3ANOS A/B HISTÓRIA



























































3ANOS A/B HISTÓRIA


IMPERIALISMO/NEOCOLONIALISMO
Texto de apoio
Definição: dominação política ou econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
No século XIX, potências capitalistas como EUA, Inglaterra e Japão, entraram em uma disputa por colônias ou áreas de influência na Ásia, África, América Latina e Oceania. Esse fenômeno é chamado de imperialismo ou neocolonialismo. Abaixo, elencamos as diferenças entre colonialismo no século XVI e neocolonialismo no século XIX.

COLONIALISMO EUROPEU DO SÉCULO XVI
NEOCOLONIALISMO DO SÉCULO XIX
ÁREA PRINCIPAL DE DOMINAÇÃO
América
África, Ásia e Oceania
FASE DO CAPITALISMO
Capitalismo mercantilista (comercial)
Capitalismo financeiro e monopolista (industrial)
PATROCINADORES
Burguesia comercial e Estados metropolitanos europeus
Burguesia industrial e Estados da Europa, EUA e Japão
OBJETIVOS ECONÔMICOS
  • Garantia de mercado consumidor para a produção econômica europeia.
  • Garantia de exploração de produtos coloniais, como artigos tropicais e metais preciosos.
  • Reserva de mercado para a produção industrial.
  • Garantia de fornecimento de matérias-primas, como carvão, ferro, petróleo.
  • Controle dos mercados externos para investimento de capitais excedentes.
JUSTIFICATIVA IDEOLÓGICA
Expansão da fé cristã
Missão civilizadora de espalhar o progresso técnico-científico pelo mundo

Principais fatores do Imperialismo:
1.    Busca por mercados produtores de matérias-primas, como carvão, cobre, ferro e borracha, para poder abastecer as indústrias;
2.    Busca por mercados consumidores de produtos industrializados;
3.    Investir capitais excedentes.
Além disso, a descoberta de riquezas nas terras africanas (ouro e diamantes)e apoio dos governos. Conquistar terras para despertar o “orgulho nacional”.

A justificativa para as práticas imperialistas teve como base um conjunto de ideias racistas desenvolvidas na Europa do século XIX. Uma delas era a de que a “raça branca” era superior às demais. Com base nessas ideias, os europeus diziam ter uma Missão Civilizadora para com os demais povos “primitivos” da África e Ásia, era seu dever levar os bons costumes e o desenvolvimento técnico-científico.
Em 1880, apenas 10% do território africano era ocupado por europeus, em 1900, os europeus já tinham se apoderado de 90% da África.
A exploração se deu da forma mais violenta possível. No Congo Belga, o trabalhador que não extraísse a quantidade de borracha estipulada, teria sua mão, ou as mãos de seus familiares amputadas. 10 milhões de africanos morreram no Congo.
Conferência de Berlim
As disputas por territórios na África geraram disputas entre as potências europeias, que ameaçavam a paz na Europa. Por isso, em 1885 ocorreu a Conferência de Berlim, para estabelecer as regras da partilha da África entre os europeus. Na conferência também foi criado o novo mapa da África, que estabelecia fronteiras artificiais para beneficiar os europeus. Separaram povos amigos e juntaram povos inimigos, o que fez eclodir guerras entre africanos.

Atividades:
1. (Cesgranrio 90) A "partilha do mundo" (1870 -1914) resultou do interesse das potências capitalistas europeias em: 
a) investir seus capitais excedentes nas colônias, obter mercados fornecedores de matérias-primas e reservar mercados para seus produtos industrializados; 
b) desenvolver a produção de gêneros alimentícios nas colônias, visando suprir as deficiências de grãos existentes na Europa na virada do século; 
c) buscar "áreas novas" para a emigração, uma vez que a pressão demográfica na Europa exigia uma solução para o problema; 
d) promover o desenvolvimento das colônias através da aplicação de capitais excedentes em programas sociais e educacionais; 
e) favorecer a atuação dos missionários católicos junto aos pagãos e assegurar a livre concorrência comercial. 

