7ANOS A/B/C ED. FÍSICA
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7ANOS A/B/C ED. FÍSICA
Semana de 23 á 27/03
Unidade Temática: Brincadeiras e Jogos
Objeto de Conhecimento: Jogos Eletrônicos
(EF07EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos
eletrônicos em função dos avanços das tecnologias.
IMIGRANTES DIGITAIS OU NATIVOS DIGITAIS?
OS DOIS!
Leia o texto abaixo.
Texto: Revolução da informação tecnológica
A revolução tecnológica da qual participamos modificou a vida em
sociedade e a interação entre as pessoas. Levando em consideração essas
transformações, o desafio é conviver com gerações nascidas em diferentes
décadas em um mesmo ambiente, uma vez que os interesses muitas vezes se
diferem.
Pessoas que nasceram antes de 1980, em sua maioria, preferem o físico ao
digital, pois cresceram em meios analógicos, onde a velocidade de informação
não era instantânea como atualmente. Indivíduos que se enquadram nessas
características são denominados imigrantes digitais. Já os identificados como
nativos digitais nasceram em meio ao crescimento progressivo da tecnologia,
possuem facilidade no manuseio desses itens e facilidade de compreensão de
sistemas. Essa geração se caracteriza, principalmente, por não necessitar tanto
do uso de papel e caneta nas tarefas, mas do computador e dispositivos móveis.
Fonte: CÁCERES; CASTRO, 2019
Após a leitura do fragmento anterior, registre suas respostas:
• Você se considera um imigrante digital ou um nativo digital?
Justifique.
• Na sua escola existem esses dois tipos de gerações? Como é essa
convivência?
• Quais foram os desafios encontrados por essas duas gerações?
ATIVIDADES
2º Semana de 30/03 á 03/04
ATIVIDADES
2º Semana de 30/03 á 03/04
Disciplina: Educação Física
Professora: Denise Mandre Cruz
Unidade Temática: Lutas
Objeto de Conhecimento: Lutas do Brasil
(EF07EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao
universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para
superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.
TEXTO 1 – CAPOEIRA BRASILEIRA
Pra começar, é importante compreendermos que o significado da palavra capoeira
é: ca, mato, floresta virgem, de origem Tupi. Existem muitos desencontros sobre
a história da capoeira. Estudiosos do ramo afirmam que ela chegou com os
escravos africanos, em meados de 1550. Os primeiros escravos africanos que
desembarcaram no território brasileiro eram em sua maioria de origem angolana.
Existe um trecho da história relatando que Ruy Barbosa, quando era Ministro da
Fazenda, usando o argumento de apagar a história negra da escravidão, mandou
queimar grande parte das documentações relativas à época. Embora muitos autores
defendam que a capoeira foi trazida da África para o Brasil, outros levantam outra
tese e defendem que a capoeira nasceu em nosso país na busca da liberdade dos
escravos na época do Brasil colonial. Acrescenta-se que os negros não possuíam
armas para se defender dos inimigos (feitores, senhores de engenho) e por
instinto natural identificaram em seus próprios corpos uma maneira eficaz de se
defender, a arte de “bater com o corpo”, assemelhando-se com as brigas de animais
(marradas, coices, saltos e botes). Misturavam os movimentos às manifestações
oriundas da África, como danças e cantigas, e assim nasceu o que denominamos
capoeira. Destacamos que o Quilombo dos Palmares foi um dos berços da luta da
resistência negra no Brasil.
Capoeira no Código Penal
Em 1890, a capoeira foi considerada como fora da lei pelo Código Penal da
República, e no que se referia aos vadios e capoeiras, o artigo 402 previa a
penalidade de dois a seis meses de prisão a quem ousasse “Fazer nas ruas e
praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação
capoeiragem: andar em carreiras, com armas e instrumentos capazes de produzir
lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou
incerta, ou incutindo temor de algum mal”. No entanto, na década de 1930,
Getúlio Vargas toma o poder e, na busca de apoio
popular, passa a permitir a prática vigiada da capoeira, somente em
ambientes fechados e com alvará da polícia. Assim, mestre Bimba, numa ação
oportuna, toma a iniciativa de construir a primeira academia legalizada de
capoeira e dá início a uma nova era, a “era das academias”. Mestre Bimba, com
sua “Luta Regional Baiana”, que mais tarde vem a se chamar capoeira “Regional”,
dá um novo rumo à prática, que antes era coisa dos africanos e seus
descendentes, ou seja, a classe economicamente pobre, transferindo-a para a
classe média e a burguesia de Salvador.
TEXTO 2: CAPOEIRA ANGOLA E CAPOEIRA REGIONAL
A capoeira angola é considerada capoeira “mãe” e tem como um dos maiores
nomes Mestre Pastinha, que ajudou a organizá-la. Era vista como coisa de
vadios, da classe menos favorecida. Seu jogo é “mandingado”, com movimentos
lentos e rasteiros, mas que também podem ficar mais velozes. É caracterizado por
jogo mais pelo chão; ginga baixa; jogo mais na defesa; jogo mais lento; corpos
não se tocam; ginga mais dançada; ênfase no lúdico; maior teatralidade. Sua bateria
é composta por 3 berimbaus (Gunga, Médio e Viola), pandeiro, agogô, reco-reco e
atabaque. Seu canto se inicia com uma ladainha, louvação, e o jogo se inicia no
corrido.
Já a capoeira regional foi criada por Manoel dos Reis Machado, citado
anteriormente como Mestre Bimba, que misturou a capoeira Angola com o batuque
(o qual seu pai era mestre), adaptou uns movimentos e deixou a Capoeira mais em
pé, rápida, “agressiva”, com o jogo mais pelo alto, ginga alta, jogo mais no
ataque, jogo mais rápido, com corpos que se tocam, ginga menos dançada e ênfase
na competição. Sua bateria é composta por um berimbau (médio) e dois pandeiros.
Mestre Bimba criou sete toques no berimbau e um esquema de oito sequências de
ensino, chamadas de sequências do Mestre Bimba. No toque da Capoeira Regional
temos as quadras e corridos (músicas).
Mestre Pastinha usava as cores preta e amarela, que eram as cores do
Esporte Clube Ipiranga, time do seu coração; Mestre Bimba uniformizou seus
alunos de branco. Mas nas senzalas os negros vestiam calças e camisas de saco.
Na capoeira Angola não existe graduações, e na Capoeira Regional Mestre
Bimba usavam-se algumas cores de lenços para identificar os alunos dos
formados.
Fonte: CÁCERES; CASTRO (2019)
Após realizar a leitura do texto acima registre as perguntas e respostas
no seu caderno:
1. O significado da palavra “capoeira” retrata o contexto histórico desta
Luta? Explique com base em trechos do texto.
2. Identifique no texto a expressão “bater com o corpo” e explique o seu
significado.
3. Após conhecer esta Luta brasileira, você acredita que ela seja uma
prática segura e eficaz para seus praticantes? Justifique com uma passagem do
texto.
4. Os praticantes de Capoeira relatam que já sofreram atitudes de
preconceito em sua origem? Quais? Explique citando uma parte do texto.
5. Por meio da prática dessas lutas é possível assegurar aos praticantes
respeito, tolerância, equidade e justiça? Como? Justifique.
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