7ANOS A/B/C GEOGRAFIA
7ºANOS A/B/C/D GEOGRAFIA
Aula 1
Criaturinhas abençoadas, buenos dias, buenas tardes ou buenas noches
lembram que eu havia contado para vocês que esse ano nós
falaríamos apenas do nosso Brasil brasileiro, pois então lá vamos nós
Realizar um mapa mental sobre “Biomas brasileiros” e anotar no caderno as características de cada um deles (clima,
vegetação, hidrografia, fauna, flora e solo)
Sugestão de vídeo de
como elaborar um mapa mental
O que é ser brasileiro?
Escrever
uma redação (Dissertação)sobre o que é ser brasileiro? ( Precisa ter título,
apresentação, desenvolvimento e conclusão) no mínimo 15 linhas
Sugestão de vídeos e
textos auxiliares
Realizar uma pesquisa
sobre a diferença entre: Estado, Nação e Território
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Aula 2 Profª Larissa Barbosa e Flávia Cristina - 7º A, B e C
Aula 3 - De 27 à 30 de Abril
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7º ano C Professora Flávia
Habilidades (
EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias
e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
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Atividade para ser feita no caderno
Leitura e análise texto :Formação territorial do Brasil
Leia o texto.
[...] a formação territorial que hoje conhecemos foi
antes uma lenta , longa e difícil construção , tecida ao longo de cinco século
de história .Essa construção deu-se , fundamentalmente , através de duas estratégias
diferentes , mas complementares : a conquista territorial e as negociações diplomáticas
.Esses dois aspectos da tomada de posse e ocupação do território do que viria a
ser o Brasil podem ser observados desde o momento inaugural da chegada dos
portugueses a nossa costa, no alvorecer do século XVI , quando as viagens
ultramarinas conjugavam o imaginário do maravilhoso medieval com as novidades técnicas
náuticas que impulsionaram a aventura da expansão marítima .
Fonte : Brasil :500 anos de povoamento – Biblioteca
IBGE. Disponível em : https // biblioteca .ibge.gov.br/visualização /livros/
liv6687.pdf. Acesso em :29 outubro de 2019 .
Em seguida, responda às questões propostas no seu caderno.
a) Selecione as palavras, termos e / ou expressões desconhecidas
e busque o significado em dicionários disponíveis e/ ou sites da internet.
b) Destaque as principais ideias do texto.
c) Para você o que é território?
d) Explique a diferença entre limite e fronteira.
e) Relate as principais alterações no território brasileiro
ao longo do tempo.
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Aula 2 Profª Larissa Barbosa e Flávia Cristina - 7º A, B e C
Habilidades: Analisar o processo de formação do território
brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes
tempos .
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Para ser feito no caderno
Elabore o seu mapa da América do Sul.
A) Identifique no mapa o nome dos países que compõem
a América do Sul.
b) Identifique os países que não fazem fronteira com
Brasil. Identifique -os no mapa com uma única cor e crie uma legenda.
c) Destaque a linha que demarca a fronteira do
Brasil com os demais países da América do Sul.
d) Dê um título ao mapa.
e) Insira a rosa dos ventos com os pontos cardeais e
colaterais.
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Aula 3 - De 27 à 30 de Abril
Buenos días, buenas tardes, buenas
noches...
As atividades deverão ser
realizadas no caderno, não é necessário a cópia do texto.
As atividades
propostas serão retiradas do caderno do aluno.
1-(EF07GE13*) Compare os mapas e indique
as alterações ocorridas na divisão territorial do Brasil no período de 1940 a
2010.
3- (EF07GE14*) Com base
nos mapas, nos textos e nos seus conhecimentos, identifique e comente as
alterações na divisão político-administrativa do Brasil nas principais fases da
sua história.
Texto 1
O Tratado de Tordesilhas definiu as
áreas de domínio do mundo extraeuropeu. Demarcando os dois hemisférios, de polo
a polo, deu a Portugal o direito de posse sobre a faixa de terra onde se
encontrava o Brasil: ficou Portugal com as terras localizadas a leste da linha
de 370 léguas traçadas a partir de Açores e Cabo Verde, e a Espanha com as
terras que ficassem do lado ocidental desta linha. O direito de posse de
Portugal sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil foi produto de
crescentes rivalidades entre Portugal e Espanha pelas terras do Novo Mundo,
durante a segunda metade do século XV. A proximidade das datas do Tratado de
Tordesilhas (1494) e do “descobrimento” (1500) faz supor que Portugal já sabia
da existência das terras brasílicas antes mesmo da expedição cabralina. Fonte:
Brasil 500 anos – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
Texto 2
A ocupação portuguesa do litoral
brasileiro só teve início com a criação do regime de capitanias hereditárias
por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a
exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo
da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao
arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias
que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram
estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em
1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início
à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante
comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os
franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI.
Fonte: Brasil 500 anos – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
Texto 3
No final do século XVIII, novos ventos
sopraram: Portugal enfrentou revoltas no Brasil visando à separação da
Metrópole. São exemplos típicos as conjurações de Minas Gerais (1789), Rio de
Janeiro (1794), Bahia (1798) e Pernambuco (1801). Esses movimentos desembocaram
na independência do Brasil (1822), pouco tempo depois, mas o território
brasileiro não foi afetado. Pode-se dizer que a grande questão enfrentada pelo
Império (1822-1889) foi a de manter e consolidar a unidade territorial,
superando as forças centrífugas das inúmeras revoltas locais. Fonte: Brasil 500
anos – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
Texto 4
Com a proclamação da República, em 1889, as
províncias do império foram transformadas em estados da República Federativa do
Brasil. A região do Acre, no entanto, só foi incorporada ao Brasil em 1903, com
a assinatura do Tratado de Petrópolis, negociado pelo Barão do Rio Branco.
