7ANOS A/B/C GEOGRAFIA















7ºANOS A/B/C/D GEOGRAFIA


7º anos A e B Professora Larissa M. Barbosa

Aula 1

Criaturinhas abençoadas, buenos dias, buenas tardes ou buenas noches
 lembram que eu havia contado para vocês que esse ano nós falaríamos apenas do nosso Brasil brasileiro, pois então lá vamos nós
Realizar um mapa mental sobre “Biomas brasileiros” e anotar no caderno as características de cada um deles (clima, vegetação, hidrografia, fauna, flora e solo)
*      Sugestão de vídeo de como elaborar um mapa mental
O que é ser brasileiro?
Escrever uma redação (Dissertação)sobre o que é ser brasileiro? ( Precisa ter título, apresentação, desenvolvimento e conclusão) no mínimo 15 linhas
*      Sugestão de vídeos e textos auxiliares

Realizar uma pesquisa sobre a diferença entre: Estado, Nação e Território

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7º ano C Professora Flávia 


Habilidades ( EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.





Atividade para ser feita no caderno

Leitura e análise texto :Formação territorial do Brasil

Leia o texto.

[...] a formação territorial que hoje conhecemos foi antes uma lenta , longa e difícil construção , tecida ao longo de cinco século de história .Essa construção deu-se , fundamentalmente , através de duas estratégias diferentes , mas complementares : a conquista territorial e as negociações diplomáticas .Esses dois aspectos da tomada de posse e ocupação do território do que viria a ser o Brasil podem ser observados desde o momento inaugural da chegada dos portugueses a nossa costa, no alvorecer do século XVI , quando as viagens ultramarinas conjugavam o imaginário do maravilhoso medieval com as novidades técnicas náuticas que impulsionaram a aventura da expansão marítima .

Fonte : Brasil :500 anos de povoamento – Biblioteca IBGE. Disponível em : https // biblioteca .ibge.gov.br/visualização /livros/ liv6687.pdf. Acesso em :29 outubro de 2019 .

Em seguida, responda às questões propostas no seu caderno.

a) Selecione as palavras, termos e / ou expressões desconhecidas e busque o significado em dicionários disponíveis e/ ou sites da internet.

b) Destaque as principais ideias do texto.

c) Para você o que é território?

d) Explique a diferença entre limite e fronteira.


e) Relate as principais alterações no território brasileiro ao longo do tempo.

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Aula 2 Profª Larissa Barbosa e Flávia Cristina  - 7º A, B e C


Habilidades: Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos .


Para ser feito no caderno


Elabore o seu mapa da América do Sul.

A) Identifique no mapa o nome dos países que compõem a América do Sul.

b) Identifique os países que não fazem fronteira com Brasil. Identifique -os no mapa com uma única cor e crie uma legenda.

c) Destaque a linha que demarca a fronteira do Brasil com os demais países da América do Sul.

d) Dê um título ao mapa.

e) Insira a rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais. 
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Aula 3 - De 27 à 30 de Abril



Buenos días, buenas tardes, buenas noches...
As atividades deverão ser realizadas no caderno, não é necessário a cópia do texto.
As atividades propostas serão retiradas do caderno do aluno.
1-(EF07GE13*) Compare os mapas e indique as alterações ocorridas na divisão territorial do Brasil no período de 1940 a 2010.

3- (EF07GE14*) Com base nos mapas, nos textos e nos seus conhecimentos, identifique e comente as alterações na divisão político-administrativa do Brasil nas principais fases da sua história.






Texto 1
O Tratado de Tordesilhas definiu as áreas de domínio do mundo extraeuropeu. Demarcando os dois hemisférios, de polo a polo, deu a Portugal o direito de posse sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil: ficou Portugal com as terras localizadas a leste da linha de 370 léguas traçadas a partir de Açores e Cabo Verde, e a Espanha com as terras que ficassem do lado ocidental desta linha. O direito de posse de Portugal sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil foi produto de crescentes rivalidades entre Portugal e Espanha pelas terras do Novo Mundo, durante a segunda metade do século XV. A proximidade das datas do Tratado de Tordesilhas (1494) e do “descobrimento” (1500) faz supor que Portugal já sabia da existência das terras brasílicas antes mesmo da expedição cabralina. Fonte: Brasil 500 anos – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
Texto 2
A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação do regime de capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D. Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil. Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente, concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início à colonização do Brasil para compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam a costa brasileira desde o início do século XVI. Fonte: Brasil 500 anos – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
Texto 3
No final do século XVIII, novos ventos sopraram: Portugal enfrentou revoltas no Brasil visando à separação da Metrópole. São exemplos típicos as conjurações de Minas Gerais (1789), Rio de Janeiro (1794), Bahia (1798) e Pernambuco (1801). Esses movimentos desembocaram na independência do Brasil (1822), pouco tempo depois, mas o território brasileiro não foi afetado. Pode-se dizer que a grande questão enfrentada pelo Império (1822-1889) foi a de manter e consolidar a unidade territorial, superando as forças centrífugas das inúmeras revoltas locais. Fonte: Brasil 500 anos – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
Texto 4
 Com a proclamação da República, em 1889, as províncias do império foram transformadas em estados da República Federativa do Brasil. A região do Acre, no entanto, só foi incorporada ao Brasil em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, negociado pelo Barão do Rio Branco. Fonte: Brasil 500 anos – IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.
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   Aula 4


