2ANO A/B/C PORTUGUÊS

2ANO A/B/C PORTUGUÊS

Professoras: Angela Araújo / Bruna Ivalé
   Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
   Turma: 2º A,B,C
   Semana: 20/07 a 24/07/2020

   Habilidades:
   Reconhecer diferentes elementos que estruturam o conto fantástico gótico na
recepção  e produção textual.
   Relacionar textos literários com o momento de sua produção: contexto histórico, social e político (Romantismo e Ultrarromantismo).

   Habilidade estruturante:
   Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagem, marcadores de tempo e localização, sequência lógica dos fatos) na construção de sentindo do romance e do conto do século XIX, apropriando-se deles no processo de sentidos na elaboração deles.

Sexta sequência de atividades do segundo bimestre

Segunda atividade avaliativa do segundo bimestre
Recuperação contínua e aprofundamento do primeiro bimestre

   Nesta semana, estudaremos a última sequência do Caderno do Aluno, também  disponibilizaremos os links do Google Forms para a realização da segunda atividade avaliativa e a recuperação contínua e  aprofundamento do primeiro bimestre. Ainda não recebemos de vários alunos as atividades de produção da terceira semana de estudos, o infográfico do Romantismo e o artigo de opinião com a temática casamento. Sobre a AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo), estamos aguardando mais informações... Assim, fiquem atentos!
   Etapa I
   Caderno do aluno

   Atividade 4 – Conto Fantástico

   Acesse o link abaixo e assista à videoaula do CMSP. Acompanhe a videoaula com a sua apostila, a partir da página 118.

   Língua Portuguesa - Noite na taverna

   Caderno do aluno

   Páginas 118,119 e 120. Leia o conto Noite na taverna, de Álvares de Azevedo.
   Páginas, 120 e 121. Responda as questões solicitadas referentes ao conto “Noite na Taverna”.

   Página, 122. Intertextualidade. Faça a leitura solicitada e responda a pergunta indicada no final do texto.

   Relembrando!
   Intertextualidade – quando há uma referência implícita ou explícita de um outro texto.

   Etapa II

   Segunda  atividade avaliativa
   Após os estudos concluídos, acesse o link abaixo para  responder:



   Etapa III
   Atividade de recuperação contínua

   Acesse o link abaixo e realize a sua atividade de recuperação contínua, do 1º bimestre:

   Atenção: atividades de produção
   Na terceira semana de estudos pedimos a elaboração de duas atividades:

   Criar, produzir um infográfico do período literário Romantismo.
   Produzir um artigo de opinião sobre a polêmica: “Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse?”

   Atente-se para realizá-las e nos enviar pelo aplicativo do WhatsApp ou e-mail.

   Contatos:
   Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com
   Professora Bruna : 98021-8914 ou e-mail: brunavalela@gmail.com


   Referências bibliográficas

   Caderno do aluno, 2º bimestre.
   Matriz de Avaliação Processual de Língua Portuguesa.
   https://www.youtube.com/watch?v=Z5x0rRnY9G0 Acessado em 16/07/2020 às 20h.


Boa semana de estudos!


   Professoras: Angela Araújo/ Bruna Ivalé
   Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
   Turmas: 2º A,B,C
   Data: 13/07 a 17/07


   Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:
   Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e humanos em contextos literários (Romantismo e Ultrarromantismo).
   Relacionar textos literários com o momento de sua produção: contexto histórico, social e político (Romantismo e Ultrarromantismo).

   Habilidade estruturante desenvolvida nas atividades abaixo:
   Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.


Quinta sequência de atividades do segundo bimestre

   Ainda dá tempo de realizar a primeira avaliação do segundo bimestre pelo Google Forms e a entrega das atividades anteriores, o infográfico sobre o Romantismo e o artigo de opinião, pelo e-mail ou aplicativo do WhatsApp da sua professora. Também,  está chegando a data para a realização da 26ª AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo). Fiquem atentos.

   Link de acesso a Primeira Avaliação de Língua Portuguesa do segundo bimestre:



   Etapa I

   Nesta semana, iremos estudar a obra literária “Úrsula” da escritora brasileira Maria Firmina, primeiro romance escrito por uma mulher, afrodescendente que retrata o abolicionismo a partir de uma perspectiva interna.

   Assim, acesse o link abaixo e assista à videoaula para melhor assimilação do conteúdo.


   Vídeo complementar: Úrsula: Maria Firmina dos Reis


   Etapa II

   Caderno do Aluno

   Página,114. Leia o texto que contextualiza a obra “Úrsula” dentro do seu contexto de produção. Em seguida, leia o capítulo 9 – A Preta Suzana.
   Página, 115. Continue a leitura.
   Página, 116. Finalize a leitura do capítulo 9 – A Preta Suzana e responda às questões solicitadas.

   Etapa III

   Complementando os estudos, vamos distinguir a linguagem apresentada nas obras literárias do Romantismo apresentadas em prosa e poesia. Acesse os links abaixo:


   Romantismo prosa

   Romantismo: Poesia

   Diário de bordo
   E como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.

   Contatos para tirar dúvidas e enviar as atividades:
   Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail: angelacunegundes@gmail.com
   Professora Bruna : 98021-8914 ou e-mail: brunavalela@gmail.com

   Referências bibliográficas
   Caderno do aluno, 2º bimestre.
   Matriz de Avaliação Processual de Língua Portuguesa.
https://www.youtube.com/watch?v=U4VlAKE_fMg Acessado em 10/07/2020 às 20h.
https://www.youtube.com/watch?v=UusdzPGI40o Acessado em 10/07/2020 às 20h.
https://www.youtube.com/watch?v=njGiVZ2Dymw Acessado em 10/07/2020 às 20h.


Boa semana de estudos!





Professoras: Angela Araújo/Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A,B,C
Data: 06/07 a 10/07

   Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:
   (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (... a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances...) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
   Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no séc.  XIX.
   Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de
opinião, romance, conto fantástico e poema.

   Habilidade estruturante desenvolvida nas atividades abaixo:
   Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica.

