2ANO A/B/C PORTUGUÊS
2ANO A/B/C PORTUGUÊS
Professoras: Angela Araújo / Bruna Ivalé
Disciplina:
Língua Portuguesa e Literatura
Turma: 2º A,B,C
Semana: 20/07 a 24/07/2020
Habilidades:
Reconhecer diferentes elementos que estruturam o conto fantástico gótico
na
recepção e produção textual.
Relacionar textos literários com o momento de sua produção: contexto
histórico, social e político (Romantismo e Ultrarromantismo).
Habilidade estruturante:
Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagem,
marcadores de tempo e localização, sequência lógica dos fatos) na construção de
sentindo do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo
de sentidos na elaboração deles.
Sexta sequência de atividades do segundo
bimestre
Segunda atividade avaliativa do segundo
bimestre
Recuperação contínua e aprofundamento do
primeiro bimestre
Nesta semana, estudaremos a última sequência do Caderno do Aluno, também
disponibilizaremos os links do Google
Forms para a realização da segunda atividade avaliativa e a recuperação contínua
e aprofundamento do primeiro bimestre. Ainda
não recebemos de vários alunos as atividades de produção da terceira semana de
estudos, o infográfico do Romantismo e o artigo de opinião com a temática
casamento. Sobre a AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo), estamos
aguardando mais informações... Assim, fiquem atentos!
Etapa I
Caderno do aluno
Atividade 4 – Conto Fantástico
Acesse o link abaixo e assista à videoaula do CMSP. Acompanhe a
videoaula com a sua apostila, a partir da página 118.
Língua Portuguesa - Noite na taverna
Caderno do aluno
Páginas 118,119 e 120. Leia o conto Noite na taverna, de Álvares de
Azevedo.
Páginas, 120 e 121. Responda as questões solicitadas referentes ao conto
“Noite na Taverna”.
Página, 122. Intertextualidade. Faça a leitura solicitada e responda a pergunta
indicada no final do texto.
Relembrando!
Intertextualidade – quando há uma referência implícita ou explícita de um
outro texto.
Etapa II
Segunda atividade avaliativa
Após os estudos concluídos, acesse o link abaixo para responder:
Etapa III
Atividade de recuperação contínua
Acesse o link abaixo e realize a sua atividade de recuperação contínua, do
1º bimestre:
Atenção: atividades de produção
Na terceira
semana de estudos pedimos a elaboração de duas atividades:
Criar, produzir um infográfico do período literário Romantismo.
Produzir um artigo de opinião sobre a polêmica: “Todo relacionamento
envolve algum tipo de interesse?”
Atente-se para realizá-las e nos enviar pelo aplicativo do WhatsApp ou
e-mail.
Contatos:
Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com
Professora Bruna : 98021-8914 ou e-mail: brunavalela@gmail.com
Referências bibliográficas
Caderno do aluno, 2º bimestre.
Matriz de Avaliação Processual de Língua Portuguesa.
https://www.youtube.com/watch?v=Z5x0rRnY9G0
Acessado em 16/07/2020 às 20h.
Boa semana de estudos!
Professoras: Angela Araújo/ Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A,B,C
Data: 13/07 a 17/07
Habilidades desenvolvidas nas atividades
abaixo:
Reconhecer a presença de valores culturais,
sociais e humanos em contextos literários (Romantismo e Ultrarromantismo).
Relacionar textos literários com o momento
de sua produção: contexto histórico, social e político (Romantismo e
Ultrarromantismo).
Habilidade estruturante desenvolvida nas
atividades abaixo:
Reconhecer o texto literário produzido no
século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis
na contemporaneidade.
Quinta
sequência de atividades do segundo bimestre
Ainda
dá tempo de realizar a primeira avaliação do segundo bimestre pelo Google Forms
e a entrega das atividades anteriores, o infográfico sobre o Romantismo e o
artigo de opinião, pelo e-mail ou aplicativo do WhatsApp da sua professora. Também,
está chegando a data para a realização
da 26ª AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo). Fiquem atentos.
Link de acesso a Primeira Avaliação de Língua
Portuguesa do segundo bimestre:
Etapa I
Nesta semana, iremos estudar a obra literária
“Úrsula” da escritora brasileira Maria Firmina, primeiro romance escrito por uma
mulher, afrodescendente que retrata o abolicionismo a partir de uma perspectiva
interna.
Assim, acesse o link abaixo e assista à
videoaula para melhor assimilação do conteúdo.
Vídeo complementar: Úrsula: Maria Firmina
dos Reis
Etapa II
Caderno do Aluno
Página,114. Leia o texto que contextualiza a
obra “Úrsula” dentro do seu contexto de produção. Em seguida, leia o capítulo 9
– A Preta Suzana.
Página, 115. Continue a leitura.
Página, 116. Finalize a leitura do capítulo
9 – A Preta Suzana e responda às questões solicitadas.
Etapa III
Complementando os estudos, vamos distinguir
a linguagem apresentada nas obras literárias do Romantismo apresentadas em prosa
e poesia. Acesse os links abaixo:
Romantismo
prosa
Romantismo: Poesia
Diário de bordo
E como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar,
acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos,
imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.
Contatos para tirar dúvidas e enviar as atividades:
Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com
Professora Bruna : 98021-8914 ou e-mail: brunavalela@gmail.com
Referências bibliográficas
Caderno do aluno, 2º bimestre.
Matriz de Avaliação Processual de Língua
Portuguesa.
https://www.youtube.com/watch?v=U4VlAKE_fMg
Acessado em 10/07/2020 às 20h.
https://www.youtube.com/watch?v=UusdzPGI40o
Acessado em 10/07/2020 às 20h.
https://www.youtube.com/watch?v=njGiVZ2Dymw
Acessado em 10/07/2020 às 20h.
Boa
semana de estudos!
Professoras: Angela Araújo/Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A,B,C
Data: 06/07 a 10/07
Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:
(EM13LP49)
Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros
literários (... a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo
nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances...)
para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo
pela literatura.
Contextualizar
histórica e socialmente o texto literário produzido no séc. XIX.
Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de
opinião, romance, conto fantástico e poema.
Habilidade estruturante desenvolvida nas atividades abaixo:
Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social,
defendendo-a por meio de argumentação lógica.
Habilidade de recuperação contínua do 1º bimestre (por disciplina):
Inferir informações implícitas em um texto.
Avalia a habilidade do aluno inferir uma informação com base em ideias
pressupostas ou subentendidas no texto. As ideias pressupostas são aquelas não
expressas de maneira explícita, que decorrem logicamente do sentido de certas
palavras ou expressões contidas na frase... Essas inferências têm por base, sobretudo,
o conhecimento de mundo do leitor que lhe permite ler as entrelinhas...
