9ANOS A/B/C GEOGRAFIA
9ANOS A/B/C GEOGRAFIA - Professor Francisco Angelo
Aula 1
1) Marque a opção que contém
as formas de relevo predominantes na Europa.
A. Maciços antigos, planícies fundas e
cordilheiras recentes.
B. Maciços antigos, planalto meridional e
depressões.
C. Maciços antigos, planícies centrais e
cordilheiras recentes.
D. Maciços antigos, planícies centrais e
depressões.
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2) Os rios da Europa tiveram
muita importância na ocupação daquele Continente, bem como para o seu
desenvolvimento, visto que muitos desses rios são navegáveis. Os maiores rios
da Europa são:
A. O Nilo, o Danúbio e o Reno.
B. O São Francisco, o Sena e o Amazonas.
C. OVolga, o Danúbio e o Reno.
D. O Mississipi e o Nilo.
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3) Leia o texto abaixo: Com
superfície de 10.368.099km2, a Europa forma com a Ásia um conjunto de terras
contínuas conhecido como Eurásia. Os limites entre a Europa e a Ásia não são
claros, mas fatores históricos, étnicos e culturais conferem à Europa uma individualidade
bem definida. A parte continental é limitada a Norte pelo Oceano Glacial
Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar
Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a Leste pelos Montes
Urais e pelo Rio Ural. Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito
bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Segundo a mitologia grega,
Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do
Olimpo. Ele relata características da:
A. Africa
B. América
C. Europa
D. Oceania
4) Defina Xenofobia.
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A. Doença presente em imigrantes.
B. É o medo irracional, aversão ou a profunda
antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas
estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país.
C. É uma união econômica e política de 27
Estados-membros independentes que estão localizados principalmente na Europa. A
UE tem suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na
Comunidade Econômica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1958.
D. A antipatia, desprezo,
preconceito, aversão e medo irracional aos povos eslavos.
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5) A Europa é muito visada por
migrantes visto que
A. O desenvolvimento
conquistado pelas nações europeias viabiliza melhores oportunidades de emprego
e de acesso aos serviços de saúde e de educação.
B. O turismo é muito
desenvolvido, fazendo com que milhares de pessoas passem a morar na Europa
anualmente.
C. É o destino ideal para aventureiros.
D. Não há oportunidades em outras partes do
mundo.
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Aula 2
Aula 3 - De 27 à 30 de Abril
Aula 4
Em caso de dúvidas, enviem para o e-mail: prof.franciscoangelo@gmail.com suas dúvidas serão respondidas de segunda à sexta dentro do horário das 8h às 17h.
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Aula 2
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mendo
Habilidades de Geografia Currículo Paulista: (EF09GE09) (EF09GE09)
Obs.: As atividades
deverão ser registradas no caderno com apontamento de data e referência
da respectiva atividade. Ex.: Atd. Blog 2/30/03/2020
ONU ajuda países a administrar impactos ambientais dos deslocamentos de população
Publicado em 11/04/2019
Em janeiro de 2018, a ONU Meio Ambiente, em colaboração com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), lançaram um projeto com o objetivo de fortalecer a capacidade dos países de enfrentar os impactos ambientais das respostas humanitárias a populações deslocadas em Guatemala, Líbano e Nigéria. As atividades do projeto também foram ampliadas para Brasil, Turquia e Vanuatu.
Em 2016, na 71ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Estados-membros, por meio da Declaração de Nova Iorque para Refugiados e Migrantes, se comprometeram a fornecer assistência a comunidades anfitriãs para proteger e reabilitar o meio ambiente em áreas afetadas por amplos movimentos de pessoas deslocadas, assim como garantir cooperação e encorajar o planejamento conjunto entre atores humanitários e outros, como trabalhadores de desenvolvimento.
Crianças de famílias deslocadas coletam água em uma torneira em Maiduguri, no estado de Borno, nordeste da Nigéria. A crise humanitária na região forçou centenas de milhares a deixar suas casas e depender de assistência humanitária. Foto: UNICEF/Gilbertson VII Photo
Crianças de famílias deslocadas coletam água em uma torneira em Maiduguri, no estado de Borno, nordeste da Nigéria. A crise humanitária na região forçou centenas de milhares a deixar suas casas e depender de assistência humanitária. Foto: UNICEF/Gilbertson VII Photo
Guatemala, Líbano e Nigéria são alguns dos lugares mais diferentes entre si do planeta. Não apenas estão localizados em continentes diferentes, a milhares de quilômetros de distância uns dos outros, como também têm histórias e culturas diversas. Mas os três países têm algumas coisas em comum, apesar das barreiras físicas que os separam.
