7ANOS A/B/C HISTÓRIA
7ºANOS A/B/C HISTÓRIA - Professor Emerson
Aula 1
O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início
na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os
artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os
valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do
período medieval.
Na
Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à
Igreja. Já na Idade Moderna, a arte e o saber voltaram-se para o mundo
concreto, para a humanidade e a sua capacidade de transformar o mundo.
Origem do Renascimento:
Renascimento
CulturalFlorença, a cidade italiana "Berço do Renascimento"
O
Renascimento teve sua origem na península Itálica, que era o centro do comércio
mediterrâneo. Com a economia dinâmica e rica, os excedentes eram investidos em
produção cultural.
A burguesia
oriunda das camadas marginais da sociedade medieval, tornaram-se mecenas,
investindo em palácios, catedrais, esculturas e pinturas, buscando aproximar
seu estilo de vida ao da nobreza.
A
Itália, favorecida pelo grande número de obras da Antiguidade, inspirou os
artistas do Renascimento. A literatura e o pensamento da Antiguidade
greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e
contribuíram para a formação de seus valores e ideais.
Características do Renascimento: Resumo
Os renascentistas
rejeitavam os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como a
"Idade das Trevas", e por isso a época obscura seria abolida por um
"renascimento cultural". Assim, opunham-se ao teocentrismo, ao
misticismo, ao geocentrismo e ao coletivismo.
O
traço marcante do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que
tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, tentava
compreender o universo de forma calculada e matemática.
O
elemento central foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano,
considerado a obra mais perfeita de Cristo.
Com
isso surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como
centro das preocupações intelectuais e artísticas.
Outras
características do movimento renascentista foram o naturalismo, o hedonismo e o
neoplatonismo.
O
naturalismo pregava a volta à natureza.
O
hedonismo defendia o prazer individual como o único bem possível.
O
neoplatonismo defendia uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus através
de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.
Veja também: Características do Renascimento
Renascimento Artístico
A
arte do renascimento expressou as preocupações surgidas em sua época, com o
desenvolvimento comercial e urbano. A dignidade, a racionalidade e a
individualidade do homem eram seus principais temas.
Um
grande precursor do Renascimento literário na Itália foi Dante Alighieri
(1265-1321), autor da "A Divina Comédia". Apesar de criticar a
Igreja, sua obra ainda apresenta forte influência medieval.
A
consolidação do Renascimento na Itália ocorreu basicamente no século XIV,
período conhecido com Trecentro, ou seja nos anos 1300.
As
primeiras manifestações da nova arte surgiram comGiotto di Bondoni(1266-1337).
Suas obras representavam figuras humanas com grande naturalismo, inclusive
Cristo e os Santos.
Na
literatura generalizou-se a utilização do dialeto toscano, que seria matriz da
língua italiana contemporânea. Mas foi Francesco Petrarca (1304-1374) o
"pai do humanismo e da literatura italiana".
Foi
ele o autor de "África" e "Odes a Laura", ainda expressando
uma forte inspiração greco-romana e uma religiosidade medieval.
Outro
grande nome do Trecentro foi Bocaccio e sua obra Decameron, com seus contos
satíricos que criticavam o ascetismo medieval.
O
Quattrocento (1400), segundo período do renascimento italiano, surge em
Florença com o pintor Masaccio (1401-1429), um mestre da perspectiva.
Outro
destaque foi Sandro Botticelli (1445-1510), que acreditava que a arte era mesmo
tempo uma representação espiritual, religiosa e simbólica.
Destacou-se
também o arquiteto Felippo Brunelleschi, autor da cúpula da catedral de Santa
Maria del Fiore, o escultor Donatello e os pintores Paolo Uccello, Andrea
Mantegna e Fra Angelico.
No
terceiro período, o Cinquecento (1500), Roma passou a ser o principal centro da
arte renascentista. Foi construída a basílica de São Pedro, no Vaticano,
projeto do arquiteto Donato Bramante.
Na
literatura, sistematizou-se o uso da língua italiana através de Francesco
Guiciardini, Torquato Tasso, Ariosto e principalmente com Nicolau Maquiavel,
com sua obra "O Príncipe".
Na
pintura despontaram:
Leonardo da Vinci (1452-1519), com a
"Mona Lisa" e a "A Santa Ceia";
Rafael Sanzio
(1483-1520) conhecido como o "pintor das madonas";
Ticiano, o
mestre da cor, que imprimiu sua marca na escola de Veneza;
Michelangelo,
escultor e pintor conhecido como "o gigante do Renascimento",
responsável pelos monumentais Afrescos da Capela Sistina. São também dele as
esculturas de "Davi", "Moisés" e a "Pietá".