Quarta sequência de atividades
Primeira Avaliação pelo Google Forms
Revisão de estudos do 2º bimestre
Recuperação contínua e aprofundamento do
1º bimestre
Nesta semana,
retomaremos e revisaremos o estudo destas últimas três sequências de
atividades, que foram referentes ao 2º bimestre, para que no final desta semana
(09 e 10/07) estejam aptos a realizar a primeira avaliação on-line pelo Google
Forms. Também, estaremos iniciando, com atividades, a recuperação contínua
e aprofundamento do primeiro bimestre de Língua Portuguesa. E, queremos
informar que está chegando a data para a realização da 26ª AAP (Avaliação de
Aprendizagem em Processo), aguarde as próximas informações a respeito. Atente-se
para não perder nada.
Acesso à avaliação on-line
Estude e busque aprender, para depois, fazer a primeira avaliação do 2º bimestre
de Língua Portuguesa pelo Google Forms, que estará disponível a partir das 08h do dia 09/07 até às 18h do
dia 10/07, no link abaixo:
Se não conseguir
realizar a avaliação on-line pelo Google Form, aguarde por novas orientações
para ela ser entregue na escola para a sua professora.
Observação: não esqueça de enviar para a sua professora, por e-mail ou
pelo aplicativo do WhatsApp, as atividades de produção, infográfico do
Romantismo e o artigo de opinião sobre a questão polêmica: “Todo
relacionamento envolve algum tipo de interesse?”, pois elas também terão peso
maior, igual a de uma avaliação.
Revisão
Etapa I
Reveja a primeira
videoaula, referente a introdução ao romantismo. Link:
Etapa II
Releia o texto de apoio sobre casamento, que faz referência aos costumes
do século XIX, sugerido no Caderno do
Aluno. Link:
https://rainhastragicas.com/2017/08/01/casamento-um-contrato-social-praticas--matrimoniais-no-brasil-oitocentista/
Etapa III
Busque rever a videoaula do CMSP, do dia 18/08, sobre “Romantismo e a
idealização da mulher”. Link:
Etapa IV
Pegue a sua pesquisa sobre figuras de linguagem e reveja conceitos, reflita,
relacione o uso delas nas obras literárias do Romantismo.
Pronto! agora é só realizar a atividade avaliativa.
Recuperação contínua e aprofundamento do 1 bimestre (por disciplina)
Reveja o vídeo
sobre o Romantismo:
Releia a obra “O Noviço” de Martins Pena:
Após assistir o vídeo e reler a obra, busque fazer a atividade proposta.
Atividade
Faça um resumo, contemple nesta atividade, as partes essenciais
da comédia de costume “O Noviço”, e faça uma relação dele com o contexto do
período que estamos estudando, o Romantismo. No mínimo, dez linhas.
Esta atividade deverá ser enviada, por e-mail ou pelo aplicativo do
WhatsApp da sua professora, até o dia 17/07. Não perca mais uma chance de
recuperar os estudos e aprendizagens do 1º bimestre.
Contatos para tirar dúvidas e enviar as atividades:
Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com
Professora Bruna: Ivalé 98021-8914 ou e-mail: brunavalela@gmail.com
Diário de bordo: já registraram muito
no seu diário? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas,
frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos
solicitá-lo.
Referências bibliográficas
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 2ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.
https://www.youtube.com/watch?v=9I2wMm6ZFe4&t=1048s, acesso em 03/07/20 às 13h.
https://rainhastragicas.com/2017/08/01/casamento-um-contrato-social-praticas--matrimoniais-no-brasil-oitocentista/,
acesso em 03/07/20 às 14h.
https://www.youtube.com/watch?v=oI5dCsw8EuY,
acesso em 03/07/20 às 15h.
https://www.youtube.com/watch?v=NLmaU4vF1T4,
acesso em 03/07/20 às 18h.
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000282.pdf,
acesso em 03/07/20 às 19h.
Boa semana de estudos!
Professoras: Angela Araújo/Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A,B,C
Data: 29/06 a 03/07
Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:
Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social,
defendendo-a por meio de argumentação lógica.
Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no
século XIX.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la
ou refutá-la.
Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de
opinião, romance, conto fantástico e
poema.
Formular opinião adequada sobre determinado fato social.
Desenvolver uma atitude reflexiva na atividade escrita formal.
Habilidades estruturantes desenvolvidas nas atividades abaixo:
Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social,
defendendo-a por meio de argumentação lógica.
Reconhecer as características e organização de um artigo de opinião.
Terceira sequência de atividades do
segundo bimestre
Etapa I
Desde o primeiro bimestre estamos estudando/abordando, por diversos ângulos,
o movimento literário Romantismo. Com
base em todo o conhecimento construído a respeito, mais o que iremos analisar a
seguir, atente-se para a proposta de trabalho que iremos solicitar, após você
verificar um exemplo no link abaixo:
Atividade 1
Como verificou/analisou, através do infográfico a respeito do escritor
José de Alencar, que este meio de mapear informações a respeito de um tema, tem
como intuito de apresentar informações de uma maneira clara e altamente visual,
com o uso de imagens, palavras, desenhos... Assim, elabore um infográfico sobre
o Romantismo. Aproprie-se de todo o conhecimento construído até o momento para
realizar a atividade.
Etapa II
Artigo de Opinião
Acesse o link abaixo para melhor assimilação
do gênero abordado que já havíamos trabalhado.
Caderno do aluno
Atividade 2
Página, 112. Produção: Escrita. Leia o enunciado “Planejando a escrita”.
Responda as duas questões pessoais e depois leia o artigo a respeito do
assunto “Casamento”, sugerido no Caderno do Aluno.
Página, 113. Ao ler o texto selecionado, preencha o quadro de acordo com
o que se pede.
Etapa III
Atividade 3
Considerando todo o contexto em discussão até o momento sobre “casamento”,
você produzirá um artigo de opinião, com a seguinte questão polêmica: Todo
relacionamento envolve algum tipo de interesse?
Atenção: Essas
atividades poderão ser feitas no caderno ou por meios digitais (Word...). Após
a conclusão delas, deverão ser enviadas através do WhatsApp ou por e-mail da
sua professora para validação.
Professora: Angela Araújo 94335-2108
Professora: Bruna Ivalé 98021-8914
Sugestão: no dia
23/06 tivemos uma aula de Língua Portuguesa no CMSP sobre: “Ainda é possível
ser romântico?”. Tente assistir, pois ela irá complementar e auxiliar na
construção do seu conhecimento sobre artigo de opinião. Clic no link abaixo:
Diário de bordo: e como estão com o
diário de bordo? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas,
frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos
solicitá-lo.