   Habilidade de recuperação contínua do 1º bimestre (por disciplina):
   Inferir informações implícitas em um texto. Avalia a habilidade do aluno inferir uma informação com base em ideias pressupostas ou subentendidas no texto. As ideias pressupostas são aquelas não expressas de maneira explícita, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase... Essas inferências têm por base, sobretudo, o conhecimento de mundo do leitor que lhe permite ler as entrelinhas...

Quarta sequência de atividades

Primeira Avaliação pelo Google Forms
Revisão de estudos do 2º bimestre
Recuperação contínua e aprofundamento do 1º bimestre

   Nesta semana, retomaremos e revisaremos o estudo destas últimas três sequências de atividades, que foram referentes ao 2º bimestre, para que no final desta semana (09 e 10/07) estejam aptos a realizar a primeira avaliação on-line pelo Google Forms. Também, estaremos iniciando, com atividades, a recuperação contínua e aprofundamento do primeiro bimestre de Língua Portuguesa. E, queremos informar que está chegando a data para a realização da 26ª AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo), aguarde as próximas informações a respeito. Atente-se para não perder nada.

    Acesso à avaliação on-line

   Estude e busque aprender, para depois, fazer a primeira avaliação do 2º bimestre de Língua Portuguesa pelo Google Forms, que estará disponível  a partir das 08h do dia 09/07 até às 18h do dia 10/07, no link abaixo:


   Se não conseguir realizar a avaliação on-line pelo Google Form, aguarde por novas orientações para ela ser entregue na escola para a sua professora.

 Observação: não esqueça de enviar para a sua professora, por e-mail ou pelo aplicativo do WhatsApp, as atividades de produção, infográfico do Romantismo e o artigo de opinião sobre a questão polêmica: “Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse?”, pois elas também terão peso maior, igual a de uma avaliação.

   Revisão

   Etapa I
   Reveja a primeira videoaula, referente a introdução ao romantismo. Link:

   Etapa II
   Releia o texto de apoio sobre casamento, que faz referência aos costumes do século XIX,  sugerido no Caderno do Aluno. Link:

   Etapa III
   Busque rever a videoaula do CMSP, do dia 18/08, sobre “Romantismo e a idealização da mulher”. Link:

   Etapa IV
   Pegue a sua pesquisa sobre figuras de linguagem e reveja conceitos, reflita, relacione o uso delas nas obras literárias do Romantismo.
   Pronto! agora é só realizar a atividade avaliativa.


   Recuperação contínua e aprofundamento do 1 bimestre (por disciplina)

   Reveja o vídeo sobre o Romantismo:

   Releia a obra “O Noviço” de Martins Pena:

   Após assistir o vídeo e reler a obra, busque fazer a atividade proposta.

   Atividade
   Faça um resumo, contemple nesta atividade, as partes essenciais da comédia de costume “O Noviço”, e faça uma relação dele com o contexto do período que estamos estudando, o Romantismo. No mínimo, dez linhas.
   Esta atividade deverá ser enviada, por e-mail ou pelo aplicativo do WhatsApp da sua professora, até o dia 17/07. Não perca mais uma chance de recuperar os estudos e aprendizagens do 1º bimestre.

   Contatos para tirar dúvidas e enviar as atividades:
   Professora Angela: 94335-2108 ou e-mail:  angelacunegundes@gmail.com
   Professora Bruna: Ivalé 98021-8914 ou e-mail:  brunavalela@gmail.com

   Diário de bordo: já registraram muito no seu diário? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.

   Referências bibliográficas
  
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 2ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.    
   https://www.youtube.com/watch?v=9I2wMm6ZFe4&t=1048s, acesso em 03/07/20 às 13h.
   https://www.youtube.com/watch?v=oI5dCsw8EuY, acesso em 03/07/20 às 15h.
   https://www.youtube.com/watch?v=NLmaU4vF1T4, acesso em 03/07/20 às 18h.



Boa semana de estudos!







Professoras: Angela Araújo/Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A,B,C
Data: 29/06 a 03/07

   Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:
   Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica.
   Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX.
   Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la.
   Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de
opinião, romance, conto fantástico e poema.
   Formular opinião adequada sobre determinado fato social.
   Desenvolver uma atitude reflexiva na atividade escrita formal.

   Habilidades estruturantes desenvolvidas nas atividades abaixo:
   Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica.
   Reconhecer as características e organização de um artigo de opinião.

Terceira sequência de atividades do segundo bimestre

   Etapa I
   Desde o primeiro bimestre estamos estudando/abordando, por diversos ângulos, o movimento  literário Romantismo. Com base em todo o conhecimento construído a respeito, mais o que iremos analisar a seguir, atente-se para a proposta de trabalho que iremos solicitar, após você verificar um exemplo no link abaixo:

   Atividade 1
   Como verificou/analisou, através do infográfico a respeito do escritor José de Alencar, que este meio de mapear informações a respeito de um tema, tem como intuito de apresentar informações de uma maneira clara e altamente visual, com o uso de imagens, palavras, desenhos... Assim, elabore um infográfico sobre o Romantismo. Aproprie-se de todo o conhecimento construído até o momento para realizar a atividade.
  
   Etapa II

   Artigo de Opinião

   Acesse o link abaixo para melhor assimilação do gênero abordado que já havíamos trabalhado.


   Caderno do aluno

   Atividade 2
   Página, 112. Produção: Escrita. Leia o enunciado “Planejando a escrita”.
   Responda as duas questões pessoais e depois leia o artigo a respeito do assunto “Casamento”, sugerido no Caderno do Aluno.


   Página, 113. Ao ler o texto selecionado, preencha o quadro de acordo com o que se pede.

   Etapa III
   Atividade 3
   Considerando todo o contexto em discussão até o momento sobre “casamento”, você produzirá um artigo de opinião, com a seguinte questão polêmica: Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse?