Habilidade:(EF07GE15) Analisar em diferentes produções culturais elementos das paisagens das regiões brasileiras , em especial a região Sudeste
Unidade Temática:O sujeito e seu lugar no Mundo
Situação de Aprendizagem 1 :Formação do território brasileiro : seus limites , Fronteiras e regionalização.
ATENÇÃO ESTUDANTE: RESOLVER AS ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA, PARA ENTREGAR NA ESCOLA DIA 12 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS E PESQUISA: FORMAÇÃO TERRITORIAL DO ESTADO DE SÃO PAULOPara conhecer um pouco mais sobre as origens da região Sudeste, em especial da formação territorial do Estadode São Paulo, leia os textos 1 e 2.

Texto 1
Na região Sudeste a primeira vila brasileira, São Vicente, localizada no Estado de São Paulo, foi criada em 1532. Segundo o IBGE […] A pequena povoação se organizou e começou a ser reconhecida na Europa como eficiente ponto de parada para reabastecimento e tráfico de escravos índios. Tanto isso é verdade que o porto que aqui existia já constava em um mapa feito em 1501 e trazido por Américo Vespúcio na expedição de Gaspar de Lemos, que aqui chegou em 22 de janeiro de 1502 e batizou o local como São Vicente, em homenagem a São
Vicente Mártir. Fonte: IBGE. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2019.

Texto 2

No início, São Paulo vivia da agricultura de subsistência, da tentativa de implantação em escala da lavoura de cana-de-açúcar e com o sonho da descoberta do ouro e dos metais preciosos. Começaram as viagens ao interior do país, as “bandeiras”, expedições organizadas para aprisionar índios e procurar pedras e metais preciosos nos sertões distantes.[...] A virada na economia aconteceu na passagem do século XVIII para o XIX, quando as plantações de café substituíram as de cana-de-açúcar para ocupar o primeiro plano na economia nacional, especialmente depois que Dom Pedro declarou a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. São Paulo destacou-se no cenário nacional. A expansão da cultura do café exigiu a multiplicação das estradas de ferro. Foi um período de grandes transformações, marcado pela crise do sistema escravocrata, que levaria à Abolição em 1888 e que daria lugar, entre outros fatos, à chegada em massa de imigrantes, principal solução para a mão de obra na lavoura. O Estado prosperou e a capital da província passou por uma revolução urbanística e cultural. A chegada de milhares de imigrantes permitiu a ocupação do interior. Criaram-se as condições para pequenas fábricas darem início à industrialização, com o interior integrado ao crescimento da província. Novas estradas foram construídas e a prosperidade foi sacramentada com a República. [...] A importância econômica do café de São Paulo e do gado de Minas Gerais sustentou a “política do café com leite”, com paulistas e mineiros se alternando na presidência da República. A ferrovia puxou a expansão da cafeicultura, atraiu imigrantes e permitiu a colonização de novas áreas. A industrialização avançava, criava novos contornos urbanos e abria espaço para novas classes sociais, o operariado e a classe média. Mais próspero do que nunca, e agora como Estado dentro da Federação, São Paulo via surgir a cada dia uma novidade diferente: a eletricidade, os primeiros carros; o crescimento das linhas de bondes elétricos e de grandes obras urbanas. Tudo se multiplicava e diversas vilas passaram a conviver com o apito das fábricas e com uma nova classe operária. [...] Nesta época os trilhos das ferrovias paulistas chegavam às proximidades do rio Paraná, e a colonização ocupava mais de um terço do Estado. As cidades se multiplicavam. Socialmente, o Estado, com seus mais de um milhão de imigrantes, tornou-se uma torre de Babel, profundamente marcado pelas diferentes culturas trazidas de mais de 60 países. [...] No plano econômico, o café superou a crise do início da década de 1930, favorecendo a recuperação de São Paulo. A indústria despontou e outro grande salto foi dado, com a chegada da GEOGRAFIA 63 indústria automobilística em São Paulo, carro-chefe da economia nacional a partir da década de 1950. O Estado paulista se transformou no maior parque industrial do país, posição que continuou a manter, apesar das transformações econômicas e políticas vividas pelo Brasil. Fonte: Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2019.

Com base nos textos e nos seus conhecimentos, responda às questões propostas.
 a) Cite as principais fases da história do Estado de São Paulo.

b) Relate as principais transformações que ocorreram no território paulista ao longo do tempo.


 c) Pesquise informações e dados referentes ao seu município e registre-os no seu caderno, utilizando o quadro abaixo como modelo.

Nome do município
Data da Criação
Principaiscaracterísticas (econômicas, culturais, sociais, ambientais)




-DatDtaa de criação
 Data da Criação
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Em caso de dúvidas, envie para o e-mail: coordlarissa@gmail.com  (7º A e B)   flavinhaung@gmail.com (7º C) suas dúvidas serão respondidas de segunda à sexta dentro do horário das 8h às 17h.




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