1-O que foi renascimento?
(a) O
Renascimento foi a época do nascimento dos gênios culturais como
Michelangelo,Leonardo da Vinci,Rafael Sanzio e etc.
(b) O
Renascimento foi um movimento cultural que começou no século XIV e se propagou
pela Europa nos séculos seguintes espalhando a cultura
(c) O
Renascimento foi somente um movimento cultural que se restringiu a Itália
______________
______________
02-Como eram chamados os
protetores das artes e das ciências?
a) Renascentistas
b) Mecenas
c) Humanistas
d) Giottas
________________
________________
03-De onde veio o termo
Renascimento?
a) Os
renascentistas acreditavam que ao morrerem na luta para renascer a cultura eles
morreriam e depois renasceriam novamente. Daí o termo Renascentismo
b) Os
renascentistas acreditavam que depois de 100 anos a Idade Média iria acabar e
iria vir o reino da Cultura, que seria chamado de Renascimento
c) Os
renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a Idade Média e se inspirar
nas obras dos gregos e romanos, eles estavam fazendo renascer a cultura. Daí o
termo Renascimento
_______________
_______________
04-As críticas dos humanistas
do Renascimento era dirigida a qual sociedade?
a) Escravista
b) Capitalista
c) Comunista
d) Feudal
__________________
__________________
05-Durante o renascimento,
aconteceram muitos fatos que influenciaram significavelmente em tudo que
sabemos hoje. Qual a alternativa abaixo que mostra algumas coisas que
aconteceram durante o renascimento?
a) Grandes
Navegações e Reformas Protestantes
b) Invenção
da televisão e reformas protestantes
c) Nascimento
de Cristo e Reformas protestantes
d) Império
Romano e Grandes Navegações
e) Apogeu
da Grécia e Nascimento de Cristo
_______________________
_______________________
06-Qual dos países abaixo é
considerado o berço do Renascimento?
a) Espanha
b) Holanda
c) França
d) Itália
_________________________
07-Sobre Leonardo da Vinci, é
correto afirmar que:
a) Foi
um importante governante italiano que patrocinou vários artistas e cientistas
do período renascentista.
b) Foi
um importante pintor, escultor, cientista, engenheiro, escritor e físico do
Renascimento
c) Foi
o mais importante escultor e poeta do Renascimento Italiano.
d) Foi
um importante escultor e pintor italiano do Renascimento, cuja principal obra é
Pietá.
_________________________
_________________________
08-Na Itália Renascentista quem
eram os mecenas?
a) Religiosos
que perseguiam os artísticas que faziam obras de arte que criticavam os
fundamentos da Igreja Católica
b) Burgueses
e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artístas renascentistas
c) Pintores
que ajudavam financeiramente os burgueses da época.
d) Governantes
que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas
_________________________
_________________________
09-Vários artistas italianos se
destacaram no Renascimento Cultural. Qual das alternativas abaixo apresenta
nomes de artistas italianos renascentistas?
a) Pablo
Picasso, Van Gogh, Galileu Galilei e Lucas Mantovanni.
b) Leonardo
da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Botticelli e Tintoretto.
c) Lucas
Mantovanni, Pablo Picasso, Monet, Girondinelli e Renoir
d) Pitágoras,
Renoir, Portinari, Monet e Laurentino Schiatti.
____________________
____________________
10-Qual das alternativas abaixo
apresenta características do Renascimento Cultural?
a) Antropocentrismo;
valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca
do conhecimento em várias áreas
b) Geocentrismo;
valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética
monocromática.
c) Teocentrismo;
valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da
realidade.
d) Temas
não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo;
valorização de temas abstratos
______________________________________________________________________________
Aula 2
Resumo sobre
Reforma Protestante
Reforma de
Lutero
Calvinismo
______________________________________________________________________
Aula 3 - De 27 à 30 de Abril
Aula 4
______________________________________________________________________________
Aula 2
Resumo sobre
Reforma Protestante
Vamos relembrar algumas
coisas antes das atividades sobre a reforma religiosa.
A Reforma Protestante é
considerada uma marcante transformação religiosa do período moderno, pois houve
o rompimento do Cristianismo no Ocidente. Por isso os exercícios sobre reforma
protestante são muito cobrados, já que ela é um marco histórico.