   Atenção: Essas atividades poderão ser feitas no caderno ou por meios digitais (Word...). Após a conclusão delas, deverão ser enviadas através do WhatsApp ou por e-mail da sua professora para validação.
   Professora: Angela Araújo 94335-2108
   Professora: Bruna Ivalé 98021-8914

   Sugestão: no dia 23/06 tivemos uma aula de Língua Portuguesa no CMSP sobre: “Ainda é possível ser romântico?”. Tente assistir, pois ela irá complementar e auxiliar na construção do seu conhecimento sobre artigo de opinião. Clic no link abaixo:

   Diário de bordo: e como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... a qualquer momento iremos solicitá-lo.

   Referências bibliográficas
  
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 2ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.    https://www.facebook.com/hiperliteratura/photos/a.1260570297346059/2565880953481647, acesso em 26/06/20 às 23h.
https://www.youtube.com/watch?v=bA-9JbDkaqE, acesso em 27/06/20 às 02h.


Boa semana de estudos!




Professoras: Angela Araújo / Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 2º A/B/C
Data: 22/06 a 26/06


    Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:

   Contextualizar histórica e socialmente o texto literário produzido no século XIX.
   Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.
   Relacionar textos literários com o momento de sua produção: contexto histórico, social e político (Romantismo e Ultrarromantismo).
   Inferir informações implícitas (tema/assunto principal) em um texto.
   Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: metáfora, metonímia, comparação, catacrese, antítese, hipérbole e eufemismo,) em um texto.

   Habilidades estruturantes:

   Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século XIX, considerando o contexto que as envolve.
   Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais.

Segunda semana de sequência de atividades do segundo bimestre

   Etapa 1

Literatura: Romantismo brasileiro e português

   Acesse o link abaixo e assista à videoaula para melhor compreensão do conteúdo.


   Romantismo

   Etapa 2

   Caderno do aluno

   Atividade  1

   Introdução ao Romantismo

   Página, 109.  Faça a leitura de abertura das atividades que iremos trabalhar na apostila.
   Página, 110. Faça a pesquisa que se pede no início da página. Respondam em sua pesquisa os apontamentos feitos no primeiro e segundo parágrafo abaixo do quadro.  Registre no seu caderno.
   Página, 110. Leia o terceiro parágrafo e siga as orientações para a leitura dos textos 1 e 2.
   Páginas, 110 e 111. Ler os textos 1 e 2 (trechos das obras de José de Alencar: “Senhora” e “Iracema”).
   Página 112. Ao final da leitura do texto 2,  faça o que se pede no enunciado abaixo, entrelaçando os textos. Responda no seu caderno.
   Na questão 5, da página 112, faça uma pesquisa básica para relembrar as figuras de linguagens citadas. Registre no seu caderno.

   No dia 18/06 no CMSP teve uma aula, para o 2º ano, sobre “Romantismo e a idealização da mulher”. Assista, para complementar seus estudos. Veja no link abaixo:


   Diário de bordo:
   E como estão com o diário de bordo? Não esqueçam de alimentar, acrescentar suas descobertas, frustrações, sentimentos, desenhos, fotos, imagens... deixe ele com a sua “cara”...

   Observação: envie fotos, e-mails ou prints das atividades realizadas para a sua professora de Língua Portuguesa Angela A. Cunegundes (e-mail: angelacunegundes@gmail.com ou WhatsApp 94335-2108) ou Bruna Ivale (brunaivalela@gmail.com ou WhatsApp 98021-8914) para registrar sua participação. Lembrando que todo o trabalho e esforço seu, nos estudos, serão considerados. E se não tiver como enviar por esses meios, guarde as atividades e aguarde o momento certo para entregá-las (quando for solicitadas).

    Boa semana de estudos! 


   Referências bibliográficas
  
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   SP FAZ ESCOLA. Caderno do Aluno. 2ª Série, Ensino Médio. 2º Bimestre.
   https://www.youtube.com/watch?v=jw6N56c8dcI, acesso em 21/06 às 20h.
   https://www.youtube.com/watch?v=oI5dCsw8EuY, acesso em 22/06 às 10h.







Professoras: Angela Araújo/Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A, B, C



Segundo bimestre


Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:

Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século
XIX, considerando o contexto que as envolve.

Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais.

Etapa 1

Literatura: Romantismo

Acesse o link abaixo e assista a videoaula para melhor assimilação do conteúdo.

Introdução ao Romantismo.

Etapa 2
Leia está letra de canção de Vander lee, cantor e compositor mineiro contemporâneo:


Românticos são poucos
Românticos são loucos desvairados
Que querem ser o outro
Que pensam que o outro é o paraíso

Românticos são lindos
Românticos são limpos e pirados
Que choram com baladas
Que amam sem vergonha e sem juízo

São tipos populares
Que vivem pelos bares
E mesmo certos vão pedir perdão

E passam a noite em claro
Conhecem o gosto raro
De amar sem medo de outra desilusão
Romântico é uma espécie em extinção

Românticos são poucos
Românticos são loucos
Como eu
( Como nós )


Responda em seu caderno:

a) Que marcas do movimento romântico dos séculos XVIII e XIX estão presentes na letra dessa canção?
b) Que palavras e expressões da letra podem traduzir características do mal do século?
c) Um dos temas dos românticos é a entrega amorosa. Destaque do texto versos que exemplificam esse tema.
d) Ao afirmar que os românticos são uma “espécie em extinção”, identificando - se  com eles, o eu lírico assume uma atitude tipicamente romântica. Por quê?

Referências bibliográficas:
Caderno do aluno.
Matriz de Avaliação Processual Língua Portuguesa.





Professora: Angela A Cunegundes e Bruna Ivale
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: 2º A,B,C.
Data: 26/05 a 29/05

Habilidades:

   Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos morfossintáticos (conjunção, períodos simples e compostos) em um texto.

(EM13LP40) Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno (...).

   Caros alunos,
   Nesta semana, especificamente na sexta-feira (29/05, das 10 às 15h), vocês deverão entregar na escola a AAP (Avaliação Processual da Aprendizagem: Língua Portuguesa) e o caderno Aprender Sempre respondidos. Caprichem.

Sétima sequência de atividades



Etapa 1

Texto I
 Veja no link abaixo o gênero textual Charge, no qual tem a função de  denunciar e criticar as mais diversas situações do cotidiano relacionadas com a política e a sociedade.



Texto II

É crime compartilhar uma Fake News?