Fonte: Brasil 500 anos – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
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Aula 4
Habilidade:(EF07GE15) Analisar
em diferentes produções culturais elementos das paisagens das regiões
brasileiras , em especial a região Sudeste
Unidade Temática:O
sujeito e seu lugar no Mundo
Situação de Aprendizagem 1 :Formação do
território brasileiro : seus limites , Fronteiras e regionalização.
ATENÇÃO ESTUDANTE: RESOLVER AS ATIVIDADE EM FOLHA
SEPARADA, PARA ENTREGAR NA ESCOLA DIA 12 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
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LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS E
PESQUISA: FORMAÇÃO TERRITORIAL DO ESTADO DE SÃO PAULOPara conhecer um pouco
mais sobre as origens da região Sudeste, em especial da formação territorial do
Estadode São Paulo, leia os textos 1 e 2.
Texto 1
Na região Sudeste a primeira
vila brasileira, São Vicente, localizada no Estado de São Paulo, foi criada em
1532. Segundo o IBGE […] A pequena povoação se organizou e começou a ser
reconhecida na Europa como eficiente ponto de parada para reabastecimento e
tráfico de escravos índios. Tanto isso é verdade que o porto que aqui existia
já constava em um mapa feito em 1501 e trazido por Américo Vespúcio na
expedição de Gaspar de Lemos, que aqui chegou em 22 de janeiro de 1502 e
batizou o local como São Vicente, em homenagem a São
Vicente Mártir. Fonte: IBGE.
Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2019.
Texto 2
No início, São Paulo vivia da
agricultura de subsistência, da tentativa de implantação em escala da lavoura
de cana-de-açúcar e com o sonho da descoberta do ouro e dos metais preciosos.
Começaram as viagens ao interior do país, as “bandeiras”, expedições organizadas
para aprisionar índios e procurar pedras e metais preciosos nos sertões
distantes.[...] A virada na economia aconteceu na passagem do século XVIII para
o XIX, quando as plantações de café substituíram as de cana-de-açúcar para
ocupar o primeiro plano na economia nacional, especialmente depois que Dom
Pedro declarou a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. São Paulo
destacou-se no cenário nacional. A expansão da cultura do café exigiu a
multiplicação das estradas de ferro. Foi um período de grandes transformações,
marcado pela crise do sistema escravocrata, que levaria à Abolição em 1888 e
que daria lugar, entre outros fatos, à chegada em massa de imigrantes,
principal solução para a mão de obra na lavoura. O Estado prosperou e a capital
da província passou por uma revolução urbanística e cultural. A chegada de
milhares de imigrantes permitiu a ocupação do interior. Criaram-se as condições
para pequenas fábricas darem início à industrialização, com o interior
integrado ao crescimento da província. Novas estradas foram construídas e a
prosperidade foi sacramentada com a República. [...] A importância econômica do
café de São Paulo e do gado de Minas Gerais sustentou a “política do café com
leite”, com paulistas e mineiros se alternando na presidência da República. A
ferrovia puxou a expansão da cafeicultura, atraiu imigrantes e permitiu a
colonização de novas áreas. A industrialização avançava, criava novos contornos
urbanos e abria espaço para novas classes sociais, o operariado e a classe
média. Mais próspero do que nunca, e agora como Estado dentro da Federação, São
Paulo via surgir a cada dia uma novidade diferente: a eletricidade, os
primeiros carros; o crescimento das linhas de bondes elétricos e de grandes
obras urbanas. Tudo se multiplicava e diversas vilas passaram a conviver com o
apito das fábricas e com uma nova classe operária. [...] Nesta época os trilhos
das ferrovias paulistas chegavam às proximidades do rio Paraná, e a colonização
ocupava mais de um terço do Estado. As cidades se multiplicavam. Socialmente, o
Estado, com seus mais de um milhão de imigrantes, tornou-se uma torre de Babel,
profundamente marcado pelas diferentes culturas trazidas de mais de 60 países.
[...] No plano econômico, o café superou a crise do início da década de 1930,
favorecendo a recuperação de São Paulo. A indústria despontou e outro grande
salto foi dado, com a chegada da GEOGRAFIA 63 indústria automobilística em São
Paulo, carro-chefe da economia nacional a partir da década de 1950. O Estado
paulista se transformou no maior parque industrial do país, posição que
continuou a manter, apesar das transformações econômicas e políticas vividas
pelo Brasil. Fonte: Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: . Acesso em:
30 out. 2019.
Com base nos textos e nos seus
conhecimentos, responda às questões propostas.
a) Cite as principais fases da história do
Estado de São Paulo.
b) Relate as principais
transformações que ocorreram no território paulista ao longo do tempo.
c) Pesquise informações e dados referentes ao
seu município e registre-os no seu caderno, utilizando o quadro abaixo como
modelo.
Nome do município
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Data da Criação
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Principaiscaracterísticas
(econômicas, culturais, sociais, ambientais)
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-DatDtaa
de criação
Data da Criação
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Em caso de dúvidas, envie para o e-mail: coordlarissa@gmail.com (7º A e B) flavinhaung@gmail.com (7º C) suas
dúvidas serão respondidas de segunda à sexta dentro do horário das 8h às 17h.
Oiiiiii
ResponderExcluirOiiiiiiii
ResponderExcluirOi Flávia sou do 7 C
ResponderExcluirGente e muita coisa
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