No ano de 1517, em 31 de
outubro, Martinho
Lutero pregou na porta da igreja do Castelo 95 teses
criticando algumas práticas católicas. Umas eram frutos de parte do clero, e
suas ações não representavam toda a Igreja Católica; outras críticas eram fruto
de pensamentos filosóficos diferentes de Lutero. Nesse dia, os protestantes
comemoram o dia inicial da Reforma Protestante.
A origem
desse movimento foi a discordância de Lutero sobre alguns pontos da filosofia e
da teologia em relação à Tradição Católica. Os príncipes da época apoiaram
Lutero, pois tonariam-se independentes em relação ao papa que condenava a
cobrança exagerada de impostos. Mesmo assim, havia padres que cometiam abusos e
permitiam a usura.
Havia muitos padres
despreparados, homens que haviam comprado seus cargos. Não eram verdadeiros
pastores de almas, mas pessoas com pensamento de construir uma carreira às
custas da Igreja.
Era esse o clero que
aceitava a
comercialização e bens eclesiásticos e usava a sua posição para
se privilegiar. Além disso, a venda de cargos na igreja e a venda do
perdão dos pecados eram consideradas uma prática comum.
Apenas com o impulso da
Reforma Protestante é que esses problemas no clero receberam atenção. Disso
surgiu a Companhia de Jesus, com os padres jesuítas que eram missionários e
intelectuais bem preparados.
Reforma de
Lutero
A Reforma foi iniciada por Martinho Lutero
com as suas críticas e negações diante das práticas religiosas realizadas pela
Igreja.
Lutero criticava a
venda de indulgências feita pelo dominicano João Tetzel. Dessa forma, Lutero
escreveu 95
questões que desaprovam a Igreja e até mesmo o Papa.
Martinho Lutero era monge
agostiniano, alemão e professor da Universidade de Wittenberg. As 95 teses
formuladas foram apresentadas na porta de uma igreja para os seus alunos e
eles deveriam debater o tema em classe. Porém seus alunos, ao ler as teses,
resolveram
compartilhá-las com o público.
As teses se espalharam e a
Igreja não ficou satisfeita com as críticas recebidas. O papa Leão X, em 1520,
escreveu uma bula condenando Lutero e exigiu a sua retração.
Ao receber a bula, Lutero queimou ela em público, agravando ainda
mais a situação.
O professor foi considerado herege
pelo imperador Carlos V, em 1521. Contudo, ele logo foi acolhido pela nobreza
alemã e se dedicou a desenvolver os princípios da nova religião.
Somente em 1555 o conflito
religioso chegou ao fim e ficou conhecido como “Paz de Augsburgo”. Foi
estabelecido um acordo que determinava que cada governante dentro do Sacro
Império era livre para escolher qual religião seguir.
Esse resumo vai te ajudar em
qualquer atividade sobre a Reforma Protestante!
Calvinismo
As teses e ideais de Lutero
foram espalhadas por todo o continente europeu, e sofreram modificações por
alguns dos seus seguidores.
O calvinismo
foi influenciado pelo Humanismo e pelas teses luteranas. A Bíblia era o fundamento principal
da religião e não era preciso um clero regular. Isso ocorria pois Calvino
acreditava que a salvação dependia apenas de Deus.
1- “Se um homem não trabalhar, também não
comerá”
O texto acima traduz a ideia defendida
pelo:
a) Protestantismo de Lutero;
b) Protestantismo de Calvino;
c) Catolicismo da Idade Média;
d) Catolicismo da Contra-Reforma.
2 –O Ato de Supremacia, promulgado por
Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para:
a) divulgar intensamente a doutrina
calvinista no país, sobretudo na região da Escócia.
b) iniciar a expansão externa, formando,
assim, as bases do império colonial inglês.
c) promover a reforma anglicana, ao
mesmo tempo em que contribuiu para a centralização do governo.
d) implantar o catolicismo no reino, o
que foi acompanhado de repressão aos reformistas.
e) restaurar os antigos direitos
feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215.
3 – Nos começos do século XVI teve início a
Reforma Religiosa, com a atuação de Martinho Lutero, monge agostiniano, então
em Wittenberg. Sobre as causas desse movimento, é correto afirmar:
I – Os reformados tiveram apoio da
burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter lucros, limitados
pela Igreja e indicativos de pecado.
II – Um sentimento nacionalista surgira
na Alemanha e Norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro
a interferir em assuntos internos.
III – Em matéria de religião ocorreu o
abuso de setores do clero, com a exploração das “relíquias sagradas” e venda de
indulgências.
IV – O documento inicial que desencadeou
a Reforma Luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por Felipe
Melanchton.
V – Ao tempo do início da Reforma
Luterana era papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de
rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.
