3ANOS A/B HISTÓRIA
3ANOS A/B HISTÓRIA
IMPERIALISMO/NEOCOLONIALISMO
Texto
de apoio
Definição: dominação
política ou econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa
sobre outra mais pobre e fraca.
No século XIX, potências capitalistas como EUA, Inglaterra e
Japão, entraram em uma disputa por colônias ou áreas de influência na Ásia,
África, América Latina e Oceania. Esse fenômeno é chamado de imperialismo ou
neocolonialismo. Abaixo, elencamos as diferenças entre colonialismo no século
XVI e neocolonialismo no século XIX.
COLONIALISMO EUROPEU DO SÉCULO XVI
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NEOCOLONIALISMO DO SÉCULO XIX
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ÁREA PRINCIPAL DE DOMINAÇÃO
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América
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África, Ásia e Oceania
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FASE DO CAPITALISMO
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Capitalismo mercantilista (comercial)
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Capitalismo financeiro e monopolista
(industrial)
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PATROCINADORES
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Burguesia comercial e Estados metropolitanos
europeus
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Burguesia industrial e Estados da Europa,
EUA e Japão
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OBJETIVOS ECONÔMICOS
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JUSTIFICATIVA IDEOLÓGICA
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Expansão da fé cristã
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Missão civilizadora de espalhar o progresso
técnico-científico pelo mundo
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Principais
fatores do Imperialismo:
1.
Busca por mercados produtores de
matérias-primas, como carvão, cobre, ferro e borracha, para poder abastecer as
indústrias;
2.
Busca por mercados consumidores de produtos
industrializados;
3.
Investir capitais excedentes.
Além
disso, a descoberta de riquezas nas terras africanas (ouro e diamantes)e apoio
dos governos. Conquistar terras para despertar o “orgulho nacional”.
A
justificativa para as práticas imperialistas teve como base um conjunto de
ideias racistas desenvolvidas na Europa do século XIX. Uma delas era a de que a
“raça branca” era superior às demais. Com base nessas ideias, os europeus
diziam ter uma Missão Civilizadora para com os demais povos “primitivos” da
África e Ásia, era seu dever levar os bons costumes e o desenvolvimento
técnico-científico.
Em
1880, apenas 10% do território africano era ocupado por europeus, em 1900, os
europeus já tinham se apoderado de 90% da África.
A
exploração se deu da forma mais violenta possível. No Congo Belga, o
trabalhador que não extraísse a quantidade de borracha estipulada, teria sua
mão, ou as mãos de seus familiares amputadas. 10 milhões de africanos morreram
no Congo.
Conferência de Berlim
As
disputas por territórios na África geraram disputas entre as potências
europeias, que ameaçavam a paz na Europa. Por isso, em 1885 ocorreu a
Conferência de Berlim, para estabelecer as regras da partilha da África entre
os europeus. Na conferência também foi criado o novo mapa da África, que
estabelecia fronteiras artificiais para beneficiar os europeus. Separaram povos
amigos e juntaram povos inimigos, o que fez eclodir guerras entre africanos.
Atividades:
1. (Cesgranrio 90) A "partilha do
mundo" (1870 -1914) resultou do interesse das potências
capitalistas europeias em:
a) investir seus capitais excedentes
nas colônias, obter mercados fornecedores de matérias-primas e reservar
mercados para seus produtos industrializados;
b) desenvolver a produção de gêneros
alimentícios nas colônias, visando suprir as deficiências de grãos existentes
na Europa na virada do século;
c) buscar "áreas novas"
para a emigração, uma vez que a pressão demográfica na Europa exigia uma
solução para o problema;
d) promover o desenvolvimento das
colônias através da aplicação de capitais excedentes em programas sociais e
educacionais;
e) favorecer a atuação dos
missionários católicos junto aos pagãos e assegurar a livre concorrência
comercial.
2. (Cesgranrio 94) A industrialização
acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a
dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial
emergiu o Imperialismo, cuja característica marcante foi o (a):
a) substituição das intervenções
militares pelo uso da diplomacia internacional.
b) busca de novos mercados
consumidores para as manufaturas, mercados fornecedores de matérias-primas e os
capitais excedentes dos países industrializados.
c) manutenção da autonomia
administrativa e dos governos nativos nas áreas conquistadas.
d) procura de especiarias, ouro e
produtos tropicais inexistentes na Europa.
