9ANOS A/B/C HISTÓRIA












ºANOS A/B/C HISTÓRIA
Professora: Joice Aziza de Mendonça

  Aula 1 EAD
  Fala gatíssimas e gatíssimos, como estão nesta quarentena? Fiquem em casa, lavem bem as mãos e se alimentem de forma correta. Quero encontrar todas e todos bem, depois que tudo isso passar.
 As aulas EAD (Ensino a Distância) seguirão os moldes das aulas expositivas lecionadas por mim, no formato de sequência didática. Pois bem, nossa última aula falávamos da 1ª República no Brasil e a atividade aqui apresentada, será uma continuidade dela. Com um breve texto para entendimento, seguidos de questões retiradas do Caderno do(a) Aluno(a). No caso de dúvidas, usem como apoio os livros entregues a vocês no 1º Bimestre e também a ferramenta que mais gostam, a internet.
   E ai? preparados? Bora Lacrar geral? 😉


UNIDADE TEMÁTICA: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX
HABILIDADES: (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo; A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.

1. Veja um dos artigos da Constituição de 1891 e responda às questões em seu caderno.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (DE 24 DE FEVEREIRO DE 1891) Nós, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Congresso Constituinte, para organizar um regime livre e democrático, estabelecemos, decretamos e promulgamos:


“Art 1º - A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas Províncias, em Estados Unidos do Brasil.”


Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm. Acesso em: 10 out. 2019.

a) Após a leitura do Artigo 1º da Constituição de 1891 e com base nas explicações do(a) professor(a) e nos seus estudos, explique o significado do termo República Federativa.



b) A Constituição de 1891 foi a primeira Constituição Republicana do país, promulgada após dois anos de negociações. A sua proclamação trouxe independência entre os Três Poderes, bem como o fim de instituições monárquicas, como o Poder Moderador e o Conselho de Estado. A partir da leitura da Constituição de 1891, desenvolva um organograma político da época.



c) Elabore, em seu caderno, um glossário histórico com as palavras abaixo e os conceitos que se referem à Primeira República.


 2 -  Início da República 
A proclamação da República no Brasil, em 1889, deu início a um novo modelo político que se consolidou a partir dos interesses das elites civil-militar que derrubaram a monarquia. Uma das heranças dessa forma de governo foi o sufrágio, direito previsto pela Constituição de 1891 aos cidadãos alfabetizados.  O monopólio do sistema político e econômico pelas oligarquias regionais, evidenciado pela política dos governadores e do coronelismo, levavam a fraudes eleitorais e ao voto de cabresto, compondo o contexto do período. A população brasileira, em 1919, girava em torno de 29.700.000 pessoas, das quais 1.766.000 poderiam votar. 
No entanto, compareceram às urnas somente 418.000, representando 1,41% da população brasileira. Nesse mesmo período, iniciava-se a implementação de indústrias e ferrovias no Brasil, pautadas por um modelo econômico agroexportador, tendo o café como principal produto e mola propulsora do modelo de industrialização que se iniciava. Em um período conhecido na Europa como Belle Èpoque, as melhorias na qualidade de vida proporcionadas pelo avanço tecnológico, no caso do Brasil, foram impulsionadas pela cafeicultura, que oportunizou um momento áureo da economia brasileira. No entanto, a “Belle Époque” brasileira não foi estendida à maioria da população, impulsionando inúmeras tensões e conflitos sociais na época, inclusive aqueles ocasionados pela emergência do movimento operário de trabalhadores imigrantes.
 Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
a) A partir da leitura do texto, das orientações do(a) professor(a) e do que você já estudou, elabore um Mapa Mental ou um Infográfico (veja modelo no link abaixo), relacionando as eleições na Primeira República à política do período em seu caderno.
3 - A República e o Coronelismo