Por Luiz Augusto Filizzola D'Urso
Canal Ciências Criminais
05/06/2018

   As Fake News são notícias falsas que se aproveitam do poder da internet – de disseminar uma informação pelo mundo todo – para prejudicar ou beneficiar alguém. Também são criadas para receber likes e visitas em determinadas páginas. Inclusive, o grande problema é que tais notícias falsas têm se utilizado do compartilhamento irresponsável de muitos internautas, que estão disseminando notícias mentirosas, sem verificar previamente sua veracidade.
   (...)
   A preocupação cresceu quando estudos apontaram a existência de empresas que atuam na criação de notícias falsas para publicação e divulgação na internet (...).
   (...) Este fenômeno ocorre, pois, as Fake News apresentam duas características essenciais: o viés de confirmação e o recebimento de pessoas conhecidas. O viés de confirmação se dá quando a notícia falsa confirma uma opinião pré-existente e o indivíduo se sente tão satisfeito em estar certo, que compartilha sem verificar a procedência da notícia. Já em relação ao recebimento de notícias de conhecidos, que chegam por familiares, amigos etc., os filtros naturais de desconfiança acabam diminuindo, estimulando o compartilhamento sem prévia verificação.
   Quando um indivíduo, também influenciado por tais características, compartilha uma Fake News, pode sim estar cometendo crime. Se a notícia falsa for difamatória, por exemplo, e divulgada na íntegra pelo sujeito que compartilha, poderá suportar as sanções penais. Aliás, o mero compartilhamento de uma Fake News pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento de indenização à vítima da mentira.
   Portanto, a situação das Fake News modificou a responsabilidade de todos na internet, obrigando-os a conferir a informação antes de publicá-la ou compartilhá-la.
(...)
Etapa 2
Questionário:
  1. O que a charge vem criticar? O que mais predomina nesse gênero?

  1. O texto II é uma notícia ou um artigo de opinião? Apresente os elementos do gênero, citando como exemplo partes do próprio texto.

  1. O que os dois textos apresentam em comum? O algo em comum entre eles você já viu ou vivenciou? Conte-nos!

Etapa 3

   Vamos continuar os estudos da semana passada, porém com as orações subordinadas adjetivas. Veja o link abaixo para relembrar o conceito.


Questionário:
1.   Identifique no texto II, duas orações que possuam orações subordinadas adjetivas explicativa ou restritiva. Reescreva-as.

2.   Com as suas palavras explique o que são orações subordinadas adjetivas e apresente um exemplo.


Referências Bibliográficas:

https://blogdoaftm.com.br/charge-fake-news-3/, acesso em 24/05/2020 às 23h.

Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa. 



 Professora:  Angela A Cunegundes                                                  Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
 Turmas:  2º B,C.

   Situação de Aprendizagem (Ensino Médio):  Estudos de gramática. Gramática aplicada ao texto.

   Semana:  18/05 a 22/05              
                    
   Habilidade (s):
   Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos morfossintáticos (conjunção, períodos simples e compostos) em um texto.

   Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

   Localizar informações explícitas em um texto.


   Recurso (s): Caderno de registro do aluno, lápis, borracha, caneta, internet.


   Caros alunos,
   Estamos chegando ao fim do desenvolvimento das habilidades necessárias para que vocês realizem as atividades da AAP (Avaliação Processual da Aprendizagem: Língua Portuguesa). Sendo assim, vocês já podem começar a fazê-la. Segue algumas orientações: organize um tempo de 2 horas,  procure um ambiente tranquilo sem distrações, leia com calma, deixe seu material de apoio (registros das atividades desenvolvidas no decorrer do bimestre) ao seu alcance, caso precise de consulta. Em caso de dúvidas, entre em contato através do WhatsApp das professoras Angela (943352108) e Bruna (980218914). A avaliação deverá ser entregue no dia 29/05, na escola, mais o caderno Aprender Sempre, no qual já finalizamos as atividades.


Sexta sequência de atividades



   Etapa 1

   Orações subordinadas adverbiais. Acesse o link abaixo para melhor assimilação do conteúdo.

   Orações Subordinadas Adverbiais


   Etapa 2

   Leia alguns fragmentos do texto “Escrever para não travar na prova”, publicada na revista Época. Em seguida, responda em seu caderno as questões abaixo.

   Trecho 1

   “... Mesmo que o professor não dê a chance aos alunos de escrever antes da prova, eles devem fazer isso de forma independente para melhorar seu desempenho. "Na verdade, achamos que esse tipo de escrita ajuda as pessoas a atingirem sua melhor performance em várias situações em que estão sob pressão: uma apresentação a um cliente, um discurso para uma plateia ou até mesmo uma entrevista de emprego", disse Beilock. “...O bloqueio nos exames é um problema grave, uma vez que esse desempenho afeta futuras oportunidades acadêmicas...", afirmou.

   1.Releia:

    “...O bloqueio nos exames é um problema grave, uma vez que esse desempenho afeta futuras oportunidades acadêmicas...” afirmou.

   a) O que expressa a oração subordinada adverbial destacada no período acima?

   b) que outras conjunções ou locuções conjuntivas poderiam substituir uma vez que?



   2. “...Mesmo que o professor não dê a chance aos alunos de escrever antes da prova, eles devem fazer isso de forma independente para melhorar seu desempenho...”

   O que expressam as orações subordinadas adverbiais destacadas no período acima?


   Trecho 2

   “... No outro experimento, minutos antes do exame final da biologia, alguns alunos deveriam escrever sobre seus sentimentos em relação à prova, e, outros, pensar sobre temas que não tinham a ver com ela. Quando os pesquisadores examinaram as notas dos alunos, descobriram que estudantes que não haviam escrito ficaram mais ansiosos e com nota menor, B- . Por outro lado, quem teve a oportunidade de escrever antes do exame teve uma performance tão boa quanto os colegas que normalmente não ficam ansiosos em testes – tiraram B+...”


   1.Releia:

   “... Por outro lado, quem teve a oportunidade de escrever antes do exame teve uma performance tão boa quanto os colegas que normalmente não ficam ansiosos em testes – tiraram B+...”