Referências bibliográficas
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 2ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre. https://www.facebook.com/hiperliteratura/photos/a.1260570297346059/2565880953481647,
acesso em 26/06/20 às 23h.
https://www.youtube.com/watch?v=s5N3thEgWYk&list=TLPQMjYwNjIwMjBZOTpOEv21bw&index=1,
acesso em 27/06/20 às 01h.
https://tj-pe.jusbrasil.com.br/noticias/100626023/artigo-casamento-por-interesse,
acesso em 27/06/20 às 1h.
https://www.youtube.com/watch?v=bA-9JbDkaqE,
acesso em 27/06/20 às 02h.
Boa semana de estudos!
Professoras: Angela Araújo / Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 2º A/B/C
Data: 22/06 a 26/06
Habilidades desenvolvidas nas
atividades abaixo:
Contextualizar
histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX.
Reconhecer o texto literário produzido no
século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na
contemporaneidade.
Relacionar textos literários com o momento de
sua produção: contexto histórico, social e político (Romantismo e
Ultrarromantismo).
Inferir informações implícitas (tema/assunto
principal) em um texto.
Identificar recursos semânticos expressivos
(figuras de linguagem: metáfora, metonímia, comparação, catacrese, antítese,
hipérbole e eufemismo,) em um texto.
Habilidades estruturantes:
Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do
século XIX, considerando o contexto que as envolve.
Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas,
elementos estéticos, históricos e sociais.
Segunda semana de sequência de
atividades do segundo bimestre
Etapa 1
Literatura: Romantismo brasileiro e
português
Acesse o link abaixo e assista à videoaula para melhor compreensão do conteúdo.
Romantismo
Etapa 2
Caderno do aluno
Atividade 1
Introdução ao Romantismo
Página, 109. Faça a leitura de abertura
das atividades que iremos trabalhar na apostila.
Página, 110. Faça a pesquisa que se pede no início da página. Respondam
em sua pesquisa os apontamentos feitos no primeiro e segundo parágrafo abaixo
do quadro. Registre no seu caderno.
Página, 110. Leia o terceiro parágrafo e siga as orientações para a
leitura dos textos 1 e 2.
Páginas, 110 e 111. Ler os textos 1 e 2 (trechos das obras de José de
Alencar: “Senhora” e “Iracema”).
Página 112. Ao final da leitura do texto 2, faça o que se pede no enunciado abaixo, entrelaçando
os textos. Responda no seu caderno.
Na questão 5, da página 112, faça uma pesquisa básica para relembrar as
figuras de linguagens citadas. Registre no seu caderno.
No dia 18/06 no CMSP teve uma aula, para o
2º ano, sobre “Romantismo e a idealização da mulher”. Assista, para complementar
seus estudos. Veja no link abaixo:
Diário de bordo:
E como estão com o diário de bordo? Não
esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos,
desenhos, fotos, imagens... deixe ele com a sua “cara”...
Observação: envie
fotos, e-mails ou prints das atividades realizadas para a sua professora de
Língua Portuguesa Angela A. Cunegundes (e-mail: angelacunegundes@gmail.com ou WhatsApp 94335-2108) ou Bruna Ivale
(brunaivalela@gmail.com ou WhatsApp 98021-8914) para registrar
sua participação. Lembrando que todo o trabalho e esforço seu, nos estudos,
serão considerados. E se não tiver como enviar por esses meios, guarde as
atividades e aguarde o momento certo para entregá-las (quando for solicitadas).
Boa semana de estudos!
Referências bibliográficas
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 2ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.
https://www.youtube.com/watch?v=jw6N56c8dcI,
acesso em 21/06 às 20h.
https://www.youtube.com/watch?v=oI5dCsw8EuY,
acesso em 22/06 às 10h.
Professoras: Angela
Araújo/Bruna Ivalé
Disciplina: Língua
Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A, B, C
Segundo bimestre
Habilidades
desenvolvidas nas atividades abaixo:
Inferir o sentido de palavras
ou expressões em textos literários do século
XIX, considerando o contexto
que as envolve.
Identificar em manifestações
culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais.
Etapa 1
Literatura:
Romantismo
Acesse
o link abaixo e assista a videoaula para melhor assimilação do conteúdo.
Introdução
ao Romantismo.
Etapa
2
Leia
está letra de canção de Vander lee, cantor e compositor mineiro contemporâneo:
Românticos
são poucos
Românticos
são loucos desvairados
Que
querem ser o outro
Que
pensam que o outro é o paraíso
Românticos
são lindos
Românticos
são limpos e pirados
Que
choram com baladas
Que
amam sem vergonha e sem juízo
São
tipos populares
Que
vivem pelos bares
E
mesmo certos vão pedir perdão
E
passam a noite em claro
Conhecem
o gosto raro
De
amar sem medo de outra desilusão
Romântico
é uma espécie em extinção
Românticos
são poucos
Românticos
são loucos
Como
eu
(
Como nós )
Responda
em seu caderno:
a)
Que marcas do movimento romântico dos séculos XVIII e XIX estão presentes na
letra dessa canção?
b)
Que palavras e expressões da letra podem traduzir características do mal do
século?
c)
Um dos temas dos românticos é a entrega amorosa. Destaque do texto versos que exemplificam
esse tema.
d)
Ao afirmar que os românticos são uma “espécie em extinção”, identificando - se com eles, o eu lírico assume uma atitude
tipicamente romântica. Por quê?
Referências
bibliográficas:
Caderno
do aluno.
Matriz
de Avaliação Processual Língua Portuguesa.
https://www.youtube.com/watch?v=9I2wMm6ZFe4&t=413s
Acessado em 05/06/2020 ás 19h.
Professora: Angela A Cunegundes e Bruna Ivale
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A,B,C.
Data: 26/05 a 29/05
Habilidades:
Reconhecer o efeito de sentido produzido
pela exploração de recursos morfossintáticos (conjunção, períodos simples e
compostos) em um texto.
(EM13LP40)
Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as condições e os mecanismos de
disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno
(...).
Caros alunos,
Nesta semana, especificamente na sexta-feira
(29/05, das 10 às 15h), vocês deverão entregar na escola a AAP (Avaliação
Processual da Aprendizagem: Língua Portuguesa) e o caderno Aprender Sempre
respondidos. Caprichem.
Sétima
sequência de atividades
Etapa
1
Texto I
Veja
no link abaixo o gênero textual Charge, no qual tem a função de denunciar e criticar as mais diversas situações
do cotidiano relacionadas com a política e a sociedade.