Estão corretas:
a) III, IV e V.
b) I, II e V.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e V.
e) Apenas IV e V.
4 – No século XVI surgiu, na Europa, um
movimento de caráter religioso, político e econômico que deu origem à Reforma
protestante, iniciada como uma reação:
a) ao progresso do capitalismo
comercial, que preconizava o lucro e estimulava o desenvolvimento das
atividades mercantis, condenados pela Igreja Católica.
b) à crise da Igreja Católica, que se
manifestava através da vida desregrada, do luxo do alto clero, da venda de
cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas.
c) à teoria religiosa católica, que
estava alicerçada na predestinação absoluta, na salvação pela fé e no livre
exame da Bíblia.
d) ao fortalecimento do Estado Nacional
absolutista cuja consolidação representava o apoio à teoria da supremacia e do
universalismo do poder papal.
5 – Na Alemanha do século XVI, havia grande
contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos
principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se
sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero
desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer,
o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado
geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
a) Henrique VIII.
b) João Knox.
c) João Huss.
d) João Calvino.
e) Martinho Lutero.
6 – “O Pai e o Filho vêm a um homem e nele
fazem sua morada, se ele amar Jesus Cristo (São João, XV, 23). Daí resulta a
necessidade das obras porque o amor, a caridade só se manifesta pelas obras
(São João, XIV, 21; Mateus, VII, 21), são obras que contam e Deus dará a cada
um segundo suas obras.” (Roland Mousnier, Os séculos XVI e XVII. In História
Geral das Civilizações.) A importância do acúmulo gradual de boas obras para a
salvação da alma é uma concepção:
a) luterana.
b) católica.
c) sunita.
d) jansenista.
e) anabatista
7 – Que coragem afinal é a dele, o Dr.
Patinha de Gato, o novo Papa de Wittemberg, o Dr. Cadeira de Balanço, o amante
dos banhos de sol? Ah, ele afirma que não deve haver revolta porque a espada
foi entregue por Deus aos governantes. Mas o poder da espada pertence a toda a
comunidade! As pregações de Münzer gozaram de popularidade nas comunidades
rurais, isto porque:
a) as idéias reformistas defendidas por
Lutero condenavam a exploração feudal dos camponeses alemães.
b) a condenação a propriedade privada e
a defesa da igualdade entre os homens atendiam os anseios dos camponeses.
c) a nobreza alem„ protegia os
reformadores que tinham um discurso contra as propriedades da Igreja.
d) os camponeses eram luteranos e
apoiavam os ideais da reforma proposta por Münzer.
e) a reforma na Alemanha teve um caráter
social baseado no discurso da igualdade e da fraternidade.
8– Segundo Samuel Huntington, a política
mundial está sendo reconfigurada seguindo linhas culturais e civilizacionais,
nas quais o papel das religiões é muito importante. Correlacione as duas
colunas: Religiões Países 1. Hinduísmo a. Egito 2. Protestantismo b. México 3.
Islamismo c. Índia 4. Catolicismo d. Estados Unidos Os países e suas respectivas
religiões predominantes são:
a) 1b, 2c, 3a e 4d.
b) 1c, 2a, 3d e 4b.
c) 1b, 2c, 3d e 4a.
d) 1c, 2d, 3a e 4b.
e) 1b, 2d, 3c e 4a.
9– Thomas Münzer liderou os anabatistas,
camponeses que inspirados nas teses luteranas passaram a confiscar terras, inclusive
da nobreza, rompendo com a estrutura feudal. A atitude de Lutero, propositor da
Reforma, frente ao anabatismo foi de
a) apoio, pois via nos seus seguidores
os que mais se aproximavam de seu ideal religioso. b) oposição, pois via neles
uma ameaça à ordem que seus protetores da nobreza defendiam.
c) apoio, pois via neles um instrumento
para a derrota definitiva dos defensores de Roma.
d) oposição, pois via na violência de
suas ações a manifestação dos ensinamentos do papado.
e) apoio, pois ao confiscarem as terras
destruíram as bases do Sacro Império, maior inimigo de Lutero.
10– Na Alemanha, no século XVI, o monge
agostiniano Martinho Lutero levantou-se contra os abusos cometidos pelo papado
de Roma, desencadeando um movimento que ficou conhecido por Reforma
Protestante.