   O que expressa a oração subordinada adverbial destacada no período acima?


   Referências Bibliográficas

   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   Gramática da Língua Portuguesa. Cipro Neto, Pasquale; Infante, Ulisses.
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.


Professoras: Angela Araújo e Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 2º A, B e C
Data: 11/05 a 15/05

Quinta sequência de atividades de Língua Portuguesa


Habilidades desenvolvidas nas atividades abaixo:

   (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.

   (EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.

   Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Identificar os elementos constitutivos da organização de um texto (dissertativo -argumentativo).

   Inferir informações implícitas (tema/assunto principal) em um texto.

   Localizar informações explícitas em um texto.

   Etapa 1

   Caderno Aprender Sempre

   Para compreender melhor a função dos operadores argumentativos acesse os links abaixo. Em seguida, faça as atividades 11,12,13 e 14,

Operadores Argumentativos

Tipos de Operadores Argumentativos

   Etapa 2

   Leia com atenção:

   Estudo de Gênero textual: Artigo de opinião

   O artigo de opinião é um dos gêneros mais comuns no cotidiano das cidades. Publicado normalmente em jornais, revistas e blogs, esse tipo de texto tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade. Muitas faculdades e universidades costumam solicitar aos seus candidatos que produzam artigos de opinião em seus vestibulares.

   Características

   O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.
   Para além disso, justamente por se tratar de uma publicação da imprensa, o assunto abordado nesse tipo de texto costuma ser de relevância coletiva: fatos importantes, ocorridos nos dias ou semanas anteriores, costumam ser os temas do artigo de opinião. Nesse sentido, o gênero tem uma função social clara: promover o debate público sobre as demandas da sociedade.

   Estrutura

   Por ser um texto argumentativo, o artigo de opinião apresenta três partes fundamentais:

   Introdução com tese

   Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse ponto de vista de tese. No caso das redações escolares e propostas de vestibulares, é comum que somente o primeiro parágrafo da composição seja destinado para essa função, pois, nesse tipo de produção textual, o número de linhas é restrito.

   Desenvolvimento com argumentação

   Uma vez que a tese é apresentada na introdução do artigo de opinião, é esperado que, nos parágrafos intermediários — também chamados de desenvolvimento —, apresentem-se argumentos que comprovem o ponto de vista.
   Um argumento costuma ter duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento. A primeira corresponde às informações, fatos, dados, referências, entre outros, que o articulista busca para embasar sua opinião; a segunda, ao trecho em que o autor relaciona explicitamente o fundamento utilizado com a tese defendida.

   Conclusão

   A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, comprovada pelos argumentos.


A viralização do senso comum

Michel Carvalho da Silva
Observatório da Imprensa, ed. 864 – 21/8/2015

   Quem já recebeu alguma mensagem via whatsapp informando que o governo vai confiscar a caderneta de poupança ou que o Congresso vai votar um projeto que acaba com o 13º- salário? Outro conteúdo falso que “viralizou” no Facebook nos últimos tempos se refere ao auxílio-reclusão, que seria pago diretamente ao criminoso, ou, ainda, que o benefício se multiplicava conforme o número de filhos do preso ou da presa.
   Muitas mensagens circulam pela internet e nem sempre elas são verdadeiras. Mas como pode o cidadão comum distinguir, num volume pulverizado de informação, entre aquela confiável, verídica e relevante, e aquela errônea, imprecisa e falsa? É evidente que essa questão está relacionada ao nível de empoderamento do indivíduo, que varia de acordo com o grau de instrução, a consciência política e os hábitos midiáticos de cada um.
   Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Pew Research Center mostra que cresceu nos últimos dois anos a influência das redes sociais na tarefa de manter os cidadãos informados. Os sites de notícias, antes tradicionais fontes de informação, foram descritos no estudo como fontes secundárias, na hora de saber sobre um assunto ou acontecimento.
   As redes sociais podem impulsionar o engajamento cívico devido à sua flexibilidade ao permitir aos usuários acessar informações sob demanda, receber notícias de maneira instantânea, aprender sobre diversos temas, personalizar conteúdo de acordo com seus interesses e aprofundar a discussão em torno de assuntos mais complexos.
   Acesso à informação é um direito. No entanto, o potencial da internet para ampliar o grau de informação do indivíduo ainda é limitado por fatores como o desinteresse da coletividade ou a inabilidade das pessoas em assimilar grandes volumes de dados e relacionar fatos. Daí a importância de uma educação que subsidie o cidadão a entender a burocracia governamental e o funcionamento do sistema político (conhecimento das regras gerais, familiaridade com as estatísticas e as plataformas de governo). Só uma pessoa que reúna essas competências poderá acompanhar e fiscalizar as políticas públicas implementadas pelos agentes públicos.
   A desinformação, fruto da imprecisão, da mentira ou do ruído informacional, contribui para a ignorância das pessoas e inviabiliza o debate democrático. Aliás, é preocupante quando observamos que uma informação é manipulada simplesmente com o propósito de causar pânico ou revolta, com vistas a beneficiar um segmento político. Não podemos nos esquecer também do triste episódio, ocorrido no ano passado no Guarujá, em que uma mulher foi espancada até a morte após boato espalhado em rede social que a acusava de sequestro e bruxaria.
   Diante disso, é preciso verificar se a informação veiculada é de uma fonte confiável, como sites institucionais, páginas de jornais conhecidos e blogues de profissionais respeitados. Também é importante pesquisar se mais de uma fonte publicou a notícia, isso denota maior credibilidade à mensagem. Outro aspecto relevante é identificar se o conteúdo divulgado não é oriundo de um site de notícias falsas ou de conteúdo exclusivamente humorístico, como o Sensacionalista.
   A informação tem relevância para o exercício pleno da cidadania e a formação de opinião, por isso, o acesso à informação é um direito que antecede os demais, pois quem está bem informado tem maiores possibilidades de reivindicar outros direitos. As redes sociais oferecem oportunidades significativas para a politização da sociedade e um maior engajamento do cidadão no processo de deliberação pública, mas é preciso, antes de tudo, discernimento para não reproduzir o senso comum “viralizado” na internet.