Texto II
É crime compartilhar uma Fake News?
Por Luiz Augusto Filizzola D'Urso
Canal Ciências Criminais
05/06/2018
As Fake News são notícias falsas que se aproveitam do poder da internet –
de disseminar uma informação pelo mundo todo – para prejudicar ou beneficiar
alguém. Também são criadas para receber likes e visitas em
determinadas páginas. Inclusive, o grande problema é que tais notícias falsas
têm se utilizado do compartilhamento irresponsável de muitos internautas, que
estão disseminando notícias mentirosas, sem verificar previamente sua
veracidade.
(...)
A preocupação cresceu quando estudos apontaram a existência de empresas
que atuam na criação de notícias falsas para publicação e divulgação na
internet (...).
(...) Este fenômeno ocorre, pois, as Fake News apresentam duas
características essenciais: o viés de confirmação e o recebimento
de pessoas conhecidas. O viés de confirmação se dá quando a notícia
falsa confirma uma opinião pré-existente e o indivíduo se sente tão satisfeito
em estar certo, que compartilha sem verificar a procedência da notícia. Já em
relação ao recebimento de notícias de conhecidos, que chegam por
familiares, amigos etc., os filtros naturais de desconfiança acabam diminuindo,
estimulando o compartilhamento sem prévia verificação.
Quando um indivíduo, também influenciado por tais características,
compartilha uma Fake News, pode sim estar cometendo crime. Se a notícia falsa
for difamatória, por exemplo, e divulgada na íntegra pelo sujeito que
compartilha, poderá suportar as sanções penais. Aliás, o mero compartilhamento
de uma Fake News pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento
de indenização à vítima da mentira.
Portanto, a situação das Fake News modificou a responsabilidade de todos
na internet, obrigando-os a conferir a informação antes de publicá-la ou
compartilhá-la.
(...)
Etapa 2
Questionário:
- O que a charge vem criticar? O que mais
predomina nesse gênero?
- O texto II é uma notícia ou um
artigo de opinião? Apresente os elementos do gênero, citando como exemplo
partes do próprio texto.
- O que os dois textos apresentam em
comum? O algo em comum entre eles você já viu ou vivenciou? Conte-nos!
Etapa 3
Vamos continuar os estudos da semana passada, porém com as orações
subordinadas adjetivas. Veja o link abaixo para relembrar o conceito.
Questionário:
1. Identifique
no texto II, duas orações que possuam orações subordinadas adjetivas explicativa
ou restritiva. Reescreva-as.
2. Com
as suas palavras explique o que são orações subordinadas adjetivas e apresente um
exemplo.
Referências Bibliográficas:
https://canalcienciascriminais.jusbrasil.com.br/artigos/585697974/e-crime-compartilhar-uma-fake-news,
acesso em 25/05/20 às 01h.
https://www.youtube.com/watch?v=HQcPjCQ72bo, acesso em 25/05 às 02h.
Matriz Processual de Avaliação de Língua
Portuguesa.
Professora: Angela A Cunegundes Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas:
2º B,C.
Situação de Aprendizagem (Ensino Médio): Estudos de gramática. Gramática aplicada ao
texto.
|
Semana:
18/05 a 22/05
|
Habilidade (s):
Reconhecer o efeito de sentido produzido
pela exploração de recursos morfossintáticos (conjunção, períodos simples e
compostos) em um texto.
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão em um texto.
Localizar informações explícitas em um
texto.
|
Recurso (s): Caderno de registro do aluno, lápis, borracha, caneta,
internet.
|
Caros alunos,
Estamos chegando ao fim do desenvolvimento
das habilidades necessárias para que vocês realizem as atividades da AAP (Avaliação
Processual da Aprendizagem: Língua Portuguesa). Sendo assim, vocês já podem
começar a fazê-la. Segue algumas orientações: organize um tempo de 2 horas, procure um ambiente tranquilo sem distrações,
leia com calma, deixe seu material de apoio (registros das atividades
desenvolvidas no decorrer do bimestre) ao seu alcance, caso precise de consulta.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do WhatsApp das professoras
Angela (943352108) e Bruna (980218914). A avaliação deverá ser entregue no dia
29/05, na escola, mais o caderno Aprender Sempre, no qual já finalizamos as
atividades.
Sexta sequência de atividades
Etapa 1
Orações subordinadas adverbiais. Acesse o link
abaixo para melhor assimilação do conteúdo.
Orações Subordinadas Adverbiais
Etapa 2
Leia alguns fragmentos do texto “Escrever
para não travar na prova”, publicada na revista Época. Em seguida, responda
em seu caderno as questões abaixo.
Trecho 1
“... Mesmo que o professor não dê a chance
aos alunos de escrever antes da prova, eles devem fazer isso de forma
independente para melhorar seu desempenho. "Na verdade, achamos que esse
tipo de escrita ajuda as pessoas a atingirem sua melhor performance em várias
situações em que estão sob pressão: uma apresentação a um cliente, um
discurso para uma plateia ou até mesmo uma entrevista de emprego", disse
Beilock. “...O bloqueio nos exames é um problema grave, uma vez que esse
desempenho afeta futuras oportunidades acadêmicas...", afirmou.
1.Releia:
“...O
bloqueio nos exames é um problema grave, uma
vez que esse desempenho afeta futuras oportunidades acadêmicas...”
afirmou.
a) O que expressa a oração subordinada
adverbial destacada no período acima?
b) que outras conjunções ou locuções
conjuntivas poderiam substituir uma vez que?
2. “...Mesmo que o professor não dê a chance aos alunos de escrever antes da
prova, eles devem fazer isso de forma independente para melhorar seu desempenho...”
O que expressam as orações subordinadas
adverbiais destacadas no período acima?
Trecho 2
“... No outro experimento, minutos antes
do exame final da biologia, alguns alunos deveriam escrever sobre seus
sentimentos em relação à prova, e, outros, pensar sobre temas que não tinham
a ver com ela. Quando os pesquisadores examinaram as notas dos alunos,
descobriram que estudantes que não haviam escrito ficaram mais ansiosos e com
nota menor, B- . Por outro lado, quem teve a oportunidade de escrever antes
do exame teve uma performance tão boa quanto os colegas que normalmente não
ficam ansiosos em testes – tiraram B+...”
1.Releia:
“... Por outro lado, quem teve a
oportunidade de escrever antes do exame teve uma performance tão boa quanto os colegas que
normalmente não ficam ansiosos em testes – tiraram B+...”
O que expressa a oração subordinada adverbial
destacada no período acima?