Sobre esse movimento, é INCORRETO
afirmar que:
a) o movimento da Reforma teve os seus
objetivos defendidos, ampliando o poder da burguesia contra a ideologia
senhorial.
b) as idéias veiculadas na Europa, no
contexto do século XVI, significaram uma brecha importante na estrutura
política feudal.
c) a disseminação dos ideais
reformadores no seio da população possibilitou a vitória do nacionalismo contra
o poder do papado.
d) a revolta dos camponeses contra a cobiça dos
grandes senhores feudais pelos bens da Igreja contou com o apoio de Lutero.______________________________________________________________________
Aula 3 - De 27 à 30 de Abril
Habilidade (s): (EF07HI07)
Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias europeias, bem
como as principais características dessa monarquias monarquias com vistas a
compreensão das razoes da centralização politica.
Formação dos estados
modernos
No decorrer da Idade Média, a figura política do rei era
bem distante daquela que usualmente costumamos imaginar. O poder local dos
senhores feudais não se submetia a um conjunto de leis impostas pela autoridade
real. Quando muito, um rei poderia ter influência política sobre os nobres que
recebiam parte das terras de suas propriedades. No entanto, o reaquecimento das
atividades comerciais, na Baixa idade Média, transformou a importância política
dos reis.
A autoridade monárquica se estendeu por todo um
território definido por limites, traços culturais e linguísticos que perfilavam
a formação de um Estado Nacional. Para tanto, foi preciso superar os obstáculos
impostos pelo particularismo e universalismo político que marcaram toda a Idade
Média. O universalismo manifestava-se na ampla autoridade da Igreja,
constituindo a posse sobre grandes extensões de terra e a imposição de leis e
tributos próprios. Já o particularismo desenvolveu-se nos costumes políticos
locais enraizados nos feudos e nas cidades comerciais.
Os comerciantes burgueses surgiram enquanto classe social
interessada na formação de um regime político centralizado. As leis de caráter
local, instituídas em cada um dos feudos, encareciam as atividades comerciais
por meio da cobrança de impostos e pedágios que inflacionavam os custos de uma
viagem comercial. Além disso, a falta de uma moeda padrão instituía uma enorme
dificuldade no cálculo dos lucros e na cotação dos preços das mercadorias.
Além disso, a crise das relações servis causou um outro
tipo de situação favorável à formação de um governo centralizado. Ameaçados por
constantes revoltas – principalmente na Baixa Idade Média – e a queda da
produção agrícola, os senhores feudais recorriam à autoridade real com o
intuito de formar exércitos suficientemente preparados para conter as revoltas
camponesas. Dessa maneira, a partir do século XI, observamos uma gradual
elevação das atribuições políticas do rei.
Para convergir maiores poderes em mãos, o Estado
monárquico buscou o controle sobre questões de ordem fiscal, jurídica e
militar. Em outros termos, o rei deveria ter autoridade e legitimidade
suficientes para criar leis, formar exércitos e decretar impostos. Com esses
três mecanismos de ação, as monarquias foram se estabelecendo por meio de ações
conjuntas que tinham o apoio tanto da burguesia comerciante, quanto da nobreza
feudal.
Com o apoio dos comerciantes, os reis criaram exércitos
mercenários que tinham caráter essencialmente temporário. Ao longo dos anos, a
ajuda financeira dos comerciantes tratou de formar as milícias urbanas e as
primeiras infantarias. Tal medida enfraqueceu a atuação dos cavaleiros que
limitavam sua ação militar aos interesses de seu suserano. A formação de
exércitos foi um passo importante para que os limites territoriais fossem
fixados e para que fosse possível a imposição de uma autoridade de ordem
nacional.
A partir de então, o rei acumulava poderes para instituir
tributos que sustentariam o Estado e, ao mesmo tempo, regulamentaria os
impostos a serem cobrados em seu território. Concomitantemente, as moedas
ganhariam um padrão de valor, peso e medida capaz de calcular antecipadamente
os ganhos obtidos com o comércio e a cobrança de impostos. A fixação de tais
mudanças personalizou a supremacia política dos Estados europeus na figura
individual de um rei.
Além de contar com o patrocínio da classe burguesa, a
formação das monarquias absolutistas também contou com apoio de ordem intelectual
e filosófica. Os pensadores políticos da renascença criaram importantes obras
que refletiam sobre o papel a ser desempenhado pelo rei. No campo religioso, a
aprovação das autoridades religiosas se mostrava importante para que os antigos
servos agora se transformassem em súditos à autoridade de um rei.
Questões:
1. A respeito do Estado
moderno, o pensador político inglês John Locke (1632-1704) escreveu:
“Considero poder político o
direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade”.
(MUNAKATA, Kazumi, A
Legislação Trabalhista no Brasil, 1984.)
a) Explique a função do
Estado segundo essa tese de Locke.