Michel Carvalho da Silva é jornalista, professor e mestre em Ciências da
Comunicação.

   Copie e responda em seu caderno.

A. Em que veículo o texto foi publicado?
B. É bastante conhecido do público?
C.Que tipo de autor o escreveu? Além do nome, há mais informações sobre ele?
D. Qual é o assunto principal abordado pelo texto?
E. É atual ou ultrapassado em relação à data de publicação?
F. Parece relacionado a alguma notícia do mesmo período?
G. Para que tipo de leitor o artigo se dirige?
H. Que importância essas informações podem ter para esse leitor?
I.  Com que finalidade esse assunto é abordado?
J. Considerando que se trata de textos argumentativos, que ideia ou tese o autor parece defender?
K. Com que argumentos?

   Etapa 3

   Oração coordenada

   Leia:

   Mauro comprou um carro e viajou para o Nordeste.

   Na frase acima, temos um período composto por coordenação, formado por duas orações coordenadas, marcadas por dois verbos – comprou, viajou.
   Período composto por coordenação é aquele formado por orações coordenadas, sintaticamente independentes, pois não exercem função sintática em relação umas às outras.

   Por serem sintaticamente independentes, as orações coordenadas podem se transformar em período simples, porque têm sentido completo. Assim:

   Mauro comprou um carro.
   Mauro viajou para o Nordeste.

   Graficamente, temos

   Período composto por coordenação:

   Mauro comprou um carro e viajou para o Nordeste.

   Mauro comprou um carro – oração coordenada (oração 1) e – conectivo viajou para o Nordeste – oração coordenada (oração 2).

   Classificação da oração coordenada

   Oração coordenada assindética – sem conectivo ( ou conjunção )
   Eles eram hábeis construtores, estudavam as estrelas.
   Essas orações estão ligadas entre si por vírgulas, que marca a ausência da conjunção coordenativa.

   Oração coordenada sindética – vem ligada pelas conjunções coordenativas e recebe o nome de conjunção que a introduz, conforme a ideia que expressa. Veja:

   Olho para ele e vejo tristeza.

   Classificação das orações coordenadas sindéticas

   Olho para ele e vejo alegria. Aditiva
   Comprei uma pizza, mas não gostei do sabor. Adversativa
   Seja mais rápido ou perderá o ônibus. Alternativa
   O nadador bateu o recorde, por isso venceu a prova. Conclusiva
   Venha logo, pois preciso  de você. Explicativa

   E, mas, ou, por isso, pois, são conjunções coordenativas, também chamadas conectivos ou síndetos; daí a denominação sindética.

   A oração coordenada sindética aditiva expressa uma ideia que se adiciona à oração anterior. É introduzida pelas conjunções coordenativas: e, nem, (não só...) mas também.

   Crianças analisam o solo e descobrem a pressão do ar.

   A oração coordenada sindética adversativa expressa uma ideia de oposição, adversidade. É introduzida pelas conjunções coordenativas adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto...

   Eu queria uns doces, mas não tenho dinheiro.

   A oração coordenada sindética alternativa expressa ideias que se alternam ou se incluem, isto, é, não podem ocorrer ao mesmo tempo. É introduzidas pelas conjunções coordenadas alternativas : ou, ou...ou, ora...ora...

   Ora olhava as bonecas ora olhava as bolas.

   A oração coordenada sindética conclusiva indica uma conclusão do faro expresso na oração anterior. É introduzida pelas conjunções coordenativas conclusivas: logo, por isso, portanto, por conseguinte, pois ( após o verbo):

   O atleta queria ser vencedor; treinava, pois, muito.
   Atleta queria ser vencedor; logo treinava muito.

   A oração coordenada sindética explicativa expressa uma justificativa, um desejo, uma recomendação em relação ao que foi fito antes. É introduzida pelas conjunções coordenativas explicativas: que, porque, porquanto, pois  (antes do verbo):

   Ele devia estar nervoso, pois não conversou com ninguém.

   Não fique triste, porque estou o seu lado.

   Classifique as orações coordenadas sindéticas destacadas, de acordo com a ideia que expressam.

a. Caio caiu da moto, porém não se machucou.
b. O diretor não compareceu reunião nem mandou um representante.
c. Venha embora, porque já é tarde.
d. Venceremos com glória ou perderemos com dignidade.
e. Apronte – se logo, porque estamos em cima hora.
f. Não parou o jantar nem arrumou a casa.
g. Comprou o livro, porém não leu.
h. Ora dedica – se à pesca ora produz artesanato.
i. Estudou muito, logo deve passar no exame.
j. Saia da sala, pois quero ficar sozinha.



   Referências Bibliográficas:

   Caderno Aprender Sempre, 2020.
   Gramática da Língua Portuguesa. Cipro Neto, Pasquale; Infante, Ulisses.
   Matriz Processual de Avaliação de Língua Portuguesa.
   Ormundo Wilton, Siniscalchi Cristiane. Se liga na língua: literatura, produção de texto, linguagem.- 1.ed. – São Paulo: Moderna,2016.
https://www.escrevendoofuturo.org.br/ Acessado em 10/05/20 às 13h.






Primeira atividade avaliativa de Língua Portuguesa do primeiro bimestre

Entregar na escola no dia 12/05
Horário: 10h às 15h.

   Utilize seus registros, atividades realizadas e pesquisas elaboradas para responder com suas palavras. Consideraremos a sua escrita formal, coerência, ortografia, reflexões, esforço e desempenho.

 Instruções: Em uma folha separada, faça um cabeçalho conforme o exemplo abaixo e responda as questões.

Ex.:

Nome:
Turma:
Data:
Professora:
Avaliação de Língua Portuguesa
Folha de Respostas




Avaliação de Língua Portuguesa

Habilidades desenvolvidas nos exercícios abaixo:

 (EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

 (EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.

  

Responda

1.         A instituição religiosa aparece constantemente nas obras do romantismo. Cite como ela é apresentada nas obras “O Noviço” de Martins Pena e em “Memórias de um sargento de milícias” de Manuel Antônio de Almeida.