Referências
Bibliográficas
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI202004-15224,00-ESCREVA+PARA+NAO+TRAVAR+NA+PROVA.html
Acessado em 17/05/2020 às 14h.
Matriz Processual de Avaliação de Língua
Portuguesa.
Gramática da Língua Portuguesa. Cipro
Neto, Pasquale; Infante, Ulisses.
Matriz Processual de Avaliação de Língua
Portuguesa.
|
Professoras: Angela Araújo e Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 2º A, B e C
Data: 11/05 a 15/05
Quinta
sequência de atividades de Língua Portuguesa
Habilidades
desenvolvidas nas atividades abaixo:
(EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da
sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito
que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas,
os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a
sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de
compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação
comunicativa.
(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos,
os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação,
refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para
sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente
diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos
mecanismos linguísticos necessários.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos
oferecidos para sustentá-la.
Identificar os
elementos constitutivos da organização de um texto (dissertativo -argumentativo).
Inferir informações implícitas (tema/assunto
principal) em um texto.
Localizar
informações explícitas em um texto.
Etapa 1
Caderno
Aprender Sempre
Para
compreender melhor a função dos operadores argumentativos acesse os links
abaixo. Em seguida, faça as atividades 11,12,13 e 14,
Operadores Argumentativos
Tipos de Operadores
Argumentativos
Etapa 2
Leia com atenção:
Estudo de Gênero textual: Artigo de opinião
O
artigo de opinião é um dos gêneros mais comuns no cotidiano das cidades.
Publicado normalmente em jornais, revistas e blogs, esse tipo de texto tem como
função apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante
para a sociedade. Muitas faculdades e universidades costumam solicitar aos seus
candidatos que produzam artigos de opinião em seus vestibulares.
Características
O
artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que
defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo
de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista
que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes
de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em
jornais de alcance nacional no Brasil.
Para além disso, justamente por se tratar de
uma publicação da imprensa, o assunto abordado nesse tipo de texto costuma ser
de relevância coletiva: fatos importantes, ocorridos nos dias ou semanas
anteriores, costumam ser os temas do artigo de opinião. Nesse sentido, o gênero
tem uma função social clara: promover o debate público sobre as demandas da
sociedade.
Estrutura
Por ser um texto argumentativo, o artigo de
opinião apresenta três partes fundamentais:
Introdução com tese
Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião
costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o
ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse ponto de vista de tese. No caso
das redações escolares e propostas de vestibulares, é comum que somente o
primeiro parágrafo da composição seja destinado para essa função, pois, nesse tipo
de produção textual, o número de linhas é restrito.
Desenvolvimento com argumentação
Uma vez que a tese é apresentada na
introdução do artigo de opinião, é esperado que, nos parágrafos intermediários
— também chamados de desenvolvimento —, apresentem-se argumentos que comprovem
o ponto de vista.
Um argumento costuma ter duas partes: a fundamentação
e a análise do fundamento. A primeira corresponde às informações, fatos, dados,
referências, entre outros, que o articulista busca para embasar sua opinião; a
segunda, ao trecho em que o autor relaciona explicitamente o fundamento
utilizado com a tese defendida.
Conclusão
A conclusão de um artigo de opinião costuma
apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese,
comprovada pelos argumentos.
A viralização do senso
comum
Michel Carvalho da Silva
Observatório da Imprensa, ed. 864 – 21/8/2015
Quem já recebeu alguma mensagem via whatsapp
informando que o governo vai confiscar a caderneta de poupança ou que o
Congresso vai votar um projeto que acaba com o 13º- salário? Outro conteúdo falso
que “viralizou” no Facebook nos últimos tempos se refere ao auxílio-reclusão,
que seria pago diretamente ao criminoso, ou, ainda, que o benefício se
multiplicava conforme o número de filhos do preso ou da presa.
Muitas mensagens circulam pela internet e
nem sempre elas são verdadeiras. Mas como pode o cidadão comum distinguir, num
volume pulverizado de informação, entre aquela confiável, verídica e relevante,
e aquela errônea, imprecisa e falsa? É evidente que essa questão está
relacionada ao nível de empoderamento do indivíduo, que varia de acordo com o
grau de instrução, a consciência política e os hábitos midiáticos de cada um.
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Pew
Research Center mostra que cresceu nos últimos dois anos a influência das redes
sociais na tarefa de manter os cidadãos informados. Os sites de notícias, antes
tradicionais fontes de informação, foram descritos no estudo como fontes
secundárias, na hora de saber sobre um assunto ou acontecimento.
As redes sociais podem impulsionar o
engajamento cívico devido à sua flexibilidade ao permitir aos usuários acessar
informações sob demanda, receber notícias de maneira instantânea, aprender
sobre diversos temas, personalizar conteúdo de acordo com seus interesses e
aprofundar a discussão em torno de assuntos mais complexos.
Acesso à informação é um direito. No
entanto, o potencial da internet para ampliar o grau de informação do indivíduo
ainda é limitado por fatores como o desinteresse da coletividade ou a
inabilidade das pessoas em assimilar grandes volumes de dados e relacionar
fatos. Daí a importância de uma educação que subsidie o cidadão a entender a
burocracia governamental e o funcionamento do sistema político (conhecimento
das regras gerais, familiaridade com as estatísticas e as plataformas de
governo). Só uma pessoa que reúna essas competências poderá acompanhar e
fiscalizar as políticas públicas implementadas pelos agentes públicos.
A desinformação, fruto da imprecisão, da
mentira ou do ruído informacional, contribui para a ignorância das pessoas e
inviabiliza o debate democrático. Aliás, é preocupante quando observamos que
uma informação é manipulada simplesmente com o propósito de causar pânico ou
revolta, com vistas a beneficiar um segmento político. Não podemos nos esquecer
também do triste episódio, ocorrido no ano passado no Guarujá, em que uma
mulher foi espancada até a morte após boato espalhado em rede social que a
acusava de sequestro e bruxaria.
Diante disso, é preciso verificar se a
informação veiculada é de uma fonte confiável, como sites institucionais,
páginas de jornais conhecidos e blogues de profissionais respeitados. Também é
importante pesquisar se mais de uma fonte publicou a notícia, isso denota maior
credibilidade à mensagem. Outro aspecto relevante é identificar se o conteúdo
divulgado não é oriundo de um site de notícias falsas ou de conteúdo
exclusivamente humorístico, como o Sensacionalista.
A informação tem relevância para o exercício
pleno da cidadania e a formação de opinião, por isso, o acesso à informação é
um direito que antecede os demais, pois quem está bem informado tem maiores
possibilidades de reivindicar outros direitos. As redes sociais oferecem oportunidades
significativas para a politização da sociedade e um maior engajamento do
cidadão no processo de deliberação pública, mas é preciso, antes de tudo,
discernimento para não reproduzir o senso comum “viralizado” na internet.