2. Dentre os vários meios desenvolvidos nos Estados nacionais
modernos para garantir o poder das monarquias não se pode citar a adoção de:
a) leis e justiças unificadas.
b) força militar permanente.
c) sistema tributário.
d) universalismo religioso da igreja católica.
e) burocracia administrativa.
a) leis e justiças unificadas.
b) força militar permanente.
c) sistema tributário.
d) universalismo religioso da igreja católica.
e) burocracia administrativa.
3.Leia e reflita sobre o
texto.
“À primeira vista,
afigura-se paradoxal que Portugal e Espanha tenham conseguido preservar seus
extensos domínios ultramarinos depois da perda da hegemonia ibérica e ascensão
das novas potências preponderantes no quadro europeu e do desenvolvimento da
competição colonial. Efetivamente, tendo realizado com precedência etapas
decisivas da unificação nacional e da centralização política da monarquia
absolutista, os países ibéricos (…) puderam marchar na vanguarda da expansão
marítima que redefiniu a geografia econômica do mundo e marcou a abertura dos
Tempos Modernos (…).”
(NOVAIS, Fernando. Portugal
e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808), São Paulo: Hucitec,
1981, p.17.)
O conhecimento histórico e
as ideias do autor possibilitam afirmar que:
a) a Inglaterra, a França, a
Alemanha e a Itália, ao iniciarem a expansão imperialista sobre as colônias,
colocaram em xeque a hegemonia econômica e política exercida pela Espanha e
Portugal.
b) os países da Península
Ibérica tinham a hegemonia no contexto da colonização europeia, fator que
decorreu do processo de centralização política que
contribuiu para a expansão
marítima e comercial.
c) os países ibéricos
realizaram um processo de unificação nacional e centralização política depois
que perderam a hegemonia econômica na Europa, em razão da acirrada disputa dos
países europeus pelo mercado colonial.
d) Portugal e Espanha não
conseguiram manter os territórios na América, já que estes foram conquistados
pela Inglaterra, que passou a exercer uma posição hegemônica no continente.
e) as monarquias absolutas
dos países ibéricos contribuíram para a própria dominação holandesa, inglesa e
francesa na América, uma vez que estabeleceram uma nova divisão das terras
americanas.
4.(…) O príncipe que baseia
seu poder inteiramente na sorte se arruina quando esta muda. Acredito também que
é feliz quem age de acordo com as necessidades
do seu tempo, e da mesma forma é infeliz quem age opondo-se ao que o seu
tempo exige.
(Maquiavel. O Príncipe.
Brasília: Ed. Uhttps://www.youtube.com/watch?v=PMwykfAK-XQnB, 1976, p.90.)
A formação dos Estados
modernos na Europa Ocidental foi fruto de um complexo processo de alianças
entre setores da nobreza e da nascente burguesia. O rei
encarnava essa tensa aliança
que expressava as lutas políticas próprias ao período de formação do
Capitalismo.
Acerca do processo de
formação dos Estados modernos, é possível afirmar que:
( ) os princípios
disseminados na obra de Nicolau Maquiavel, O Príncipe, são condizentes com a
moralidade política medieval, que defendia a origem divina do poder real;
portanto, ao príncipe caberia aceitar os desígnios divinos e governar para o
bem da coletividade.
( ) Maquiavel elabora uma
reflexão realista sobre o poder e o homem; portanto, aconselha o príncipe a
governar em nome de uma razão destinada, primordialmente, ao fortalecimento do
poder do soberano.
( ) a imagem do rei estava
associada, desde a formação dos Estados feudais, a princípios religiosos. Os
rituais de coroação, mediados pela igreja católica, sacralizavam o poder real.
( ) o tumultuado processo
revolucionário francês disseminou um medo profundo nos Estados monárquicos que,
posteriormente, formaram a Santa Aliança, para combater o avanço dos movimentos
revolucionários.
5. Formação dos Estados
Nacionais e do Absolutismo: A respeito de Portugal, durante a Época Moderna, é correto
afirmar:
a) A montagem do vasto
Império ultramarino esteve ligada ao fortalecimento dos setores aristocráticos
que dominavam os principais postos e funções do
Estado lusitano.
b) A vinculação à monarquia
espanhola durante a União Ibérica (1580 – 1640) estimulou o movimento
republicano vitorioso na revolta de 1640.
c) Vantajosos tratados
econômicos foram estabelecidos com a Inglaterra, desde o século XVII, o que
garantiu a prosperidade da economia portuguesa durante a crise do antigo
Sistema Colonial.
d) Durante a União Ibérica
(1580-1640), estreitou-se ainda mais a parceria entre os portugueses e os
holandeses, que financiavam e distribuíam na Europa os produtos coloniais
brasileiros.
e) Ao contrário das demais
sociedades europeias, o Antigo Regime português caracterizou-se pela ausência
de conflitos religiosos e pelo interesse na produção cultural estrangeira.