2. (Cesgranrio 94) A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o Imperialismo, cuja característica marcante foi o (a): 
a) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional. 
b) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas, mercados fornecedores de matérias-primas e os capitais excedentes dos países industrializados. 
c) manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos nas áreas conquistadas. 
d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.
3. (Fuvest 82) A conquista da Ásia e da África, durante a segunda metade do século XIX, pelas principais potências imperialistas objetivava. 
a) a busca de matérias primas, a aplicação de capitais excedentes e a procura de novos mercados para os manufaturados. 
b) a implantação de regimes políticos favoráveis à independência das colônias africanas e asiáticas. 
c) o impedimento da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus para aqueles continentes. 
d) a implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas Metrópoles. 
e) a necessidade de interação de novas culturas, a compensação da pobreza e a cooperação dos nativos.

4. (Mackenzie 96) Uma das alternativas a seguir NÃO corresponde às diferenças entre o colonialismo do século XVI e o Neocolonialismo do século XIX. 
a) A principal área de dominação do Colonialismo europeu foi a América e o Neocolonialismo voltava-se para a África e a Ásia. 
b) O Colonialismo teve como justificativa ideológica a expansão da fé cristã, enquanto que no Neocolonialismo, a missão civilizadora do homem branco foi espalhar o progresso. 
c) Os patrocinadores do Colonialismo foram a burguesia financeiro-industrial e os Estados da Europa, América e Ásia, enquanto que os do Neocolonialismo, o Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial. 
d) O Colonialismo buscava garantir o fornecimento de produtos tropicais e metais preciosos, enquanto que o Neocolonialismo, a reserva de mercados e o fornecimento de matérias-primas. 
e) A fase do capitalismo em que o Colonialismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo Comercial e a do Neocolonialismo, Capitalismo Industrial e Financeiro.

5.  (Mackenzie 96) Novas formas de organização das empresas surgiram no final do século XIX, cujas características são: 
a) concentração de várias unidades de produção em grandes Companhias, Trustes ou Cartéis e a formação de "Holding Companies." 
b) casas de créditos bancários, que realizaram operações de exploração de produtos tropicais através de companhias marítimas. 
c) a limitação do capitalismo monopolista através da transferência das matrizes das empresas para países pequenos. 
d) implementação de normas técnicas de predomínio da qualidade, ampliação da livre concorrência e instalação de filiais móveis. 
e) empresas em que os trabalhadores, através das "holdings", participavam obrigatoriamente da distribuição dos lucros. 

6.    (PUCPR) A partir da segunda metade do século XIX, as potências europeias começaram a disputar áreas coloniais na África, na Ásia e na Oceania. Seus objetivos eram a busca por fontes de matérias-primas, mercado consumidor, mão-de-obra e oportunidades para investimento. As justificativas morais para essa colonização, no entanto, estavam relacionadas com o que se chamava de darwinismo social, cujo significado é:

a) O homem branco tinha a tarefa de cristianizar as populações pagãs de outros continentes, resgatando-as de religiões animistas e de práticas antropofágicas.
b) O homem branco de origem europeia estava imbuído de uma missão civilizadora, através da qual deveria levar para seus irmãos de outras cores, incapazes de fazer isso por si mesmos, as vantagens da civilização e do progresso, resgatando-os da barbárie e do atraso aos quais estavam submetidos.
c) Os colonizadores europeus tinham a tarefa de ensinar os princípios fundamentais da democracia, ensinando aos povos colonizados o processo de governo democrático, permitindo-lhes se afastar de governos tirânicos e autocratas.
d) A colonização tinha como tarefa repassar aos povos colonizados os fundamentos da economia capitalista, para que eles mesmos pudessem gerenciar as riquezas de seus territórios e, com isso, possibilitar o desenvolvimento social de seu país.
e) Estudar, segundo uma perspectiva antropológica, a organização das sociedades colonizadas, conhecer seus princípios religiosos, políticos, culturais e sociais, com o objetivo de ajudar a preservá-los.
7.     
PESQUISA:
Belle Époque e Paz Armada
Identificar as principais características dos períodos, destacar os motivos da Guerra Franco-Prussiana e relacionar com a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
A pesquisa deverá conter capa com nome e série e bibliografia.







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Imagem