Na Guatemala, um país afetado pela violência e que registra altos níveis de riscos de desastres, mais de um terço de todos os municípios registraram altos níveis de deslocamento, com consequências para as pessoas e o meio ambiente.
Do outro lado do mundo, no Oriente Médio, o conflito na Síria e o deslocamento provocado pela guerra dentro do país e para além de suas fronteiras colocaram enorme pressão sobre as economias, governos e populações locais de áreas que receberam refugiados e migrantes sírios em Jordânia, Líbano e Turquia.
Da mesma forma, conflitos e a degradação do ambiente natural na Nigéria contribuíram para amplos movimentos populacionais dentro do país, o que pressionou as comunidades anfitriãs e ampliou a necessidade de ajuda humanitária de larga escala.
No Líbano, o governo estima que o país abrigue 1,5 milhão de sírios, incluindo mais de 1 milhão registrados como refugiados pela ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). Além do mais recente influxo de sírios, mais de 250 mil palestinos registrados como refugiados vivem em território libanês, o que torna o país aquele com maior número de refugiados per capita do mundo. Respondendo por mais de 30% da população do país, refugiados e deslocados sírios compartilham serviços e infraestrutura sobrecarregados com as comunidades locais.
No oeste da África, a Nigéria tem uma das taxas mais altas de deslocamento interno no mundo. A maioria desses deslocamentos é resultado de conflitos no nordeste do país, especialmente devido à insurgência do grupo terrorista Boko Haram. De acordo com o ACNUR, mais de três quartos dos deslocamentos ocorrem devido à violência da insurgência (rebeliões), enquanto um quarto ocorre devido a conflitos comunais (disputas internas).
“A menos que sejam abordados de maneira coerente e abrangente, os deslocamentos provocados por conflitos e desastres resultantes de má gestão dos recursos naturais, da falta de mitigação (diminuição) da degradação ambiental e do preparo insuficiente para os impactos ecológicos e socioeconômicos das mudanças climáticas só aumentarão”, disse Saidou Hamani, coordenador para resistência ambiental a desastres e conflitos do escritório africano da ONU Meio Ambiente. O estudo de tendências globais do ACNUR concluiu que 68,5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas no mundo ao final de 2017, mais pessoas do que a população da Tailândia.
Trata-se de um aumento de mais de três vezes na comparação com uma década atrás. Inclui mais de 22,5 milhões de refugiados, mais de 40 milhões de pessoas internamente deslocadas e quase 3 milhões de solicitantes de refúgio.
Enquanto a magnitude dos deslocamentos provocados por conflitos aumenta a uma taxa sem precedentes nos últimos anos, os deslocamentos anuais atribuídos a desastres respondem por uma proporção maior do total de pessoas obrigadas a deixar suas casas no mundo.
De acordo com o Relatório Global sobre Deslocamento Interno 2018, havia 30,6 milhões de novos deslocamentos associados a conflitos e desastres em 143 países e territórios.
Apesar de o meio ambiente sempre ter sido um fator no movimento populacional, desastres, conflitos e choques ambientais e socioeconômicos frequentemente provocam esses deslocamentos com uma velocidade e uma escala que superam a capacidade de ecossistemas, populações anfitriãs, economias e governos se adaptarem.
Em janeiro de 2018, a ONU Meio Ambiente, em colaboração com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), lançaram um projeto com o objetivo de fortalecer a capacidade dos países de enfrentar os impactos ambientais das respostas humanitárias a populações deslocadas em Guatemala, Líbano e Nigéria. As atividades do projeto também foram ampliadas para Brasil, Turquia e Vanuatu. Desde sua criação em 1994, a unidade conjunta da ONU Meio Ambiente e do OCHA mobilizou especialistas e equipamentos para melhorar a resposta aos impactos ambientais de desastres e emergências complexas.
“Esse projeto visa apoiar países que registram movimentos populacionais de larga escala ao implementar melhores medidas de gestão ambiental que enfrentam as consequências ambientais do deslocamento em massa, da migração irregular e a da resposta humanitária a esses movimentos populacionais”, disse Hamani.
O projeto, que será implementado até dezembro de 2020, é uma resposta ao chamado por ação para enfrentar amplos movimentos de pessoas deslocadas e migrantes feito pela Declaração da Assembleia Geral da ONU no diálogo de alto nível de 2013 sobre migração internacional e desenvolvimento, que reconheceu “a necessidade de considerar o papel de fatores ambientais na migração”.
Em 2016, na 71ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Estados-membros, por meio da Declaração de Nova Iorque para Refugiados e Migrantes, se comprometeram a fornecer assistência a comunidades anfitriãs para proteger e reabilitar o meio ambiente em áreas afetadas por amplos movimentos de pessoas deslocadas, assim como garantir cooperação e encorajar o planejamento conjunto entre atores humanitários e outros, como trabalhadores de desenvolvimento.