6. Formação dos Estados
Nacionais e do Absolutismo: O Absolutismo monárquico manifestou-se de formas
variadas, entre os séculos XVI e XVIII na Europa, através de um conjunto de
práticas e doutrinas político econômicas que fundamentavam a atuação do Estado
Nacional Absoluto. Dentre essas práticas e doutrinas, identificamos
corretamente a:
a) condenação da doutrina
política medieval que justificava a autoridade monárquica absoluta através do
direito divino dos reis.
b) concentração dos poderes
de governo e da autoridade política na pessoa do rei identificado com o Estado.
c) promoção política das
burguesias nacionais, principais empreendedores mercantis da expansão econômica
e geográfica do Estado moderno absoluto.
d) adoção de práticas
capitalistas e liberais como fundamento da organização econômica dos Impérios
coloniais controlados pelas monarquias europeias.
e) rejeição dos princípios
mercantilistas: dirigismo econômico e protecionismo alfandegário.
7. “A monarquia absolutista,
com uma longa gestação no espírito da realeza, tornou-se a realidade dominante
em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643 – 1715). A Fronda de 1648
– 1653 representou a última vez que seções da nobreza territorial pegaram em
armas contra a realeza centralizadora.”
(SKOCPOL, Theda. Estados e
Revoluções Sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1985, p. 62.)
8. Formação dos Estados
Nacionais e do Absolutismo: O antigo regime estendeu-se em França até a
Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos à consolidação do poder
monárquico era justifcado pela tenaz
resistência da nobreza. Uma vez dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia
absoluta.
a) Cite duas características
do Absolutismo.
b) Estabeleça uma relação
entre o reinado de Luís XIV e o Absolutismo.
09. Os Tratados de Westfália
(Münster e Osnabruch), que puseram fm à Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648),
tiveram ampla repercussão, tendo em vista que:
a) consagraram os princípios
de uma ideologia católica, absolutista e autoritária, que foram impostos pela
França.
b) romperam com o estatuto
que defina a estabilidade política e religiosa das nações europeias.
c) atraíram a participação
da Inglaterra para a solução dos problemas continentais advindos da evolução
econômica.
d) acabaram com a política
de hegemonia dos habsburgos e impediram, provisoriamente, a ideia de uma
unidade imperial da Europa.
e) permitiram à Espanha,
então governada por Filipe IV, obter bases marítimas nos Países Baixos e nas
Províncias Unidas.
10. Formação dos Estados
Nacionais e do Absolutismo:
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu
quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
(BANDEIRA, Manoel. “Vou-me
embora pra Pasárgada”. In: Vou-me Embora pra Pasárgada e Outros Poemas. Rio de
Janeiro: Ediouro, 1997.)
O reino imaginário de
Pasárgada e os privilégios dos amigos do rei podem ser comparados à situação da
nobreza europeia com a formação das monarquias
nacionais modernas. A razão
fundamental do apoio que essa nobreza forneceu ao rei, no intuito de manter-se
“amiga” do mesmo, conservando inúmeras regalias,
pode ser explicada pela(o):
a) composição de um corpo
burocrático que absorve a nobreza, tornando esse segmento autônomo em relação
às atividades agrícolas que são assumidas
pelo capital mercantil.
b) subordinação dos negócios
da burguesia emergente aos interesses da nobreza fundiária, obstaculizando o
desenvolvimento das atividades comerciais.
c) manutenção de forças
militares locais que atuaram como verdadeiras milícias aristocráticas na
repressão aos levantes camponeses.
d) repressão que as
monarquias empreenderiam às revoltas camponesas, restabelecendo a ordem no meio
rural em proveito da aristocracia agrária.
e) completo restabelecimento
das relações feudovassálicas, freando temporariamente o processo de
assalariamento da mão-de-obra e de entrada do capital mercantil no campo.
Link video aula
______________________________________________________________________________
Habilidade: (EF07HI07): A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização
política e os conflitos na Europa.
Unidade Temática: A organização do poder e as dinâmicas
do mundo colonial americano.
|
ATENÇÃO ESTUDANTE: RESOLVER AS
ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA, PARA ENTREGAR NA ESCOLA DIA 12 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
Monarquias
nacionais.