2.         O que os personagens principais das duas obras trabalhadas neste bimestre, citadas na questão anterior, têm em comum?


3.         Leia o trecho da obra “O Noviço”:
“...Há oito anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver de responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram-se para os pobres...”
  Explique com as suas palavras o que o personagem Ambrósio quis dizer ao citar esses dois trechos em negrito.

4.         Redija o trecho abaixo passando para a primeira pessoa do singular.
“...Vendo-se privado, depois que o padrinho o acompanhava, de gozar parte destes prazeres, como fazia nos dias de fugida, atearam-se lhe os desejos, e começou a confessá-los ao padrinho, dando a entender que nada havia de que agora gostasse tanto como fosse a igreja, para a qual, dizia ele, parecia ter nascido...”

5.         Apresente os elementos estruturantes do gênero dramático peça teatral, citando como exemplo a obra “O Noviço”.

6.         Relacione o contexto histórico das duas obras que trabalhamos.

7.         Explique por que foi nomeado como título “Momento de vida” no capítulo VIII do livro “Memórias de um sargento de milícias”.

8.         Analise o trecho da obra “Memórias de um sargento de milícias” abaixo:
“...Pelo hábito de frequentar a igreja tomara conhecimento e travara estreita amizade com um pequeno sacristão que, digamos de passagem, era tão boa peça como ele...”
      No trecho em negrito o que o autor quis dizer e a quem se refere?

9.         Estamos em um período de fortes emoções, cautela e cuidados, busque expressar formalmente em um artigo de opinião, as vantagens e desvantagens do estudo a distância.


10.      Crie um anúncio publicitário incentivando as pessoas a fazer algo positivo nesse período de quarentena. Não esqueça de respeitar a estrutura do gênero.







Atividade de Língua Portuguesa

Professoras: Angela Araújo /Bruna Ivalé
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 2º A/B/C
Data: 04/04/2020

Sequência de atividades


   As atividades publicadas aqui no blog desta semana deverá ser realizadas no Caderno do Aluno, no caderno Aprender Sempre e no caderno da disciplina. Também terão uma atividade avaliativa a respeito do que estudamos até essa semana para ser entregue. A Avaliação da Aprendizagem em Processo, AAP, deverá ser realizada ao final dos estudos do primeiro bimestre, para termos concluído toda a aprendizagem, assim aguarde o momento certo para a devolução. Lembrando também, que vocês devem acompanhar as aulas pelo canal Cultura, TV Educação ou pelo aplicativo (Centro de Mídias SP). Relembrando que as atividades solicitadas por esses meios (tv e app) podem ser realizadas no caderno da disciplina de Língua Portuguesa, apenas peço que faça um cabeçalho identificando a atividade com data, tema e meio ao qual foi solicitada determinada tarefa.

Habilidades desenvolvidas no roteiro de atividades:

H30 Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma definição.

H17 Organizar em uma dada sequencia proposições desenvolvidas pelo autor em um texto argumentativo.

EM13LP01 Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

EM13LP45 Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, foto denúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplayetc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

 EM13LP08 Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a
estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
Etapa 1

Aprender Sempre:

Para melhor assimilação dos conteúdos: Países africanos que têm a língua portuguesa como idioma oficial, Gêneros textuais (infográfico, Anúncio Publicitário),Figura de linguagem (Metonímia),acesse os links abaixo. Em seguida, faça as atividades 8,9 e 10.

Países africanos que falam português:

Os 10 países e territórios onde mais se fala Português:

Gênero Textual Anúncio Publicitário

Como Interpretar Um Anúncio Publicitário

Linguagem Publicitária

Você sabe o que é Infográfico?

O que é Metonímia? O que são Metonímias? Figuras de Linguagem

Etapa 2

Literatura:

Faça uma pesquisa sobre: Realismo no Brasil

Etapa 3

Prática de Leitura:

Leia o conto “Missa do Galo” de Machado de Assis. Acesse o link abaixo.

Após a leitura, pesquise uma resenha crítica sobre o conto “Missa do Galo” e escreva em seu caderno o momento em que o autor faz uma análise interpretativa do texto. Registre em seu caderno, conforme o exemplo abaixo:

Prática de leitura: Missa Do Galo, de Machado de Assis.
Resenha crítica:
Autor:
Análise interpretativa:

Etapa 4

Caderno do aluno (apostila do primeiro bimestre)

Página, 93. Gênero Textual: Anúncio Publicitário.

Para melhor compreensão do gênero textual em estudo na página 93,  acesse   os links abaixo. Em seguida, responda os exercícios (a,b,c,d,e,f,g),localizados nas páginas 93 e 94.

Gênero Textual Anúncio Publicitário

Como Interpretar Um Anúncio Publicitário

Linguagem Publicitária

Etapa 5

Página, 97. Atividade 5: ANÁLISE LINGUÍSTICA – PERÍODOS E CONECTIVOS

Acesse os links abaixo. Em seguida, responda os exercícios (1,2,3,4,5,6), localizados nas páginas 93 e 94.

Análise Sintática

Conjunção

Conjunções Coordenativas

Conjunções Subordinativas



Atenção: Não se esqueçam de fazer os registros no seu diário de bordo.




Atividade de Língua Portuguesa

Professoras: Angela Araújo /Bruna Ivalé
Disciplina :Língua Portuguesa
Turmas: 2º A/B/C
Data: 27/04/2020

Caros alunos,
Nosso roteiro de atividades será realizado no caderno Aprender Sempre e na sequência de atividades publicadas aqui no blog. Lembrando também, que vocês devem acompanhar as aulas pelo canal Cultura, TV Educação ou pelo aplicativo (Centro de Mídias SP). As atividades solicitadas por esses meios (tv e app) podem ser realizadas no caderno na disciplina de língua Portuguesa e Literatura, apenas peço que faça um cabeçalho identificando a atividade com data, tema e meio ao qual foi solicitada determinada tarefa.

Habilidades desenvolvidas no roteiro de atividades:


Habilidade: (EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

Habilidade: (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.

