mais na defesa; jogo mais lento; corpos não se tocam; ginga mais dançada; ênfase no lúdico; maior teatralidade. Sua bateria é composta por 3 berimbaus (Gunga, Médio e Viola), pandeiro, agogô, reco-reco e atabaque. Seu canto se inicia com uma ladainha, louvação, e o jogo se inicia no corrido.
Já a capoeira regional foi criada por Manoel dos Reis Machado, citado anteriormente como Mestre Bimba, que misturou a capoeira Angola com o batuque (o qual seu pai era mestre), adaptou uns movimentos e deixou a Capoeira mais em pé, rápida, “agressiva”, com o jogo mais pelo alto, ginga alta, jogo mais no ataque, jogo mais rápido, com corpos que se tocam, ginga menos dançada e ênfase na competição. Sua bateria é composta por um berimbau (médio) e dois pandeiros. Mestre Bimba criou sete toques no berimbau e um esquema de oito sequências de ensino, chamadas de sequências do Mestre Bimba. No toque da Capoeira Regional temos as quadras e corridos (músicas).
Mestre Pastinha usava as cores preta e amarela, que eram as cores do Esporte Clube Ipiranga, time do seu coração; Mestre Bimba uniformizou seus alunos de branco. Mas nas senzalas os negros vestiam calças e camisas de saco.
Na capoeira Angola não existe graduações, e na Capoeira Regional Mestre Bimba usavam-se algumas cores de lenços para identificar os alunos dos formados.
Fonte: CÁCERES; CASTRO (2019)

Após realizar a leitura do texto acima registre as perguntas e respostas no seu caderno:
1. O significado da palavra “capoeira” retrata o contexto histórico desta Luta? Explique com base em trechos do texto.

2. Identifique no texto a expressão “bater com o corpo” e explique o seu significado.

3. Após conhecer esta Luta brasileira, você acredita que ela seja uma prática segura e eficaz para seus praticantes? Justifique com uma passagem do texto.

4. Os praticantes de Capoeira relatam que já sofreram atitudes de preconceito em sua origem? Quais? Explique citando uma parte do texto.


5. Por meio da prática dessas lutas é possível assegurar aos praticantes respeito, tolerância, equidade e justiça? Como? Justifique.

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