3. (Fuvest 82) A conquista da Ásia e da
África, durante a segunda metade do século XIX, pelas principais potências
imperialistas objetivava.
a) a busca de matérias primas, a
aplicação de capitais excedentes e a procura de novos mercados para os
manufaturados.
b) a implantação de regimes políticos
favoráveis à independência das colônias africanas e asiáticas.
c) o impedimento da evasão em massa
dos excedentes demográficos europeus para aqueles continentes.
d) a implantação da política
econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas
Metrópoles.
e) a necessidade de interação de
novas culturas, a compensação da pobreza e a cooperação dos nativos.
4. (Mackenzie 96) Uma das alternativas
a seguir NÃO corresponde às diferenças entre o colonialismo do século XVI e o
Neocolonialismo do século XIX.
a) A principal área de dominação do
Colonialismo europeu foi a América e o Neocolonialismo voltava-se para a África
e a Ásia.
b) O Colonialismo teve como
justificativa ideológica a expansão da fé cristã, enquanto que no
Neocolonialismo, a missão civilizadora do homem branco foi espalhar o
progresso.
c) Os patrocinadores do Colonialismo
foram a burguesia financeiro-industrial e os Estados da Europa, América e Ásia,
enquanto que os do Neocolonialismo, o Estado metropolitano europeu e sua
burguesia comercial.
d) O Colonialismo buscava garantir o
fornecimento de produtos tropicais e metais preciosos, enquanto que o
Neocolonialismo, a reserva de mercados e o fornecimento de
matérias-primas.
e) A fase do capitalismo em que o
Colonialismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo Comercial e a do
Neocolonialismo, Capitalismo Industrial e Financeiro.
5. (Mackenzie 96) Novas formas de organização das
empresas surgiram no final do século XIX, cujas características são:
a) concentração de várias unidades de
produção em grandes Companhias, Trustes ou Cartéis e a formação de
"Holding Companies."
b) casas de créditos bancários, que
realizaram operações de exploração de produtos tropicais através de companhias
marítimas.
c) a limitação do capitalismo
monopolista através da transferência das matrizes das empresas para países
pequenos.
d) implementação de normas técnicas
de predomínio da qualidade, ampliação da livre concorrência e instalação de
filiais móveis.
e) empresas em que os trabalhadores,
através das "holdings", participavam obrigatoriamente da distribuição
dos lucros.
6.
(PUCPR) A
partir da segunda metade do século XIX, as potências europeias começaram a
disputar áreas coloniais na África, na Ásia e na Oceania. Seus objetivos eram a
busca por fontes de matérias-primas, mercado consumidor, mão-de-obra e oportunidades
para investimento. As justificativas morais para essa colonização, no entanto,
estavam relacionadas com o que se chamava de darwinismo social, cujo
significado é:
a) O
homem branco tinha a tarefa de cristianizar as populações pagãs de outros
continentes, resgatando-as de religiões animistas e de práticas antropofágicas.
b) O
homem branco de origem europeia estava imbuído de uma missão civilizadora,
através da qual deveria levar para seus irmãos de outras cores, incapazes de
fazer isso por si mesmos, as vantagens da civilização e do progresso,
resgatando-os da barbárie e do atraso aos quais estavam submetidos.
c) Os
colonizadores europeus tinham a tarefa de ensinar os princípios fundamentais da
democracia, ensinando aos povos colonizados o processo de governo democrático,
permitindo-lhes se afastar de governos tirânicos e autocratas.
d) A
colonização tinha como tarefa repassar aos povos colonizados os fundamentos da
economia capitalista, para que eles mesmos pudessem gerenciar as riquezas de
seus territórios e, com isso, possibilitar o desenvolvimento social de seu
país.
e)
Estudar, segundo uma perspectiva antropológica, a organização das sociedades
colonizadas, conhecer seus princípios religiosos, políticos, culturais e
sociais, com o objetivo de ajudar a preservá-los.
7.
PESQUISA:
Belle
Époque e Paz Armada
Identificar
as principais características dos períodos, destacar os motivos da Guerra
Franco-Prussiana e relacionar com a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
A
pesquisa deverá conter capa com nome e série e bibliografia.
professor você quer me matar de tanta lição kk
ResponderExcluirDe maneira alguma doutora. É para fazer aos poucos.
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