Michel Carvalho da Silva é jornalista, professor e mestre
em Ciências da
Comunicação.
Copie e responda em seu caderno.
A.
Em que veículo o texto foi publicado?
B.
É bastante conhecido do público?
C.Que
tipo de autor o escreveu? Além do nome, há mais informações sobre ele?
D. Qual
é o assunto principal abordado pelo texto?
E.
É atual ou ultrapassado em relação à data de publicação?
F.
Parece relacionado a alguma notícia do mesmo período?
G.
Para que tipo de leitor o artigo se dirige?
H.
Que importância essas informações podem ter para esse leitor?
I.
Com que finalidade esse assunto é
abordado?
J.
Considerando que se trata de textos argumentativos, que ideia ou tese o autor
parece defender?
K.
Com que argumentos?
Etapa 3
Oração coordenada
Leia:
Mauro comprou um carro e viajou para o
Nordeste.
Na frase acima, temos um período composto por
coordenação, formado por duas orações coordenadas, marcadas por dois verbos –
comprou, viajou.
Período composto por coordenação é aquele
formado por orações coordenadas, sintaticamente independentes, pois não exercem
função sintática em relação umas às outras.
Por serem sintaticamente independentes, as
orações coordenadas podem se transformar em período simples, porque têm sentido
completo. Assim:
Mauro comprou um carro.
Mauro viajou para o Nordeste.
Graficamente, temos
Período composto por coordenação:
Mauro comprou um carro e viajou para o
Nordeste.
Mauro comprou um carro – oração coordenada
(oração 1) e – conectivo viajou para o Nordeste – oração coordenada (oração 2).
Classificação da oração coordenada
Oração coordenada assindética – sem
conectivo ( ou conjunção )
Eles eram hábeis construtores, estudavam as
estrelas.
Essas orações estão ligadas entre si por
vírgulas, que marca a ausência da conjunção coordenativa.
Oração coordenada sindética – vem
ligada pelas conjunções coordenativas e recebe o nome de conjunção que a
introduz, conforme a ideia que expressa. Veja:
Olho para ele e vejo tristeza.
Classificação das orações coordenadas
sindéticas
Olho para ele e vejo alegria. Aditiva
Comprei uma pizza, mas não gostei do sabor.
Adversativa
Seja mais rápido ou perderá o ônibus.
Alternativa
O nadador bateu o recorde, por isso venceu a
prova. Conclusiva
Venha logo, pois preciso de você. Explicativa
E, mas, ou, por isso, pois, são conjunções
coordenativas, também chamadas conectivos ou síndetos; daí a denominação
sindética.
A oração coordenada sindética aditiva
expressa uma ideia que se adiciona à oração anterior. É introduzida pelas
conjunções coordenativas: e, nem, (não só...) mas também.
Crianças analisam o solo e descobrem a
pressão do ar.
A
oração coordenada sindética adversativa expressa uma ideia de oposição,
adversidade. É introduzida pelas conjunções coordenativas adversativas: mas,
porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto...
Eu queria uns doces, mas não tenho dinheiro.
A oração coordenada sindética alternativa
expressa ideias que se alternam ou se incluem, isto, é, não podem ocorrer ao
mesmo tempo. É introduzidas pelas conjunções coordenadas alternativas : ou,
ou...ou, ora...ora...
Ora olhava as bonecas ora olhava as bolas.
A
oração coordenada sindética conclusiva indica uma conclusão do faro
expresso na oração anterior. É introduzida pelas conjunções coordenativas
conclusivas: logo, por isso, portanto, por conseguinte, pois ( após o verbo):
O atleta queria ser vencedor; treinava,
pois, muito.
Atleta queria ser vencedor; logo treinava
muito.
A oração coordenada sindética explicativa
expressa uma justificativa, um desejo, uma recomendação em relação ao que foi
fito antes. É introduzida pelas conjunções coordenativas explicativas: que,
porque, porquanto, pois (antes do verbo):
Ele devia estar nervoso, pois não conversou
com ninguém.
Não fique triste, porque estou o seu lado.
Classifique as orações coordenadas
sindéticas destacadas, de acordo com a ideia que expressam.
a.
Caio caiu da moto, porém não se machucou.
b.
O diretor não compareceu reunião nem
mandou um representante.
c.
Venha embora, porque já é tarde.
d.
Venceremos com glória ou perderemos com
dignidade.
e.
Apronte – se logo, porque estamos em
cima hora.
f.
Não parou o jantar nem arrumou a casa.
g.
Comprou o livro, porém não leu.
h.
Ora dedica – se à pesca ora produz
artesanato.
i.
Estudou muito, logo deve passar no exame.
j.
Saia da sala, pois quero ficar sozinha.
Referências Bibliográficas:
Caderno Aprender Sempre, 2020.
Gramática da Língua Portuguesa. Cipro Neto, Pasquale;
Infante, Ulisses.
Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
Ormundo Wilton, Siniscalchi Cristiane. Se
liga na língua: literatura, produção de texto, linguagem.- 1.ed. – São Paulo:
Moderna,2016.
https://www.escrevendoofuturo.org.br/
Acessado em 10/05/20 às
13h.
Primeira
atividade avaliativa de Língua Portuguesa do primeiro bimestre
Entregar
na escola no dia 12/05
Horário:
10h às 15h.
Utilize seus registros, atividades
realizadas e pesquisas elaboradas para responder com suas palavras. Consideraremos
a sua escrita formal, coerência, ortografia, reflexões, esforço e desempenho.
Instruções: Em uma folha separada, faça um
cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as questões.
Ex.:
Nome:
Turma:
Data:
Professora:
Avaliação
de Língua Portuguesa
Folha
de Respostas
Avaliação
de Língua Portuguesa
Habilidades
desenvolvidas nos exercícios abaixo:
(EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na
produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto
sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de
vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.),
de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise
crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP28) - Organizar situações de estudo e
utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à
natureza do conhecimento em questão.
Responda
1. A instituição religiosa aparece
constantemente nas obras do romantismo. Cite como ela é apresentada nas obras
“O Noviço” de Martins Pena e em “Memórias de um sargento de milícias” de Manuel
Antônio de Almeida.
2. O que os personagens principais das
duas obras trabalhadas neste bimestre, citadas na questão anterior, têm em
comum?
3. Leia o trecho da obra “O Noviço”:
“...Há
oito anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O
como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar.
Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver de responder pelos meus atos, o ouro
justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram-se para os
pobres...”
Explique com as suas palavras o que o
personagem Ambrósio quis dizer ao citar esses dois trechos em negrito.
4. Redija o trecho abaixo passando para a
primeira pessoa do singular.
“...Vendo-se
privado, depois que o padrinho o acompanhava, de gozar parte destes prazeres,
como fazia nos dias de fugida, atearam-se lhe os desejos, e começou a
confessá-los ao padrinho, dando a entender que nada havia de que agora gostasse
tanto como fosse a igreja, para a qual, dizia ele, parecia ter nascido...”
5. Apresente os elementos estruturantes do
gênero dramático peça teatral, citando como exemplo a obra “O Noviço”.
6. Relacione o contexto histórico das duas
obras que trabalhamos.
7. Explique por que foi nomeado como
título “Momento de vida” no capítulo VIII do livro “Memórias de um sargento de
milícias”.
8. Analise o trecho da obra “Memórias de
um sargento de milícias” abaixo:
“...Pelo
hábito de frequentar a igreja tomara conhecimento e travara estreita amizade
com um pequeno sacristão que, digamos de passagem, era tão boa peça como
ele...”
No trecho em negrito o que o autor quis
dizer e a quem se refere?
9. Estamos em um período de fortes
emoções, cautela e cuidados, busque expressar formalmente em um artigo de
opinião, as vantagens e desvantagens do estudo a distância.
10. Crie um anúncio publicitário incentivando
as pessoas a fazer algo positivo nesse período de quarentena. Não esqueça de
respeitar a estrutura do gênero.
Atividade
de Língua Portuguesa
Professoras:
Angela Araújo /Bruna Ivalé
Disciplina:
Língua Portuguesa
Turmas:
2º A/B/C
Data:
04/04/2020
Sequência de
atividades
As atividades publicadas aqui no blog desta
semana deverá ser realizadas no Caderno do Aluno, no caderno Aprender Sempre e
no caderno da disciplina. Também terão uma atividade avaliativa a respeito do
que estudamos até essa semana para ser entregue. A Avaliação da Aprendizagem em
Processo, AAP, deverá ser realizada ao final dos estudos do primeiro bimestre,
para termos concluído toda a aprendizagem, assim aguarde o momento certo para a
devolução. Lembrando também, que vocês devem acompanhar as aulas pelo canal
Cultura, TV Educação ou pelo aplicativo (Centro de Mídias SP). Relembrando que
as atividades solicitadas por esses meios (tv e app) podem ser realizadas no
caderno da disciplina de Língua Portuguesa, apenas peço que faça um cabeçalho
identificando a atividade com data, tema e meio ao qual foi solicitada
determinada tarefa.
Habilidades
desenvolvidas no roteiro de atividades:
H30 Identificar
recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia)
em segmentos de um poema, a partir de uma definição.
H17 Organizar em uma
dada sequencia proposições desenvolvidas pelo autor em um texto argumentativo.
EM13LP01 Relacionar
o texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
com suas condições de
produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência
previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor,
época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de
construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a
diferentes situações.
EM13LP45 Analisar,
discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de
interesse local ou global, notícias, foto denúncias, fotorreportagens,
reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos,
artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação
e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros
próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts
culturais, gameplayetc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa
o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor,
vlogueiro e booktuber, entre outros.
EM13LP08 Analisar elementos e aspectos da
sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito
que causam sua inversão), a
estrutura dos
sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação
(e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo
a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a
possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
Etapa 1
Aprender Sempre:
Para melhor assimilação dos conteúdos:
Países africanos que têm a língua portuguesa como idioma oficial, Gêneros
textuais (infográfico, Anúncio Publicitário),Figura de linguagem (Metonímia),acesse
os links abaixo. Em seguida, faça as atividades 8,9 e 10.
Países africanos que falam português:
Os 10 países e territórios onde mais se fala Português:
Gênero Textual Anúncio Publicitário
Como Interpretar Um Anúncio Publicitário
Linguagem Publicitária
Você sabe o que é Infográfico?
O que é Metonímia? O que são
Metonímias? Figuras de Linguagem
Etapa 2
Literatura:
Faça uma pesquisa sobre: Realismo no
Brasil
Etapa 3
Prática de Leitura:
Leia o conto “Missa do Galo” de Machado
de Assis. Acesse o link abaixo.
Após a leitura, pesquise uma resenha
crítica sobre o conto “Missa do Galo” e escreva em seu caderno o momento em que
o autor faz uma análise interpretativa do texto. Registre em seu caderno,
conforme o exemplo abaixo:
Prática de leitura: Missa Do Galo, de
Machado de Assis.
Resenha crítica:
Autor:
Análise interpretativa:
Etapa 4
Caderno do aluno (apostila do primeiro
bimestre)
Página, 93. Gênero Textual: Anúncio
Publicitário.
Para melhor compreensão do gênero
textual em estudo na página 93, acesse os links
abaixo. Em seguida, responda os exercícios (a,b,c,d,e,f,g),localizados nas
páginas 93 e 94.
Gênero Textual Anúncio Publicitário
Como Interpretar Um Anúncio
Publicitário
Linguagem Publicitária
Etapa 5
Página, 97. Atividade 5: ANÁLISE LINGUÍSTICA – PERÍODOS E CONECTIVOS
Acesse os links abaixo. Em seguida,
responda os exercícios (1,2,3,4,5,6), localizados nas páginas 93 e 94.
Análise Sintática
Conjunção
Conjunções Coordenativas
Conjunções Subordinativas
Atenção: Não se esqueçam de fazer os
registros no seu diário de bordo.
Atividade de Língua Portuguesa
Professoras: Angela Araújo /Bruna
Ivalé
Disciplina :Língua Portuguesa
Turmas: 2º A/B/C
Data: 27/04/2020
Caros alunos,
Nosso roteiro de atividades será
realizado no caderno Aprender Sempre e na sequência de atividades publicadas
aqui no blog. Lembrando também, que vocês devem acompanhar as aulas pelo canal
Cultura, TV Educação ou pelo aplicativo (Centro de Mídias SP). As atividades
solicitadas por esses meios (tv e app) podem ser realizadas no caderno na
disciplina de língua Portuguesa e Literatura, apenas peço que faça um cabeçalho
identificando a atividade com data, tema e meio ao qual foi solicitada
determinada tarefa.
Habilidades desenvolvidas no
roteiro de atividades:
Habilidade: (EM13LP01) -
Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas
condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação
(leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel
social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos
adequados a diferentes situações.