 O regime republicano não significou uma participação popular efetiva e muito menos ampliou de forma expressiva os direitos sociais. Ao contrário, durante a Primeira República, também conhecida como República Velha, o sistema político foi dominado pelas oligarquias estaduais, cujos interesses prevaleciam no cenário político e econômico de seus respectivos Estados. Na 
Constituição de 1891, apenas os homens maiores de 21 anos e alfabetizados votavam, o voto era restrito a uma pequena parte da população e, somado a isso, as fraudes sobre os resultados eleitorais eram constantes. Esse sistema garantia a manutenção das oligarquias no poder, intermediadas pelos “coronéis” (grandes latifundiários), que, com intervenção na política regional e local, conseguiam os votos necessários aos oligarcas, com a troca de favores ou por meio de ameaças.
 Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

a) Com o auxílio do texto, elabore uma explicação para o que ocorre na imagem anterior utilizando elementos do texto “A República e o Coronelismo”. 
b) Realize uma pesquisa depois sobre o funcionamento do sistema político da Primeira República e a sua relação com o poder exercido pelos coronéis
_________________________________________________________________________________

Aula 2

No Brasil, o período de 1889 a 1930 foi marcado por grandes desigualdades sociais e por forte repressão governamental, o que gerou uma série de revoltas e rebeliões populares. Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre esse período, vamos fazer uma “Estação por Rotação” sobre rebeliões e revoltas ocorridas na Primeira República.
   Marque no mapa de 1889 a localização das revoltas estudadas, apontando as cores correspondentes na legenda. Depois registre no seu caderno as mudanças territoriais entre o mapa de 1889 e o atual pontuando:
a) Quais Estados foram divididos e quais surgiram?

b) Qual Estado foi anexado e qual foi o motivo?


_________________________________________________________________________________
Aula 3 De 27 à 30 de Abril

Habilidade: (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história real e regional.
Unidade Temática: O Nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
    Como estão seus lindos e lindas? Espero que estejam bem e em casa. Como já devem saber, voltamos às aulas, porém de forma bem diferente da qual estamos acostumados.
   Na medida do possível vamos retomando nossas atividades e seguindo com os conteúdos de História já programado. Já de cara, todos que têm acesso ao Blog e ao App do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), podem ajudar os colegas de sala que não tem. Isso, no caso de morar próximo de alguém de sua série, ressaltando a importância do uso de máscaras. Essa ajuda vai de encontro as propostas do Programa de Ensino Integral, que é da SOLIDARIEDADE, bem como o exercício do PROTAGONISMO. Avisem aos colegas sem acesso as mídias tecnológicas de que eles, no retorno das aulas e fim do distanciamento social, que vamos retomar os conteúdos junto a eles.
  A aula dessa semana está bem tranquila, como vocês dizem “tá suave na nave” rsrsrs. É isso mesmo. Bora então retornar lacrando geral!?                             
 Vamos retomar os conteúdos da aula anterior (a cima, aqui no Blog) e utilizando a vídeo aula do App CMSP dos dias 27 e 28 de abril, que estão gravadas e você pode acessar depois, verificando o canal compatível a sua TV. Façam um resumo em seu caderno, colocando o nº da aula, essa é número 3. Assim, na correção conseguirei verificar quais aulas registrou, tá bem? Depois do registro do resumo, faça um Mapa conceitual (recorde-se dos cartazes que eu levava em sala, que tiveram que fazer no caderno, durante nossas primeiras aulas? Então, dessa forma mesmo. Caso ainda tenham dúvidas, perguntem ao Google, que ele os ajudará.
 A próxima atividade tenho certeza de que vão amar. Ela foi sugerida durante a vídeo aula do dia 27 no CMSP. Construir (em seu caderno) um HQ (História em quadrinhos), sobre uma das revoltas já mencionadas e estudadas antes do início do Isolamento, da qual fizeram cartazes que deixamos expostos nos corredores da escola . São elas: Revolta da Vacina / Revolta da Chibata / Canudos / Contestados / Cangaço.
Atenção as observações: A vídeo aula é apenas um complemento, caso não consiga acesso a ela, use a aula disponível do Blog, pesquisas em livros didáticos e uso do amigo Google, também será aceito.