Agora vamos lá!!

Pegue seu caderno Aprender Sempre e faça o que se pede na atividade 1 e 2, (página 2). Essas atividades irão relembrar e trabalhar os conceitos de Tipologia Textual e Gênero textual, vistos em anos anteriores e no início do ano. Para que tenham uma assimilação melhor desses conceitos segue um link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=keri15mSleA
Agora, leia o texto “O clima mudou, precisamos mudar também” de Milo Araújo, (página 3 e 4), e faça as atividades estipuladas. Para maior compreensão do gênero abordado, clique no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=1-VxgZKqs34


Agora, faça a atividade abaixo:

Na atividade anterior postada aqui, pedimos para que vocês fizessem a leitura e análise de um texto teatral produzido no século XIX e que escrevessem um artigo de opinião. Como perceberam, um texto literário pode expressar crenças, valores, críticas ou até mesmo um engajamento social de um determinado período literário. Assim como o texto teatral de Martins Pena foi destaque no romantismo, outros gêneros tiveram suma importância como a prosa e poesia produzidas por grandes escritores da época.

Faça uma breve pesquisa sobre o romantismo. Registre no Caderno.

Após a pesquisa acesse o link abaixo:
https://youtu.be/b0unw_9cx9k?t=1210

Agora pegue o Caderno do Aluno (apostila do primeiro bimestre) e faça a atividade 4 (páginas 94,95 e 96), exercícios antes e depois da leitura do trecho da obra “Memórias de um sargento de milícias” do autor Manuel Antônio de Almeida e responda no caderno.

Pronto!! Roteiro de atividades dessa semana realizado com sucesso.

Observação: Não se esqueçam de alimentar seu diário de bordo.

Referências bibliográficas
Governo do Estado de SP. Caderno Aprender Sempre, 2020.
São Paulo faz escola. Caderno do Aluno 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=keri15mSleA, acessado em 24/04/2020 às 22h.
https://www.youtube.com/watch?v=1-VxgZKqs34, acessado em 24/04/2020 às 22h.

https://youtu.be/b0unw_9cx9k?t=1210, acessado em 24/04/2020 às 22h.




Língua Portuguesa – 2º ano – 24/03/2020
Professoras: Angela e Bruna 


Habilidade: (EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e
estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do
conhecimento em questão.

Atividade 1 - Pesquisa:
   Pesquisar vida e obra do autor Martins Pena. Deixar registrado no caderno.

Atividade 2 - Leitura:
   Fazer a leitura do texto “O noviço”, de Martins Pena. Clique no link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000282.pdf

Atividade 3 - Resumo:
   Após a leitura fazer um resumo do texto. Deixar registrado no caderno.

Atividade 4 - Prática de escrita:
   DIÁRIO DE BORDO – Em primeira pessoa, a cada dois ou três dias, você irá relatar reflexões, opiniões, sentimentos, desenhos, imagens, notícias ou informações a respeito do que está acontecendo. Separe uma matéria para a construção do seu diário, registre a data de cada dia que escrever, para quando voltar, ser compartilhado com a turma. Capriche.



São Paulo Faz Escola. Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.
Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua Portuguesa, 17 de março de 2020.

Língua Portuguesa – 2º ano – 30/03/2020
Professoras: Angela de Araujo Cunegundes e Bruna Ivale

Segunda proposta de atividades

Habilidade: (EM13LP42) - Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais.

Habilidade: (EM13LP01) - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

Habilidade: (EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e
estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do
conhecimento em questão.

Todas as atividades deverão ser registradas no caderno de Língua Portuguesa

Atividade 1 - Análise e produção:

    Retome o texto “O Noviço” e analise o personagem Ambrósio, em relação ao seu aspecto psicológico (comportamento, sentimentos, atitudes, gestos, ideias, caráter e visão de mundo), para com isso você produzir um TEXTO DESCRITIVO sobre o personagem.


Atividade 2 - Questionário:

  1. Você considera normal o comportamento e atitudes do personagem Ambrósio? Justifique.

  1. Existe na realidade pessoas com atitudes parecidas? Justifique.

  1. A partir do estudo e questionamentos sobre o personagem Ambrósio e suas atitudes, busque fazer uma LISTA sobre temas relevantes, isto é, assuntos da realidade que abordem vários pontos de vista, provocações para boas discussões quando retornarmos.

Atividade 3 - Produção:

   Escolha um dos temas da lista que você fez anteriormente e escreva um ARTIGO DE OPINIÃO, com seus conhecimentos a respeito do gênero. Não esqueça de apresentar a sua tese, ou seja, ponto de vista, opinião, posicionamento crítico a respeito do assunto. Faça o registro no caderno da disciplina de Língua Portuguesa. Ao retornarmos, iremos fazer a revisão do artigo e aprofundar nossos conhecimentos nos estudos desse gênero textual.

Atividade 4 - Filme:

   Assista ao filme “O auto da compadecida”, no qual é uma adaptação da obra teatral de Ariano Suassuna. Clique no link:

Atividade 5 - Convergência entre personagens:

  Estabeleça relação (o que tem em comum) o personagem Ambrósio da comédia de costumes “O Noviço” com alguns personagens da obra “O auto da compadecida”.

Atividade 6 - Prática de escrita:

   DIÁRIO DE BORDO – Continue a registrar suas reflexões, opiniões, sentimentos, desenhos, imagens, notícias ou informações a respeito do seu dia a dia. Também escreva se está sendo fácil estudar a distância. Capriche.





São Paulo Faz Escola. Caderno do Aluno. 1º Bimestre. 2020.

Comunicado COPED - Documento Orientador para elaboração de Roteiro de Estudos. Língua Portuguesa, 17 de março de 2020.

- Acessado em 26/03/2020 às 21:30.



















Comentários

  1. Professoras não entendi a questão 2c da segunda proposta de atividade

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    Respostas
    1. No caso é para listar temas mais discutidos como por exemplo a legalização do porte de arma ?

      Excluir
  2. Professora que caderno é esse que vc está se referindo nas atividades do dia 27/04

    ResponderExcluir

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