Habilidade: (EM13LP49) Perceber
as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários
(a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e
subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da
vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da
literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes
ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Habilidade: (EM13LP28) -
Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura
adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
Agora vamos lá!!
Pegue seu caderno Aprender Sempre
e faça o que se pede na atividade 1 e 2, (página 2). Essas atividades irão
relembrar e trabalhar os conceitos de Tipologia Textual e Gênero textual,
vistos em anos anteriores e no início do ano. Para que tenham uma assimilação
melhor desses conceitos segue um link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=keri15mSleA
Agora, leia o texto “O clima
mudou, precisamos mudar também” de Milo Araújo, (página 3 e 4), e faça as
atividades estipuladas. Para maior compreensão do gênero abordado, clique no
link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=1-VxgZKqs34
Agora, faça a atividade abaixo:
Na atividade anterior postada
aqui, pedimos para que vocês fizessem a leitura e análise de um texto teatral
produzido no século XIX e que escrevessem um artigo de opinião. Como
perceberam, um texto literário pode expressar crenças, valores, críticas ou até
mesmo um engajamento social de um determinado período literário. Assim como o
texto teatral de Martins Pena foi destaque no romantismo, outros gêneros
tiveram suma importância como a prosa e poesia produzidas por grandes
escritores da época.
Faça uma breve pesquisa sobre o
romantismo. Registre no Caderno.
Após a pesquisa acesse o link
abaixo:
https://youtu.be/b0unw_9cx9k?t=1210
Agora pegue o Caderno do Aluno
(apostila do primeiro bimestre) e faça a atividade 4 (páginas 94,95 e 96),
exercícios antes e depois da leitura do trecho da obra “Memórias de um sargento
de milícias” do autor Manuel Antônio de Almeida e responda no caderno.
Pronto!! Roteiro de atividades
dessa semana realizado com sucesso.
Observação: Não se esqueçam de
alimentar seu diário de bordo.
Referências bibliográficas
Governo do Estado de SP. Caderno
Aprender Sempre, 2020.
São Paulo faz escola. Caderno do
Aluno 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=keri15mSleA,
acessado em 24/04/2020 às 22h.
https://www.youtube.com/watch?v=1-VxgZKqs34,
acessado em 24/04/2020 às 22h.
https://youtu.be/b0unw_9cx9k?t=1210,
acessado em 24/04/2020 às 22h.
Língua Portuguesa – 2º ano
– 24/03/2020
Professoras: Angela e Bruna
Habilidade: (EM13LP01) - Relacionar o texto,
tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu
contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos,
pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do
discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos
e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de
estudo e utilizar procedimentos e
estratégias
de leitura adequados aos objetivos e à natureza do
conhecimento
em questão.
Atividade 1
- Pesquisa:
Pesquisar vida e obra do autor Martins Pena. Deixar
registrado no caderno.
Atividade 2 - Leitura:
Fazer a leitura do texto “O noviço”, de
Martins Pena. Clique no link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000282.pdf
Atividade 3 - Resumo:
Após a leitura fazer um resumo do texto.
Deixar registrado no caderno.
Atividade 4 - Prática de escrita:
DIÁRIO DE BORDO – Em primeira pessoa, a cada
dois ou três dias, você irá relatar reflexões, opiniões, sentimentos, desenhos,
imagens, notícias ou informações a respeito do que está acontecendo. Separe uma
matéria para a construção do seu diário, registre a data de cada dia que
escrever, para quando voltar, ser compartilhado com a turma. Capriche.
São Paulo Faz Escola. Caderno do
Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Comunicado COPED - Documento
Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua Portuguesa, 17 de março
de 2020.
Língua Portuguesa – 2º ano
– 30/03/2020
Professoras: Angela de
Araujo Cunegundes e Bruna Ivale
Segunda proposta de
atividades
Habilidade: (EM13LP42) - Atuar de forma
fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários,
textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes
sociais ou outros ambientes digitais.
Habilidade: (EM13LP01) - Relacionar o texto,
tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu
contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos,
pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do
discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos
e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de
estudo e utilizar procedimentos e
estratégias
de leitura adequados aos objetivos e à natureza do
conhecimento
em questão.
Todas as atividades deverão ser
registradas no caderno de Língua Portuguesa
Atividade 1
- Análise e produção:
Retome o texto “O Noviço” e analise o
personagem Ambrósio, em relação ao seu aspecto psicológico (comportamento,
sentimentos, atitudes, gestos, ideias, caráter e visão de mundo), para com isso
você produzir um TEXTO DESCRITIVO sobre o personagem.
Atividade 2
- Questionário:
- Você considera normal o
comportamento e atitudes do personagem Ambrósio? Justifique.
- Existe na realidade pessoas com
atitudes parecidas? Justifique.
- A partir do estudo e questionamentos
sobre o personagem Ambrósio e suas atitudes, busque fazer uma LISTA sobre
temas relevantes, isto é, assuntos da realidade que abordem vários pontos
de vista, provocações para boas discussões quando retornarmos.
Atividade 3
- Produção:
Escolha um dos temas da lista que você fez
anteriormente e escreva um ARTIGO DE OPINIÃO, com seus conhecimentos a respeito
do gênero. Não esqueça de apresentar a sua tese, ou seja, ponto de vista,
opinião, posicionamento crítico a respeito do assunto. Faça o registro no
caderno da disciplina de Língua Portuguesa. Ao retornarmos, iremos fazer a
revisão do artigo e aprofundar nossos conhecimentos nos estudos desse gênero
textual.
Atividade 4
- Filme:
Assista ao filme “O auto da compadecida”, no
qual é uma adaptação da obra teatral de Ariano Suassuna. Clique no link:
Atividade 5
- Convergência entre personagens:
Estabeleça relação (o que tem em comum) o
personagem Ambrósio da comédia de costumes “O Noviço” com alguns personagens da
obra “O auto da compadecida”.
Atividade 6
- Prática de escrita:
DIÁRIO DE BORDO – Continue a registrar suas
reflexões, opiniões, sentimentos, desenhos, imagens, notícias ou informações a
respeito do seu dia a dia. Também escreva se está sendo fácil estudar a
distância. Capriche.
São Paulo Faz Escola. Caderno do
Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Comunicado COPED - Documento
Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua Portuguesa, 17 de março
de 2020.
-
Acessado em 26/03/2020 às 21:30.
Professoras não entendi a questão 2c da segunda proposta de atividade
ResponderExcluirNo caso é para listar temas mais discutidos como por exemplo a legalização do porte de arma ?
ExcluirProfessora que caderno é esse que vc está se referindo nas atividades do dia 27/04
ResponderExcluir