  Bom trabalho e até a próxima semana. Beijafros
_________________________________________________________________________

Aula 4

Habilidade: (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional, identificando os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira, revelando suas contradições no período republicano.
Unidade Temática: O processo de urbanização da sociedade brasileira
ATENÇÃO ESTUDANTE: RESOLVER AS ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA, PARA ENTREGAR NA ESCOLA DIA 12 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)

1-) Observe as imagens da capital paulista, no final do século XIX e início do século XXI, e responda às questões.
Avenida Paulista Século XIX

Avenida Paulista século XXI

Estação da Luz século XXI

Estação da Luz Século XIX




a) Há transformações bastante visíveis entre a primeira imagem e a segunda. Descreva duas dessas transformações.
 b) Você já parou para observar como é a cidade em que mora? Tente descrever o que conhece sobre ela pontuando como são as ruas, as construções, o comércio de seu bairro, além de pesquisar e anotar o número de habitantes.

2-)  Pesquise com auxilio do Google Maps, caso tenha acesso, as características de moradia e comércio nos séculos XIX e XX nas regiões da Avenida Paulista e da Estação da Luz. Explique as permanências e as mudanças.
3-) Leia o texto a seguir, com atenção, para responder o solicitado.
Urbanização e higienização
Assim como o Rio de Janeiro, São Paulo também se tornou uma metrópole em fins do século XIX. De província pacata, se transformou em importante polo econômico, movido pela industrialização, e em centro político. O café, seu principal produto, impulsionou as principais transformações, atraindo milhares de trabalhadores, imigrantes e nacionais. Para a construção de uma importante capital, a urbanização mostrava, por meio de suas edificações, os ideais de progresso e modernidade. Em São Paulo, com um crescimento urbano acelerado, novos bairros surgiram. No entanto, nesse mesmo contexto, surgiram cortiços e bairros sem saneamento básico e com condições precárias de higiene. O governo da época usava o argumento de que as vistorias melhorariam as condições higiênicas das habitações. No entanto, nem sempre eram pacíficas as observações das casas, por vezes ocorrendo conflitos diante da aplicação rigorosa das normas e medidas sanitárias, preconizadas pelas concepções científicas que as autoridades públicas da época defendiam. Ressalte-se que, naquele momento, não havia diálogo por parte do governo, muito menos educação sobre prevenção às doenças. Entendia-se que esse processo de higienização, ao promover transformações sociais, inclusive racial, transformaria a nação em um corpo sadio e, na mentalidade de alguns cientistas do final do século XIX e início do XX, apto ao progresso.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
 Bora criar uma História em Quadrinhos (HQ)!?
 Elabore seu  HQ com a temática Processos de urbanização na cidade de São Paulo e seus desdobramentos, narrando o cotidiano dos personagens, as relações entre os moradores da cidade e o processo de higienização ocorrido no período. Para isso, precisamos fazer as seguintes tarefas:
 • Escolher o cenário;
 • Escolher os personagens; • Pensar em um conflito; • Imaginar uma sequência para a narrativa; • Escrever um título para a sua HQ; • Construir as cenas da história e, se houver, os diálogos; • (construir o HQ em folha que de sulfite, de caderno de desenho ou de caderno. O importante e fazer rs).
Em caso de dúvidas, enviem para o e-mail: joicemendonca.prof@gmail.com suas dúvidas serão respondidas de segunda à sexta dentro do horário das 8h às 17h.
 Lindíssimo, caprichem nos detalhes, na volta faremos uma exposição de tudo isso.

Cuidem-se, lavem bem as mãos. Cuidem de seus mais velhos também. Fiquem em casa e se for preciso sair de casa, usem máscaras. Poder ser feita com qualquer pano que tiver, até sua camiseta mesmo. Protejam-se, só assim conseguirá passar por esse momento difícil lacrando geral. Beijafros.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Imagem