A ONU Meio Ambiente, como autoridade que estabelece a agenda ambiental global, está trabalhando para promover uma implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável dentro do Sistema ONU e tem atuado como defensora do meio ambiente global. A agência das Nações Unidas também é parte do Grupo Global para a Migração, a principal plataforma da ONU para cooperação entre agências sobre migração e deslocamento.
<https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/> Acesso em: 30/03/20.
Após a leitura e análise do texto responda as questões propostas
a) O
conceito de refugiado foi regulado pela ONU (Organização das Nações Unidas) por
meio da Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados, realizada
em 1951 e adotada em 1954. Quem são os
refugiados? Explique e dê exemplos.
b) O
que é a ACNUR e quais são as suas ações?
c) Segundo
o texto quais são as consequências para sociedade libanesa tendo em vistas os
deslocamentos de outras populações para o país?
d) Segundo
um estudo da ACNUR feito em 2017, qual era a quantidade de pessoas que foram
obrigadas a deixar suas casas de forma involuntária?
e) Em
2018 a ONU Meio Ambiente em conjunto com a OIM e a OCHA lançaram um projeto com
o objetivo de fortalecer a capacidade de países de enfrentar os impactos
ambientais que as populações deslocadas provocam. Defina quais ações são
propostas por este projeto?
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Obs. Todas as
atividades propostas deverão ser registradas no caderno, não esqueçam de
apontar a data e a referência.
Ex. dd/mm/ano;
Blog Atd.3 Abr/2020.
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivos de conhecimento: A hegemonia europeia na
economia, na política e na cultura
Habilidades de Geografia Currículo Paulista: (EF09GE01)
Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias
regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções
militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
Obs. Todas as atividades propostas deverão ser
registradas no caderno, não esqueçam de apontar a data e a referência.
Ex. dd/mm/ano; Blog Atd 3 – Abr/2020.
1) Acesse
o texto no link abaixo e produzir um mapa mental.
2) Pesquise
quais características gerais da importância, atuação e influência de impérios,
civilizações e países europeus na África, Ásia, Oceania e América.
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Aula 4
Habilidade: EF09GE01 –
EF09GE09
Unidade Temática: O
sujeito e seu lugar no mundo / Conexões e escalas
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ATENÇÃO ESTUDANTE: RESOLVER AS
ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA, PARA ENTREGAR NA ESCOLA DIA 12 DE MAIO
(TERÇA-FEIRA)
Atenção: Para responder as
questões 1 e 2 é necessário analisar o mapa mental feito em sala de aula.
1) O
relevo europeu apresenta padrões diferenciados, articulando um conjunto de
terras baixas, com menos de 200m de altitude, e um sistema de regiões
montanhosas. A combinação de montanhas e planícies, de distintas idades
geológicas, oferece grande variedade de ambientes. montanhosas da Europa.
Assinale a resposta que indica um importante conjunto de cadeias montanhosas da
Europa.
a) Cordilheira
dos Andes, Montes Apalaches, Alpes
b) Cadeia
do Atlas, Apalache, Montes Urais
c) Alpes
Pirineus, Apeninos, Cáucaso
d) Cárpatos,
Apalaches, Himalaia
2) Preencha
as lacunas
Depressões são regiões geográficas mais
baixas do que as áreas em sua volta, sendo classificadas como
depressões____________________ quando acima do nível do mar e depressões ___________________quando
abaixo do nível do mar.
3) Segundo
o texto abordado na aula 2 do Blog, há uma crise humanitária sem precedentes na
história, os deslocamentos forçados ou voluntários de indivíduos tem ocorrido
sobretudo em direção à Europa, tendo em vistas a possibilidade de melhores
condições de subsistência. Dentro deste contexto a ONU tem feito um importante
trabalho no sentido de atender as demandas das populações de refugiados através
de um importante comissariado. Assinale a resposta que indica a sigla referente
a este comissariado.
a) OMS
b) FAO
c) UNICEF
d) ACNUR
4) O
texto abordado na aula 3 do Blog aborda a colonização da África e da Ásia pelos
europeus, a Revolução Industrial motivou as potências europeias do século XIX
nesta efetiva ação. Quais eram os principais interesses destas potências ao
explorar os referidos continentes?
5) Para
garantir e consolidar a ocupação do continente africano os europeus recorreram
a um expediente fundamental e promoveram a ______________________________do
continente entre principais países europeus da época.
Em caso de dúvidas, enviem para o e-mail: prof.franciscoangelo@gmail.com suas dúvidas serão respondidas de segunda à sexta dentro do horário das 8h às 17h.
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