O
processo de formação das monarquias nacionais europeias remonta uma série de
mudanças que se iniciaram durante a Baixa Idade Média. De fato, o processo de
consolidação das monarquias foi um dos mais evidentes sinais das transformações
que assinalavam a crise do sistema feudal e a construção do sistema
capitalista, legitimado pela nascente classe burguesa. No entanto, mesmo a
surgir nesse contexto de mudança, as monarquias não simbolizavam
necessariamente a crise do poder nobiliárquico.
Nesse
sentido, a constituição das monarquias pode ser compreendida enquanto um
processo que conseguiu atender simultaneamente os interesses dos nobres e dos
burgueses. Por um lado, a formação das monarquias conseguiu conter as diversas
revoltas camponesas que marcaram os finais da Idade Média com a reafirmação da
propriedade feudal. Por outro, essas mesmas monarquias implantaram um processo
de padronização fiscal e monetário que atendia a demanda econômica da classe
burguesa.
Por
isso, podemos notar que o Estado Monárquico buscava preservar algumas tradições
medievais e criar novos mecanismos de organização política. Nesse novo
contexto, o poder local dos senhores feudais foi suprimido em favor da
autoridade real. No entanto, os nobres ainda preservaram alguns importantes
privilégios, principalmente no que se refere à isenção no pagamento de
impostos. Somente os burgueses e a classe campesina estavam sujeitas às cobranças
de taxa.
Grande
parte dos impostos arrecadados era utilizada para organizar os exércitos responsáveis
pela contensão dos conflitos internos e a defesa dos interesses políticos da
nação contra os demais estados estrangeiros. Nesse sentido, percebemos que a
Europa moderna foi marcada por intensos conflitos aonde o controle por
territórios instalou sucessivos episódios de guerra. A partir dessa nova
demanda, exércitos permanentes foram formados sem a intervenção personalista da
classe nobiliárquica.
No
campo econômico as atividades comerciais tinham papel fundamental no
enriquecimento e consolidação da autoridade real. Por isso, diversos reis
ficaram preocupados em adotar medidas que protegessem a economia contra a
entrada de produtos estrangeiros (protecionismo) e conquistar áreas de
exploração colonial, principalmente, no continente americano. Dessa forma,
podemos ver que o Estado Absolutista teve grande papel no desenvolvimento da
economia mercantil.
O
rei, sendo a expressão máxima desse tipo de governo, contou não só com auxílio
dos grupos sociais burgueses e nobiliárquicos. Tendo a Europa preservado uma
forte religiosidade, foi de fundamental importância que a Igreja reafirmasse a
consolidação dessa nova autoridade por meio de justificativas ligadas à vigente
fé cristã. Nesse sentido, o rei era muitas vezes representado e idealizado como
um representante dos anseios divinos para com a Nação.
Sendo
esse um processo histórico que permeou toda a Europa Ocidental, a ascensão das
autoridades monárquicas foi claramente observada entre os séculos XII e XV.
Entre os principais representantes dessa nova experiência política podemos
destacar a formação das monarquias em Portugal, na Espanha, na Inglaterra e na
França. O auge desse tipo de governo foi vivido entre os séculos XVI e XVII,
mas logo foi desestabilizado pelas críticas e revoluções liberais iniciadas no
século seguinte.
Situação de aprendizagem 4
Páginas 126,127 e 128
Questões:
Observe a imagem e responda as questões no seu
caderno:
a) Que
sistema de governo representa a coroa que está acima da cabeça de Elizabeth II?
Explique-o.
Se necessário, faça uma pesquisa em livros didáticos ou na internet para
auxiliar na elaboração da explicação.
b) O
que a coroa diz sobre a pessoa que a usa?
c)
Qual sistema de governo é adotado no Brasil atualmente? Escreva um texto que
descreva a divisão de poder desse sistema. Se necessário, faça uma pesquisa em
livros didáticos ou na internet para auxiliar na elaboração do texto.
Atividade
2
Realize
uma pesquisa sobre democracia e monarquia.
Analise
as imagens e faça um resumo sobre cada um dos sistemas políticos, e responda as
questões:
1- Por
quais sistemas políticos já passaram o Brasil?
2 Quais países ainda mantém o sistema politico de
monarquia?
3- Atualmente o Brasil possui uma família real?
______________________________________________________________________
É para copiar o texto ou só as perguntas da prova?
ResponderExcluirN acha muita lição não
ResponderExcluirAmei as vídeos aulas que mandaram para assistir mos
ResponderExcluir